segunda-feira, 16 de maio de 2016

A melhor equipa

Estou a ficar velho mas ao contrário do que pensava, não estou mais amargo com a vida. Bem pelo contrário, aprecio-a cada vez mais. Em contrapartida, pelo embaraço em que frequentemente sou colocado, emociono-me com mais frequência, quer com estímulos de sinal negativo, quer por boas razões. Já antes, durante a semana, havia ficado do tamanho de um grão de areia perante a excelente iniciativa do Sporting e da Fundação Sporting, quando o plantel visitou o I.P.O. Ontem dei comigo, no final do jogo, a verter umas lágrimas que teimosamente não responderam à minha ordem de permanecerem no seu lugar de origem.

A tristeza era natural e mais que justificada por ficar tão perto da conquista do campeonato nacional e porém ter falhado. Mas maior ainda era a emoção de sentir a grandeza única do meu clube num momento tão difícil: os adeptos que tinham pintado Braga de verde e branco demonstraram que acreditar é ir até ao fim. E aí, quando o sonho ficou assim mesmo, um sonho, prestaram o tributo que a equipa que tão bem nos representou neste campeonato merecia. Tributo que se repetiu noite dentro em Alvalade, onde não me parece (espero) que se tenha celebrado outra coisa que não apenas o regresso do clube à discussão do titulo.

Definitivamente foi a emoção que me traiu, porque para quem ama um clube assim as razões de tristeza não se sobrepõem ao enorme orgulho de lhe pertencer. Não é fácil ser do Sporting, tudo parece ser sempre um pouco mais difícil para nós. Desta vez foi a mais fina ironia  de não bastar o elevadíssimo  número de pontos que normalmente significariam um campeonato relativamente fácil. Ou as grandes exibições e o elevado número de golos a contrastar com uma defesa que dificilmente se deixava bater. Todos os erros porém parecem custar-nos o dobro que aos demais.

Claro, podia ser de outro clube qualquer, que ganhasse mais vezes. Porém eu teria que ser outro que não eu. Como várias vezes aqui confessei, sou um Sportinguista sem pedigree, não tive ninguém que me fizesse ou ensinasse a gostar do Sporting. Todos os actos que paulatinamente me foram ligando a este clube foram conscientes e voluntários. A primeira vez que fui a Alvalade foi pelo meu próprio pé, sozinho. E assim muitas vezes acorri aos estádios pelo país fora*. Talvez por isso mesmo a minha relação com o clube tem sido à prova de tudo e de todas as provas. 

Deixarei para mais tarde o balanço do campeonato e as respectivas incidências, se ainda o entender oportuno. Mas obviamente que a pergunta que se arrastará ainda por muito tempo na minha cabeça - e certamente de quase toda a gente - é como perdemos este campeonato. A tentação de atribuir essa responsabilidade a alguém ou a um determinado momento é muito grande. Contudo, explicar assim o resultado de uma prova onde a regularidade e consistência de resultados é premiada, parece-me redutor.

As discussões centram-se agora em deliberar qual foi a melhor equipa. Esta não é uma discussão sobre a equipa que mais gosto e por isso a resposta para mim é simples e clara: a melhor equipa foi a que ganhou o campeonato, a do SLB. Mas foi-o "apenas" por isso mesmo, porque cumpriu com sucesso aquele que é o melhor e mais desejado objectivo: ser campeão. Ter jogado o melhor futebol e ter a proposta de jogo mais interessante para os adeptos não é o suficiente para ser melhor.

Ambas as equipas foram terrivelmente regulares na fase final  e ambas oscilaram em momentos diferentes da época. Os resultados dessas oscilações de performance ditaram o vencedor. Não perdemos por causa de um único jogo, de um único falhanço, mas do somatório de todos eles, obviamente.

Melhores são os que ganham. Digo-o hoje porque quero que digam isso de nós quando ganharmos, como espero e acredito que voltará a acontecer em breve.

