A 3ª LC para Cristiano Ronaldo
Num jogo em que o Atlético demonstrou (uma vez mais ao longo da época) jogar melhor futebol relativamente ao Real, a insossa final que já o era antes de ter começado mais insípida se tornou quando se percebeu que o vencedor ver-se-ia achado somente pela marcação de grandes penalidades. O termo "lotaria" faz sentido porque penalties são de facto negação de mérito. Não só não engrandecem os vencedores como penalizam os "derrotados", singularizando-os. No caso, Juanfran. O valenciano sentir-se-á neste momento completamente abatido não por ter perdido o jogo e o troféu mas por ter falhado o único penalty da sua série. É assim tão estúpido este método de desempate.
Em todo o caso, glória aos vencedores e honra aos vencidos (que sem menosprezo para ninguém são neste caso os melhores). Parabéns ao Real e parabéns a Cristiano Ronaldo, não por se tratar dum indivíduo português ou por ter jogado no Sporting mas por se tratar dum bom futebolista, formidável atleta e de alguém com uma capacidade de trabalho invulgar. Nesse sentido um verdadeiro exemplo para todos quanto desejem praticar desporto ou jogar futebol (seja lá a que nível for). Numa lista de honras repleta de glórias (e recordes) individuais mas muito poucos títulos colectivos, 3 ligas dos campeões fazem-lhe devida justiça.
Gostava de saber qual é o melhor futebolista português de todos os tempos, já que o Ronaldo só é para si "bom jogador". E independentemente dos clubes, sou portista com orgulho, ser português devia orgulhar todos os portugueses. Ronaldo (3) e Pepe (2) taças dos campeões, 2 portugueses, considerado o melhor jogador de sempre.
ResponderEliminarPoucos títulos quando ganhou 3 taças dos campeões. Ok...
Não conheço / não vejo jogar todos os futebolistas portugueses, quanto mais todos os futebolistas portugueses de todos os tempos. Dos que vi, Rui Costa. Por larga margem à frente de qualquer outro [Ronaldo, Eusébio (sobre o qual existem imagens e muitos relatos que nos permitem perceber o tipo de jogador que foi ainda que não o tenha visto), L. Figo ou outros].
EliminarRui Costa tinha todas as qualidades que um jogador de futebol deve ter.
No resto o Ronaldo deverá orgulhar todos aqueles que gostarem muito do Ronaldo, futebolisticamente ou de outras formas. Eu sinto simpatia e gosto que ele ganhe (não fico triste se perde), porque admiro as suas qualidades ainda que não seja admirador do seu futebol. É-me um bocadinho muito grande indiferente se é português ou chinês. Esse conceito é um tanto paroquial.
Poucos títulos quando ganhou 3 taças dos campeões. Ok...
ResponderEliminarContra factos não há argumentos. Gostava de saber qual é para o MM o melhor jogador português de sempre, já que pelos vistos o Ronaldo só é "bom jogador". Ronaldo ser português devia orgulhar todos os portugueses, e já agora o Pepe. Goste-se ou não Ronaldo é considerado o melhor jogador do mundo.
Poucos títulos colectivos.... Pois... são só 24... muitos poucos
ResponderEliminarhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Cristiano_Ronaldo#T.C3.ADtulos
O Ronaldo venceu salvo erro 3 ou 4 campeonatos em Inglaterra e 1 campeonato em Espanha. São 5 campeonatos em 13 anos a jogar por dois clubes como Manchester U. e Real Madrid. É pouco, embora Ronaldo não seja disso o principal culpado. O principal culpado é o Real Madrid que durante muito tempo foi procurando jogadores que embora muito caros têm um jogo algo limitado. O próprio Ronaldo encaixa nesse perfil. C. Bale é o expontente máximo desse padrão de erro. Taças de Inglaterra e do Rei Ronaldo não terá mais do que 2 ou 3 nesses mesmos 13 anos.
EliminarDaí, as 3 ligas dos campeões equilibram o curto nº de títulos colectivos ganhos ao longo da carreira. Sem qualquer problema.
Quantos títulos colectivos ganhou o teu adorado Rui Costa?
EliminarPorra, o CR ganhou tudo o que havia para ganhar em Inglaterra, Espanha, a nível europeu e mundial (de clubes), pelo menos uma vez. Não o fez todos os anos, mas e então?
A. Gomes,
Eliminar* G. Bale onde lê C. Bale
"Quantos títulos colectivos ganhou o teu adorado Rui Costa?"
