Modalidades: revista da semana
As modalidades do Sporting esta semana começaram as suas lutas na quarta-feira quando os leões do futsal começaram a disputar, em Vila do Conde, a Final8 da Taça da Liga, defrontando o AD Fundão no jogo dos quartos-de-final e vencendo por 7-3, com 6-2 ao intervalo. Foi um jogo em que os leões começaram muito bem e com quatro minutos jogados já venciam por 3-0, com uma coincidência: todos estes golos saíram de assistências do nosso guarda-redes Bernardo Paçó! No 1º golo Zicky Té faz a recepção e simultaneamente faz um “chapéu” que bate o guarda-redes adversário. No 2º golo é Wesley que faz a recepção directamente para a cabeça de Sokolov, que estava no centro da área, e cabeceia para o golo. No 3º é novamente Wesley a receber mas desta vez a rematar para o golo. Os adversários conseguiram reduzir com 8 minutos jogados mas no minuto seguinte a nossa equipa conseguiu mais 2 golos. O quarto golo resultou de um forte remate de Tomás Paçó, e o 5-1 foi feito por Diogo Santos, concluindo um excelente trabalho de Zicky. Conseguiram os adversários o seu segundo golo um minuto depois, para a cinco minutos de intervalo Alex Merlim depois de um brilhante trabalho fazer o sexto golo leonino. A 2ª parte foi disputada num ritmo bem mais lento, pois o resultado estava controlado, e era preciso não gastar energias atendendo que ainda faltariam dois jogos durante o fim-de-semana. O Fundão ainda conseguiu reduzir quando faltavam 5 minutos para o fim, através de um livre directo proveniente da sexta falta leonina. Os beirões jogaram os últimos minutos com o guarda-redes avançado, que em nada os beneficiou, antes pelo contrário ainda sofreram o sétimo golo por Wesley, quando a 1 minuto fim rematou de perto da nossa área para a baliza deserta.
Na sexta-feira disputou-se a meia-final da Taça da Liga onde defrontámos o Benfica e vencemos por 5-1, com 3-1 ao intervalo. E não podia ter começado melhor a nossa equipa. Com 26 segundos de jogo um longo passe de Alex Merlim da nossa zona defensiva foi recebido por Zicky Té, entre o último defensor benfiquista e o seu guarda-redes, e com um pequeno desvio fez o 1-0. E com menos de 4 minutos jogados Zicky desarmou, dentro da área adversária, um adversário saltando a bola para Pauleta, qua fez o 2-0. Os adversários ainda conseguiram reduzir fazendo o 2-1 com sete minutos e meio de jogo. Menos de um minuto depois Merlim, numa das suas habituais incursões da esquerda para o centro, com um potente remate voltou a pôr a diferença em dois golos, fazendo o 3-1, que se verificava ao intervalo. A 2ª parte foi disputada com a nossa equipa a controlar o jogo sem arriscar muito, e os adversários a tentarem pressionar com o guarda-redes a jogar mais subido no campo. E num ganho de bola a oito minutos e meio do final Taynan fez um remate em arco, desde perto da nossa área, batendo o guarda-redes encarnado. A seis minutos do fim o Benfica resolveu jogar com o guarda-redes avançado, e logo na primeira vez que avançavam assim Diogo Santos desarma um adversário e passa para Zicky que faz o 5-1 final. Grande exibição dos nossos futebolistas, mas temos de salientar, mais uma vez, a brilhante exibição de Bernardo Paçó, com algumas excelentes defesas muito importantes para o resultado final, com a garantia do apuramento para a Final.
No domingo no jogo da Final reencontrámos o CRC Quinta dos Lombos, a quem tínhamos visitado na passada semana em sua casa. Aliás este foi o terceiro jogo entre estas equipas na presente época. No jogo da 1ª volta da Liga Placard disputado no PJR o resultado foi um empate 5-5, depois de termos estado a ganhar por quatro golos, e no jogo da 2ª volta em Carcavelos vencemos por 8-1. E nesta final obtivemos o resultado mais expressivo, um brilhante 9-0, com 3-0 ao intervalo. Foi um jogo sempre dominado pelos nossos jogadores, mas com dificuldades para se conseguir o primeiro golo. E esse golo só surgiu com 13 minutos jogados e graças a um penalti cometido pelo guarda-redes sobre Taynan, e que este transformou no 1-0. E quando faltavam dois minutos e meio para o intervalo Tomás Paçó conseguiu o 2-0 com um excelente remate. E um minuto depois Zicky Té tem um excelente trabalho que isola Diogo Santos para este fazer o 3-0 que se verificava ao intervalo. E na 2ª parte os leões continuaram a dominar e no quarto minuto uma brilhante jogada colectiva, onde a bola passou por todos os nossos jogadores deixou Diogo Santos isolado frente à baliza para fazer o quarto golo leonino. Dois minutos depois Pauleta com um excelente remate faz o 5-0, para 30 segundos depois Zicky com um dos seus pormenores aumentar para 6-0. E a história desta 2ª parte quase que se resume nos golos do Sporting. A meio os adversários passaram a jogar com o guarda-redes avançado e graças a isso a pouco mais de seis minutos do final Wesley rematou de muito longe para a baliza onde o guarda-redes não chegou a tempo, fazendo 7-0. Menos de um minuto depois outra bonita jogada da nossa equipa fez aparecer Ruben Freire a terminar com um passe para a baliza para fazer o 8-0. E o terceiro golo no espaço de um minuto foi finalizado por Pauleta depois de uma bonita triangulação de Renato Almeida e Diogo Santos, fazendo o 9-0 final. Vitória convincente dos nossos jogadores que justificaram totalmente a conquista da 6ª Taça da Liga para o nosso museu. O próximo jogo dos leões do futsal será no sábado 1 no PJR para defrontarem o Ferreira da Zêzere no jogo relativo à 15ª jornada da Liga Placard.