------------------------------

*Uma vez que o post descambou para um tom pessoal pouco habitual, vou um pouco mais longe. Hoje tenho a sorte de já não ir sozinho à bola. O pouco que dei até hoje ao clube o Sporting devolveu-me com profunda generosidade nos Sportinguistas que colocou no meu caminho. Não vou nomear nenhum porque, não sendo muitos, corria sempre o risco de me esquecer injustamente de alguém. Em nome de todos fica o meu reconhecimento ao Solar do Norte, pelo ponto de partida para sensação de pertença a grande clube que é feito de Grande Gente.

E, claro, tem sido sempre um prazer contornar a impessoalidade do anonimato das redes sociais para conhecer adeptos com os quais normalmente acabo a concluir que o que nos une - o Sporting Clube de Portugal - é sempre muito mais do que as diferenças de opinião.

38 comentários:

  1. Grande LdA

    Grandes palavras.

    Calculo como te sentes. Eu estou igual. Mas um pouco diferente de ti. A minha sensação é de orgulho de pertencer, desde que me conheço, a este Clube. Mas também é de raiva. Raiva por me sentir roubado. Perdemos o campeonato por um empate. E quantas vitórias do campeão, foram "desempatadas" com os auxílios de árbitros cobardolas (chamo-lhes cobardolas, para não lhes chamar desonestos)?

    Olhando para dentro, também temos de considerar que fomos pouco inteligentes, demasiado soberbos, muito pouco humildes, mas isso são outras contas.

    Resta-nos ganharmos forças para na próxima época voltarmos ainda mais inteligentes, mais unidos, menos gabarolas, mas muito mais fortes.

    Um grande abraço

    VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 8, MM, Virgílio e Bruno (que estendo ao LMGM, ao

      Se há algo de que me posso orgulhar é deste nosso espaço pelas escolhas que fiz e onde todos podem escrever o que e quando quiserem. Grande abraço!

      Eliminar
    2. LdA

      O espaço é teu. Nós batemos palmas!

      E graças ao Sporting vamos fazendo amizades em lugares tão dispares.

      Grande abraço

      Eliminar
  2. Leão de Alvalade,

    Excelente e bonito testemunho. A desilusão é passageira e na próxima época discutiremos novamente o título. Veremos com quem. Se com alguém.

    Quanto à pergunta "como perdemos este campeonato?", julgo que ninguém terá resposta. 7 ou 8 pontos foram um avanço considerável e a única certeza é termos perdido por culpa própria. Sem que por si responda à pergunta, estou convicto de que a eliminação precoce da Liga Europa causou prejuízos na equipa do Sporting. Pelo menos ao nível dos seus melhores jogadores. É um estímulo muito importante do qual os jogadores se viram privados demasiado cedo, especialmente jogadores conscientes da sua qualidade e daquilo que como equipa poderiam alcançar na UEFA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MM,

      para lá do que já disse acima também partilho desse sentimento. A gestão de um plantel não pode ter apenas em conta os níveis fisicos e ignorar a componente emocional. Olhando para a ordem cronológica foi precisamente entre a passagem pela CL e LE que oscilamos mais. Oxalá se tenham tirado as devidas ilacções. Abraço.

      Eliminar
    2. Honestamente não percebo este ponto de vista.
      7 ou 8 pontos perdidos por nós?

      Acabamos o campeonato com 86 pontos, batendo o nosso record. Achas que o RV é melhor que o Mourinho (ou mesmo o JJ)?
      Em que épocas ganhámos 3 em 4 jogos contra os principais rivais? Sem contar com 2 contra o Braga.

      Acham mesmo que a culpa de perder o campeonato foi nossa?
      Ficámos à distância de 2 pontos, mesmo com todos os roubos escandalosos de arbitragem que tivemos?
      Lembro que tivemos contra nós golos marcados com a mão e até um árbitro a ignorar indicações do seu assistente para fora-de-jogo que nos custou sofrer um golo, e tivemos também penálties contra nós mal assinalados com direito a expulsão e tudo.

      Diz-me UM jogo do benfica onde tenham sequer parecido situações semelhantes.

      Ninguém tira mérito ao benfica por ter jogado bem (porque de facto jogaram), mas serei o único a notar uma ENORME alteração nas nomeações e nas arbitragens nos jogos deles depois do chorinho do seu presidente?
      E em quantos jogos não foram CLARAMENTE beneficiados?
      Calou-se de repente por quê?

