quarta-feira, 16 de março de 2016

O que é lamentável no contrato de Coates

O contrato de Coates acabou por ser revelado pelo Footaball Leaks quando, pelos vistos, o mesmo já havia sido abordado num dos programas de paineleiros que agora enxameiam os canais de televisão. Os objectivos da divulgação são fáceis de perceber, pelo menos do lado do paineleiro: acirrar a confusão e criar instabilidade quer entre os adeptos quer até, eventualmente, no plantel, onde os ordenados dos jogadores são, como em todos os outros, dispares. 

Só que esta estratégia tem um problema. O jogador tem estado imperial, tornando-se naquilo que parecia há muito Jorge Jesus estar à procura: um patrão para a defesa. Por muitas considerações que se façam sobre o contrato do jogador, nomeadamente o ordenado, estas têm sido dominadas no peito e chutadas para longe pelas exibições do jogador. 

O pormenor da cor das chuteiras no contrato é patético ("deverão ser pretas e não poderão ser azuis ou vermelhas"), e só pode ser o resultado de um escrivão com excesso de tempo e vontade de escrever. Não merece mais do que isso e, como se pode ver na ilustração do post, quer o clube quer o jogador também não lhe atribuem grande importância. Aqui só a há duas coisas a lamentar:

- Que o Sporting não possa contratar mais jogadores para o seu plantel, pagando-lhes os valores que paga a Coates (200 mil/mês). Não porque isso o poria a salvo de errar neste ou naquele jogador, mas porque, a este nível (internacional, a jogar na Premier League), a possibilidade de acertar é maior.

- Que o clube não se tenha conseguido ainda blindar, após sucessivas revelações de documentação que deveria estar a salvo, permanecendo na praça pública todo e qualquer acto administrativo à mercê do olhar exterior. Se o segredo é a alma do negócio, quem quer negociar com um sociedade que não é capaz de guardar os seus melhores segredos?

10 comentários:

  1. Pelo menos não está lá qualquer coisa como "deveram ser pretas e não poderam ser vermelhas nem azuis", acerto revelador de alguma evolução relativamente aos escritos do presidente do Sporting no facebook. No fax que integra uma proposta a Cervi estava também qualquer coisa como "para que o jogador e o empresário viagem para Portugal o mais rapidamente possível". Em matéria de substância não é fundamental mas ao mesmo tempo importaria que os documentos do clube não parecessem escritos por miúdos da 3ª classe. (Os da 4ª classe já não dão este tipo de erros, julgo.)

    Leão de Alvalade,

    Quanto a S. Coates e à margem do «post» porque não faço ideia se 200 mil € / mês é muito ou pouco (dependerá do que se paga aos outros jogadores do plantel, relação que vale para todos), S. Coates lembra-me F. Quiroga por se destacar em matéria de personalidade, sendo uma pessoa muito tranquila, inteligente e humilde. Ninguém dá por ele, quase desprovido de ambição, no melhor dos sentidos. Coates precisa de sentir confiança para jogar bem e espero que Jorge Jesus desenvolva com ele um excelente trabalho porque ao contrário de muitos outros recentemente contratados o jogador tem qualidade para jogar numa equipa grande como o Sporting.

    ResponderEliminar
  2. Se não me engano o Rui Patrício recebe menos de metade do que o Coates recebe, e não sei até que ponto isto poderá criar algum desconforto no balneário.
    O pormenor (pormaior?) da cor das chuteiras, não é só patético, é deprimente. Só demonstra pequenez e complexos. Muito triste... mas vem no seguimento do que aconteceu ao Bruno César quando chegou ao SCP foi logo pressionado a dizer que iria mudar a cor do seu carro (quer era... adivinharam? Pois, vermelho...), do que aconteceu ao Schelotto quando chegou ao SCP e afirmou que foi avisado de que não poderia vestir nada vermelho, etc... enfim, era tão bom que quem dirige os destinos do Sporting Clube de Portugal pelo menos conseguissem disfarçar os complexos...

    ResponderEliminar
  3. Lamento sim que o caro ache que o Sporting tem culpa de ser devassado depois de uma queixa à polícia judiciária por devassa informática.

    Os contratos ficam registados nos Clubes como na Liga e na FPF julgo eu.

    Ou seja nada garante que seja do Sporting que estejam a retirar informações.