Na quinta-feira os leões do andebol foram até a Hungria para defrontarem a equipa do Veszprém, actual líder da nossa serie, em jogo da 12ª jornada da EHF Champions League tendo regressado com uma derrota por 32-33, com 17-16 ao intervalo. Perante os actuais líderes da nossa serie, os leões conseguiram um jogo extremamente disputado, e equilibrado, que começou com empates sucessivos até aos 9 golos, altura em que conseguiram 3 golos seguidos passando o marcador para 12-9, chegando aos 15-11 e aos 17-14, mas o húngaros conseguiram reduzir para o 17-16 com que se chegou ao intervalo. Continuaram os leões na frente até aos 22-19, e não fizeram 23 porque Orri Porkelsson viu um golo anulado por 2 centímetros em que pisou a linha de área adversária. Continuaram os leões na frente até aos 28-26, quando os visitados conseguiram 3 golos seguidos passando para 28-29, chegando aos 30-32. Os nossos jogadores conseguiram o empate aos 32, fazendo os adversários 32-33. E no nosso último ataque novamente Orri Porkelsson obtém um golo que daria o empate e novamente por um pisar mínimo no risco de área é anulado. Excelente exibição dos leões que com um pouquinho de sorte podiam regressar com a vitória. Apesar de tudo Orri Porkelsson conseguiu 8 golos, os mesmos que Martim Costa, sendo ambos os melhores marcadores da equipa leonina. O próximo jogo dos leões para a EHF Champions League será na quarta-feira 26 onde receberá no PJR os dinamarqueses do Fredericia em jogo da 13ª jornada da prova.
No domingo foram os leões do andebol até à Nazaré para defrontar o Dom Fuas em jogo da 21ª jornada do Campeonato Placard, tendo regressado com a vitória fácil e indiscutível por 33-21, com 16-8 ao intervalo. Vindos da desgastante viagem à Hungria os leões começaram como que adormecidos, entrando a perder por 1-3 e 2-4, ainda deixaram os locais chegar aos 4-5, mas aí pensaram que já chegava para descontracção e com 8 golos seguidos fizeram 12-5 e 14-6 chegando ao intervalo com 16-8. A 2ª parte continuou com a superioridade leonina que chegou aos 22-10 e aos 27-14. A partir daqui tiveram um abrandamento que deixou os nazarenos fazerem quatro golos seguidos, chegando aos 27-18, o que obrigou Ricardo Costa a pedir um desconto de tempo. Depois disso e até ao final voltaram ao seu nível habitual terminando com 12 golos de vantagem. Num jogo onde já se esperava algumas facilidades Ricardo Costa rodou toda a equipa, tendo inclusive estreado Tiago Dias mais um jovem da formação, e dando mais minutos de jogo a quem tem sido menos utilizado. Resultado dessa rotação é o facto de não termos nenhum marcador com muitos golos, e temos três com o máximo que conseguiram neste jogo. Jan Gurri, Orri Porkelsson e Martim Costa foram os melhores marcadores da nossa equipa com 4 golos cada. Para o Campeonato Placard os leões recebem no sábado 1 no PJR em jogo da 22ª jornada o FC Porto, jogo muito importante para a liderança da classificação.
