segunda-feira, 1 de junho de 2015

Taça de Portugal: Carrossel de emoções para o final de um grande jejum

Tive o privilégio de ontem ter assistido no Jamor ao regresso do Sporting aos títulos, interrompendo um jejum que há sete anos se havia iniciado precisamente no mesmo local. Já quase tudo deve ter sido já dito e escrito sobre o sucedido pelo que deixo uma análise pessoal resumida por tópicos sobre este momento que teve tanto sofrimento e amargura como de paixão e alegria desmedida.

Jamor mítico e ultrapassado
Não há em Portugal um lugar como o Jamor para fazer a grande festa do futebol português que é a final da taça. Porque a final da taça não é apenas o jogo que se joga num estádio com uma atmosfera única. É também muito o que acontece nas muitas horas que o antecedem. 

Mas não se deve escamotear a realidade de um palco que acabou ultrapassado no tempo e que hoje, no que diz respeito ao conforto e sobretudo à segurança dos adeptos, está longe dos mínimos desejáveis.  Por razões puramente aleatórias, que se prendem com a conjugação de resultados que determinam os finalistas, os "3 grandes" não se têm encontrado neste local. Veremos o que sucede quando tal acontecer.

Apesar do esforço que se tem feito, de forma pouco convicta, os principais problemas permanecem. E estes são vários, como por exemplo o número reduzido de entradas/saídas que, numa situação de emergência nunca até agora verdadeiramente testada, transformará o local numa armadilha fatal. Sendo este talvez o aspecto mais preocupante, realce-se com outro exemplo o episódio caricato da rega do relvado de forma manual e de alcance reduzido que todos tivemos ocasião de presenciar.

Mas convenhamos que pior que as condições que são mais dificeis de mudar são as decisões incompreensíveis da organização que obrigam os adeptos a permanecer mais de uma hora em filas intermináveis, onde se acumulam tensões e situações de perigo potencial para todos, para que os autocarros das equipas possam passar. Isto já depois de estarmos a meio da segunda década do século XXI e até os miúdos parecem melhor habilitados para fazer uso de toda a panóplia de meios de comunicação...

Grande triunfo em jogo pequeno
De forma sucinta pode-se resumir o encontro a um jogo de ofertas onde o esforço e o erro predominaram sobre a táctica e o talento. O jogo parecia ter ficado decidido muito cedo, com duas falhas monumentais na mesma posição, mas com protagonistas diferentes (Cédric e Miguel Lopes). A forma como ambos abordam os respectivos lances e as decisões que tomam são manifestamente deficientes para jogadores do seu nível e no jogo desta importância. 

A desvantagem numérica e no resultado provocou danos anímicos evidentes na equipa do Sporting levando o jogo para a zona de conforto do Braga, que ficou a viver da procura do erro para lançar as suas habituais transições. O Sporting ficava em grande sofrimento para contornar a superioridade numérica arsenalista, que lhe permitia controlar o jogo.

Talvez tenhamos tido ontem a sorte que tantas vezes parece faltar nos momentos das grandes decisões. Parece-me contudo que a forma como empurramos a decisão para as grandes penalidades foi tanto o justo prémio para a forma abnegada com os jogadores se entregaram, mesmo que muitas vezes com reduzidas doses de discernimento compreensível face às circunstâncias adversas, como castigo para o Braga não fazer muito mais que deixar correr os ponteiros do relógio, pensando que a decisão estava consumada.

Vitória saiu do banco e do inconformismo
No estádio, após a expulsão de Cédric, preconizei precisamente a mesma substituição  que Marco Silva realizou. Essa viria a ser particularmente infeliz, como agora se sabe. Convenhamos também que o cenário era particularmente difícil para gerir a partir do banco. Mas a entrada de Mané e depois de Montero seriam determinantes para que, nos minutos finais, se chegasse ao empate. Mané esteve melhor a fechar o corredor direito que os que aí o haviam antecedido e a presença de Montero entre os defesas arsenalistas foi o factor de desequilibro que afectou a segurança de execução que até aí vinham revelando. Juntamente com o inconformismo dos jogadores, e o acerto de Patrício nos momentos finais do prolongamento e nos penalty's, foram os catalisadores para a explosão de felicidade que se viveria momentos depois.

