sexta-feira, 4 de março de 2016

Configuração mental para o derby (e para o que restará do campeonato)

Em jeito de perguntas e respostas aqui fica aquela que é a configuração mental para o dérby de amanhã e aquela que me parece desejável para o que restará do campeonato:

Quem é o favorito?
Como é evidente para todos, mesmo para os menos experientes nestas andanças, não há favoritos num dérbi. Quando o árbitro apita para inicio do jogo este ganha uma vida própria impossível de antecipar.

Quem está mais forte?
É uma pergunta de resposta difícil. Recorrendo aos números, verifica-se que o Sporting malbaratou grande parte da distância pontual que havia amealhado. Tendo como referência o último dérbi (Taça de Portugal), o Sporting detinha então sete pontos de vantagem sobre o rival. Só que de lá para cá o Sporting perdeu a invencibilidade de forma inesperada (U. Madeira fora) e cedeu três empates (Tondela (c) Rio Ave (c) e Guimarães (f). Foi ainda eliminado das restantes competições, enquanto o SLB perdeu apenas uma vez (FCP (c) e ainda luta para continuar na Liga dos Campeões.

Tudo dependerá da forma como o recente empate em Guimarães estiver a ser digerido pela equipa e se este lhe provocou ou não danos na confiança. Os primeiros minutos do jogo ou quem inaugurar o marcador poderão aqui ter uma grande importância, uma vez que Sporting detém aqui uma importante vantagem anímica, conferida pelo pleno de resultados favoráveis nos três jogos anteriores. Ao contrário do rival, que nos jogos grandes colecciona apenas desaires. A questão anímica, a gestão das emoções, tem sempre um grande peso nestes jogos.

Não deixa também de ser curioso que amanhã se encontrarão a defesa menos batida  - Sporting (14) SLB (17) - contra o ataque mais produtivo - SLB (65) Sporting (49). Estes números são de certa forma auto-explicativos das qualidades de ambas as equipas. O Sporting é mais equilibrado colectivamente nos vários momentos do jogo, mas a qualidade que o SLB tem na frente de ataque tem-lhe permitido resolver os jogos, mas até agora apenas com equipas ditas mais fracas.

Dérby é decisivo?
É sempre porque, como se costuma dizer, é um jogo de seis pontos. É até mais do que isso, se atendermos ao peso da rivalidade. A vitória é importante para ambos, sendo que, à vista de hoje (pelo trajecto das equipas e pelo que o calendário ainda reserva a cada uma delas), ela parece ser mais importante para nós.

Quem ganhar vai ser campeão?
Não, mas fica com uma preciosa vantagem que poderá vir a ser determinante.

Quem perder fica arredado da luta?
Não. Parece que vamos ter uma luta a três até ao fim. Uma vez que este é um dos três resultados possíveis, a derrota deve ser encarada como uma possibilidade. Não atirar a toalha ao chão e manter o foco vai ser determinante. A atracção pelo ajuste de contas com o treinador, com o jogador que falha ou com a direcção e o presidente pode ser grande. Mesmo que útil e necessária não se deve sobrepor ao amor pelo clube e enquanto a competição tiver lugar terá que aguardar pelo tempo certo.

Lembro-me do que aconteceu em 2005 com Peseiro onde, de ganhar tudo, caímos para o terceiro lugar e não quero viver isso outra vez. As nossas hipóteses em caso de derrota ficarão consideravelmente diminuídas, mas com vinte e sete pontos por jogar tudo é possível. Neste acaso a nossa maior fragilidade adviria do facto de não voltarmos a jogar com o clube que passaria para a frente, deixando por isso de depender apenas de nós. 

Que importância terão os treinadores e a táctica?
Toda. Acontece porém que em campo não estará apenas o trabalho dos treinadores mas também a qualidade individual de que cada um tem ao seu dispor. Aqui é Rui Vitória que sai beneficiado, mas é indiscutível que a equipa do Sporting é a melhor trabalhada e daí que esteja onde está: em primeiro lugar. Vale a pena também lembrar que desde que disputa dérbys (2009) Jesus perdeu apenas um, em 2012. Acresce que JJ conhece muito melhor quase todos os jogadores do SLB, embora também seja verdade que a actual equipa de Rui Vitória é muito diferente da que encontrou nos três embates anteriores. A táctica terá sempre uma importância crucial, pelo menos até que um acidente ou incidente em que o futebol é pródigo (golos, erros dos intervenientes, expulsão, lesão, etc) se encarregue de escrever a história do jogo.