      Honestamente custa-me que haja muita gente que não consegue ver o que está mesmo à frente dos seus olhos.

      Eliminar
  3. Caro LdA,
    Sou só mais um daqueles que, pouco a pouco, vai associando avatares e nicks das redes sociais a caras reais, diferentes das que poderia imaginar, mas com muitas características comuns... Entre elas, o coração verde e branco e a inolvidável lealdade ao emblema do leão rampante.

    Escrevo isto ainda com a zoeira provocada pelo jetlag de quem passou por 4 fusos horários na última semana e com o turpor de quem partilha esse sentimento de incredulidade em relação ao que nos aconteceu nesta liga (tenho que concordar, o preço dos nossos erros é smp demasiado caro). A verdade é que nem isso nos impediu (a mim, a ti e aos milhares de leões que ontem estiveram em Braga) de fazer tudo ao nosso alcance para, pela última vez esta época, acompanhar a equipa que, nos meus quase 40 anos de SPORTING, me proporcionou o melhor futebol que alguma vez pude ver ao vivo (partilho o sentimento de gratidão ao Solar do Norte e acrescento a individualidade que, em alturas de aperto, me tem desenrascado as soluções - @BancadaDeLeao).

    Embora só por breves momentos e acompanhados de poucas palavras, tenhamos partilhado este nosso fervor leonino, apraz-me dizer que conheci mais um... Como alguém entre nós se apressou a dizer, muitas xs incompreendido, mas mais um! O @leaodealvalade

    Para o ano há mais!

    SL

    Miguel Almeida @z3rosix



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel,
      foi um prazer. Espero que já tenhas recuperado porque chegar às 2h da manhã de tão longe e com um fuso horário todo trocado e estar ao inicio da tarde à procura de um bilhete para este jogo em particular é mais do que um sacrifício um sinal de devoção total. Abraço

      Eliminar
  4. Poucas vezes comento futebol mas como este foi o texto mais lúcido dos blogs sportinguistas atrevo-me a faze-lo:

    - Apesar de ser do benfica nunca fui anti-Sporting (até porque o meu pai é sportinguista) e porque na minha geração os ódios estavam mais dirigidos ao Porto

    - Não é porque o Jorge Jesus foi para o Sporting que deixei de achar que ele é um grande treinador, porventura do ponto de vista de pensar o jogo o melhor português

    - Não fui defensor da escolha Rui Vitória. Teria preferido o Vítor Pereira ou o Paulo Sousa

    Agora acho que se o Sporting quer ser campeão para o ano há um conjunto de coisas que tem de reconhecer:

    - Durante muitos anos quer Benfica quer Sporting tiveram imensas dificuldades pois havia o Porto que foi durante muito tempo o clube mais bem gerido em Portugal

    - O Benfica conseguiu de certa forma ultrapassar isso pois devo reconhecer o LFV ( e não sou fã atenção) teve a persistência e a sabedoria de ser paciente. É exemplo disso ter mantido o Jesus no cargo depois das finais seguidas perdidas há 3 anos. É bom referir que o Jesus fez dois dos três titulos de campeão no Benfica depois disso. A outra razão é que o Benfica tem o maior potencial de receita em Portugal. A partir do momento em que fosse minimamente bem gerido teria mais facilidade em subir de patamar
    - Acho que é aqui que o Sporting está muito mal servido e a reação à derrota no campeonato simboliza isso
    - A reação do BdC à derrota no campeonato (e do Jesus) não augura nada de bom pois traz a vitimização como justificativa (esta foi uma pecha durante anos do Benfica em relação ao Porto)
    - O BdC fez uma aposta meio kamikaze este ano na tentativa de ser campeão (contratar o Jesus, adiar a Doyen, etc...). Será sustentável? Tenho as minhas dúvidas
    - Sair do insucesso para o sucesso demora anos. O Benfica teve 2 títulos antes do tri campeonato mas esse não foi um percurso linear. Teria o BdC a mesma paciência de face a um ano horrível como o Benfica teve naquele ano das finais perdidas manter o treinador e seguir um rumo. Tenho as minhas sérias dúvidas