    Lamento sim que aqueles que se gabam por serem das melhores polícias informáticas do mundo não os consigam apanhar , nem muito menos abrir um inquérito a pessoas que já surgiram com os contratos na mão antes do Football Leaks ou o jornal Record.

    Talvez andamos aqui a brincar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. m1950,

      Não há "achismo" nenhum ou "julgo eu" no meu comentário, apenas mera constatação de um facto indesmentível.

      E em quê que ficamos há uma "devassa informática" dos sistemas de informação do clube ou partem do exterior (Liga, FPF)?

      Não sei se o Sporting tem culpa e em nenhum momento eu alego isso. Mas tem a responsabilidade de zelar pelos seus interesses que, com esta devassa, estão a ser claramente prejudicados. Quanto mais não seja é o prestigio da instituição SAD que estão em causa.

      Quanto a isso do "aqueles que se gabam por serem das melhores polícias informáticas do mundo", enfim...

      Eliminar
    2. "Que o clube não se tenha conseguido ainda blindar, após sucessivas revelações de documentação".

      Se isto não é dizer que o Sporting tem culpa então não sei o que é.

      Um contrato destes passa por mãos de várias pessoas que o Sporting não controla nem tem como controlar, desde o próprio jogador, incluindo os seus advogados e agente, até à Liga e à Federação.

      Eliminar
    3. Jô, "culpa" é uma coisa, responsabilidade é outra.

      Eliminar
    4. Leão de Alvalade, queres explicar melhor isso?

      É que, a menos que estejamos a falar de "responsabilidade política" (que é coisa que juridicamente nem sequer existe), sem culpa não há responsabilidade.

      De qualquer forma, não sei que responsabilidade é que o Sporting poderia ter na publicação de documentos que estão na posse de organismos dirigidos por terceiros.

      Uma coisa é lamentar que os documentos tenham sido publicados. Isso todos lamentamos.

      Outra coisa é lamentar que o Sporting não tenha conseguido evitar essa publicação (lamento que obviamente pressupõe um juízo de censura à actuação do Sporting).

      Eliminar
  4. Acho que as fugas de informação só podem ter como origem a Liga, local onde os contratos estão registados. Este contrato é de Janeiro, depois dos leaks terem começado a atuar e não é lógico que o Sporting não tivesse tomado precauções nesse sentido. Penso até que o circuito pode ser ao contrário: a fuga sai da Liga para o Leaks e para a estrutura lampiã e o Leaks publica. Ou seja: o Leaks seria realmente um recetor, quando para todos apareceria como o emissor...

    ResponderEliminar
  5. Pelos vistos sou o único que, não só acha muito bem que se proíba o uso de botas vermelhas e azuis, como que até se deveria impor o uso de botas pretas, como fazem os "All-blacks", uma equipa pequenina e complexada e que não pesca nada de espírito de grupo e de imagem de marca... (claro que, se a regra está no contrato, tem de ser cumprida, se não é, está mal) Quanto ao mais concordo com tudo o que vem no post. Pena que não haja mais Coates e dinheiro para lhes pagar. Há quanto tempo não via um centralão destes em Alvalade (como aqueles que os nossos rivais sempre têm tido desde o tempo do Mozer e do Aloísio). JPT SL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o único porque eu também sou dessa opinião: a cor das botas faz parte da cor do equipamento pelo que define a identidade do clube e acho incrível os clubes deixarem aos jogadores a escolha de qualquer cor do arco-iris. Se querem vestir à moda que o façam quando saem à noite para as ramboiadas.

      E não é só nas cores das botas que critico a permissividades dos clubes: o usos de brincos, pearcings, cabeleiras a tapar os olhos ou jubas à Valderrama, etc. Não é uma questão estética, são pequenos pormenores que podem em determinadas circunstâncias afetar a prestação em campo. Os jogadores são atletas de alta competição e que ganham para isso, pelo que não é a mesma coisa que a mim pedirem-me para cortar o cabelo porque dá "mau aspeto" (embora escrever ao computador com o cabelo a tapar os olhos também possa afetar a minha performance laboral).

      Estas coisas, se não estão, deveriam estar nos regulamentos do clube para a modalidade. Nos contratos deveria vir apenas clausulado a obrigação ao cumprimento dos regulamentos do clube, sendo facultada como adenda cópia dos mesmos para não haver equívocos.

      RJM SL

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)