sexta-feira, 20 de maio de 2016

Porquê renovar com Jesus?

Em principio acabaram-se os rumores sobre a permanência ou saída de Jorge Jesus do comando da equipa técnica do Sporting. Em principio, porque em futebol, como certamente na vida, o que agora é verdade pode não o ser daqui a pouco. Só por isto a renovação ( e muito do dinheiro que ela implica) já está em parte justificada, uma vez que a instabilidade que gera a possibilidade de uma mudança de treinador, tem efeitos de todo indesejáveis e de forma transversal num clube.

Mas porquê renovar com Jesus, se ele ainda tinha mais dois anos do primeiro contrato parar cumprir, é talvez a principal pergunta que hoje se coloca. Obviamente porque Jesus tem mercado. Isto é, não faltam clubes que o queiram. Ao aumentar-lhe o ordenado o Sporting não elimina a possibilidade de algum nababo depositar um TIR de notas à entrada da SAD e levar o treinador. Mas para isso tem de contar com a vontade do treinador.

Ora, parece claro que Jesus não quer partir de imediato para uma reforma dourada e que ir para o estrangeiro só o atrairia caso pudesse somar ao muito dinheiro que certamente auferiria, o prestigio de lutar pelos principais troféus que um treinador pode ambicionar: vencer uma das duas melhores ligas nacionais e a Liga dos Campeões. A ideia de ser treinador num país onde o futebol não é vivido com a paixão que é sabido JJ lhe dedica não o alicia e parece óbvio que nenhum dos grandes clubes o requisitou.

Também não me parece que Jesus quisesse passar por mais um divórcio traumático como o que viveu (e viverá por mais algum tempo...) no final da época passada e toda a que agora finda. Ninguém terá dúvidas que seria o que aconteceria caso o treinador aceitasse a proposta do FCP. Mas também não tenho dúvidas de que Jorge Jesus não teria problemas em assumir essa ruptura, apesar das consequências. Aumentar-lhe o ordenado dilui parcialmente esse impulso e, ao aceitar ficar mais um ano, o treinador assume duas coisas: (a) que sente que não completou o ciclo que sonhou realizar no clube e (b) que acredita que o êxito no Sporting lhe é possível, apesar de saber que, no que diz respeito aos meios (estrutura, dinheiro, poder e influência), parte atrás dos dois rivais.

Pode-se gostar muito ou pouco de Jorge Jesus, mas é hoje claro que a sua presença no Sporting nivelou por cima a nossa capacidade competitiva. Na época que agora finda significou até ainda mais: o Sporting tornou-se, pelo futebol jogado e pelo tempo que liderou o campeonato, no principal favorito ao título, o que só não aconteceu quase por acaso. Ora isso vale muito dinheiro, podendo considerar-se que a soma que se paga ao treinador é um investimento e não mera despesa. Foi isso que Jesus também significou no SLB, embora a ingratidão e o despeito tentem reescrever esse passado.

Claro que se as contas se reduzirem a duas parcelas, onde de um lado estão os ordenados pagos e os troféus ganhos, o dinheiro parece mal empregue. Mas isso é ignorar que a qualidade do futebol jogado valorizou também jogadores que podem significar a sustentabilidade a curto/médio prazo das contas da SAD e onde a qualificação directa para a Liga dos Campeões não pode ser ignorada. Da mesma forma há que considerar que a presença de um treinador com as qualidades e ambição de Jesus significou também uma oportunidade de reorganização e modernização do nosso futebol, exigindo da SAD outros meios e outros métodos. A possibilidade de vermos aterrar em Alcochete Sarr's, Tanaka's, Rabia's continua a existir pela contingência que é contratar jogadores, mas dificilmente ocorrerão vários no mesmo ano.

