terça-feira, 31 de maio de 2016

A comunicação mexe e remexe

O Diário de Noticias dá hoje conta de que Nuno Saraiva será o novo rosto da comunicação do Sporting. Tratando-se de um quadro da sua empresa dou crédito à noticia, apesar de esta não ter ainda confirmação oficial.

Nuno Saraiva é um jornalista experimentado, com mais de vinte anos de carreira, com passagens pela Renascença, TSF, Sábado, Expresso e Diário de Noticias, onde trabalhava. Além da experiência profissional acumula essa enorme qualidade de ser Sportinguista. Segundo o jornal, trata-se de uma escolha do próprio Bruno de Carvalho, que o terá convidado para coordenar toda a área de comunicação, no âmbito de uma reestruturação que está em marcha. As suas funções compreenderão quer a área institucional , quer a do futebol, podendo, no entanto, ser contratado um assessor com funções especificas nesta área e já com participação na decisão por parte de Nuno Saraiva. 

Trata-se de mais uma mexida nesta área tão importante como é a da comunicação institucional. A dúvida que fica é que alterações práticas daqui resultarão. O facto de Nuno Saraiva ser jornalista e não da área de comunicação empresarial acaba por ser uma questão de somenos, tal como a da dança  cadeiras e a infindável procissão de nomes para os lugares. 

O problema na comunicação do Sporting não têm sido os nomes, mas sim os procedimentos. Na minha opinião, como várias vezes aqui referi, este tem sido dos aspectos menos felizes na actuação de Bruno de Carvalho. Embora admita tratar-se de mera opinião pessoal, creio que os resultados falam por si e, neste campo, não nos são favoráveis. O Sporting não tem que ser um clube simpático ou passivo, mas também não tem que dar de si uma ideia histriónica ou até boçal.   

O apego de Bruno de Carvalho ao Facebook como ferramenta de comunicação foi, especialmente no ano transacto, um eucalipto que secou tudo à sua volta. Sendo a figura principal do clube tudo o que diz e faz é comunicação, sobrepondo-se às melhores práticas e intenções de qualquer profissional,  por mais consagrado que este seja. Se o procedimento for para manter, todas as mexidas e remexidas na comunicação serão completamente inúteis.

Ao Nuno Saraiva desejo a melhor das fortunas na sua actividade.

17 comentários:

  1. De q vale as pessoas serem competentes ou não...se acima delas existe um Peso pesado q dá directrizes para tudo...ou só sabe cagar bitaites,num tuga mais vulgar.

    ResponderEliminar
  2. Um presidente da Lusófona, um assessor de imprensa da Independente e um esquema piramidal como patrocínio. Parece um nome de um documentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo,

      isso precisa de ser um pouco mais elaborado, não?

      Eliminar
  3. Leão de Alvalade,

    Bruno de Carvalho ainda não percebeu (perceberá algum dia?) que o próprio é a principal causa dos problemas de comunicação do clube, na substância e na forma de comunicados ridículos, textos patéticos publicados no «facebook», conferências de imprensa disparatadas (a maioria para falar do Benfica e de árbitros) e um canal de TV confrangedor enquanto veículo de comunicação. O problema está nele pelo que dificilmente será resolvido por outros. No entanto, haja esperança que alguém consiga educá-lo nalguns domínios básicos como respeito (pelo Sporting e pelos sportinguistas), decência e humildade. Brio de igual modo. Ler reproduzidos no Record «posts» do Bruno de Carvalho publicados no «facebook» contendo coisas como "eles estam convencidos" é de algum modo perturbador.

    ResponderEliminar
  4. Excelente notícia, a confirmar-se!

    Tenho óptima impressão de Nuno Saraiva. A ver se é este que consegue incutir juizinho na cabeça teimosa de BdC... Suspender a página pessoal que mantém no FB seria um inestimável serviço que faria a si próprio e ao SCP! A ver vamos, como diz o cego...

    Virgílio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vcs dão uma no prego e outra na ferradura, são a favor da liberdade de expressão mas ao mesmo tempo censuram os outros. Os tempos mudaram e para o futebol mudar temos de evoluir...

      Para mim mais do que o que é escrito pelo BdC no facebook ou quejandos é a máquina de propaganda do benfica (jornalistas e entidades de comunicação) que emprenha os poucos selectivos.
      E não havendo uma máquina igual do nosso lado temos de lutar da forma que pudermos, nem que para isso parecemos aquilo que não queremos parecer... Calados não se vai a lado nenhum...


