quinta-feira, 11 de maio de 2017

Casamentos & funerais

O casamento de Jesus
Só por elevada dose de ingenuidade ou wishful thinking se poderá pensar que a comunicação improvisada de Bruno de Carvalho não desferiu um profundo golpe na relação com Jorge Jesus. Grande parte das palavras do presidente eram-lhe directamente dirigidas e aquela menção ao "caudal ofensivo" é um punhal cravado no ego reconhecidamente inflamado do treinador. 

Mas, ao fim e ao cabo, a referida declaração é a confirmação das divergências que as "remexidas" no plantel no Natal já deixaram perspectivar. O facto de o presidente ter demorado quase uma semana a reencontrar-se com o Facebook para reafirmar que Jorge Jesus é a sua escolha, enquanto tudo à volta ardia, revela um critério e uma convicção no mínimo questionáveis.

Ingenuidade, isso sim, é pensar que a declaração não lançaria um sentimento de legitima preocupação no seio dos Sportinguistas. Ou que quem vive da divulgação de acontecimentos e factos ocorridos ou do mero aproveitamento daqueles não iria aproveitar a "borla". Qualificá-los a todos indiscriminadamente de "histéricos" é fazer a figura do cozinheiro que culpa os comensais de não gostarem da comida que ele mesmo cozinhou mal e de forma irresponsável. É que por norma, as declarações públicas revelando descontentamento numa relação não são um mero sinal de insatisfação. São uma facada na indispensável confiança que suportam as ligações, constituindo muitas vezes a primeira notificação de divórcio.

Mas voltemos às divergências. Estas, como é claro para todos, têm por base a definição de poderes  sobre as políticas de aquisições, dispensas e composição geral do plantel. Numa relação saudável entre pessoas responsáveis e profissionais competentes, ambos os intervenientes ultrapassariam as diferenças de visão sentados frente a frente, assumindo as responsabilidades de que foram investidos quando decidiram servir o Sporting.

Ao contrário do que possa parecer, a questão até seria de fácil resolução, se houvesse a preocupação primordial acima mencionada e  também alguma humildade de ambas as partes. Da parte de Jorge Jesus, para perceber que quando lhe foi dada carta branca para intervir o resultado foi medíocre e não teve em conta as especificidades do clube. Da parte de Bruno de Carvalho para perceber que falta em Alvalade conhecimento e profissionais altamente qualificados para satisfazer as ambições do clube.

Admitamos que ambos o reconhecem. Mas, ao que parece, o impasse surge na hora de operacionalizar as alterações. Jorge Jesus não encontra razões para confiar no que a SAD lhe disponibiliza como suporte para trabalhar. Se quanto aos jogadores da formação me parece um erro  já quanto ao suporte de conhecimento que encontra na SAD reconheço-lhe toda a razão. Sabe mais Jesus a dormir que todos os outros acordados. 

Por exemplo: espanta-me que critérios podem qualificar André Geraldes para director desportivo, nome que insistentemente vai saltando das rotativas, ao género de inquérito de opinião. De reconhecimento pela experiência e mérito no desempenho dessas funções, como deveria ser obrigatório observar, não é de certeza. Não excluo a possibilidade de estarmos a falar de alguém com bom desempenho nas actuais funções, mas não se eleva um carteiro à condição de gestor dos CTT só porque entrega bem as cartas e encomendas. 

Claro que o presidente também tem razão. Ele sabe que não pode arriscar um segundo ano de equívocos e que há um risco menor no recurso à prata da casa. E também tem de reconhecer que resta muito pouco de aproveitável das suas incursões no mercado e que delas não houve o expectável retorno desportivo, mesmo que tendo um custo menor. E também que colocar as fichas todas em JJ por titulo imediato e a qualquer preço é um passo maior que as pernas (e carteira...) que actualmente sustêm o clube.

A preocupação de ambos porém deveria estar no talento dos jogadores, não na sua origem, não desconhecendo que a actividade de recrutamento é altamente contingente e arriscada. Veja-se o perfil de Bas Dost: europeu, carreira sólida, internacional, de valor reconhecido, o momento oportuno e o respectivo retorno. E compare-se por exemplo como de Alan Ruiz, contratado por um valor muito próximo. 