Retrospectivamente é claro que a aposta em Jorge Jesus compensou. Mas ninguém duvide que, ao aceitar de forma tácita as dúvidas existenciais do treinador relativamente ao cumprimento do compromisso que tinha firmado há menos de um ano, abriu a possibilidade de esta questão se voltar a colocar no final de cada época. Parece-me inútil e até ingénuo analisar esta questão sob o prisma ético. Do ponto de vista financeiro a posição do Sporting está agora melhor defendida, uma vez que uma possível rescisão será melhor remunerada. Do ponto de vista desportivo, assegura-se a estabilidade na direcção técnica e com ela a promessa da continuidade no topo.

Mas é apenas uma promessa, uma vez que tudo recomeçará do zero na próxima temporada, daí que esta boa noticia não deve ser encarada com euforia. Basta lembrar o que foi o percurso de JJ no SLB para recordar que, depois do impacto da sua entrada, conquistando o titulo que fugia há vários anos, JJ escorregou três vezes consecutivas perante o FCP de Vilas Boas (1) e Vítor Pereira (2). Nunca é demais lembrar que não corremos sozinhos e se há alguma lição a extrair deste campeonato é que este só está ganho na última jornada.

19 comentários:

  1. Caro LdA,

    "Aumentar-lhe o ordenado dilui parcialmente esse impulso"

    Não houve qualquer aumento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RG,

      se a tua afirmação é baseada no comunicado devo dizer que não acredito e o comunicado nem sequer é claro. Até porque não vejo porque é que alguém na posição de JJ rubricaria mais um ano de contrato só porque sim.

      Eliminar
    2. Baseado no comunicado, no facto de não ser uma renovação mas sim uma prolongação e claro, porque os valores envolvidos motivariam um "report" à CMVM.

      Eliminar
    3. Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, o Conselho de Administração da "Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o Sr. Jorge Fernando Pinheiro de Jesus para o prolongamento do vínculo contratual como treinador da equipa principal de futebol profissional da Sporting SAD
      por mais uma época desportiva, ou seja, até 30 de Junho de 2019."


      Pelo valores envolvidos, segundo o que se tenta passar, neste comunicado teria de ser indicado esse mesmo valor.

      Eliminar
    4. Não é obrigatório comunicar o que quer que seja porque o pagamento pode ser em forma de prémios de assinatura ou outros e não em salário. Para além disso o valor do aumento não é 5% do activo, que é a baliza que determina a obrigatoriedade de comunicação.

      Eliminar
    5. Capital Social e não activo e quer-me parecer que o é....mas posso estar errado.

      "Não é obrigatório comunicar o que quer que seja porque o pagamento pode ser em forma de prémios de assinatura ou outros e não em salário"

      Nesse caso não ouve aumento! De qualquer forma não houve aumento...mas isto como se costuma dizer eu fico com a minha e outros ficam com a sua!

      Eliminar
    6. Apenas mais umas achegas....

      "2 - Os emitentes referidos no número anterior divulgam:

      a) A posição final resultante das transacções quando aquela perfaça, ultrapasse ou desça abaixo de 1% do capital social ou sucessivos múltiplos;

      b) Todas as aquisições e alienações, independentemente do saldo líquido das mesmas, efectuadas na mesma sessão de mercado regulamentado, quando estas perfaçam ou ultrapassem 5% do volume negociado nessa sessão"
      O valor do capital social da SAD são de 67M de €. 5% são 3.37M. Havendo aumento que se julga ser de 1M daria no ultimo ano de contrato 6M...e parece-me que isso implicaria um comunicado à CMVM.

      Pode no entanto ter havido algo relacionado com prémio de vitória....;)

      Eliminar
    7. O about passado JJ deixou bem claro que não ficou no Carnide por não se sentir desejado.
      JJ não teve aumento de ordenado, mas sentiu se desejado por adeptos e administração. Por isso é que uma pessoa na posição de JJ prolonga um contrato.
      Mais uma vez o Leão de Alvalade baseia os seus comentários em factos criados pela sua cabeça completamente contrários à comunicados oficiais do clube.

      Eliminar
    8. Bruno, eu baseio os meus comentários nas minhas interpretações dos factos. Penso pela minha cabeça não através de comunicados.

      Eliminar
    9. Bruno, eu baseio os meus comentários nas minhas interpretações dos factos. Penso pela minha cabeça não através de comunicados.