No domingo voltaram os leões do hóquei ao Pavilhão João Rocha para receberem o Benfica em jogo da 15ª jornada do Campeonato Placard tendo o desafio terminado empatado 2-2, com 1-1 ao intervalo. Foi um jogo muito disputado, com muita rudeza da parte dos adversários, e muita complacência por parte da arbitragem. No 2ºminuto de jogo é marcado um penalti contra os visitantes mas Verona não conseguiu converter, para no minuto seguinte em mais uma falta grosseira sobre Rafa Bessa, este ter de ir para o hospital, tendo sido saturado com 14 pontos, o pulso partido e suspeitas de traumatismo craniano. O que será preciso no hóquei patins para expulsar um jogador? Do livre directo respectivo resultou o primeiro golo leonino por Nolito. O Benfica reagiu o que obrigou Edo Bosch a pedir um desconto de tempo com seis minutos jogados. Com quase 10 minutos jogados conseguiram os visitantes o empate, para 30 segundos depois ser mostrado um cartão azul a Nolito, mas no livre directo respectivo Girão não se deixar bater. No minuto final da 1ª parte mostrado mais um cartão azul a um adversário, por, mais uma, entrada violenta sobre Souto, mas no livre directo Nolito não conseguiu bater o guarda-redes forasteiro. Na 2ª parte aos 10 minutos Roc Pujadas, com um bom trabalho individual, fez o segundo golo leonino. Mas 17 segundos depois, na nossa meia pista, Magalhães escorrega, caindo e perdendo a bola para um adversário que sozinho frente a frente com Girão conseguiu restabelecer o empate. Exactamente a meio desta 2ª parte voltaram os leões a beneficiar de um penalti e desta vez foi Bridge a não conseguir bater o guarda-redes adversário. A 10 muntos do fim do jogo os árbitros marcaram uma falta, não existente, de Nolito, que foi a décima do Sporting, mas mais uma vez não conseguiram bater Girão. E a dois minutos e meio do final repetiu-se a situação. Marcado um penalti, mais uma vez muito duvidoso, contra a nossa equipa e voltou Girão a resolver a situação. Um minuto depois foi finalmente marcada a 10ª falta aos nossos adversários, que já devia ter sido assinalada varias vezes anteriormente, mas também Souto não conseguiu bater o guardião adversário, possivelmente o melhor jogador do desafio. Claro que também não nos podemos esquecer a grande exibição de Ângelo Girão na baliza leonina. Pensamos que a nossa equipa merecia vencer o jogo, mas a manhosice adversária e o seu proteccionismo pelos árbitros tal não permitiram. Voltam os leões do hóquei a jogar no sábado 1, indo à Catalunha para defrontarem o Igualada no jogo da 2ª mão dos 1/4 de final da WSE Cup.
No sábado voltaram os nossos voleibolistas ao PJR para receberem o Fonte Bastardo em jogo relativo à 21ª jornada da Liga Una Seguros, tendo vencido por 3-0, com os parciais de 25-15, 25-18 e 25-13. Foi um jogo em que João Coelho fez descansar os jogadores habitualmente mais utilizados. Jan Galabov, Edson Valencia e Yurii Synytsia não foram utilizados, e Kelton Tavares, Martin Licek e Jonas Aguenier foram substituídos durante o 2º set, por Tiago Pereira, Tiago Barth e Alejandro Vigil. Os três jogadores que fizeram os três sets foram Vinicius Lersch, Breno Nascimento e Armando Velásquez. Foi um jogo em que a equipa açoriana apenas deu alguma luta no início dos sets. No 1º set equilibraram até aos 6-5, no 2º até aos 11-11, no 3º set estiveram a ganhar 1-3, mas os leões fizeram seis pontos seguidos passando para 7-3, nunca mais se conseguindo aproximar. O nosso voleibolista que mais pontuou neste jogo foi Breno Nascimento com 12 pontos. Na quarta-feira 26 esta equipa vai até à Polonia para defrontarem o Bogdanka LUK Lublin no jogo da 2ª mão da meia-final da CEV Challenge Cup, regressando para no sábado 1 irem até Vila Nova de Gaia defrontar o Madalena no jogo respeitante à 22ª jornada, e ultima desta fase, da Liga Una Seguros.
As leoas do voleibol voltaram na segunda-feira ao PJR para receberem o FC Porto no jogo da 21ª jornada da Liga Solverde, tendo obtido uma brilhante e altamente disputada vitória por 3-0, com os parciais de 27-25, 25-15 e 28-26. Foi um importante jogo que manteve as leoas no 1º lugar da classificação, e a uma jornada do fim desta fase, com enormes possibilidades de a terminar na liderança. Tirando o 2º set foi um jogo equilibradíssimo, sendo os outros dois sets decididos nas vantagens. Não podemos distinguir nenhuma das nossas jogadoras, pois praticamente só jogaram sete, e todas a alto nível. Tirando Ozge Kinasts, a passadora, e Daniela Loureiro, a libero, as outras cinco meninas conseguiram todas muitos pontos. Assim Leslie Tagle com 15 pontos, Saska Durovic com 14, Irene Verásio, com 13, Amanda Cavalcanti com 12 e Jéssica Miranda com 10 pontos foram todas muito semelhantes na aplicação e no desempenho. As leoas voltam a jogar no PJR no domingo 2 recebendo o GC Vilacondense em jogo da 22ª,e última, jornada desta fase da Liga Solverde.
No domingo voltaram as leoas do basquetebol ao PJR para receberem a equipa do GDESSA Barreiro em jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal tendo sido derrotadas por 57-66, com 28-36 ao intervalo, devido aos parciais de 10-19, 18-16, 12-12 e 17-19. Luana Serranho com 12 pontos e Emília Ferreira e Carolina Duarte, ambas com 9 pontos, foram as que mais contribuíram para os números finais, perante uma equipa que está entre as quatro primeiras da Liga Feminina de basquetebol. As leoas recebem no PJR no próximo domingo 2 as madeirenses da E Francisco Franco para o jogo da 1ª jornada da nova fase do seu campeonato.
autor:8
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.