      QUEM NÃO CHORA NÃO MAMA

      Eliminar
  5. "O apego de Bruno de Carvalho ao Facebook como ferramenta de comunicação foi, especialmente no ano transacto, um eucalipto que secou tudo à sua volta." - esta é a verdade indesmentível, e negar isto é triste, apenas triste. Será que este Nuno Saraiva vem mesmo para tomar conta da comunicação do SCP, ou será simplesmente uma peça de enfeitar? Se a vinda dele significar que vamos deixar de ouvir o BdC, o Inácio e o Octávio, então estamos no caminho certo. Se vier mas continuarmos a ouvir aqueles três (praticamente sempre a falarem do Benfica e dos árbitros, dos árbitros e do Benfica), então nada mudará. Vejo aqui uma oportunidade para BdC mostrar se aprendeu alguma coisa com os erros cometidos nestas 3 épocas, ou se continua a pensar que está a fazer um grande trabalho para os Sportinguistas, mas no fim quem festeja são outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda há quem, ao fim destes 3 anos, questione o mérito do trabalho do homem... Incrível.

      Uma coisa é questionar medidas/atitudes pontuais, outra é pôr em causa todo o trabalho levado a cabo no reerguer do SCP. E a ter que limpar borradas passadas, que ainda nos tentam puxar para trás, de que são exemplos actuais Labyad e M. Lopes.

      Eliminar
  6. O Problema não é o presidente Bruno De Carvalho, esse já faz muito, o problema é uma comunicação social toda vermelha e ao ataque! Ir para lá este ou outro qualquer, o resultado é o mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Gostava efectivamente que alguém qualificado para tal, pudesse gerir de outra forma a comunicação do Sporting, atacar, com bases sólidas, o que é de atacar e não se preocupar com o acessório, ganhando desta maneira importância e credibilidade, espero francamente que seja desta vez.....se o deixarem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperar para ver, só o futuro avaliará o impacto destas mudanças.
      Contra a máquina de propaganda mais oleada e eficaz que já alguma vez vi na vida, não será fácil.
      Todo o sucesso do mundo, é o meu desejo para o novo director da comunicação SCP e para o novo director da SportingTV. Ah, e que nunca falte a voz ao BdC, Octávio e Inácio. Têm que continuar a expor os podres todos do futebol português, mas desta vez com alguém que conhece melhor os meandros da CS a dirigir/aconselhar os nossos pontas de lança (BdC, Octávio e Inácio). Não há outra alternativa. A alternativa seria sermos comidos de manhã à noita pela máquina de propaganda vermelha. Precisamos de ter vozes que sejam ouvidas, não vamos lá com avençados em blogs, nem controlando os media. Isso é o caminho dos outros, e próprio de um clube do regime como o clube corrupto que mora no outro lado da 2ª circular, nós mesmo que quiséssemos não teríamos capacidade para adoptar esse modus operandi.

      Estava um problema identificado e atacou-se o problema. Como disse, aguardemos para ver o que vai resultar de todas estas alterações.

      Eliminar
    2. Anónimo,

      O seu comentário indicia o que alguns já sabem. Apesar de não ser oleada nem eficaz, a máquina de propaganda chega para engolir uns quantos alienados.

      Continue a olhar para os outros. Os maquinistas agradecem.

      Eliminar
    3. Não Vaz Por Aí. Se temos alguma máquina de propaganda montada, ela está montada no estrangeiro. Lá fora chovem elogios, cá dentro chovem pedras.

      Continue a olhar para as suas fantasias. Os outros (Liga, FPF, SLB, etc.) agradecem.

      Eliminar
    4. Julguei às tantas que a máquina de propaganda tivesse desviado Carrillo para a Luz, vendido Montero para a China, decretado que Téo faria parte do 11 do Sporting, determinado que A. Martins não renovaria, raptado Mitroglou dos braços do clube ou forçado toda e qualquer marca mundial a recusar patrocínio às camisolas do Sporting. Nunca presumi que operasse no estrangeiro mas às tantas também foi responsável pelos resultados da nossa campanha Europeia, certo que foi absolutamente responsável pelo esfumar dos 7 ou 8 pontos que tínhamos de avanço no campeonato.

      Afinal não. O problema da máquina de propaganda são elogios. Muitos elogios para o Benfica, presumo. Poucos elogios para o Sporting. Julguei às tantas que os problemas fossem sérios mas assim fico mais tranquilo.

      Eliminar
    5. Anónimo,

      Veja lá que a máquina de propaganda tem tanto poder e é tão responsável pelo sucesso e insucesso de equipas, subsequentemente de clubes, que o FCP durante 30 ou mais anos com a imprensa e a opinião pública do seu lado conseguiu no período vencer 20 ou mais campeonatos e meia dúzia de títulos Europenas em futebol.

      Os portistas nem dormiam descansados com tudo aquilo que a imprensa e generalidade dos adeptos dizia ou escrevia sobre o seu clube.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)