quarta-feira, 18 de maio de 2016

Época 2015/16: os melhores e os outros

De forma breve e sucinta uma apreciação à prestação individual dos jogadores que compõem o plantel do Sporting. 

Os melhores: Patrício, Coates, Adrien, João Mário, Ruiz e Slimani.

GUARDA-REDES

Rui Patrício: "The one and lonely". Tanto assim foi que Boeck acabou por perceber que o melhor era continuar a carreira noutro lugar. Fez a melhor época de sempre desde que assumiu a titularidade no Sporting, chegando assim finalemente ao patamar que muitos lhe auguravam.

DEFESAS LATERAIS
 
João Pereira: Desaparecido em combate de forma misteriosa, até porque parecia vir a melhorar nos últimos jogos realizados.

Jefferson: Se fosse tão bom a defender como é a fazer cruzamentos seria um dos melhores no seu lugar. Mas a displicência com que defende deixa sempre muitas interrogações sobre a titularidade, agora que ganhou dois concorrentes de peso e altura.

Zeeglaar: Chegou em Dezembro e, sem deslumbrar, deixou sobretudo a interrogação de como será se começar o ano com Jesus. 

Bruno César: acabou o ano como o melhor defesa lateral e, ao nível em que o fez, é o principal candidato ao lugar na próxima época. É mais inteligente que a concorrência, o que o leva a perceber melhor o que a função lhe exige.

Schelotto: É uma aquisição dificil de perceber, se atendermos à dispensa de Miguel Lopes. Porém a sua entrega total tem tudo para o tornar num ídolo das bancadas, o que não disfarça totalmente as suas limitações. Mas os progressos foram evidentes, no que beneficiou da aposta do treinador e consequente tolerância.

DEFESAS CENTRAIS

Tobias Figueiredo: a precisar de jogar, sendo provável que rode no próximo ano.

Ewerton: aquela que parecia ser a época de afirmação no clube tornou-se na época de decepção. De titular passou a central menos utilizado, isto mesmo tendo em conta o longo período de ausência de Naldo e Paulo Oliveira por lesão. Disse-o ainda no estádio, aquela saída no final do jogo e com o prolongamento à vista, no dérby da Taça, ditou-lhe o destino. 

Naldo: Entrada a exibir alguma dificuldade, em particular na manutenção da linha e na definição de quando descer ou ficar em contenção. Superou-se pela concentração, acabando traído por uma lesão prolongada. Permanece a dúvida se ficará.

Paulo Oliveira: Também traído por uma lesão mas a chegada de Coates e a melhoria que se verificou indicam que a sua dedicação e entrega totais podem não chegar para ser titular.

Ruben Semedo: A revelação depois de ser resgatado ao empréstimo. Termina de forma imperial - a sua exibição em Braga foi de uma autoridade segurança soberbas - a confirmar os elogios públicos de JJ e parecer sepultar de vez a ideia de  instabilidade interior a opor-se à sua afirmação.

Coates: Só as lesões o podem afastar da titularidade. O melhor central de longe e um dos melhores do campeonato.

MÉDIOS

William Carvalho: começo tardio, por força da lesão e, dizem algumas más-línguas, instável durante o período de renovação. Talvez também o que mais dificuldades revelou a adaptar-se a um modelo diferente, que lhe retira protagonismo. Terminou em ascensão, veremos que campeonato europeu será capaz de realizar, uma vez que continua a ser um grande jogador e amplamente sinalizado no exterior.

Adrien: A melhor época de sempre, confirmando tudo o que se adivinhava desde a grande época na Académica. Talvez a melhor forma de definir a sua importância, e para lá da confiança total do treinador, seja a diferença que se notou quando não jogou. Para lá disso, um capitão à imagem das melhores referências dos que conhecemos com aquela braçadeira.

João Mário: Grande jogador, grande personalidade. Um regalo para os olhos a inteligência que põe em cada execução. Inteligência que lhe permite jogar em qualquer lugar. Para ser o tal grande jogador que parece mesmo que vai ser falta-lhe apenas melhor indice de eficácia na finalização, ele que até tem um bom remate e aparece muitas vezes em condições de finalizar.