A vontade será crucial para manter a ligação de Jorge Jesus ao clube. Que nada tem a ver com posts tardios e equívocos no Facebook. É preciso restaurar a confiança e essa acontece sobretudo com actos. E simultaneamente criar uma relação equilibrada, em que a maior experiência e conhecimento de Jorge Jesus sejam apoiados na retaguarda por departamentos do clube (scouting, jurídico- administrativo, etc) com profissionais de igual valia, numa situação que propicie o crescimento de ambas as partes. De outra forma a passagem de um dos melhores treinadores nacionais pelo clube constituirá mais uma oportunidade perdida.

A boda de Bruno de Carvalho
Não vou fazer qualquer comentário sobre a vida pessoal de Bruno de Carvalho, nomeadamente sobre o seu casamento. Mas sempre aproveito para lembrar que foi por tratar o clube como uma extensão de uma qualquer propriedade e por declarados sinais de acantonamento autista que se desfez o casamento com uma dinastia.

Relações Requentadas
O Sporting anunciou hoje o reatamento de relações com o FCP. As relações institucionais com outros clubes deveriam existir sempre e não serem geridas de forma conveniente, a favor de ventos cuja constância e direcção não se percebem. E com ponderação e memória. Declarar sobre o FCPorto de Pinto da Costa que são mais as razões que nos unem do que as que nos separam é insultuoso para todos de nós que ainda conservam a memória. João Rocha deve ter tido um valente sobressalto no seu túmulo.

11 comentários:

  1. Boa parte da história do insucesso destes últimos anos pode ser contada pelas contratações não concretizadas ou ainda melhor, perdidas para os rivais e que caso tivessem sido efectivas dariam aos diferentes planteis uma maior capacidade.

    Os exemplos são mais do que muitos e o problema é velho e esta inépcia da estrutura do Sporting em "matar" uma contratação em concorrência com os rivais tem tido custos profundos na qualidade dos planteis que têm sido supridos pelos mesmos de sempre, a formação.

    Sobre o reatamento de relações apenas um comentário, longe e distância, é isso que se deve ter com um concorrente directo.

    O velho ditado, "O amigo do meu amigo meu amigo é.", não se traduz para, "O inimigo do meu inimigo meu amigo é.", antes pelo contrário, a tradução deve ser, "O inimigo do meu inimigo meu inimigo é!", longe, longe e distância.

    ResponderEliminar
  2. "Sobre o reatamento de relações apenas um comentário, longe e distância, é isso que se deve ter com um concorrente directo"
    Concorda então com o reatamento de relações com o Sport Lisboa e Benfica?

    ResponderEliminar
  3. Perdão, usei a frase errada para mote à pergunta.
    Diz o Leão de Alvalade: "As relações institucionais com outros clubes deveriam existir sempre e não serem geridas de forma conveniente".

    E então, agora sim: o Leão concorda com o reatamento de relações institucionais com o SLB?

    ResponderEliminar
  4. Nuno Figo, creio que a resposta está dada no texto. Não vejo razões para excluir nenhum clube.

    ResponderEliminar
  5. Os outros clubes, sejam eles quais forem deveriam ser sempre considerados adversários e não inimigos. Isto aplica-se a qualquer clube.

    ResponderEliminar
  6. Deixemo-nos de merdas... A razão para o nosso sucessivo insucesso está na qualidade dos dirigentes que nos têm calhado numas vezes, e/ou eleito noutras. Há longos anos que têm sido péssimos, nalguns casos ridículos mesmo, de tamanho amadorismo revelarem. Aliás, bastou termos dirigentes medianos e logo conseguimos vencer, caso de JR e ADdC.

