sábado, 12 de março de 2016

Estoril - Sporting: Do luxo da abertura à agonia do epílogo

A entrada de leão do Atlas foi a chave para a nossa vitória. Slimani, foi o mestre de cerimónias, abrindo e fechando os primeiros quarenta e cinco minutos com grande mestria. Leia-se classe no primeiro golo e sentido de oportunidade no segundo. Uma vitória conseguida com grande dificuldade, primeiro por força do enorme desperdício de oportunidades e depois da perda do controlo do meio-campo e da total incapacidade de ter a bola no pé. O jogo terminou com o Sporting à mercê da sorte e do que o adversário pudesse conseguir.

Adrien deve ter sido o nome que mais vezes deve estar na cabeça dos adeptos que assistiram ao jogo, especialmente depois do estouro, tal como de uma castanha em dia de S. Martinho, de Aquilani. Mas não só. Em grande parte da segunda metade a equipa do Sporting parecia - ou estava mesmo?... - completamente perdida em campo.

Defensivamente os laterais estiveram desastrados, especialmente Zeeglaar, que  nunca percebeu como se posicionar ante Mendy. O treinador do Estoril cedo percebeu que do lado de Coates era tempo perdido e desde que mandou o possante avançado encostar à esquerda, a vida de nosso lateral, e por consequência de Semedo, havia de se complicar tremendamente. Não por acaso, o golo de Bonatini foi mesmo por ali.

Várias vezes aqui tenho dito que a época que esta equipa tem estado a realizar é digna de registo, face às suas limitações. Sem dúvida que muito deste registo se deve ao treinador. Mas é também evidente que o plantel não foi bem construído e que Jesus continua a revelar algumas obsessões que penalizam o rendimento da equipa. Ruiz está morto. Não tanto pela condição física, mas pelo esgotamento competitivo. Hoje terá feito dos piores jogos que lhe vimos este ano e quando foi para o meio desapareceu. Teo, capricho de Jesus, joga vinte minutos (quando joga) e depois desaparece. Bruno César entrou tão bem, após a abertura do mercado, e tão depressa como se tornou quase insignificante.

Felizmente hoje ainda tivemos João Mário (saiu porquê, se era o único que ainda tinha discernimento de procurar ter bola?), como sempre tivemos Patrício, São Coates e, claro, Slimani. Esperar que sejam Mané ou Gélson a pegar no jogo e dar a tranquilidade que hoje faltou  é ser muito mais que optimista.

Para o final, o melhor do jogo, o resultado. Era bom que, sempre que as coisas corressem mal como a segunda parte deste jogo, tudo pudesse acabar tão bem como acabou hoje.

12 comentários:

  1. Cinquenta minutos a um nivel muito elevado.Que deveriam ter rendido mais um golo. Depois as fragilidades várias e um sofrimento até ao último segundo. Zeeglar, francamente. Aquilani nem para 45 minutos. Teo, um a menos. Ruiz, acabadissimo fisicamente, continua a falhar de baliza aberta. Aquele penalti em movimento que Slimani lhe proporcionou foii mais uma para a colecção. Não se pode ganhar jogos jogando com alguns a menos. Adrien vem dar uma ajuda, mas são precisos mais, ora parece qie Jesus não conta com eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ruiz esteve sempre acabado.Os sportinguistas e nao só, é que queriam ver nele um craque !!
      Ruiz é mau todos os dias. 3 golitos sem valor acrecesntado no campeonato dizem tudo. Até o Teo tem 3 golitos e joga muitissimos menos minutos/jogos.
      Que regresse à segunda divisao inglesa , onde nem sequer era titular.Para isso nao joga, nem Mané, nem Gelson, nem Matheus.
      Que barbaridade.

      Eliminar
    2. Não concordo nada com esta análise(?). Ruiz tem sido um elemento muito importante, e a sua prestação não se pode medir, de todo, pelo número de golos que marcou. Tem sido um dos melhores jogadores da equipa. Sobre Ruiz o problema colocou-se nas últimas duas jornadas -Guimarães e Benfica - pelos golos escandalosamente falhados. Julgo que terá pesado o manifesto desgaste físico do jogador. Sempre intensivamente utilizado ao longo de toda a época parece-me que se encontra num momento de enorme desgaste. Acho que faria muita falta um Ruiz ao nível dos seus melhores dias desta temporada. Acho que JJ espreme os jogadores - os seus preferidos - até ao limite.