Aquilani: uma decepção confirmar que já passou algures no tempo o zénite. Continua a ter uns pés magnificos que o resto do corpo não acompanham, especialmente quando é necessário um pouco mais de intensidade. Não deve continuar.

AVANÇADOS

Gélson Martins: o menino de Jesus. Entrada surpreendente com algum ocaso com a chegada de Bruno César. Termina a prometer ser importante no próximo ano.

Mané: Gélson ofuscou-o quando parecia ser um dos que mais poderia ganhar com o futebol ofensivo de Jesus. A sofrer dores de crescimento num momento de definição da carreira. Falta saber se será um Djaló um Boa-Morte, este o máximo que me parece ao seu alcance.

Matheus Pereira: O que me surpreende é que, destes primeiros três, era o que parecia ter mais condições de ser protagonista. Atendendo à idade, ter passado ao lado da época não põe em causa o seu potencial, quem sabe não terá vivido um dos momentos mais importantes da sua carreira. É que às vezes mais vale passos seguros em terreno estável que subidas meteóricas sem sustentação. Sob escrutínio atento.

Teo Guttierrez: Sobreviveu ao Natal e ressuscitou pela Páscoa, quando parecia condenado. Não apaga porém a ideia de que não ia à mesma missa que Slimani.

Bryan Ruiz: ficará para sempre ligado à história do campeonato pelos jogos que acabaram por definir a perda definitiva do primeiro lugar e a fuga do título. Tem o seu quê de injusto pelo que deu à equipa e pelo requinte e distinção do seu futebol. Mas é também um pouco a história que se repetiu em muitos momentos da sua carreira e a explicação porque está connosco. 

Slimani: Como já aqui disse, foi talvez o jogador cujos progressos mais me surpreenderam. Acaba a época a pedir e a merecer um outro campeonato. Oxalá encontre um treinador que lhe permita continuar a crescer. A confirmar-se a sua saída, deixará muitas saudades e um enorme problema para resolver.

4 comentários:

  1. Leão,
    A coincidência de opiniões é tanta que me vou abster de escrever algo do género no fa3 e vou direto ao post do plantel da próxima época. Com a sua permissão, quando escrever sobre este tema, remeterei para aqui.
    Um ponto de dúvida apenas: aposta em B César a DE. Gostei muito da prestação nos últimos jogos, principalmente no jogo de Braga, e parece-me evidente que Marvin não dá a dinâmica ofensiva que JJ exige. Mas será que é uma aposta para manter ou o Sporting deve tentar encontrar um DE titular de outro calibre?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. MMS,
    Pois, a dúvida é essa. Mas é bom saber que existe já uma boa opção. E vamos ver o que faz Marvin, porque a pré época é sempre muito importante. Que o diga o Coentrao que, de extremo promissor se tornou no melhor DE de seleção.

    ResponderEliminar
  3. MMS,

    Creio que o Marvin tem potencial para evoluir bastante com JJ e ser titular do Sporting. É seguro a defender, e a sua formação como extremo faz dela uma boa opção para lateral ofensivo. Velocidade, bom cruzamento e capacidade para driblar adversários. Acredito que Marvin será o titular em jogos da Champions e com equipas com mais argumentos. Bruno César serve para 80% das equipas da Liga, especialmente aquelas que se encostam lá atrás durante os 90 mins. A sua facilidade de remate e bons cruzamentos, a lembrar o melhor Jefferson caiem em seu favor. Nas laterais acho que, a reforçar, só com boas oportunidades de negócio. Estamos bem servidos na defesa para atacar o campeonato. As minhas preocupações seriam dirigidas para um avançado que garante golos, mesmo que o Slimani continue, e para um extremo criativo, enquanto o Gelson e o Iuri não explodem.

    ResponderEliminar
  4. Leão/Adriano,
    O meu "problema" com o Marvin tem mais a ver com atitude do que outra coisa. Atitude não no sentido de entrega, etc., nada a dizer aí, mas no sentido do peso da camisola. Há jogadores a quem a camisola pesa. E eu este ano senti o Marvin algo "preso", jogando um pouco a medo, arriscando pouco, não tiveram essa sensação?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)