O Diário de Noticias dá hoje conta de que Nuno Saraiva será o novo rosto da comunicação do Sporting. Tratando-se de um quadro da sua empresa dou crédito à noticia, apesar de esta não ter ainda confirmação oficial.
Nuno Saraiva é um jornalista experimentado, com mais de vinte anos de carreira, com passagens pela Renascença, TSF, Sábado, Expresso e Diário de Noticias, onde trabalhava. Além da experiência profissional acumula essa enorme qualidade de ser Sportinguista. Segundo o jornal, trata-se de uma escolha do próprio Bruno de Carvalho, que o terá convidado para coordenar toda a área de comunicação, no âmbito de uma reestruturação que está em marcha. As suas funções compreenderão quer a área institucional , quer a do futebol, podendo, no entanto, ser contratado um assessor com funções especificas nesta área e já com participação na decisão por parte de Nuno Saraiva.
Trata-se de mais uma mexida nesta área tão importante como é a da comunicação institucional. A dúvida que fica é que alterações práticas daqui resultarão. O facto de Nuno Saraiva ser jornalista e não da área de comunicação empresarial acaba por ser uma questão de somenos, tal como a da dança cadeiras e a infindável procissão de nomes para os lugares.
O problema na comunicação do Sporting não têm sido os nomes, mas sim os procedimentos. Na minha opinião, como várias vezes aqui referi, este tem sido dos aspectos menos felizes na actuação de Bruno de Carvalho. Embora admita tratar-se de mera opinião pessoal, creio que os resultados falam por si e, neste campo, não nos são favoráveis. O Sporting não tem que ser um clube simpático ou passivo, mas também não tem que dar de si uma ideia histriónica ou até boçal.
O apego de Bruno de Carvalho ao Facebook como ferramenta de comunicação foi, especialmente no ano transacto, um eucalipto que secou tudo à sua volta. Sendo a figura principal do clube tudo o que diz e faz é comunicação, sobrepondo-se às melhores práticas e intenções de qualquer profissional, por mais consagrado que este seja. Se o procedimento for para manter, todas as mexidas e remexidas na comunicação serão completamente inúteis.
Ao Nuno Saraiva desejo a melhor das fortunas na sua actividade.
De q vale as pessoas serem competentes ou não...se acima delas existe um Peso pesado q dá directrizes para tudo...ou só sabe cagar bitaites,num tuga mais vulgar.
ResponderEliminarUm presidente da Lusófona, um assessor de imprensa da Independente e um esquema piramidal como patrocínio. Parece um nome de um documentário.
ResponderEliminarAnónimo,
Eliminarisso precisa de ser um pouco mais elaborado, não?
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarBruno de Carvalho ainda não percebeu (perceberá algum dia?) que o próprio é a principal causa dos problemas de comunicação do clube, na substância e na forma de comunicados ridículos, textos patéticos publicados no «facebook», conferências de imprensa disparatadas (a maioria para falar do Benfica e de árbitros) e um canal de TV confrangedor enquanto veículo de comunicação. O problema está nele pelo que dificilmente será resolvido por outros. No entanto, haja esperança que alguém consiga educá-lo nalguns domínios básicos como respeito (pelo Sporting e pelos sportinguistas), decência e humildade. Brio de igual modo. Ler reproduzidos no Record «posts» do Bruno de Carvalho publicados no «facebook» contendo coisas como "eles estam convencidos" é de algum modo perturbador.
MM, nem mais!
EliminarExcelente notícia, a confirmar-se!
ResponderEliminarTenho óptima impressão de Nuno Saraiva. A ver se é este que consegue incutir juizinho na cabeça teimosa de BdC... Suspender a página pessoal que mantém no FB seria um inestimável serviço que faria a si próprio e ao SCP! A ver vamos, como diz o cego...
Virgílio.
A ver vamos, Virgílio...
EliminarVcs dão uma no prego e outra na ferradura, são a favor da liberdade de expressão mas ao mesmo tempo censuram os outros. Os tempos mudaram e para o futebol mudar temos de evoluir...
EliminarPara mim mais do que o que é escrito pelo BdC no facebook ou quejandos é a máquina de propaganda do benfica (jornalistas e entidades de comunicação) que emprenha os poucos selectivos.
E não havendo uma máquina igual do nosso lado temos de lutar da forma que pudermos, nem que para isso parecemos aquilo que não queremos parecer... Calados não se vai a lado nenhum...
