domingo, 29 de maio de 2016

A 3ª LC para Cristiano Ronaldo

No momento em que conquista a 3ª / 11ª liga dos campeões do seu palmarés, Cristiano Ronaldo e o Real Madrid são hoje o centro das atenções. Daí, os nossos mais sinceros parabéns.

Uma final da LC onde participam dois emblemas do mesmo país não é o jogo de futebol mais apetecido do mundo, pelo menos para mim. Curiosamente, foi no confronto com emblemas do mesmo país que Ronaldo conquistou os 3 troféus máximos do futebol Europeu de clubes.
Num jogo em que o Atlético demonstrou (uma vez mais ao longo da época) jogar melhor futebol relativamente ao Real, a insossa final que já o era antes de ter começado mais insípida se tornou quando se percebeu que o vencedor ver-se-ia achado somente pela marcação de grandes penalidades. O termo "lotaria" faz sentido porque penalties são de facto negação de mérito. Não só não engrandecem os vencedores como penalizam os "derrotados", singularizando-os. No caso, Juanfran. O valenciano sentir-se-á neste momento completamente abatido não por ter perdido o jogo e o troféu mas por ter falhado o único penalty da sua série. É assim tão estúpido este método de desempate.

Em todo o caso, glória aos vencedores e honra aos vencidos (que sem menosprezo para ninguém são neste caso os melhores). Parabéns ao Real e parabéns a Cristiano Ronaldo, não por se tratar dum indivíduo português ou por ter jogado no Sporting mas por se tratar dum bom futebolista, formidável atleta e de alguém com uma capacidade de trabalho invulgar. Nesse sentido um verdadeiro exemplo para todos quanto desejem praticar desporto ou jogar futebol (seja lá a que nível for). Numa lista de honras repleta de glórias (e recordes) individuais mas muito poucos títulos colectivos, 3 ligas dos campeões fazem-lhe devida justiça.

13 comentários:

  1. Gostava de saber qual é o melhor futebolista português de todos os tempos, já que o Ronaldo só é para si "bom jogador". E independentemente dos clubes, sou portista com orgulho, ser português devia orgulhar todos os portugueses. Ronaldo (3) e Pepe (2) taças dos campeões, 2 portugueses, considerado o melhor jogador de sempre.

    Poucos títulos quando ganhou 3 taças dos campeões. Ok...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço / não vejo jogar todos os futebolistas portugueses, quanto mais todos os futebolistas portugueses de todos os tempos. Dos que vi, Rui Costa. Por larga margem à frente de qualquer outro [Ronaldo, Eusébio (sobre o qual existem imagens e muitos relatos que nos permitem perceber o tipo de jogador que foi ainda que não o tenha visto), L. Figo ou outros].

      Rui Costa tinha todas as qualidades que um jogador de futebol deve ter.

      No resto o Ronaldo deverá orgulhar todos aqueles que gostarem muito do Ronaldo, futebolisticamente ou de outras formas. Eu sinto simpatia e gosto que ele ganhe (não fico triste se perde), porque admiro as suas qualidades ainda que não seja admirador do seu futebol. É-me um bocadinho muito grande indiferente se é português ou chinês. Esse conceito é um tanto paroquial.

      Eliminar
  2. Poucos títulos quando ganhou 3 taças dos campeões. Ok...

    Contra factos não há argumentos. Gostava de saber qual é para o MM o melhor jogador português de sempre, já que pelos vistos o Ronaldo só é "bom jogador". Ronaldo ser português devia orgulhar todos os portugueses, e já agora o Pepe. Goste-se ou não Ronaldo é considerado o melhor jogador do mundo.

    ResponderEliminar
  3. Poucos títulos colectivos.... Pois... são só 24... muitos poucos

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristiano_Ronaldo#T.C3.ADtulos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ronaldo venceu salvo erro 3 ou 4 campeonatos em Inglaterra e 1 campeonato em Espanha. São 5 campeonatos em 13 anos a jogar por dois clubes como Manchester U. e Real Madrid. É pouco, embora Ronaldo não seja disso o principal culpado. O principal culpado é o Real Madrid que durante muito tempo foi procurando jogadores que embora muito caros têm um jogo algo limitado. O próprio Ronaldo encaixa nesse perfil. C. Bale é o expontente máximo desse padrão de erro. Taças de Inglaterra e do Rei Ronaldo não terá mais do que 2 ou 3 nesses mesmos 13 anos.

      Daí, as 3 ligas dos campeões equilibram o curto nº de títulos colectivos ganhos ao longo da carreira. Sem qualquer problema.

      Eliminar
    2. Quantos títulos colectivos ganhou o teu adorado Rui Costa?

      Porra, o CR ganhou tudo o que havia para ganhar em Inglaterra, Espanha, a nível europeu e mundial (de clubes), pelo menos uma vez. Não o fez todos os anos, mas e então?

