Muita competência, pouca virtude e para o ano há mais.
Tudo o mais como dirigentes. Tal como os treinadores são o principal motor duma equipa de futebol mas vêem a sua influência esgotar-se quase por inteiro no apito inicial, importaria que os dirigentes percebessem que a partir do momento em que as suas escolhas estão feitas (normalmente exercidas na pré-temporada), para o bem e para o mal os principais intervenientes passam a ser outros. Por entre as qualidades de João Mário, Bryan Ruiz, Jorge Jesus, Slimani, Mitroglou, Jonas, Sanches ou Lindelöf, sobressaiu infelizmente a falta de virtude noutros não-intervenientes. 2015/16 demonstrou-nos novamente que o principal problema do futebol português e dos clubes portugueses não são meios (em falta) mas pessoas (em excesso). João Gabriel, Bruno de Carvalho, Pedro Guerra e outros revelaram ao longo da época numa cadência quase diária como os egos de alguns indivíduos atingem severamente os clubes que servem. Não se choque com a proposição porque ainda que um seja presidente e outros outras coisas quaisquer, a matéria de que são feitos é a mesma. De que forma separamos as instituições destas pessoas que supostamente deveriam servi-las? Não separamos. Copiando os piores tiques a que o Benfica nos habituou nos últimos 10 ou mais anos, tanto Sporting como Benfica (embora no seu caso sinta naturalmente menos pena) viram-se arrastados por jogos onde normalmente não se disputa mais do que protagonismo e vaidade. Neste caso, por se tratarem de clubes com muita exposição, as figuras tristes não se ficam por quem as pratica.
Parabéns ao Benfica pelo título. Parabéns ao Sporting por ter sido a melhor equipa. Esgotando-se a influência de um trabalho de 6 anos, podemos com segurança presumir que para o ano só um dos clubes estará em condições de repetir os pontos somados nesta temporada. As perspectivas de sucesso são por isso muito reais.
Dizer que a equipa com menos pontos que o campeão, com mais vitórias por 1-0 e vitórias arrancadas a ferro é "fatualmente a melhor equipa de futebol" é uma piada enorme. Obrigado.
ResponderEliminarNo que ao Benfica concerne as piadas, ou desafios (prefiro), estão reservados para os anos vindouros. Até lá no lugar de me agradecer pode (e deve) agradecer a Jorge Jesus, principal obreiro do tri-campeonato que agora celebra.
EliminarOutro facto que felizmente para si supera a piada.
Outro facto é que o próprio Jorge Jesus demonstrou desconhecer o Benfica ao decidir que o Benfica iria perder o campeopnato. Agora que o grande treinador, JJ, não ganhou absolutamente nada e e o Benfica se arrisca a ganhar dois troféus, como é que se pode dizer que este tem dedo na equipa? Quando a equipa está completamente transformada do que ele tinha construído? Quando esta equipa fez algo que Jesus nunca fez e lutou de peito a peito contra um dos maiores da Europa?
EliminarContinue a dizer que "a melhor equipa perdeu". Pode ser que alguém acredite. O campeão é o melhor e isso, sim, é fatual.
My friend with no name, está errado quando diz que o Sporting não ganhou nenhum troféu, que eu me lembre a Supertaça Candido de Oliveira ainda é um troféu oficial... Quanto á melhor equipa ao ter sido campeã, tenho que dar razão ao MM, até porque se viu no confronto directo com os rivais. O campeonato foi perdido em Alvalade, não porque a equipa que lá ganhou fosse melhor, apenas teve a sorte de marcar um golo caído do céu e O Sporting não estar assertivo nesse dia, porque teve mais que 2 ou 3 oportunidade de baliza aberta! De qualquer maneira parabéns ao campeão, conseguiu recuperar, se bem que com alguma sorte e ajuda á mistura, a sorte faz parte, já a ajuda...