    BdC mostra que não é diferente (para melhor) da maioria dos seus antecessores: é um amador, um “barata tonta” sem qlq estratégia que se perceba e sem visão de futuro para o clube. Os constantes zigue zagues aí estão a comprovar com factos esta minha opinião... Com a agravante de ser um oportunista, demagogo. Um egocêntrico que tem como prioridade os seus interesses. Exemplos? Aí está mais um (o mais recente) episódio: o escabroso caso do casório com a ex-funcionária e próxima primeira dama do regime a comprovar isso, ao pretender alterar a Gala anual do dia 1 de Julho para 30 de Junho... Tinha duas hipóteses, alterar a data do casório, manifestando prioridade pelo Sporting, ou da gala, optando pelo seu interesse pessoal. Qual a opção que tomou? Pois é… Espanto? Nenhum. Bastante previsível para mim a sua decisão. Sempre foi assim.

    A única diferença que se nota para anteriores cromos da presidência, mas que não trouxe qlq beneficio ao clube, é que dispara constantemente para todos os lados, sendo que raramente acerta. É só tiros de pólvora seca. Fazem muito estrondo mas produzem efeitos práticos nulos. Sobra o resto e o resto, as desculpas (com cofinas, paineleiros, blogues, treinadores, jogadores, etc, etc) e os constantes auto elogios enjoativos e desproporcionados em forma de comunicados facebookianos, ou oficiais encomendados que é conversa... para boi dormir. Propaganda! Nada mais.. Porque se formos a reparar, ao fim de quatro anos do primeiro mandato o que realmente mudou? Os croquetes estão todos de regresso, os mais importantes, tipo o Ti Zé Maria Ricciadri, nc chegaram a abalar, as subserviências e alianças com os corruptos e fruteiros do norte, à JEB, são hoje uma realidade, os títulos no futebol nem vê-los (BdC fez bem pior que FSF!!! Por exemplo), o único treinador que ainda conseguiu alguma coisita que se visse (1 Tacita de Portugal) foi o mal amado MS… A ganhar tostões e com o presidente a infernizar-lhe a vida… Os investimentos brutais associados aos flops caríssimos regressaram na época passada, com um investimento record, superior ao do primeiro ano Godinhesco, temos hj o treinador mais caro e arrogante da história do SCP, ainda por cima em nova guerra surda com o presidente e a demonstrar uma crescente duvida na “#estrutura” e em querer permanecer… Por falar em GL, já só falta a BdC uma época atípica, que nos traga uma classificação abaixo do terceiro lugar, para se assemelhar a ele… Apenas e só essa circunstancia. A qualidade do futebol praticado já está qs ao mesmo nível… Aguardemos. E não é com alianças com o Bimbo da Bosta, após corte de ralções mal explicado, com base na falta de um aperto de mão dum borra botas qlq da direção portista, que a coisa se alterará para melhor… As refeições de cebolada estão de regresso… A entrada na CL está em risco. Falhando é certo e sabido que os melhores jogadores do plantel vão sair, e fazendo fé nas dezenas e dezenas de contratações à Chikabala, Cantaignos, Petrovics, etc etal, dificilmente serão substituídos com qualidade.

    Resumindo, o futuro, infelizmente, não se perspectiva melhor. Por isso, este ciclo vicioso, dificilmente será quebrado. Vem aí o Papa, vamos todos pedir a Sua Santidade por um milagre…

    ResponderEliminar
  7. Três notas ao post do LdA:

    Se quem o contratou e lhe passou inclusive as garantias bancárias teve que intervir é porque foi mesmo muito grave. E o que não foi levado em consideração, é que nenhum treinador resiste muito tempo depois de quebrar a empatia com os adeptos. E o mesmo aliás para qualquer Direcção. Algo que por norma nunca foi levado em linha de conta no SCP.