      Eliminar
  2. O eventual aumento de ordenado também aumenta automaticamente o custo de rescisão do contrato.

    A mim pessoalmente, tranquilizou-me bastante esta renovação e acho que contribui para que se mantenha esta onda verde que foi criada e que certamente terá já impacto na venda das gamebox.

    ResponderEliminar
  3. Nada disto é relevante se houver rescisão por justa causa motivada por ordenados em atraso!

    ResponderEliminar
  4. Divirjo muitas vezes com o que aqui se escreve, mas aqui só tenho pena de não ter sido eu assinar. SL. JPT

    ResponderEliminar
  5. São interessantes estes comentários. Quando o Jesus renovou um contrato com o Benfica com o vencimento bruto de 4 milhões, o que foi dito em blogs, jornais sobre tamanho vencimento. Jesus num país à beira da falência era um dos treinadores mais bem pagos da Europa! Como era possível! Agora vai passar a ganhar mais 50% do que ganhava no seu anterior clube, todo o mundo acha normal, mas sabendo-se da situação de tesouraria do Sporting, que arrisca-se a não receber da UEFA enquanto não pagar à Doyen. E o clube até comunicou à UEFA que se pagar à tal entidade, não poderá pagar a trabalhadores do clube. Isto para mim é tudo um enigma.

    ResponderEliminar
  6. Porquê renovar com Jesus?
    Num post por mim colocado anteriormente, faltou referir a qualidade deste artigo: - Porquê renovar com Jesus?

    ResponderEliminar
  7. Pode ou não ter sido aumentado.

    Interessante é partir desse pressuposto quando em lado nenhum há indicação disso.


    Enfim, a eterna necessidade de dar bicadas, porque sim.

    Uma no cravo outra na ferradura.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lourenço,
      O Jesus só prolongou o contrato porque sim ou porque não tinha mais que fazer. Cada um acredita no que quer.

      Eliminar
  8. Acho que é óbvio que o scp teve de pagar pela renovação, seja através do aumento salarial, seja através de um prémio de assinatura. Aliás, na entrevista à Sic o próprio JJ deixou isso claro, ainda que nao tenha (naturalmente) revelado valores.

    Nem faria sentido, do ponto de vista do JJ, renovar mais um ano sem receber pelo menos um montante de prémio de assinatura.

    Acho que toda a gente gostará do JJ como treinador, a qualidade do seu trabalho é inegável; em termos financeiros considero que o investimento em JJ se paga a si próprio (mais caro é pagar a vercauterens e outros que tais) - quanto nao vale agora JM, Slimani, Semedo, etc?. Dito isto, acho que todos também percebemos que as noticias do Porto em cima do JJ beneficiam hoje, tal como no passado, o próprio JJ.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão em quase tudo o que dizes excepto numa coisa....
      Slimani sim está neste momento mais valorizado, João Mário não valorizou nem mais nem menos do que estava e Semedo ainda não fez nada por ali alem para estar "muito mais valorizado", na minha opinião o João Mário só irá ser valorizado depois do Europeu ou na próxima época caso o Sporting faça uma boa Champions ou Liga Europa, Semedo ainda não tem muitas provas dadas ao mais alto nivel....tem apenas 5 meses (se tanto) de Sporting e 2 exibições um bocado "curtas" na Liga Europa mais nada...
      Para mim se o Sporting vender o Slimani por 25M é um excelente negócio.
      João Mário atualmente sem Europeu, o seu valor quanto a mim mantem-se nos 30/35 M, após o Europeu....ai talvez atinja os 40M, mas os clubes que podem pagar isso não querem pagar um valor tão alto por um jogador com tão poucos jogos Europeus...Talvez o Mourinho pegue no jogador porque acompanha a evolução do campeonato Português.
      Agora Semedo, para mim o seu valor está neste momento nos 7,5 Milhões....

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Leitores em linha


Seguidores

Leitura recomendada

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (94) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (6) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (63) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (41) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (61) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (4) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (2) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (36) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (1) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)