    Que o Sporting melhorou competitivamente é inegável. Que podia ter ganho o Campeonato. Isso é inegável. Que isso corresponda a uma melhoria sustentada que permita antever sucessos futuros, tenho as minhas dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo Castro e Silva,

      partilho da opinião expressa pelo MM no post anterior. Só talvez na próxima época é que se perceba melhor o valor das ideias de Rui Vitória. Se JJ continuar creio que a melhoria não será passageira. Parabéns.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Alexandre Borges,

      olhe que não, olhe que não... Da última vez que tive oportunidade de verificar tinha que olhar para cima para falar contigo. Abraço.

      Eliminar
  6. Que lindo post. Eu como benfiquista emocionei-me ao ler-te. Gostava de dar-te um abraço muito apertado e dizer uma coisa... O Sporting foi grande, apenas foi estragado pela grande boca do teu presidente e do JJ (mas este último já sabemos que não tem nenhum "filter")...
    Pro ano, vai ser um campeonato muito interessante, se ambas equipas não perderam os jogadores chaves. E se perderam, então vamos a reconstrução, como nós o Benfica fazemos temporada após temporada.
    Mais uma vez, parabéns ao Sporting pela bela luta que deu dentro do campo. Porque é isso que me apaixona...o futebol.
    Abraços meu caro leão

    Uma benfiquista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Porque é isso que me apaixona...o futebol." É isso mesmo. Obrigado e abraço retribuído.

      Eliminar
  7. Meu caro,

    Devemos ter a mesma idade. Também estou a ficar assim. Um pouco para o melancólico e com a lágrima ao quanto do olho em qualquer circunstância. Já poucas coisas me afligem, muito menos o futebol.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo excelente texto e pelo Sportinguismo, assim mesmo com S grande.

    Quase 100% de acordo, mas, na minha tristeza, não consigo deixar de associar a perda deste título mais uma vez a uma espécie de ironia divina para com o nosso clube... é incrível como perdemos o campeonato devido a um tufo de relva... agravado ainda por esse tufo escolher para vítima um dos melhores jogadores e homens do campeonato, que não merecia mesmo esse castigo.

    Enfim, já aprendemos a lidar com estas ironias... pena que o favorecido pelos deuses pareça ser sempre o clube do lado errado da 2a circular... em dois anos seguidos empatam e ganham em nossa casa com dois remates à baliza, levando um título como bónus... não deixa de ser notável.

    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
  9. És grande Zé! Um exemplo. Tu sim, engrandeces o SCP e é um orgulho ser teu amigo.

    Cá estaremos sempre na luta!

    Um gde abç e um sentido VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Virgilio,

      Como sabes não precisamos de gastar muito latim. Sempre fui admirador do teu Sportinguismo desde o Capicua. Agora tenho a sorte de ser teu amigo, não podia pedir mais. Abraço e VIVA O SPORTING!

      Eliminar
  10. Excelente texto, Leão de Alvalade. De facto não é habitual um tom tão pessoal nos artigos que escreves. Sou teu leitor assíduo, nem sempre concordo contigo, mas devo dizer que te admiro por teres aberto o teu coração.

    Também eu fiquei com uma lágrima no canto do olho. Talvez um misto de tristeza e raiva. Tristeza por termos estado tão perto do objectivo e raiva por me sentir espoliado nesta farsa de campeonato que terá de ficar conhecido como a Liga dos Vouchers tal foi a vergonha que tive o desprazer de presenciar. Da minha boca nunca sairá a palavra mérito pois os meios não justificam os fins e a forma como o carnide consegue o título não é digno de ser parabenizado.

    Tudo valeu para que o carnide fosse campeão e até na segunda liga tiveram que recorrer ao Paixão e a outras "jogadas" (rever a perda de 2 pontos do Farense) para que o carnide B não descesse, ora vejamos:

    - um campeonato de mentira em que um clube alicia - impunemente e sem pudores - árbitros, fiscais de linha, observadores e delegados com Vouchers e jantares num valor bem superior ao permitido e nada acontece. As entidades competentes assobiam para o lado. Situação anormal e inaceitável mas, como estamos em Portugal, passamos lixívia por cima e não se passa nada.

