sábado, 14 de maio de 2016

O Sporting entre o sonho possível e a realidade cruel

Ninguém sabe como vai acabar este campeonato e por isso até se verificar o seu final o sonho de ser campeão é perfeitamente justificado. E quando digo "sonho" não estou a falar de algo impossível de acontecer. O futebol tem-se encarregue de, ao longo dos tempos, dar grandes lições de humildade a quem já corria para a meta, de braços erguidos, a cantar vitória.

Mas usar a palavra em causa justifica-se porque entre a sua realização e o momento actual está a dura e empedernida realidade. Estamos em desvantagem à partida para a última jornada, agravada por dois factos em nosso desfavor: jogamos fora e temos um adversário bem mais difícil de ultrapassar. Para a realidade permitir o sonho precisamos de uma conjunção de vários factores, mas que não se assemelha a um quimérico realinhamento cósmico. 

Termine como termine, não há nenhuma razão de partir em busca de prémios de consolação. Atendendo ao que foi a história do campeonato até aqui, e em particular a nossa, não há qualquer consolação para a possibilidade de não sermos campeões este ano. Muito menos festejar o segundo lugar como se do campeonato se tratasse, como já se vai ouvindo e lendo por aí.

Será obviamente muito difícil de encaixar a possibilidade de não ser campeão e ficar em segundo lugar. Conformar-se e encontrar aí razões para qualquer celebração constituiria uma indesculpável menorização do que deve ser estatuto do Sporting. A tentação de construir uma narrativa onde a desculpa funcione de forma desresponsabilizadora dos nossos próprios erros também pode ser grande, mas esse será a forma de não crescermos e nos tornarmos ainda melhores.

Aconteça o que acontecer não deixarei de sentir orgulho pelo campeonato realizado pela nossa equipa. Não é tanto com gostaria e parecia ser possível, mas só pode haver um campeão. Aceitar esse facto com desportivismo, depois de tudo ter feito para o conseguir, é também uma forma de honrar a nossa camisola, o nosso emblema, a nossa história e o legado de todos quantos nos precederam.O Sporting não acabará amanhã e o futuro é já a seguir.

10 comentários:

  1. Tudo dito! Haveria tantas frases a destacar, que o melhor e ler e reler o post por completo.

    Força SpooOOoooooorting!

    ResponderEliminar
  2. E tu a dares-lhe. Já não te disse como vai acabar? Que falta de fé, caramba -_-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu gostaria que acabasse:

      1.º SCP com 86 pontos;
      2.º SLB com 86 pontos;

      Circunstâncias: Benfica empate na luz com o Golo do empate do Nacional a surgir de jogada em fora-de-jogo posteriormente cortada pelo peito do André Almeida fora da área e com o Ferrari burmelho a confirmar o penalty assinalado pelo ápaf principal a mais de 50 metros de distancia do lance...

      ;)

      Eliminar
  3. Leão de Alvalade,

    Atendendo à superioridade no campo e aos pontos de avanço que levávamos sobre os perseguidores, caso o Benfica amanhã vença este será um campeonato perdido. Sobre isso não há dúvidas. Nesse cenário ficarão infelizmente por premiar a enorme competência e o crescimento do futebol do Sporting cujos alicerces foram / são Jorge Jesus e os jogadores, ficando também por explicar (jamais será explicado, obviamente) o porquê da renúncia à Liga Europa, prova na qual tínhamos condições para progredir até às rondas finais e quem sabe tentar vencer, em virtude da qualidade do nosso treinador. Jorge Jesus não vencerá a Liga dos Campeões ao serviço do Sporting mas ao serviço do Sporting poderia e deveria tentar vencer a Liga Europa. Tal como de resto o fez ao serviço do Benfica. Por duas vezes. E deveria tentá-lo não por se tratar de um dos treinadores mais bem pagos do mundo mas por se tratar factualmente de um dos melhores treinadores do mundo. Além disso, temo que as faltas de ambição e brio exibidos na Liga Europa façam 2015/16 resvalar para lugares pouco influentes embora comuns da nossa história. Para efeitos domésticos o Sporting já colecciona muitos 2ºs lugares, coleccionando infelizmente um nº ainda maior de 3ºs lugares. É esta uma realidade à qual não podemos fugir e sobre a qual não deveremos esboçar festejos. Não nas provas internas. Nós como exemplo não recordamos 2004/05 com algum sentido de orgulho por quase termos conquistado o título. Recordamos a brilhante prova Europeia numa época onde também quase conquistámos o título. Faz toda a diferença.