      Eliminar
  2. O golo de Bonatini nasce na esquerda sim, mas na pequena área esquerda num canto e colocado em jogo por Schellotto. Não vimos de certeza o mesmo jogo de Marvin, mas ok, são opiniões.

    Barbaridade é ir lendo o que leio de Ruiz. Não admira, já que o ano passado Capel era melhor e mais útil que Nani para muitos. Por isso é que Schellotto vai caindo no goto de muitos. Corre muito, é esforçado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também espero que Ruiz fique para o ano. O Sporting precisa de todos os seus melhores jogadores.

      Eliminar
    2. concordo com este comentário do DN.
      Marvin nem esteve mal (então comparado com o seu colega da direita...) e Ruiz não está bem (o que não invalida que seja dos melhores do Sporting - está esgotado fisicamente e mentalmente - aqui concordo com o Leão).

      Capel... por favor... Schellotto faz-me ter saudades do Miguel Lopes (coisa que nunca considerei ser jogador de futebol). Acho que isso diz tudo da sua (falta de) qualidade. Não se percebe como joga, ainda mais quando João Pereira tem estado (muito) bem.

      Teo, Schelloto e Aquilani.
      Montero, Esgaio e André Martins.

      Para mim era óbvio. Infelizmente não o foi para a Direcção e JJ.

      ps: acho que fizemos um bom jogo. Não marcámos o 3º e sofremos. Tivemos um Mota desprezível e inclinador de campos o que é sempre importante no revitalizar de adversários. O jogo não era fácil e a ressaca também não ajudava. Sábado há outro ainda mais complicado, com uma equipa bem orientada e por um treinador que nos odeia (é só mais um... deve passar o Natal com o Pedro Martins, Manuel Machado e outros tais).

      Eliminar
    3. Cantinho,

      Penso que o João Pereira deveria estar a contas com alguma lesão, uma vez que nem no banco esteve.

      Não temos a mesma opinião sobre Zeeglaar. Desde que teve que lidar com o Mendy deu-lhe sempre demasiada liberdade, com posicionamentos absurdos para um defesa que seriam fatais, e não apenas perigosos, com um jogador de melhor qualidade. Em questões defensivas creio mesmo que todos os nossos laterais deixam muito a desejar, embora João Pereira seja o melhor.

      Quanto a Montero, Esgaio e Martins, completamente de acordo. Ainda por cima seriam mais baratos. Uma ressalva relativamente a Aquilani: grande qualidade técnica mas a falta de "fibra" para tarefas defensivas talvez recomendassem que subisse um pouco no terreno, onde já jogou também.

      Depois Mota é Mota. O Vitor Pereira, tal como muitos dos seus antecessores, gosta de incompetentes como ele, dão imenso jeito para fazer jeitos.

      O comentário sobre o Lito Vidigal é mesmo na mouche!

      Eliminar
    4. O Mendy é muito grande e difícil de defender para um jogador de estatura média. Em especial quando o árbitro só via os agarrões do Marvin ao Mendy e não os do primeiro ao segundo (e estes duelos foram todos uns 10 metros à minha frente). Penso que o João Pereira está lesionado - aliás, seja ele, seja o Adrian, jogaram visivelmente diminuídos contra o "rival". JPT

      Eliminar
    5. Leão,

      lendo o teu comentário e do JPT, talvez seja possível que João Pereira esteja mesmo lesionado. Sendo assim, entende-se que não jogue. Não entanto, não se entende que jogue o Schellotto. Acho que o João Pereira tem sido uma agradável surpresa, revelando que se pode evoluir como jogador, mesmo com 31 anos.

      Estou um com pouco com o JPT na avaliação ao Marvin (com o Mendy). Mota e o fiscal tiveram muita influência na sua prestação. Faltas, agarrões mútuos, sempre foram marcados só para um lado (o livre que dá origem ao canto do golo é exemplo disso). No entanto, também acho que não foi um jogo exemplar. Mas face ao que tem sido Jefferson, Marvin tem de ser o dono do lugar.

