segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Notas do Dérby: empatado (mas não resignado) por uma vaca tão grande

Nota: uma vez que se registou a colocação de 2 posts em simultâneo, tomei a liberdade de juntar o post anterior do  meu amigo Virgilio a este, sem contudo retirar o anterior. Quem quiser pode comentar um ou outro.

Não há nenhuma vantagem em morar tão longe de Alvalade para um adepto Sportinguista. Contudo, mais de 350 Km obrigatórios de autoestradas, dão tempo suficiente para colocar as ideias no sitio certo. Isto descontando obviamente os primeiros quilómetros remetidos voluntariamente ao silêncio para destilar os venenos deixados pela amargura de um empate concedido segundos antes do árbitro apitar para o final do jogo. É pois já sem a as cargas negativas da frustração que chego à análise ao dérby.

- Não foi um jogo agradável de se ver pela sucessão de oportunidades de golo mas muito interessante de observar pelo lado táctico.

- Ao contrário do que disse Jorge Jesus, as equipas não se anularam mutuamente. O Sporting esteve quase sempre com a iniciativa do jogo e ao não ter conseguido a vitória houve algum demérito nosso e uma enorme e já tradicional vaca benfiquista.

- Do lado no nosso demérito o excesso de Carrillamento de jogo pela lateral, com cruzamentos à procura de... Slimani. Com o adversário a tornar o campo muito curto, com a defesa muito subida, provocando o excesso de trânsito e muito pouco espaço disponível no meio-campo, compreende-se o receio da procura dos espaços interiores na construção de lances de ataque. Mas não ter explorado nunca a profundidade e também muita precipitação na decisão no último passe foram os nosso principais problemas. Não faltou coração mas faltou um pouco mais de cabeça e sobretudo a frieza das equipas letais.

- Do lado do adversário a procura do pontinho e nada mais do que isso. Podem-se fazer muitas conjecturas a este propósito mas quase todas esbarram na virtude do resultado para as respectivas pretensões. O que merece destaque é mais uma vez a enorme vaca na forma como se chega a esse resultado. Podem-se fazer desfilar um manancial de argumentos mas foi sobretudo a sorte nos ressaltos - não houve nenhuma arte - que ditou o lance do golo. 

- Nada a dizer da arbitragem, incluindo o lance do golo do empate, atendendo à dificuldade de ajuizar o lance. Ao fim de muitos derbys este deve ter sido o primeiro em que senti que não havia intenção de inclinar o campo. Dizer isto não esconde o óbvio: mais uma vez, neste campeonato, como em anteriores, uma decisão errada a desequilibrar o resultado.

- Vale a pena perguntar porque se demorou tanto tempo a fazer óbvio e o preço que se pagou para finalmente ter a melhor dupla de centrais possíveis? Ainda do lado de Marco Silva, porquê ter retirado Carrillo, o elemento que estava a ser mais perigoso e inspirado, quando Nani tarda em regressar à melhor forma, depois da paragem por lesão?

- William ou o regresso do monstro das bola(cha)s. Imperial a auxiliar o trabalho dos centrais, primoroso a lançar o jogo, aliviando a pressão do adversário em zonas que até poderiam trazer muitas complicações para o nosso último reduto. Se bem que quase todos tenham estado bem, destaques também merecidos para Jefferson, Adrien, Paulo Oliveira e Tobias. Mas teria bastado apenas um deles na posição mais central para termos agora mais 2 pontos e uma posição mais confortável no campeonato.

- Esta era jornada que poderia ter provocado uma viragem a nosso favor. Tinha uma secreta esperança que o FCP não ganhasse em Moreira de Cónegos e uma confiança, em jeito de fé inabalável, que não perdíamos este jogo, pendendo a convicção para a vitória. Acabou por se verificar o inverso, sendo nós os principais perdedores da jornada, ao constatar-se a manutenção do fosso para o primeiro lugar e o aumento da distância para o segundo.

- A situação no campeonato é a que é. Contudo recuso qualquer visão pessimista depois de ter visto um dos dérbys mais equilibrados dos últimos tempos e depois de quebrarmos uma hegemonia de resultados e exibições. Parece-me não haver dúvidas que voltamos a estar muito mais próximos deste SLB como estávamos em 2012, altura da vitória categórica em casa, como o golo de Wolfswinkel. 

- Acresce o facto de os onze iniciais registarem um diferença de média de idade de 5 anos entre si. O Sporting tinha uma média de nascidos em 1990 (25 anos em 2015) enquanto o adversário jogou de inicio com uma média de nascidos em 1995 (30 anos em 2015). Este será, se o tempo o permitir, o tema do post de amanhã.