EliminarO nº de títulos ajuda a medir o sucesso duma carreira mas diz nada sobre a qualidade dum jogador. Doutro modo Messi seria o melhor jogador do mundo porque ainda longe do fim de carreira soma já 4 ligas dos campeões ou 8 campeonatos espanhóis. É isso que faz dele o melhor do mundo? Não. Da mesma forma que se títulos medissem qualidade Totti seria fraquinho. E Pepe seria o novo F. Hierro.
"Porra, o CR ganhou tudo o que havia para ganhar em Inglaterra, Espanha, a nível europeu e mundial (de clubes), pelo menos uma vez. Não o fez todos os anos, mas e então?"
Então nada. O facto de ter poucos dos principais títulos domésticos que normalmente as equipas disputam é um facto em si mesmo. Não deverá retirar daí qualquer coisa negativa ou positiva. Eu acho que são poucos e por isso fico ainda mais satisfeito por ele ter ganho 3 ligas dos campeões. Apenas isso.
MM: Titulos são titulos. E a campeonatos, junta-se LC, taças, supertaças, e taças de "cerveja".
EliminarNo total ele tem 24-25 titulos colectivos, é só pesquisar
Certo, e tem poucos na minha opinião. Não atribua a isto desprezo pelo Ronaldo. 5 campeonatos em 13 anos é pouco para um jogador ele.
EliminarCerto, mas para mim um jogador com 24 títulos coletivos não é um pouco. Há uns anos o recordista europeu/mundial (?) era o Victor Baia com mais ou menos esses títulos...
EliminarRetirado da Wiki sobre Ryan Giggs: (salvaguardando que qualquer informação que venha da wiki pode estar incorrecta)
"Ryan Giggs, além de ser o jogador que mais vestiu a camisa do Manchester United, também é o jogador que mais ganhou títulos na história do futebol, tendo conquistado 13 títulos da Premier League, 4 Copas da Inglaterra, 4 Copas da liga Inglesa, 10 Supercopas da inglaterra, 2 títulos da Liga dos campeões da UEFA, alem de ter conquistado um título da UEFA Super Cup, uma Copa Intercontinental e um Mundial Interclubes, totalizando 36 títulos na carreira, seguido pelo ex-jogador português Vítor Baía com 34 títulos; Os brasileiros Pelé e Rogério Ceni que conquistaram 31 títulos em suas carreiras; o brasileiro Daniel Alves; o português Luís Figo e o ex-companheiro de Giggs Paul Scholes,com 28 títulos cada e o espanhol Xavi que já conquistou 26 títulos na carreira."
Aí tem António Gomes.
ResponderEliminarRyan Giggs 13 títulos da premier league, 2 ligas dos campeões, 4 taças de Inglaterra.
Messi, Iniesta ou Xavi, 8 ou mais campeonatos espanhóis, pelo menos 4 ligas dos campeões, 4 ou 5 taças do Rei cada um.
Ainda por terras d'el Rei repare que Fernando Hierro que na 2ª metade da sua carreira serviu o Real Madrid num bom período mas antes disso também o serviu ao longo dum período de menor fulgor desportivo tem mais campeonatos que Ronaldo e as mesmas 3 ligas dos campeões.
E como estes exemplos há muitos. Sejam 24 títulos, óptimo, mas não há qualquer problema em reconhecer que C. Ronaldo tem poucos campeonatos e taças (normalmente os 2 principais títulos em disputa internamente) ganhas ao longo da carreira. E se perguntar a Ronaldo tenho a certeza que ele concordará, para mais sendo desportivamente ambicioso como é (uma das suas melhores qualidades, refira-se).
Novamente, isso não qualifica Ronaldo como jogador. Ele está muitos furos abaixo de Messi mas por outros motivos. Pegue no exemplo de Giggs, sem dúvida um belíssimo jogador mas nunca o poria numa lista que tentasse reunir os melhores do mundo. Mesma coisa para Ronaldo. Mas como li há umas semanas no "Lateral Esquerdo" ainda bem que assim é porque se Ronaldo fosse um futebolista diferente (para melhor), seria provavelmente um jogador pior.
O que me deu gozo mesmo foi gritar bem alto o golo do Ronaldo contra o Oblak para os vizinhos todos ouvirem. E não tem direito a resposta. Isso é que é giro ver a malta do colinho cheia de azia quando o Ronaldo tem 3 títulos da Champs e o tal Eusebio apenas 2. Já para não falar do Figo e Paulo Sousa com 2. E o Carriço que tem 3 Ligas Europas. Os jogadores que saíram do colinho coitados muitos deles nem sabem o que é ganhar títulos europeus.
ResponderEliminar