terça-feira, 1 de março de 2016

Sporting no principio da incerteza

Sosseguem os leitores que não vou dedicar as próximas linhas a analisar o enunciado da mecânica quântica que tornou Werner Heisenberg famoso. Deixarei para depois a mecânica das coisas que nos trouxeram até ao derby com apenas um ponto de vantagem, mas ainda assim na liderança. Hoje falarei um pouco do ambiente que se vive entre os adeptos.

Em primeiro lugar, isso mesmo: o primeiro lugar, a liderança. O Sporting chega ao derby no primeiro lugar e só perdendo perde o  lugar tão invejado É certo que o que vai ficar para história é o nome do clube que aí estiver colocado na última jornada do campeonato, mas tal comportamento até agora é revelador de consistência, condição imprescindível para ser campeão.

Num campeonato renhido, onde a componente anímica pode ser determinante, as desilusões podem ter um efeito desmobilizador. Ontem, a eclosão de alguns comentários derrotistas ou a denunciar falta de confiança,  fazem temer o pior, especialmente especialmente com um dérby à porta, de resultado imprevisível e onde os adeptos, jogando a partir das bancadas, poderão desempenhar um papel importante. Alvalade no sábado tem de ser mesmo o décimo segundo jogador!

Pelos vistos o empate de ontem teve o condão de assustar muita gente, o que só pode acontecer a quem vive afastado da realidade. Ao contrário do que até vi escrito, mesmo que ganhássemos o jogo de ontem e de seguida o dérby, o Sporting não teria o caminho aberto para o título. Continuaria a ser uma luta a três particularmente difícil e incerta.  É lamentável que tantos anos de observação do futebol e ainda não se perceba o seu carácter profundamente imprevisível, e se façam profecias cuja única utilidade é iludir os adeptos das reais dificuldades. 

É certo que o empate de ontem provoca uma alteração de monta, isto caso o resultado do dérby seja uma derrota, o que implicaria a perda da liderança. No mais, o Sporting continua com necessidade de o ganhar, para se reconfortar com alguma distância. Mas ela, a necessidade, é muito maior por parte do SLB porque, não a conseguindo, não só não consegue ganhar-nos nenhum jogo esta época - o que, convenhamos, é altamente desprestigiante - como pode ver em causa o lugar que agora ocupa. 

A ideia de que o Sporting é o único que está pressionado é por isso absurda, e se ela é "naturalmente" expressa por alguns jornais e comentadores, ao jeito de oráculos sibilinos, é lamentável que ela seja assim entendida a partir de dentro, como se tudo estivesse já perdido.

Saber viver bem com a incerteza é uma virtude dos campeões, aos outros normalmente treme-lhes as pernas, com os resultados que se conhece. É certo que são os jogadores que jogam, mas também os adeptos, especialmente nos grandes momentos, têm que demonstrar estofo de campeões. É isso que se espera de nós até ao fim do campeonato. Quem tem medo fica em casa.

18 comentários:

  1. Grande texto, Leão!!

    duas notas:
    - como é que podemos ter "estofo de campeão" se não sabemos o que isso é?
    - de que raça somos feitos para que, mesmo só sendo campeões 2 vezes em mais de 30 anos, ainda continuemos sempre ao lado deste clube?

    sábado, lá estarei. Não sei se com estofo de campeão, mas certamente com força e rugido de Leão.

    Vamos leões!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abraço! Infelizmente ainda não consegui garantir a minha presença.

      Eliminar
  2. Ora aqui está! Tudo dito!

    ResponderEliminar
  3. Se um campeonato fosse dependente do resultado de apenas um jogo e ainda por cima logo um daqueles de tripla, tínhamos ganho muito mais campeonatos nos últimos anos do que a realidade.

    Sábado é a maior festa desportiva nacional, temos equipa para lutar olhos nos olhos contra qualquer adversário e um ambiente no estádio que tem estado fantástico.

    Só para lembrar as hostes que nada vai ser fácil e nós temos uma palavra importante a dizer, o último jogo para a Taça de Portugal, no final dos 90 min. o resultado estava em 1-1.

    Todos os cuidados são poucos quando jogamos contra a equipa que ganhou ao União da Madeira, o único até agora que nos venceu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LMGM, bem lembrados esses 2 últimos parágrafos. Abraço!