    - um campeonato de mentira em que um ex-árbitro denuncia que o presidente da comissão de arbitragem telefona aos árbitros - apenas antes dos jogos do carnide - para pedir uma "atenção especial" e não só nada acontece como ainda o indivíduo se mantém no cargo até final de época para que o "colinho" não fique comprometido. Mais uma vez se assobia para o lado...

    - um campeonato de mentira onde cheguei ao desplante de ver a fundação do carnide promover adeptos seus ao quadro de árbitros para que no futuro o sistema corrupto continue a funcionar. Mais uma vez ninguém questiona a ética disto, inacreditável...

    - um campeonato de mentira onde o carnide tira partido de um sistema que exclui, de forma habilidosa e sistemática, jogadores adversários nucleares por acções disciplinares; que de forma subtil admoesta prematuramente com amarelos jogadores adversários por forma a condicionar o ser rendimento; um sistema que, à cara podre, não consegue disfarçar a cor vermelha e perdoa penalties e expulsões de forma escandalosa - isto aconteceu jogo sim jogo não, mas para facilitar o trabalho de eventuais curiosos basta rever o jogo com o nacional onde 2 penalties foram perdoados ao carnide pois seria impensável o carnide perder o título em casa...

    - um campeonato de mentira onde equipas como o belenenses se vendem desrespeitando os seus adeptos com uma exibição ridícula e patética onde os jogadores do Belém, no seu meio campo defensivo, chegavam ao desplante de passar autenticamente a bola ao carnide e, quando isso não resultava, faziam "meinhos" na defesa até o carnide recuperar a bola. Mais uma vez ninguém investiga optando por assobiar para o lado...

    - um campeonato de mentira onde a comunicação social (ou propaganda vermelha) tudo fez para encobrir a batota para alegria dos militantes vermelhos que, com tamanha ganância, assobiam para o lado e ignoram os meios usados para atingir os fins. Vale tudo desde que o carnide ganhe...

    E o melhor é ficar por aqui pois começa a ser confrangedor observar o abuso deste sistema corrupto que se regozija e goza o pagode perante o olhar indiferente de alguns portugueses que ainda acham que devemos parabenizar a mentira e aldrabice.

    Para terminar que isto já vai longo, apenas dizer que um dos meus filhos, o mais velho de 5 anos, me perguntou se podia levar para a escola a camisola do Sporting mesmo não sendo campeão. Tentei disfarçar a tristeza que senti com a pergunta e disse-lhe que podia e devia exibir a mítica camisola pois ser do Sporting não é fácil e não é para qualquer um. Isto sim é triste, ficar privado de festejar um título de campeão com os meus filhos porque um sistema corrupto e maioritariamente vermelho domina o futebol português a seu bel prazer passando impunemente pelas gotas da chuva.

    ResponderEliminar
  11. Grande abraco, amigo Zé! Tenho muito orgulho na tua amizade.

    Sporting sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno Martins,

      Como sabes o sentimento é recíproco. Sporting Sempre!

      PS-o último dérby foi tão demolidor do ponto de vista emocional que nem nos despedimos. Certamente que encontraremos melhores ocasiões.

      Eliminar
  12. Caro Zé,

    Como bem sabes raramente comento aqui pelas razões que bem sabemos, a amizade que temos permite-nos discutir pessoalmente.

    Também eu durante anos fui muitas vezes à bola sozinho e agora, praticamente, cada jogo é na tua companhia. E somos bem diferentes nas opiniões que temos desta direcção e outras coisas do clube, mas temos um comum imenso amor ao Sporting.

    Eu testemunhei esse verter de lágrimas sentido e na altura pensei que como é injusto o que por vezes se diz aqui nos comentários à tua opinião.