QUEM NÃO CHORA NÃO MAMA
"O apego de Bruno de Carvalho ao Facebook como ferramenta de comunicação foi, especialmente no ano transacto, um eucalipto que secou tudo à sua volta." - esta é a verdade indesmentível, e negar isto é triste, apenas triste. Será que este Nuno Saraiva vem mesmo para tomar conta da comunicação do SCP, ou será simplesmente uma peça de enfeitar? Se a vinda dele significar que vamos deixar de ouvir o BdC, o Inácio e o Octávio, então estamos no caminho certo. Se vier mas continuarmos a ouvir aqueles três (praticamente sempre a falarem do Benfica e dos árbitros, dos árbitros e do Benfica), então nada mudará. Vejo aqui uma oportunidade para BdC mostrar se aprendeu alguma coisa com os erros cometidos nestas 3 épocas, ou se continua a pensar que está a fazer um grande trabalho para os Sportinguistas, mas no fim quem festeja são outros.
ResponderEliminarAinda há quem, ao fim destes 3 anos, questione o mérito do trabalho do homem... Incrível.
EliminarUma coisa é questionar medidas/atitudes pontuais, outra é pôr em causa todo o trabalho levado a cabo no reerguer do SCP. E a ter que limpar borradas passadas, que ainda nos tentam puxar para trás, de que são exemplos actuais Labyad e M. Lopes.
O Problema não é o presidente Bruno De Carvalho, esse já faz muito, o problema é uma comunicação social toda vermelha e ao ataque! Ir para lá este ou outro qualquer, o resultado é o mesmo.
ResponderEliminarGostava efectivamente que alguém qualificado para tal, pudesse gerir de outra forma a comunicação do Sporting, atacar, com bases sólidas, o que é de atacar e não se preocupar com o acessório, ganhando desta maneira importância e credibilidade, espero francamente que seja desta vez.....se o deixarem.
ResponderEliminarEsperar para ver, só o futuro avaliará o impacto destas mudanças.
EliminarContra a máquina de propaganda mais oleada e eficaz que já alguma vez vi na vida, não será fácil.
Todo o sucesso do mundo, é o meu desejo para o novo director da comunicação SCP e para o novo director da SportingTV. Ah, e que nunca falte a voz ao BdC, Octávio e Inácio. Têm que continuar a expor os podres todos do futebol português, mas desta vez com alguém que conhece melhor os meandros da CS a dirigir/aconselhar os nossos pontas de lança (BdC, Octávio e Inácio). Não há outra alternativa. A alternativa seria sermos comidos de manhã à noita pela máquina de propaganda vermelha. Precisamos de ter vozes que sejam ouvidas, não vamos lá com avençados em blogs, nem controlando os media. Isso é o caminho dos outros, e próprio de um clube do regime como o clube corrupto que mora no outro lado da 2ª circular, nós mesmo que quiséssemos não teríamos capacidade para adoptar esse modus operandi.
Estava um problema identificado e atacou-se o problema. Como disse, aguardemos para ver o que vai resultar de todas estas alterações.
Anónimo,
EliminarO seu comentário indicia o que alguns já sabem. Apesar de não ser oleada nem eficaz, a máquina de propaganda chega para engolir uns quantos alienados.
Continue a olhar para os outros. Os maquinistas agradecem.
Não Vaz Por Aí. Se temos alguma máquina de propaganda montada, ela está montada no estrangeiro. Lá fora chovem elogios, cá dentro chovem pedras.
EliminarContinue a olhar para as suas fantasias. Os outros (Liga, FPF, SLB, etc.) agradecem.
Julguei às tantas que a máquina de propaganda tivesse desviado Carrillo para a Luz, vendido Montero para a China, decretado que Téo faria parte do 11 do Sporting, determinado que A. Martins não renovaria, raptado Mitroglou dos braços do clube ou forçado toda e qualquer marca mundial a recusar patrocínio às camisolas do Sporting. Nunca presumi que operasse no estrangeiro mas às tantas também foi responsável pelos resultados da nossa campanha Europeia, certo que foi absolutamente responsável pelo esfumar dos 7 ou 8 pontos que tínhamos de avanço no campeonato.
EliminarAfinal não. O problema da máquina de propaganda são elogios. Muitos elogios para o Benfica, presumo. Poucos elogios para o Sporting. Julguei às tantas que os problemas fossem sérios mas assim fico mais tranquilo.
Anónimo,
EliminarVeja lá que a máquina de propaganda tem tanto poder e é tão responsável pelo sucesso e insucesso de equipas, subsequentemente de clubes, que o FCP durante 30 ou mais anos com a imprensa e a opinião pública do seu lado conseguiu no período vencer 20 ou mais campeonatos e meia dúzia de títulos Europenas em futebol.
Os portistas nem dormiam descansados com tudo aquilo que a imprensa e generalidade dos adeptos dizia ou escrevia sobre o seu clube.