      Eliminar
    3. A. Gomes,

      * G. Bale onde lê C. Bale

      Eliminar
    4. "Quantos títulos colectivos ganhou o teu adorado Rui Costa?"

      O nº de títulos ajuda a medir o sucesso duma carreira mas diz nada sobre a qualidade dum jogador. Doutro modo Messi seria o melhor jogador do mundo porque ainda longe do fim de carreira soma já 4 ligas dos campeões ou 8 campeonatos espanhóis. É isso que faz dele o melhor do mundo? Não. Da mesma forma que se títulos medissem qualidade Totti seria fraquinho. E Pepe seria o novo F. Hierro.

      "Porra, o CR ganhou tudo o que havia para ganhar em Inglaterra, Espanha, a nível europeu e mundial (de clubes), pelo menos uma vez. Não o fez todos os anos, mas e então?"

      Então nada. O facto de ter poucos dos principais títulos domésticos que normalmente as equipas disputam é um facto em si mesmo. Não deverá retirar daí qualquer coisa negativa ou positiva. Eu acho que são poucos e por isso fico ainda mais satisfeito por ele ter ganho 3 ligas dos campeões. Apenas isso.

      Eliminar
    5. MM: Titulos são titulos. E a campeonatos, junta-se LC, taças, supertaças, e taças de "cerveja".

      No total ele tem 24-25 titulos colectivos, é só pesquisar

      Eliminar
    6. Certo, e tem poucos na minha opinião. Não atribua a isto desprezo pelo Ronaldo. 5 campeonatos em 13 anos é pouco para um jogador ele.

      Eliminar
    7. Certo, mas para mim um jogador com 24 títulos coletivos não é um pouco. Há uns anos o recordista europeu/mundial (?) era o Victor Baia com mais ou menos esses títulos...

      Retirado da Wiki sobre Ryan Giggs: (salvaguardando que qualquer informação que venha da wiki pode estar incorrecta)

      "Ryan Giggs, além de ser o jogador que mais vestiu a camisa do Manchester United, também é o jogador que mais ganhou títulos na história do futebol, tendo conquistado 13 títulos da Premier League, 4 Copas da Inglaterra, 4 Copas da liga Inglesa, 10 Supercopas da inglaterra, 2 títulos da Liga dos campeões da UEFA, alem de ter conquistado um título da UEFA Super Cup, uma Copa Intercontinental e um Mundial Interclubes, totalizando 36 títulos na carreira, seguido pelo ex-jogador português Vítor Baía com 34 títulos; Os brasileiros Pelé e Rogério Ceni que conquistaram 31 títulos em suas carreiras; o brasileiro Daniel Alves; o português Luís Figo e o ex-companheiro de Giggs Paul Scholes,com 28 títulos cada e o espanhol Xavi que já conquistou 26 títulos na carreira."

      Eliminar
  4. Aí tem António Gomes.

    Ryan Giggs 13 títulos da premier league, 2 ligas dos campeões, 4 taças de Inglaterra.
    Messi, Iniesta ou Xavi, 8 ou mais campeonatos espanhóis, pelo menos 4 ligas dos campeões, 4 ou 5 taças do Rei cada um.

    Ainda por terras d'el Rei repare que Fernando Hierro que na 2ª metade da sua carreira serviu o Real Madrid num bom período mas antes disso também o serviu ao longo dum período de menor fulgor desportivo tem mais campeonatos que Ronaldo e as mesmas 3 ligas dos campeões.

    E como estes exemplos há muitos. Sejam 24 títulos, óptimo, mas não há qualquer problema em reconhecer que C. Ronaldo tem poucos campeonatos e taças (normalmente os 2 principais títulos em disputa internamente) ganhas ao longo da carreira. E se perguntar a Ronaldo tenho a certeza que ele concordará, para mais sendo desportivamente ambicioso como é (uma das suas melhores qualidades, refira-se).

    Novamente, isso não qualifica Ronaldo como jogador. Ele está muitos furos abaixo de Messi mas por outros motivos. Pegue no exemplo de Giggs, sem dúvida um belíssimo jogador mas nunca o poria numa lista que tentasse reunir os melhores do mundo. Mesma coisa para Ronaldo. Mas como li há umas semanas no "Lateral Esquerdo" ainda bem que assim é porque se Ronaldo fosse um futebolista diferente (para melhor), seria provavelmente um jogador pior.

    ResponderEliminar
  5. O que me deu gozo mesmo foi gritar bem alto o golo do Ronaldo contra o Oblak para os vizinhos todos ouvirem. E não tem direito a resposta. Isso é que é giro ver a malta do colinho cheia de azia quando o Ronaldo tem 3 títulos da Champs e o tal Eusebio apenas 2. Já para não falar do Figo e Paulo Sousa com 2. E o Carriço que tem 3 Ligas Europas. Os jogadores que saíram do colinho coitados muitos deles nem sabem o que é ganhar títulos europeus.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)