- Alguns pormenores (ou pormaiores)  sobre a organização do jogo que deixaram muito a desejar:
         
         - Desde logo a presença de material pirotécnico que serviu literalmente de arma de arremesso contra as bancadas de adeptos do Sporting por parte da claque benfiquista. Parece que zelo na intervenção das forças policiais se esgota na actuação perante os adeptos do Sporting, quer em Alvalade, quer nos campos onde nos deslocamos. 
           - A exibição no dia anterior de uma faixa com referências ao episódio very-ligtht em 1996 deveria merecer uma tomada de posição da direcção benfiquista. Não o fazendo deixa bem claro o seu apoio a este tipo de iniciativa. 
            - A direcção do Sporting não pode meter a cabeça na areia. Cânticos pouco dignificantes a insultar Eusébio são de gosto muito duvidoso, se bem que sem a gravidade do que acima foi referido. Mas não mencionar o nome do clube adversário, substituindo-o por "clube visitante" significa, à semelhança do uso do famigerado "blackout" e de outros em alguns discursos, uma aproximação a uma ideologia e métodos pintodacosteanos.
            - A presença muito confortável em centrais de adeptos adversários, enquanto Sportinguistas aguardavam pacientemente(?) em filas intermináveis para entrar no seu estádio, a sua casa.


 Uma jornada para esquecer (ou não…) 


Mais uma vitima do fosso... Para quando medidas de segurança eficientes contra esta aberração do fosso? (foto:JN)
A organização foi uma VERGONHA! Houve quem esperasse mais de duas horas para entrar na Porta 1 (Moche) deixando de ver os primeiros 15-20 minutos de jogo (17 no meu caso). Mas o pior foi quando, depois de tanto tempo à espera, assistimos à ‘lampionagem’ (claques) passar-nos à frente. Nos derbys que se jogam na Luz, dá-se primazia de entrada aos adeptos da casa, em Alvalade, dá-se aos forasteiros. Segundo os ‘stewards’ a quem pedi explicações, porque a PSP só sabe comunicar à bastonada, actuaram seguindo instruções da nossa direcção… De realçar que muitos dos adeptos / sócios leoninos retidos fora do estádio fizeram centenas de quilómetros e pagaram dezenas de euros para serem desconsiderados na sua própria casa! Para a próxima abram as portas meia dúzia de horas antes do jogo começar... Pode ser que assim se consiga fazer uma revista ainda mais demorada, mas minimamente eficiente e evitar a entrada de engenhos explosivos que já tiraram a vida de pessoas: ontem rebentaram mais três (tochas, very lights?) numa bancada cheia de gente, dentro de um Estádio em Portugal, com um deles a aterrar 20 metros à minha frente. Claro que vai tudo passar impune e aquela gente lá irá continuar a louvar assassinos em tarjas com o assentimento da Direcção do slb que nada faz para acabar com esta miserável vergonha. Será que têm um pingo de decência? Ainda nos pedem para levar a família aos Estádios do Futebol? O Tanas… Já basta a minha maluquice para continuar a ir ver jogos ao vivo, não me peçam para arrastar a minha família nesta loucura … Ontem vi crianças a chorar e não foi por causa do golo sofrido, choravam de terror, de genuíno pânico…

Depois disto há muita pouca vontade de comentar o jogo propriamente dito, apenas resta acrescentar que, mais uma vez, ganhou o anti-jogo, a táctica do autocarro e a batota (golo do empate com Maxi Pereira em fora-de-jogo). Junte-se a providencial mija a proteger o clube mais cagado de que há memória e, quando assim é, não há nada a fazer…


Nota final para a assistência de ontem: Mais de 49 mil pessoas. Depois disto, duvido que nos próximos anos se repita…

6 comentários:

  1. LdA,

    Peço desculpa pela antecipação até porque percebi que tinhas um post na forja. Mas, como infelizmente tive o "privilégio" de viver 'in loco' - sector A13 aqueles momentos terríveis de bombardeamento, resolvi publicar. Senti, nesta publicação, uma espécie de catarse perante a gravidade da situação vivida. Ontem foi uma das piores experiências que vivi em Alvalade. A todos os níveis. Pior, só mesmo qd vi um varandim a desabar à minha frente. Felizmente, ontem, não tivemos vitimas mortais a lamentar...