Quem deve jogar?
Jorge Jesus deve ter ainda várias dúvidas na cabeça para resolver. A pior de todas prende-se com a utilização de Adrien. Trata-se de um jogador nuclear e cujas caracteristicas são quase únicas no meio-campo: grande combatividade, excelente reação à perda, fundamental no reequilíbrio da equipa, especialmente na constituição de maiorias tão do agrado de Jesus nos locais onde a bola se disputa. Por isso o meio-campo é o sector em maior stress neste momento, também pelo facto de William estar a tardar mostrar o seu lado melhor. Porém, em Guimarães, já deixou a promessa que parece estar para breve.

Há males que vêm por bem e o amarelo a Semedo é uma tentação a menos para Jesus. Num jogo onde o controlo emocional é fundamental um jogador como ele ainda é hoje pode ser uma fragilidade com custos elevados. João Pereira, Coates, Ewerton e Zeeglaar parecem ser os que oferecem melhores garantias. Isto porque sendo Jefferson importante a fornecer bolas para a cabeça de Slimani, tem sido pelo lado dele que os treinadores adversários têm descoberto o caminho para o nosso último reduto.

Quem jogará atrás de Slimani? Aposto em Teo, pela tradicional teimosia de Jesus. Mas essa seria a última das minhas opções, mais ainda por o jogo ser em casa, onde o colombiano tem ainda muito que fazer para apagar uma imagem de descomprometimento com o grupo e com o clube. Daí que  minha aposta incidiria em Ruiz, até João Mário (já jogou aí contra o SLB este ano) ou mesmo Barcos.

Nas alas, outro sector onde perdemos para o rival e onde a criatividade tem estado muito curta, Gélson e Bruno César. O brasileiro porque é importante nos equilíbrios, em particular quando os laterais sobem, como lhes é pedido. O miúdo, apesar do pouco acerto recente, porque a sua velocidade é um bom veneno para manter Eliseu e André Almeida preocupados.

O ambiente exterior é importante?
O ambiente das bancadas é especialmente importante para os nossos jogadores. Pior que o silêncio dos sarcófagos só o ruído afiado dos assobios, quando as coisas não correm bem. Essa é nossa parte. 

Já a "sanha postativa" no Facebook servem apenas para expor ao ridículo o nosso presidente, tamanha é a falta de noção do quanto é fraca a prosa, de quem representa e de quem devem, por isso, ser os seus interlocutores. Alguma coisa está muito mal quando o presidente do Sporting se sente na obrigação de responder a todo o bicho careta e ainda por cima insiste em envergonhar-nos, disputando com eles o titulo da futilidade, falta de educação e boçalidade. Quem assim procede não precisa de inimigos, ele mesmo se encarrega do seu próprio mal.

Resultado final
Espero que seja um grande jogo e que no final ganhe o Sporting, sendo o melhor. Mas quando o Sporting joga o meu desportivismo entra em saldos: se o jogo for mau e o Sporting o pior, quero que no final ganhe o... Sporting! Como todos os Sportinguistas que conheço, quero sempre que ganhe o Sporting, claro!

4 comentários:

  1. Concordo com quase tudo (acho que o JJ não irá jogar com o Téo). Equipa que eu gostava de ver: RP; JP, Coates e Ewerton, Marvin; WC Adrien João Mario, BC, Ruiz e Slimani.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Com tanto jogo pela frente este derby não tem nada de definitivo. Uma tristeza os bolas de cristal da semana passada. Mas muito sinceramente julgo que o SCP tem uma equipa mais rotinada e que treme muito menos nos clássicos. Contra o SLB ainda ganha no meio-campo. Já quanto ao campeonato a minha aposta infelizmente vai para o SLB. Sobretudo chega ao golo com mais facilidade com os pequenos. Com jogadores que jogam simples como Jonas. Mas em Maio logo se vê.

    ResponderEliminar
  3. Como é que foi possível o mais melhor bom perder mais uma final para um gajo que nem é treinador? Olha se fosse. Era importante saber o que JJ pensa de Peseiro. Sem dúvida mais uma grande noite de JJ. Ainda com o bónus de poder ver como alguns dos jovens que tinham que nascer dez vezes acabaram por levantar o Benfica esta época. Para além do grande contributo do 6M claro. Grande bicada. Quarta-feira há Europa.

    ResponderEliminar
  4. Depois do jogo : fizeram por ganhar. Desta feita a sorte não esteve convosco. Respeitosos cumprimentos benfiquistas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Leitores em linha


Seguidores

Leitura recomendada

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (94) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (6) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (63) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (41) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (61) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (4) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (2) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (36) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (1) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)