segunda-feira, 29 de abril de 2013

De Bruma até Ronaldo, passando por Ilori, Adrien, Jesualdo, Labyad, 30 mil à borla e os 100 mil sócios

Deixo algumas reflexões que o jogo de ontem me suscitou, começando pelo futebol, com algumas individualizações:

Bruma: Acabou por ser o homem do jogo, Não é o mesmo que dizer que foi o melhor em campo mas, por ter estado ligado aos 3 golos dificilmente desmerece o titulo. É um jogador em foco pelo que se diz das suas qualidades e pela sua situação contratual. Tem qualidades suficientes para fazer uma boa carreira profissional mas está nitidamente inflaccionado face ao seu valor actual. 

Para isso muito tem contribuído o seu empresário, ao colocá-lo no centro das noticias de forma quase diária. Essa postura prejudica o jogador,  o que acaba também por prejudicar o próprio empresário, soubesse ele percebê-lo. Não tenho dúvidas que todos ganhariam mais dinheiro - Sporting, jogador, empresário - se Bruma continuasse a sua aprendizagem e evolução no Sporting, até porque os próximos anos - por força do que as circunstâncias impõem - serão particularmente favoráveis para tal.

Bruma tem ainda muito para aprender. Não o digo pelo erro que cometeu mas pelo que Bruma faz em campo. A velocidade é a sua melhor arma  e é por ela que tem dado nas vistas. Essa é fácil de contrariar, e maior parte das equipas da Liga especializaram-se a fazê-lo. Faltam-lhe outras qualidades, algumas das quais deveriam ser inatas. A falta delas pode ser remediada com a formação, que não terminou com a ascensão a sénior. Saiba Bruma ter a humildade de o perceber para continuar a progredir.

Illori- Sempre me interroguei porque razão diversos treinadores - Domingos, Sá Pinto, Vercauteren(?) e sobretudo Jesualdo)  - lhe deram a primazia das apostas em face de outras opções que me pareciam mais seguras. O miúdo tem sabido responder em campo às minhas dúvidas. É talvez o jogador que mais cresceu, de acordo com o que parecia ser o seu potencial relativo. E não apenas do ponto de vista técnico, mas sobretudo do ponto de vista mental e de concentração no jogo. E conseguiu-o de forma discreta, com pés de veludo. E esta apreciação tem muito pouco a ver com o corte vistoso que efectuou pois, como muito bem assinalou quem percebe mais disto do que eu, o lance nasce de uma falha dele, ao ir  de forma descoordenada com Rojo ao lance, quando devia ter ficado em contenção. Foi o melhor em campo, porque foi o que esteve em melhor plano em todo o tempo do jogo.

Adrien - Está em péssima forma física e eventualmente emocional. Se todos os jogadores perderam com a época em curso, talvez tenha sido ele o que mais perdeu, por força do que foram as expectativas criadas pela belíssima época realizada em Coimbra, quer pela rábula da renovação do contrato. Não sei a quem favorecem as noticias plantadas nas comunicação social, dando conta da "rota de colisão" com o clube, pelo facto de ser dos mais bem pagos e ser dos que mais tem decepcionado.  Mas sei que o jogador tem valor para fazer muito mais e melhor e que, vendido agora, será inevitavelmente muito abaixo do que pode valer. Ajudará pouco fazer cair todo o odioso da questão sobre o jogador. Ajudará pouco o Sporting, bem entendido, porque o jogador continuará a sua carreira noutro lugar.

Labyad - É um bom exemplo do que é a diferença entre ter uma boa formação - que é a que geralmente o Sporting aos seus meninos - e ter uma formação qualquer. Não é por falta de qualidade individual que Labyad não mostra mais do que uns tímidos arranques e uns remates, quase sempre mal direcionados. É por falta de compreensão da dimensão colectiva do jogo, e isso aprende-se na escola. É essa falha que não lhe permite perceber que rematar não é a única coisa a fazer nos últimos 25 metros do campo, assistir os colegas melhor posicionados também o é. Talvez por isso que Labyad não percebe que recuar para oferecer uma linha de passe é por vezes mais importante do que correr para o meio dos defesas, mas onde o portador da bola não o consegue ver. Não sei se ainda irá a tempo, mas não lhe faria mal aproveitar o estágio no banco para ver o que faz André Martins.

Jesualdo - Infelizmente parece neste momento apenas com um pé em Alvalade, que é o que lhe fará ficar até ao final de época. Assim o depreendo quando disse o que disse, da forma que o disse, na conferência de imprensa, em particular sobre Bruma. Ou foi um "lapsus linguae" ou foi um recado, e só manda recados quem não tem possibilidade de dialogar olhos nos olhos. Se assim for é uma pena. Jesualdo tem mais de futebol no lóbulo frontal que toda as cabeças da SAD juntas. E o mesmo era válido para a SAD anterior. Não será um homem fácil ou conveniente, mas talvez por isso mesmo pudesse ser um homem importante para o presidente e sobretudo para o clube.