      Eliminar
  4. Eu de facto não compreendo comentários derrotistas por parte de sportinguistas, mas uma coisa penso que é flagrante: a equipa do SCP tem acusado alguma pressão, alguma ansiedade, nestas recentes semanas. E acho que isso passa para as bancadas.
    Não concordo quando é dito que o SLB tem mais necessidade de ganhar. Aceitava isso se ontem tivessemos ganho em Guimarães. Com apenas um ponto de vantagem, e olhando para o que fica do calendário depois do derby de sábado, acho que o empate serve muito mais o SLB do que o SCP. Mesmo continuando em primeiro lugar.
    Mas quem já lhes ganhou três vezes, e sempre com uma superioridade gritante, acho que só podemos estar muito, mas mesmo muito optimistas para sábado. E até na escolha do árbitro (olhando para derbies recentes apitados pelo Soares Dias) a noite de sábado tem tudo para correr bem;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vicente, enquanto conseguirmos manter o primeiro lugar só temos que estar tranquilos. Pelo menos mais do que os que estão atrás.

      Quanto ao árbitro, só posso dizer que nenhum dos do quadro actual me deixaria tranquilo.

      Eliminar
  5. Curiosamente a minha confiança saiu reforçada após o jogo de ontem. O resultado foi péssimo, mais ainda porque a superioridade do SCP perante o Vitória de Guimarães foi manifesta, mas a exibição deixou-me mais optimista. Por isso, sábado lá estarei sem tibiezas a apoiar ao vivo "O nosso grande Amor".

    Força SCP!

    Virgílio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho a mesma opinião. Este ano a equipa já provou que tem estaleca para ultrapassar resultados menos bons.

      Eliminar
    2. Virgilio, tudo depende da forma como a equipa reagir ao desaire. Os primeiros 15m são muito importantes para o perceber. Abraço!

      Eliminar
  6. ¨Parabéns pelo seu texto. De facto, há muitos sportinguistas que parecem viver for a da realidade.

    Que eu saiba, das 4 últimas vezes em que fomos campeões (em mais de 40 anos), só fomos campeões na penúltima ou mesmo última jornada. Queriam agora ser campeões já em Março?

    Isto vai ser sofrer até ao fim...

    O jogo de ontem foi mau pelo resultado, mas a equipa teve uma grande capacidade de controlar o jogo. Que se mantenha assim.

    Para os jornaleiros ao serviço dos adversários so nós é que estamos sobre pressão...

    Convinha que os sportinguistas não acrescentassem a essa pressão de forma pouco esclarecida, com atitudes bipolares de 8 ou 80.

    Nesse aspecto, as fanfarronices do JJ e do presidente em algumas ocasiões não ajudaram, mas espero que agora o bom senso impere. Com os nossos dois adversários pode-se sempre ganhar ou perder. Agora, felizmente, já ganhamos muito mais vezes do que há alguns anos. É preciso continuar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hy, obrigado.

      a bipolaridade pode-se dizer que é uma marca de quem vive as coisas com paixão, como é o nosso caso. No meu caso pessoal julgo que consigo estabelecer uma diferença entre estar no campo, onde me deixo levar pelas emoções, e depois cá fora, onde é preciso ser mais racional.

      Eliminar
  7. Muito bem dito! Para a frente é que é o caminho, e agora temos os vermelhos pela frente. Urge vergá-los!

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo texto.

    Tal como William disse ontem quando se dirigiu as melhores claques do mundo "estamos em primeiro". Ponto

    ResponderEliminar
  9. Leão de Alvalade,

    Soberba análise. Independentemente do empate em Guimarães o Sporting é favorito frente ao Benfica. Trabalha mais, joga melhor, tem um treinador bastante superior e parte para o jogo mais confiante dado o histórico de resultados nesta época entre os clubes. Ganhar ao Benfica significará manter ou alargar a distância para o FCP porque jogar no Dragão será incomparavelmente mais difícil do que receber o Benfica em Alvalade. Até ao jogo no Porto outras tantas oportunidades para perder pontos frente a equipas do meio da tabela - são essas que mais têm penalizado o Sporting, sobretudo em Alvalade.

    Não serve tal para desvalorizar o Benfica e como é lógico num jogo de futebol tudo pode acontecer. Há dois anos um Sporting previsível e fraco recuperou de uma desvantagem de 2 golos na Luz, no jogo para a Taça. Milagres são sempre possíveis mas teoricamente em confronto directo o Sporting é favorito neste jogo. Sobre isso não há grandes dúvidas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Leitores em linha


Seguidores

Leitura recomendada

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (94) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (6) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (63) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (41) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (61) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (4) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (2) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (36) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (1) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)