Momentos de felicidade indescritível
Todas as imagens de felicidade indescritível que se viveram aquando da obtenção do empate e sobretudo quando a nossa vitória foi confirmada, ficaram apenas registadas na memória, apesar de poder ter realizado as filmagens e fotografias de uma vida. Tendo ficado no topo norte, junto ao novo acesso norte, havia espaço para dar largas à alegria e foi isso que fiz e presenciei. Gente que se desconhecia a cair em longos abraços, lágrimas de felicidade (pronto, ok, também deixei lá algumas...), gritos esfuziantes de adeptos a correr sem direcção definida, pessoas abraçadas a rebolar pelo chão ou de joelhos no chão e braços abertos para o ar, agradecendo aos deuses do futebol que tantas vezes parecem esquecerem-se de nós nos momentos importantes. 

Uma felicidade sem adjectivos que contrastou com o espectáculo deprimente de descrença e o desânimo nas centenas que ainda muito cedo começaram a virar costas à sorte da equipa, encaminhando-se para as  portas de saída. A minha leitura sobre este episódio confrangedor não tem maior severidade que constatar que em jogos de final da Taça grande parte do público não é o que habitualmente frequenta os estádios, estando ali presentes por razões que ultrapassam em muito o apreço pelo jogo e ligação ao clube.

Fim de um embaraçoso jejum
Um clube como Sporting, para quem o futebol é sua modalidade mais representativa, não pode estar sete anos a coleccionar zero conquistas. Que o final de um embaraçoso jejum represente o inicio de um paulatino e sustentado regresso à normalidade que tanto ansiamos. Que os passos seguintes, nomeadamente  no que à preparação da nova época diz respeito, sejam cumulados de sabedoria acerto. 

Não finalizo sem agradecer a todos sem excepção  que trabalharam para tornarem possível os momentos inolvidáveis que ontem tive oportunidade de viver. E também a todos com quem tive o privilégio de partilhar todas as emoções: o Bancada de Leão, companheiro de muitos quilómetros, alegrias e desilusões, ao Solar do Norte, local de fervor clubista sem igual, a todos os desconhecidos que me e a quem me abracei, ao Bruno Martins e Hugo Malcato, companheiros de blogue, e Pedro Faleiro a quem voltei a rever, ao fim de muito tempo. E finalmente ter tido a oportunidade de conhecer o Ben Shave himself!

11 comentários:

  1. Excelente texto! Festa incrivel, a vivida ontem!
    Perguntava o meu companheiro do lado, no fim dos 90 minutos: porque temos de sofrer sempre tanto? Ao que eu respondo: prepare-se, porque ainda vai sofrer mais. Isto vai a penalties! Mas ser do Sporting é isto. Lutar para ganhar!

    Apenas um reparo, o jejum começou na Supertaça que ganhámos ao Porto no Algarve, em 2008.

    SL,
    Pedro Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Texto emotivo mas cheio de racionalidade.

    Ontem não estive lá, por opção. Não quis. Fui ter com o meu pai e tio e vimos na TV. Grande sofrimento que culminou numa alegria enorme, daquelas que ficam, para sempre. Ainda bem que foram vividas junto de quem importa.

    grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,
      era impossível não haver emoção a rodos depois do que ontem foi vivido. Um grande abraço.

      Eliminar
  3. Leão, antes de mais um grande abraço. Também estive lá (graças ao meu Pai que tanto insistiu comigo) e posso não ter deixado lágrimas mas emocionei-me no final como se fosse um miúdo a ver a primeira final da minha vida. Foi épico.