30 mil em Alvalade / 100 mil sócios / Ronaldo sócio 100 mil - Pouca gente para futebol à borla e a boas horas. O que inevitavelmente nos obriga a repensar das estratégias, de tão complexa que é a situação que envolve o clube e o País em geral.

O número de presentes remete-nos para o número mais ou menos semelhante de sócios pagantes. Obviamente que o Sporting não se pode/deve fechar à conquista de novos associados, mas ficará um buraco por preencher se não conseguir recuperar os que entretanto deixaram de pagar quotas. Ao contrário dos nossos rivais não queremos ser apenas os maiores, queremos ser os melhores.

Por isso mais do que campanhas para os que estão talvez seja bom perceber porque se ausentaram os que em tempos já demonstraram vontade de pertencer. Não faltarão razões para o afastamento, a ausência de sucesso não é um chamariz, e será talvez a explicação para o grosso dos números. Mais importante seria apurar quais, de entre estes, são os que gostariam de estar e não podem. Em concreto os desempregados, uma realidade crescente no País e que veio para ficar. Além da suspensão do pagamento de quotas, a entrada grátis aos agregados familiares nestas circunstâncias ajudariam a minorar o sofrimento, cumprindo com nobreza uma função social, cuidando também dos seus. 

Se o Sporting se lembrar deles neste momento de particular fragilidade eles reforçarão as razões para não se esquecer do clube. Em particular os mais novos, investindo assim também no futuro. Neste âmbito - terá que ficar para outra ocasião uma reflexão mais profunda - está também a possibilidade de o Sporting usar a sua fundação, em conjunto com a sua disseminação pelo tecido empresarial nacional, como forma de dinamizar sinergias para ajudar os sócios apanhados no turbilhão da crise. 

Excelente a (re)captação de Ronaldo para o seio do Sporting. Essa é a nota mais importante. Para outra altura ficará a discussão sobre o muito que há a fazer na Academia relativamente a esta matéria. Com uma certeza à priori: o ser sócio do Sporting deverá ser sempre um acto voluntário e nunca uma obrigação.

11 comentários:

  1. Ontem teria que haver dois prêmios, bruma e capel fizeram um excelente jogo. (os melhores em campo)

    Eu oiço e leio diversos comentários sobre as nossas laterais que "joaozinho e Miguel Lopes não prestam". Não foi o que vi na capela nem ontem também. Fizeram mais uma vez um excelente jogo.

    Miguel Lopes então superou-se. Parece ser daqueles que só para quando quebrar. Ainda há cedric.

    Quem tem Ilory, Rojo e Dier não precisa ficar preocupado.

    Labyad tem um grande futuro pela frente e caso não saibam consegue ser mais novo que Ilory. O professor terá tempo para tratar dele. :)

    Na capela foram seis portugueses de início ontem foram sete.

    Fico muito triste caso a saída do professor seja uma realidade. O futebol e a disponibilidade dos jogadores é completamente outra.

    Quase que me esqueço de falar do André Mágico Martins. Como é que o Bayern munchen ainda não viu este?

    Rinaudo lembra-me os capitães dos anos 80. Garra e muito amor pela causa.

    Força grande Sporting

    ResponderEliminar
  2. LdA, eu reduzia o jogo de ontem aquilo que para mim é neste momento fundamental existir no Sporting. Valorizar, valorizar, valorizar...

    Devia ter sido sempre assim, mas a cada segundo que passará durante os próximos anos mais urgente é valorizar. E valorizar o quê? Tudo! Desde as pedras da calçada ao Rojo...

    Não sei o que vai sobrar desta equipa para o próximo ano, como prevejo que seja pouco estou a tentar ao máximo não me apegar aos nomes que destacas. Entra pelos olhos dentro o potencial que há para crescer, mas vê-se também que teremos de acumular ainda muitos erros até sair deste marasmo competitivo.

    Não gosto de Jesulado Ferreira, ando farto de procurar justificações para o dispensar e contratar outro qualquer, um dos da moda, Jardim, Silva, Vitória ... Bielsa ... Mas de cada vez que o ouço (antes e depois dos jogos), cada vez que o vejo no banco, guardo bem fundo estas minhas ideias parvas. Há muito poucos treinadores que possam trazer ao Sporting, neste momento da sua vida, as mais valias que este treinador/homem tem. Imagino o que seria ter lá agora um Villas Boas pré-Porto... Era trucidado...