      Aquilani não me entra. Não consigo, não dá. Não vejo nada. Acho-o arrogante a jogar (o passe que faz para isolar Slimani na 2ª parte só resulta na rua e contra equipas amadoras. O futebol profissional já não deixa aquilo acontecer - só o Sarr e outros iguais).
      E eu nem sou daqueles que acha que um jogador é bom porque corre (vide Schellotto), mas o Aquilani exagera... Nem sei se valeu a pena ir ao chuveiro. Deve ter logo vestido a roupa lavada após o jogo. Aliás, na única vez que se mexeu por uma bola, ganhou bem na linha e depois faz um passe para o meio que é interceptado, originando um ataque muito perigoso do Estoril.
      Não justifica o preço e utilização. Queimou-se definitivamente o André Martins e perdeu-se oportunidade de ver o Wallyson a evoluir junto da equipa.
      Aquilani já não está para isto.

      abraço

      Eliminar
    6. Cantinho,

      do que "ouvi dizer" o Schelotto não foi uma escolha do treinador, o que de certa forma não bate certo com a sua escolha agora. Surpreende-me que Esgaio não seja opção depois dos elogios de JJ em Arouca.

      Quanto ao Mendy, tem 1,94m e o Marvin 1,86. O problema para mim não tem a ver com a estatura mas com o posicionamento. Várias foram as vezes que Marvin estava não nas costas do avançado mas à frente dele, complicando a sua tarefa e a de Semedo. Mas o que tem sido a época de Jefferson justifica perfeitamente a escolha por Marvin. As lacunas dele são até naturais (já as vi aqui no Rio Ave) num jogador que jogava a extremo. Depende dele.

      Não me surpreende a postura de Aquilani. É bom lembrar o historial de lesões que, pelo menos psicologicamente o devem condicionar. Surpreendeu-me por isso a decisão de o contratar. Quanto a André e Wallyson de acordo.

      Abraço

      Eliminar
  3. Leão de Alvalade,

    Subscrevo que independentemente dos resultados no fim alcançados a época tem sido globalmente positiva e que muito disso se deve ao excelente treinador que temos. A eliminação da taça de Portugal teve a sua dose de infelicidade (por via do mérito do SC Braga já que o Sporting apresentou-se nesse jogo a um nível muito bom), e se estivéssemos em duas competições as coisas nesta altura pareceriam melhores em termos de perspectiva de conquista de títulos. Tal não apaga a insossa e pessimamente gerida campanha Europeia nem os penalizadores (e muito caros, desportiva e financeiramente) erros cometidos na composição do plantel mas globalmente concordo que a época tem sido positiva. Neste particular e porque ninguém compete isolado Rui Vitória e o Benfica têm superado (ou já superaram) as melhores previsões em termos de pontos somados e isso aliado aos nossos próprios erros poderá resultar na perda do campeonato, quando temos sido / fomos ao longo dele a melhor equipa. É futebol.

    O desafio da SAD será justamente o de rectificar o percurso errático na gestão do plantel injectando no Sporting (e não nos nossos rivais ...) qualidade individual já que ao nível de treinador estamos muito bem servidos. Um bom começo será parar de contratar jogadores que pouco ou nada acrescentam à equipa. Desejo que esse objectivo se veja alcançado antes da necessidade de mudança de comando técnico, necessidade exclusivamente dependente (presumo) da vontade de Jorge Jesus. Julgo que pelo menos para o próximo ano o seu contributo já estará assegurado.

    Voltando a este campeonato precisamos de ganhar os jogos que temos pela frente e esperar por um desaire do Benfica. De igual modo é importante manter a distância para o FCP para que no Dragão o Sporting não corra o risco de perder o 2º lugar. Apesar de todos os problemas que evidenciam uma época sofrível o FCP tem qualidade individual na equipa e tem um bom treinador. Desse modo pode muito bem superar o Sporting jogando no seu estádio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MM,
      concordo inteiramente com a análise. Ainda há muito ainda por decidir e, dos 3 lugares de cima, podemos ficar em qualquer um.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (91) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (43) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (2) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (7) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)