    Não podemos ser tão severos com quem saiu mais cedo. Muitos daqueles já viram muitos filmes que acabaram mal. Nunca consegui tomar a decisão mas já tive vontade, algumas vezes. Sempre tive comigo quem me convencesse a ficar. Outras vezes, como na Luz em 2001, fui eu que convenci outros a ficarem. Depende do dia, do estado de espírito, das experiências, de muita coisa.

    Ontem comentava com o meu Pai: "já vimos penalties do Sporting ao vivo?" O meu Pai lembrava-se de uma experiência caricata com o Rangers, na década de 70 (ganhámos nos penalties mas o jogo nem devia ter ido a penalties porque já vigorava a regra dos golos fora e o Rangers já estava apurado); eu da Taça, na Luz, em 2004/2005. Os nervos começaram a apoderar-se de nós. Mas não sei como nem porquê eu, que estive pessimista todo o dia, estava super-confiante nos penalties. Às vezes não dá para explicar. E essa parte é o que o futebol tem de melhor: o inexplicável.

    Um grande abraço, já merecíamos, todos nós

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa perceber as dura criticas para os que saíram antes do tempo como é obvio a frustaçao era enorme e muitas vezes os últimos minutos tornam-se num espectaculo deprimente pouco recomendável a famílias com crianças, alias houve durante a 2 parte varias escaramuças entre Sportinguistas consequência do muito álcool consumido mas também da enorme frustaçao que as pessoas sentiam. Muitos dos "heróis" que ficaram seriam os mesmo que rebaixariam os jogadores depois do jogo acabar caso o resultado se mantivesse...

      Sobre o jogo foi dos momentos mais entusiasmantes que tive o prazer de assistir, o SCP fez uma boa primeira parte acabando traído pelos erros individuais e na 2 parte quando as pernas já pouco permitiam acabamos por ter a fortuna do jogo, infelizmente o SCP que teve no jamor foi uma copia fiel do que foi durante toda a época... Somos melhores que os adversários mas acabamos traídos por uma defesa que mete agua por todo o lado.

      Todos estão de parabéns desde o Presidente aos adeptos passando por todos os profissionais do clube sem excepçao.

      Ace-XXI

      Eliminar
  4. Belo texto, que o Sporting continue este caminho, aproximando-se de forma sustentada aos rivais (financeiramente falando) e que este grupo continue a dar nos alegrias
    SL

    ResponderEliminar
  5. Koba, obrigado e abraço retribuído.

    Em relação aos penalty's devo dizer que após a defesa do Patrício fiquei com uma fé inabalável que trazíamos a taça.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Os afortunados que estiveram no Jamor, para saberem o que é emoção, deviam era estar num café onde faltou a luz aos 82 min ... ah, e ver os penaltis com decalagem de som relativamente ao café do lado...

    Foi bom, um pontapé no destino, nos erros patetas e a recompensa do trabalho de uma época. Para mim a chave da vitória foi o controlo emocional que a equipa demonstrou, há uma imagem logo após sofrermos o segundo golo e em que os jogadores reagem em campo mais agressivamente, acelerar o jogo sem segurança, passes de risco, correrias desenfreadas sem nexo, discussões com árbitro e adversário em que focam Marco Silva a pedir calma e "cabeça". Era isso mesmo que era necessário, manter a frieza e fazer o nosso jogo, se fosse para cair era agarrado às convicções da equipa e não com cada um a correr para seu lado.

    Grande Patrício! Grande Capitão! A vitória fica-lhe tão bem depois de tudo aquilo que já passou!

    ResponderEliminar
  7. Ah, uma palavra para o adversário-que-tem-a-mania-mas-no-fundo-no-fundo-isso-passa-lhe, demos dois de avanço e jogámos só com dez. Nem assim...

    ResponderEliminar
  8. Grande abraço, amigo Zé. Foi óptimo ter estado contigo e com tanta gente. Vemo-nos em Agosto - se calhar, até na Supertaça.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)