    Um enorme abraço e em breve lá estaremos pelos campos deste país.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro,

      é um bocado estranho falarmos por aqui mas não deixo de o fazer para dar registo de uma das tais coisas boas que o Sporting me deu. Foi pelos blogues que chegamos a conhecer e foi também por ti e pelo Bruno Martins que cheguei ao Solar. Partilhávamos essa coisa de ir sozinho no meio de muitos à bola hoje partilhamos a sorte de ter sempre uma boa razão para festejar entre amigos. Como eu digo muitas vezes somos um bom exemplo daquilo que pode ser o Sportinguismo, ter visões diferentes mas sem abdicar das nossas convicções preservamos o mais importante que é a indiscutível paixão pelo clube.

      Abraço e nunca mais é Agosto.

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Populus Adenopoda, neste blogue existe liberdade para comentar mas não para servir de arma de arremesso contra terceiros daí que o seu comentário tenha sido removido. Obviamente que também não gostei dos termos em que comentou mas isso seria algo que sobretudo o desqualificaria a si.

      Eliminar
  14. "Tributo que se repetiu noite dentro em Alvalade, onde não me parece (espero) que se tenha celebrado outra coisa que não apenas o regresso do clube à discussão do titulo." - pois, mas foi mesmo o segundo lugar que foi festejado nessa noite. Pela grandeza do Sporting Clube de portugal a discussão do título começa na primeira jornada (ou até na pré época, se preferirem). Discutir o título é o mínimo exigível! Temos que ser honestos e confessar que esta época foi uma desilusão tremenda. Há uns meses atrás era impensável (para qualquer adepto de qualquer cor clubística) perder este campeonato. O FCP trazia um Lopetegui mais do que fragilizado. O SLB tinha uma incógnita chamada Rui Vitória, ainda por cima com a "herança" que Jesus lá deixou. E nós tínhamos tudo, mas mesmo tudo para limpar isto. Mas não. A bazófia e os ataques injustificados (para quê falar todos os dias do SLB quando eles estavam em 3º lugar e bem longe?!?) levantaram quem estava caído e resultaram num impensável tri. Os grandes derrotados são óbviamente Jorge Jesus e Bruno de Carvalho, que, pelas mais recentes declarações de ambos, não aprenderam nada, e só podemos esperar mais do mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Castelo Branco,
      concordo na generalidade embora tenha sempre a dúvida relativamente a quem sofre mais com esta desilusão. Se pusermos na balança o que cada um dá para ser do Sporting, não sei não... SL

      Eliminar
    2. Castelo Branco,

      Não faço ideia se a recepção à equipa foi uma manifestação de apoio ou se pretendeu festejar um 2º lugar. Criaturas como Eduardo Barroso apelaram a que se festejasse mas isso não significa que as pessoas o tivessem feito. Festejar ou celebrar um 2º lugar é de todo o modo impensável. Mais do que ridículo é uma afronta ao peso que um clube como o Sporting tem no futebol português. Quanto a isso estamos de acordo.

      No mais sou forçado a discordar já que os resultados finais pesam muito mas não podemos deixá-los desvirtuar a verdadeira percepção da qualidade das duas equipas. Não são idênticas. O Benfica de Rui Vitória foi/é uma equipa subordinada à nossa, algo que em dose maior nem remete para o trabalho do Benfica mas para as qualidades do Sporting de Jesus. O Sporting fez todas as outras grandes equipas (mais o SC Braga) parecerem fracas e se o Benfica estivesse sequer próximo do nosso nível não teria tido grandes dificuldades jogando connosco nem nos confrontos com o FCP. Alguma equipa grande e de qualidade jogaria em Alvalade como o Benfica o fez para mais num jogo onde precisava obrigatoriamente de vencer? "Jogar como uma equipa pequena", goste-se ou não, corresponde à verdade. Não é metáfora.

      O Sporting perdeu o título por culpa própria. Não porque a oposição fosse especialmente difícil de ultrapassar.

      Se compararmos as duas últimas épocas não podemos como exemplo concluir que o Sporting de Marco Silva foi superior a este em virtude de ter vencido uma taça de Portugal, troféu bem mais importante que a supertaça. Os resultados dizem-no mas seria essa uma tese minimamente verdadeira? E se o Sporting não tivesse tido a sorte de empatar o jogo já perto do fim e tivesse perdido a taça como tudo indicava que iria acontecer, aí já teria o Sporting de Marco Silva sido mau?