    A segunda nota sobre o maior mito dos últimos anos no SCP. A Dinastia e a queda da dinastia. Isto porque tenho o LdA por um sportinguista sério. Mito, inclusive responsável por hoje alguém totalmente desprovido de carácter ser presidente. A última vez que o poder trocou verdadeiramente de mãos no SCP foi com o afastamento de Dias da Cunha. Visando a passagem do Project Finance do BCP para o BES. De lá para cá só o intitulado pior presidente do Sporting tentou com os fundos e infelizmente foi o que foi na 2ª época. Mas com muita razão ainda recentemente quando disse que o SCP não pode continuar nas mãos de quem se limita a mexer os cordelinhos na sombra. Os sócios sabem sempre tudo e mais alguma coisa. Tudo menos quem sempre fez tudo para manter o Sporting sob alçada dos sócios e o seu contrário. E nem sequer se podem queixar que Ricciardi é mentiroso. Depois da época desastrosa de 2012 já dizia que “os sócios do Sporting devem preparar-se para perder a maioria na SAD. Os bancos não querem ter uma equipa de futebol. Mas o Sporting tem de se preparar para que um investidor um dia tenha a maioria da SAD, salvaguardando através de algum acordo os interesses e os direitos do clube. Não me parece aliás que os sócios do Chelsea ou do Manchester United estejam preocupados com a presença de investidores”. Ou porque é que depois de Dias da Cunha só se fala das contas de GL? Da venda do património já ninguém fala? Ou porque é que não apareceu ninguém verdadeiramente nas últimas eleições?

    A terceira nota para dar conta que a actual aliança com a fruta é desde já a página mais negra da história centenária do SCP. Sem qualquer exagero e sem qualquer tipo de comparação com antigas alianças. Uma autêntica vergonha. Muito para além de qualquer desequilibrado de passagem a sair do meio de duas nádegas. Desta vez o SCP faz mesmo questão de anunciar publicamente que já capitulou. Completamente inaudito em clubes da dimensão do SCP! É tudo tão normal e o Saraiva caladinho que nem um rato e de óculos escuros a fugir dos jornalistas. Parecia o 000!

    ResponderEliminar
  8. Este 2 mandato tem tudo para correr mal ao Bruno de Carvalho, pois já começa a mandar bocas ao JJ pelos jornalistas, para próxima época so 2 tem acesso a LC e agora volta o Projecto Roquete versão 2.0.

    João Rocha disse que as relações entre o FCP e SCP era caso de Policia e o Bruno vai baixar as calças ao Corrupto?? Quem vai ser o novo Moutinho??
    O Adrien também e capitão e quer sair, vai o SCP cometer mais uma vez erros do passado que tantos dissabores trouxe aos Sportinguistas??
    Ele só fala do SLB mas o foco desde Janeiro devia ter sido o FCP, ele fala do SLB quando esta a mais de 10 pontos deste,, quando devia atacar o FCP que estava no 2 posto que era o mais próximo do SCP.

    Este reatar entre SCP e FCP que já dura a muitos meses, já custou ao SCP entrada Directa na LC na próxima época..Ou seja os Corruptos ja começaram a ter o que querem.. Sem Alianças o FCP fica em 3 lugar e treme como se viu nestes últimos tempo. O Sporting precisa de gente com tomates para seguir seu caminho e nao ser muleta do SLB ou do FCP.

    ResponderEliminar
  9. Fim de semana santo para o SLB, ganhou em toda a frente.

    ResponderEliminar
  10. A única coisa que tenho apreciado no fantoche que serve de avatar ao presidente Ricciardi é que bate-se de igual para igual com a propaganda do SLB. Até aqui, os lampiões eram reis e senhores de quase toda a comunicação social, salvo a da cidade do Porto.
    Toda a velhacaria que escreve nos jornais cumpre a cartilha lampiónica e neste particular, o vendedor de banha-da-cobra dá-lhes luta e esgrime as mesmas armas. E isto é deveras importante e inédito. No mais, é um incapaz e um medíocre que faz e desfaz ao mesmo ritmo, sem a menor noção de estratégia.
    Quanto ao JJ, entrámos num plano novo. Quebrou-se a solidariedade entre presidente e treinador. JJ não é Marco Silva e tenho a certeza que não sentirá motivação para continuar. Lastimo. Acredito que ele é um dos poucos artesãos que pode construir o futuro da equipa de futebol.
    Longe vão os tempos em que os apaniguados e os avençados da causa, escreviam que a saída do Domingos devia acarretar a queda da Direcção. A saída de um treinador simbolizava o fim de um projecto. Agora a figura do treinador é descartável, mastiga e deita fora. Um bando de aldrabões que não vai deixar saudades.
    Uma sugestão ao presidente Ricciardi, arranje um avatar de melhor qualidade. Este estraga-lhe todos os planos :) É demasiado burro e tolo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)