    No momento em que se preparava o anúncio do sócio 100.000, disse em jeito de piada na bancada "Vais ver é o Ronaldo, ele que deve ser sócio há mais de 10 anos.". Era mesmo, demorei 10 segundos a engolir em seco (não ouvi nada do que ele disse) e rematei, "Esquece, mais vale tarde que nunca.".

    Uma correcção ao teu post, à borla não, eu tenho tudo pago assim como milhares dos que estavam presentes. Mesmo aqueles que não têm gamebox, mas são sócios, se pagaram a quota do mês, o jogo não foi propriamente à borla, quando muito não tiveram de pagar mais para usufruir de um prazer para o qual contribuem todos os meses.

    ResponderEliminar
  3. "...Pouca gente para futebol à borla e a boas horas. O que inevitavelmente nos obriga a repensar das estratégias, de tão complexa que é a situação que envolve o clube e o País em geral."

    Reforço o que insinua o post e diz o LMGM no comentário anterior:

    Ir de Castelo Branco (p.e.) a Lisboa para ver o Sporting... custa cada vez mais dinheiro: com o combustível a subir e atravessar a A23 (a auto-estrada com as portagens mais caras do País) e A1 é um luxo cd vez mais difícil de um sportinguista se permitir. Só mesmo um gde amor... que perdura "no matter what". E nem sequer contabilizo os morfes e os drinks que teria sp que consumir (ainda que mais barato fazendo-o em casa). De modo que ir à bola de borla? O tanas...

    Sobre JF mantenho a minha opinião: sinceramente, não vejo quem o possa substituir com acréscimo de qualidade. Ele tem provado a sua competência em campo.

    Bos apontamentos no final, sobre como recuperar massa associativa...

    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro Lda,

    Excelente post.

    O lance do Lori foi mesmo no enfiamento do "meu" lugar, ao vê lo a tentar cobrir a mais que previsível falha de intercepção do Rojo (pela forma que abordou lance foi notório que aconteceria) pensei "se falhas estamos fodidos" mas o rapaz começou a galgar por ali fora e foi a tempo de tirar o pão da boca do Rondon ... impressionante a sua velocidade.

    No entanto o mais marcante para mim foi o baptismo do meu pequenote em Alvalade poucos dias após o seu 4ª aniversário ... foi emocionante ve-lo cantar saltar e festejar comigo o nosso 2ª golo (no 1ª assustou-se ao ver tanta gente a saltar de repente :)).

    Foi um dia para recordar que teve inicio no Solar do Norte com passagem por Leiria (museu do SCP) onde reforcei o meu sentimento de privilegiado que sou por ser do Sporting Clube de Portugal e por termos adeptos apaixonados pelo clube como o Sr. Bernardes Dinis.

    Partilhar tudo isto com aqueles que mais amamos é uma sensação única.

    Para terminar o dia, uma vitória à Sporting muito saborosa com uma boa dose de sofrimento.

    Espero que na próxima nos possas acompanhar !!!

    SL,


    ResponderEliminar
  5. Sérgio:

    Gde jornada! Épico... Só não sei se a tua'cria' se lembrará da estreia. É mesmo mt pequenote...

    SL

    ResponderEliminar
  6. Ficarão as fotos para a recordação ... não posso facilitar na educação do pequenote, a pressão portista é grande fora de casa e na família(já me chateei com familiares por causa disso) se o Francisco tiver de ser influenciado que o seja pelo Pai.


    ResponderEliminar
  7. Concordo com o post. Acho apenas que desvaloriza a importância do Bruma. Julgo que a velocidade e expontaneidade que introduz no jogo é a sua melhor arma e tem sido esse o mecanismo que obriga as equipas adversárias a recuar e a adoptarem uma atitude de precaução com as iniciativas do jogador. Por outro lado não teme na abordagem do defesa e no remate à baliza, além de cruzar com qualidade. Vai longe. Esperaria que o fizesse em Alvalade, que fosse longe cá dentro, mas já sabe a triste sina que caracteriza a gestão do clube. O facto de esta questão tardar em se resolvida faz-me temer o pior dos cenários.
    Quanto a Jesualdo é outro tabu.Um resquício de sensibilidade para a importância da gestão desportiva implicaria celeridade na manutenção de jesualdo. Mesmo acima do tal tecto salarial Jesualdo teria que ficar. Esta é a condição para o sucesso futuro com garantias seguras. Existem alternativas, pois claro que existem. Alternativas, boas, más, péssimas. As boas viriam para Alvalade a que preço? Com graus de risco muito mais elevados, quase todas elas. Bruno Carvalho se não conseguir manter Bruma e renovar com jesualdo vai-se arrepender mais cedo do que tarde. Para mal dos nossos pecados teremos então razões para nos arrepender-mos com ele.

    ResponderEliminar
  8. Ou muito me engano ou vamos ter o Inácio a treinador. E o trocafígados como director de comunicação.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)