EliminarEssa patetice de dizer que o SCP foi a melhor equipa não fica só mal ao treinador. Fica mal a qualquer um que não compreenda a maratona de 34 jornadas que faz um campeonato. E chegar ao fim desse campeonato com mais pontos (um recorde de pontos), mais golos e com o melhor marcador só mostra o tamanho dessa patetice. Ou acham que devíamos receber uma medalha por causa disso? Preocupa-me esta quase festa pelo 2º lugar... o grau de exigência está assim?! Imaginam no outro lado da 2ª circular o que seria se ficassem em 2º? Eram recepções como aquela que ontem houve em Alvalade, mas seria para correr com treinador, presidente e jogadores! Isto diz muito da diferença do grau de exigência que existe e do que isto significa.
ResponderEliminarAgora a verdade factual que muitos parece quererem ignorar: em 3 anos de presidência de Bruno de Carvalho o SLB foi 3 vezes campeão conseguindo um tri que já não conseguiam desde 1977. Vamos ver na próxima época (ou se calhar nos próximos dias) se ele aprendeu que andar todos os dias a atacar, insinuar e a não conseguir disfarçar os complexos levam a este desfecho..
Jorge Vicente,
EliminarFeio seria instrumentalizar a vitória do Benfica. Patetice (termo seu) é atribuir a Bruno de Carvalho méritos no tri-campeonato alcançado pelo Benfica.
MM,
Eliminarfeio (termo seu) é andarmos a festejar segundos lugares, ou andarmos a festejar a "equipa que melhor futebol pratica". Não atribuir a Bruno de Carvalho méritos no tri-campeonato alcançado pelo Benfica é ingenuidade.
Jorge Vicente,
EliminarNão é ingenuidade. Creia que é mesmo patetice.
Quanto ao festejar 2ºs lugares ou festejar "a equipa que melhor futebol pratica" remeto-o para um comentário deixado no «post» imediatamente anterior, escrito antes dos jogos de domingo porque creia ser mesmo de mau gosto tentar instrumentalizar a vitória do Benfica.
"Além disso, temo que as faltas de ambição e brio exibidos na Liga Europa façam 2015/16 resvalar para lugares pouco influentes embora comuns da nossa história. Para efeitos domésticos o Sporting já colecciona muitos 2ºs lugares, coleccionando infelizmente um nº ainda maior de 3ºs lugares. É esta uma realidade à qual não podemos fugir e sobre a qual não deveremos esboçar festejos".
Mais clarinho é impossível, Jorge.
Quer dizer que se fossem 3 campeonatos seguidos para o Porto, já não haveria problema?
ResponderEliminarE depois ainda falam de complexos com o Benfica, tá certo!
MM,
ResponderEliminarDe facto fomos a melhor equipa nos confrontos directos com os melhores, mesmo até nesse jogo fatidico em que perdemos o campeonato, no dérby. Mas no que diz à totalidade do campeonato a melhor equipa é a que ganha e não apenas a que joga melhor futebol. Isto, claro, é a minha opinião. Quanto ao resto, bom post.
Abraço
Leão de Alvalade,
EliminarPercebo e não discordo. Os méritos do Benfica - em particular dos seus jogadores - são inegáveis daí os parabéns não se resumirem a formalidade, méritos aliás que não se esgotam na liga portuguesa porque a sua campanha Europeia foi digna de louvor. Agora quando o futebol do Benfica for um reflexo exclusivo das ideias e do trabalho de Rui Vitória, os pontos somados traduzi-lo-ão.
Os desafios do Benfica permanecem os mesmos - justamente por serem uma equipa inferior relativamente ao Sporting, e aquilo que não tiveram de rectificar este ano porque os resultados como sempre desculpam tudo, terão de rectificar já para o ano. Ou poderão viver iludidos. Também é uma hipótese claro.
Um abraço.
Vamos acreditar que o Benfica foi campeão graças ao Jesus (admito que é um esforço um pouco grande...) Se a equipa no inicio de época estava tão mal e chegou a estar com 8 pontos de atraso, como é que se explica a melhoria apartir de meio da época? Não seria de esperar que fosse o contrário? Inicio de época bom, face ao trabalho que vinha de trás e um piorar ao longo do tempo?
EliminarSó para acrescentar uma coisa, o Sporting tem tido bons treinadores e o treinador actual também colheu alguns benefícios disso.
Se não fossem as arbitragens, o V. Pereira e os vouchers, nós seríamos campeões.