      Eliminar
    3. Os ultimos jogos do carnide em Alvalade ja tinham sido como equipa pequena.
      Treinados pelo Jorge Jesus e na ultima epoca nem um jogo ganharam.
      Tinhamos tudo para lhes ganhar.

      Eliminar
  15. Caro Leão de Alvalade,

    Sou Benfiquista, mas confesso que leio com regularidade o seu blog. É um blog de alguém que ama o seu clube, de uma forma apaixonada, como transparece dos seus textos, mas de alguém que tem princípios que também transparecem desses textos. Tenho grandes amigos Sportinguistas e confesso, com agrado, que vejo o Sportinguismo deles em muito do que escreve.

    Na vida, independentemente das opções que fazemos, umas conscientes e outras não, convém sempre que saibamos pensar pelas nossas cabeças e que não abdiquemos de o fazer, sejam quais forem as circunstâncias. Quero cumprimentá-lo porque reconheço essa forma de estar nos seus escritos e isso nem sempre é fácil.

    Também o Benfica de que sou adepto passou muitos anos sem ganhar. Também o Benfica se refugiu na responsabilidade de outros para justificar insucessos. Quero crer que a passagem para o sucesso decorreu de abandonar esse comportamento. No desporto e na vida, só podemos melhorar quando tivermos a abertura mental suficiente para analisarmos o que de errado fizemos. O Sporting cometeu erros que me parece que os discursos oficiais de presidente e treinador não querem reconhecer. Se assim for, ficará mais difícil evitar esses erros de novo e o risco de voltarem a perder será maior. No entanto, parece-me claro que a sua voz não é uma dessas e também dessa forma, está a contribuir para que o seu clube de coração possa melhorar. Talvez não seja ouvida, mas isso nunca pode ser justificação para deixar de dizer o que tem de ser dito.

    Na vida faz sempre falta quem pense pela sua cabeça e não tenha medo de o fazer. Parabéns pela sua postura e pelo desempenho do Sporting neste campeonato.

    Saudações desportivas.

    ResponderEliminar
  16. Finalmente Jesus sem papas na língua. Vai treinar quem lhe der mais condições. Ainda ninguém tinha percebido nada. Vai com Deus.

    ResponderEliminar
  17. O melhor é quem ganha. Relativizo as coisas. Espero que jesus vá e não volte.

    ResponderEliminar
  18. Leão,

    Um post magnífico, como habitualmente.

    Revejo-me em muito do que escreve neste texto, em particular a seguinte frase (brilhante): "podia ser de outro clube qualquer, que ganhasse mais vezes. Porém eu teria que ser outro que não eu". É mesmo isto que sinto todos os dias.

    Quanto à análise, coincidimos. Sem ter lido o seu texto, tinha escrito algo de muito semelhante ao que refere nesta passagem: "Ambas as equipas foram terrivelmente regulares na fase final e ambas oscilaram em momentos diferentes da época. Os resultados dessas oscilações de performance ditaram o vencedor. Não perdemos por causa de um único jogo, de um único falhanço, mas do somatório de todos eles, obviamente."

    Um abraço leonino

    MMS

    PS: vejo já alguns comentários a dar por certa a saída de Jesus. Mas para onde? Ou têm informação de que não disponho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o próprio que o disse no Jantar e a vários jogadores que também ambicionam sair. Jesus em Portugal só para ser campeão nacional. Ninguém vai anunciar nada antes da final da Taça mas as notícias hoje sobre Jesus já partem todas do staff do técnico. E o regresso de Bruno Alves já é um pedido expresso de Jesus. Que já o queria em Alvalade.

      Eliminar
    2. Anónimo,
      Aguardemos. Hoje sai uma notícia com declarações de JJ a indiciar que fica. Amanhã sairá outra notícia a dizer que sai. Só digo que me parece precipitado dar por certa a sua saída.

      Eliminar
    3. MMS,

      obrigado. Já tinha lido e relido o post no Fa3, com o qual concordo. É muito bom saber que voltou à produção. Abraço

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)