    Para este derby levei comigo um amigo / colega de trabalho que se estreava em Alvalade. Imaginem a impressão com que ficou. Apenas consegui transmitir-lhe o qt lamentei tê-lo arrastado para aquilo... Cada vez se torna mais difícil convencer alguém para nos acompanhar ao Estádio e qd o conseguimos, acontecem episódios destes. Tudo isto me deixa desanimado, triste e cada vez mais descrente com o futebol em Portugal...

    ResponderEliminar
  2. Virgilio,

    eu é que peço desculpa, pois se me tivesse apercebido do teu post teria adiado o meu. Espero que a solução encontrada não retire o foco ao teu post, que merece leitura atenta.

    ResponderEliminar
  3. "depois de quebrarmos uma hegemonia de resultados e exibições"? Com um empate?

    ResponderEliminar
  4. Virgílio,

    Também estive na Porta 1! Inicialmente como tínhamos recebido uma mensagem do SCP para usarmos como alternativa a porta 4 divergimo-nos para lá (por volta das 19:10) estava com uma fila interminável, eu e um colega meu resolvemos ir então para a porta 1 estivemos lá +/- desde as 19:20 até às 19:45 ... nessa altura os Orcs ainda não teriam entrado !?não se percebia nessa altura virei-me para o colega e decidimos voltar novamente à porta 4 ... foi o que fizemos melhor conseguimos chegar aos nossos lugares 1/2 minutos antes do inicio da partida ... o pessoal que lá ficou só foi entrando sendo que as ultimas pessoas que vi sentarem-se já seriam 20:25 ... lamentável.

    Pelo que percebi inicialmente estavam a revistar toda a gente na porta 4 ... a dada altura terão desistido pois quando lá cheguei da 2ª vez foi sempre andar e praticamente já lá não estava ninguém à entrada.

    O SCP terá de rever este tipo de situações ... a policia sinceramente tb não percebo que anda lá a fazer o que se passou na altura do empate foi vergonhoso ... e revoltante pior que ver os orcs a saltar a minha frente a festejar o seu precioso golo foi ver aqueles FDP em vez de festejarem começarem a atirar tochas cadeiras ... basicamente tudo o que tivessem a mâo ... e a policia !? nem ve-los!

    ResponderEliminar
  5. Bem, vou tentar inibir os maus fígados que guardo desde ontem para tentar fazer um comentário que se aproveite. Vamos lá, não acredito que a equipa visitante fique à frente da equipa adversária no campeonato :) logo, partindo deste principio, estamos a 4 pontos de liderar o campeonato e temos daqui a duas jornadas o jogo em casa da equipa adversária.

    O pior que se pode tirar do jogo de ontem não é o empate, é dar dimensão real à desilusão, jogámos contra o melhor "Gil Vicente" de que há memória e tivemos as mesmas dificuldades de sempre contra equipas de perfil cobarde.

    O Miguel Lopes diz que temos de levantar a cabeça... ó meu animal, mas quem é que baixou a cabeça? Aquele "Gil Vicente" com que jogámos ontem foi, em tempos que já lá vão, campeão nacional! E não há memória que os "Gil Vicentes" normais alguma vez o tenham sido, se o Sporting jogar assim contra os verdadeiros Gil Vicentes ganha por 3-0, o problema é que fica muito desiludido com estes acasos do futebol, perde o foco importante e lá sai mais um empate em Paços, Belém ou em casa com o Benfica de Barcelos.

    Foco, perdemos dois pontos na perseguição ao lugar superior da tabela, foco, próximo jogo, foco, continuar a potenciar o que de bom fizemos ontem contra o autocarro encarnado e varrer os próximos autocarros todos, foco, estamos a 4 pontos de liderar a tabela classificativa. Os "visitantes" vão cair sozinhos só falta saber se de maduro ou de podre.

    P.S. - O Miguel Lopes precisa de levantar a cabeça, ele que compre a Playboy ou vá ao redtube.
    P.S.2 - Estou a escrever isto e liga-me um cliente de Barcelos... deve ser karma.

    ResponderEliminar
  6. Os cânticos ao Eusébio eram desnecessários. Mas isso, acabou por ser o menos preocupante que vi.
    - as tochas e petardos são de facto proibidas na área do topo norte onde ficaram os adversários. Mas no topo sul onde estão as nossas claques também é proibido! E no entanto foi o que se viu. Curiosamente, todos os que vi, vieram da zona a16 onde fica a juve Leo ( posso estar enganado, mas tenho essa impressão )
    - a quantidade de gente que se coloca na bancada juve Leo é preocupante. Em caso de problemas sérios, ninguém poderá sair dali.
    - sócios do Sporting, não podem vender bilhetes a lampiões!

    MLV

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)