ResponderEliminarSe não fossem os truques usados para garantir vitórias antes de entrarem em campo, onde o Belém é o caso mais flagrante, teríamos sido campeões.
Com esses dois factores contra nós, estivemos a um deslize de distância. Quando assim é torna-se difícil olhar para dentro. Eu quando olho para dentro, só tenho um desejo: que a próxima época seja igual. Óbvio que há muitos aspectos a melhorar, a perfeição não existe e é inevitável cometer erros numa época destas. Mas acredito que se perguntarem à esmagadora maioria dos nossos adeptos se ficariam satisfeitos com um percurso na próxima época igual ao desta, a resposta seria um imediato e sonoro "sim!".
Fora das 4 linhas, há que lutar com tudo contra o que se tem passado, e acredito que é nesse sentido que se tem trabalhado. Bastava um dos factores atrás mencionados não ter ocorrido, e o título estaria nas nossas mãos. É aqui que reside grande parte da nossa chave para o sucesso. Temos que esvaziar o poder vermelho, implementar mais regras também, de modo a que eles não possam encontrar brechas na lei, como eles tanto gostam. O problema é que se for preciso eles também atropelam a lei. Mas mais cedo ou mais tarde, espero que mais cedo que tarde, eles vão ter que ser mais recatados, pelo menos. O descaramento que foi esta época, na 1ª e na 2ª liga, não é sustentável, e nem um clube que goze da impunidade que os vermelhos gozam se consegue manter tanto tempo impune com tanto descaramento.
Para o ano continuamos cá, com a resiliência de sempre. O futuro? É Sporting! Sempre!
O mais justo seria ambas as equipas terminarem o campeonato com o mesmo número de pontos, e ganhava o Sporting, porque efectivamente, foi melhor no confronto directo.
ResponderEliminarMas mesmo assim não fomos campeões por culpa própria...
Dar os parabéns a quem ganhou da maneira que ganhou? Jamais! É estar a compactuar com a mentira. Jamais.
ResponderEliminarSe não conseguem ver grandes diferenças entre o Presidente e o Gabriel e o Guerra... Se não gostam do estilo do Presidente... Seria de bom tom reconhecer que defendem causas distintas, enquanto uns deitam a mão a todos os meios para conseguir os seus fins, fazendo da trapaça e da desonestidade o seu modus operandi, o outro defende um futebol mais limpo, com menos batota. E não é só paleio, as suas acções e iniciativas falam por si.
"Se não conseguem ver grandes diferenças entre o Presidente e o Gabriel e o Guerra (...) enquanto uns deitam a mão a todos os meios para conseguir os seus fins, fazendo da trapaça e da desonestidade o seu modus operandi ..."
EliminarÉ isso. Não é só isso mas também é isso. E por favor não confunda falta de qualidade, falta de honestidade, falta de carácter, vaidade, demagogia e manipulação com estilo.
Incrível... O ódio que vocês nutrem pelo homem já ultrapassou todos os limites. Isso não faz bem nenhum nem a vocês nem ao SCP. Mas com o vosso mal posso eu bem. Quanto ao SCP preocupo-me um pouco mais, não considero o vosso ódio verdadeiramente prejudicial, porque para efeitos práticos... Lá está, não existem efeitos práticos visíveis de tanto ódio. Mas que é uma pedra no sapato, isso é inegável. Mas também já perdi a esperança que a pedra algum dia saia do sapato, se depois de tudo o que foi feito o ódio persiste já nada o irá mudar. Tenho pena de vocês, palavra.
EliminarOs ódios são por norma irracionais, presentes naqueles que normalmente não sabem nem conseguem entender o porquê de senti-los (ódios). Tantas vezes repetido o termo e imputado a terceiros, o anónimo parece entendido em ódio.
EliminarDesejo que seja só parecença ...
Concordo que os ódios são muitas vezes irracionais, e fica por aí a minha concordância.
EliminarE sim, também tenho os meus ódios... Uns mais racionais que outros. Faz parte, se bem que com o passar dos anos tenho deixado cair os mais irracionais.
Não posso dar os parabéns a uma equipa que não sofreu expulsões e pênaltis durante o campeonato.