    Regressando ao campeonato temos o melhor treinador, jogámos o melhor futebol, ao longo da prova esta superioridade viu-se espelhada na tabela classificativa e justamente por isso temos hoje / teremos amanhã poucos motivos para celebrar. Em sentido inverso ou positivo temos a conquista da supertaça e caso nada de extraordinário aconteça, temos a perspectiva de que para o ano repetiremos a candidatura ao título. Não em sentido positivo por pertença ao domínio da fé - outro nome para coisa nenhuma, podemos esperar que o Benfica amanhã perca pontos.

    No que respeita ao Benfica, temos de evidentemente dar os parabéns pela conquista do título num contexto especialmente difícil porque de redefinição do seu futebol.

    ResponderEliminar
  4. Acabou em glória BENFICA tri campeão

    ResponderEliminar
  5. Assim que foi anunciada a festa dos melões em Alvalade o facebook de Bruno de Carvalho desapareceu. Não está mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já li algures: é difícil imaginar uma Instituição centenária cair mais no ridículo. E é válido para qualquer Instituição da grandeza do SCP. Com um treinador ridículo em quase todos os domínios para além do puramente técnico. E com um ego de um tamanho que só o capacita para treinar um clube no Mundo: o FCJesus. Com um presidente ridículo e do qual me abstenho de tecer mais qualquer comentário depois do encerramento do seu departamento de comunicação preferido. E com o Octávio para além de ridículo ontem. O diagnóstico já foi feito há muito tempo e por um simples jogador de futebol: quem não sabe perder não sabe ganhar. Que dor ouvir ontem o Rui Vitória a reclamar para o Benfica um clube diferente. E dor porque estava coberto de razão contra a bazófia. E porque nunca é tarde, parabéns ao Benfica pelo Tri.

      Eliminar
  6. A melhor equipa não é aquela que perde pontos em casa contra o Paços de Ferreira, o Rio Ave e o Tondela, e não se deixa perder na Madeira, contra o União. E nem vale a pena repescar algumas vitórias sofridas (as últimas, sobretudo) do Benfica, porque o Sporting também as teve, pela margem mínima (11 contra 9 do Benfica) e chegou aos triunfo em nove ocasiões depois do minuto 80 (e o Benfica, quatro).

    ResponderEliminar
  7. Amigo, o vosso campeonato foi bom mas o campeonato nacional foi do Benfica.

    Foi a vitoria do amor contra o odio, da honra contra a difamacao, do profissionalismo contra o provincialismo.

    Somos enormes, somos gigantes, somos BENFICA!

    Jonas

    ResponderEliminar
  8. Se não fossem as arbitragens, o V. Pereira e os vouchers eles nós seríamos campeões.

    Se não fossem os truques usados para garantir vitórias antes de entrarem em campo, onde o Belém é o caso mais flagrante, teríamos sido campeões.

    Com esses dois factores contra nós, estivemos a um deslize de distância. Quando assim é torna-se difícil olhar para dentro. Eu quando olho para dentro, só tenho um desejo: que a próxima época seja igual. Óbvio que há muitos aspectos a melhorar, a perfeição não existe e é inevitável cometer erros numa época destas. Mas acredito que se perguntarem à esmagadora maioria dos nossos adeptos se ficariam satisfeitos com um percurso na próxima época igual ao desta, a resposta seria um imediato e sonoro "sim!".

    Fora das 4 linhas, há que lutar com tudo contra o que se tem passado, e acredito que é nesse sentido que se tem trabalhado. Bastava um dos factores atrás mencionados não ter ocorrido, e o título estaria nas nossas mãos. É aqui que reside grande parte da nossa chave para o sucesso. Temos que esvaziar o poder vermelho, implementar mais regras também, de modo a que eles não possam encontrar brechas na lei, como eles tanto gostam. O problema é que se for preciso eles também atropelam a lei. Mas mais cedo ou mais tarde, espero que mais cedo que tarde, eles vão ter que ser mais recatados, pelo menos. O descaramento que foi esta época, na 1ª e na 2ª liga, não é sustentável, e nem um clube que goze da impunidade que os vermelhos gozam se consegue manter tanto tempo impune com tanto descaramento.

    Para o ano continuamos cá, com a resiliência de sempre. O futuro? É Sporting! Sempre!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Leitores em linha


Seguidores

Leitura recomendada

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (94) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (6) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (63) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (41) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (61) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (4) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (2) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (36) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (1) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)