ResponderEliminarA uma equipa que não sofreu golos mal anulados como o do Slimani no Bessa. Ou que simplesmente perdeu os jogos contra as equipas mais fortes, porque...é mais fraca. Campeão sim, mas dos pequenitos.
Miguel
Caros amigos,
ResponderEliminarConcordo com quase tudo do que está escrito, no entanto basta ver que quando o JJ estava no Benfica a equipa em Fevereiro e Março decaia de produção.
Vão ver onde é que o Sporting perde o campeonato e depois confiram com o que digo/escrevo.
Gostaria de louvar o Sporting Clube de Portugal e os seus adeptos, mas desculpem puxar a brasa à minha sardinha o Benfica até perdeu o melhor jogo que fez Porto na Luz.
Saudações benfiquistas e se se sentirem ofendidos, substituam benfiquistas por desportivas
Luis
Luís,
EliminarNinguém se ofende e devolvo as saudações. Respeito a sua opinião mas discordo da noção de que a produção das equipas de Jesus ou de outro treinador qualquer cresçam ou decresçam por decreto em certos meses do calendário.
Golo de Jonas na 2a jornada contra o Arouca?
ResponderEliminarNão estava em fora de jogo e foi anulado.
Lançamentos dentro do campo que dão golos, não conta como golos irregulares? E cotoveladas dentro de área não dá direito a penaltis?
ResponderEliminarNão vale a pena... eles merecem o presidente que têm, porque são iguais a ele... E isso só me alegra, porque uma equipa que efectivamente joga dentro de campo e apenas se preocupa em olhar para fora dele, mais tarde ou mais cedo não tem nem uma coisa, nem outra.
Lunáticos, vocês são lunáticos.
EliminarDigo isto porque acho que pessoas que dizem o que acabou de dizer acreditam mesmo no que dizem. São os produtos da propaganda vermelha, e é como digo aos meus amigos desse clube... A culpa não é deles, eles só comem o que lhe põem à frente. E o que lhes põem à frente parece-lhes bem, por isso depois repetem tudo até à exaustão. Não dou muito valor aos lunáticos, acima de tudo falta-lhes sentido crítico e nobreza de carácter. Mas antes isso que a total baixeza de carácter, característica dos desonestos assumidos que são outra classe dominante no SLB.
É aí que se enquadram os Pedros Guerras, que dizem o que dizem por uma questão de defesa do seu clube, mesmo que a maneira como o fazem rebaixe o seu clube. Mas também quão mais baixo pode o SLB ser rebaixado? Neste momento o vale tudo impera para aqueles lados, e a prática da desonestidade e da corrupção já não afectam a imagem deles. É o mesmo que dizer que a reputação do Bibi desceu depois de o apanharem outra vez em actos de pedofilia.
De qualquer maneira, o último parágrafo não era em resposta a si. É só uma opinião, para complementar a resposta. A sua categoria é a dos lunáticos, parece-me.
Aquilo a que chamam futebol é uma competição entre instituições e como é óbvio não conta só o que se passa dentro das quatro linhas. Quando é que vão perceber isso? Um clube para ser campeão tem de mostrar superioridade tanto dentro como fora das quatro linhas. E por isso o Sport LISBOA & Benfica é campeão. Se o Sporting quer ser campeão um dia então tem de ser melhor tanto dentro como fora dos 90 minutos.
ResponderEliminarGostava que explicasse melhor essa do ser melhor fora das 4 linhas. Penso que poderia ser interessante saber.
EliminarMLV
Melhor fora das 4 linhas:1- Tornar a instituição algo respeitável e até causadora de admiração por parte de quem pode influenciar um resultado.(árbitros, Liga e adversários)Quanto mais adversidade criarmos em relação aos nossos adversários mais estamos a contribuir para o aumento da motivação para nos contrariar. 2. Subornos(desde que não sejam descobertos são uma optima forma de se conseguir o que se quer) 3. Influencia mediática para proteger o que se diz de uma instituição podendo também ser aproveitada para denegrir outros adversários. Tudo isto conta. Não acham por acaso estranho que a sede do organismo Liga Portuguesa não esteja na capital e esteja no Porto?
Eliminar