O CM dava ontem conta que o Sporting e a Galp estariam à beira da ruptura por via de um diferendo relativo à concessão de terrenos para edificação de duas bombas de gasolina junto ao estádio José de Alvalade. A redacção da noticia está abaixo do nível de estagiário pelo que a função primordial, que deveria ser informar, está comprometida à partida. No entanto percebe-se que pelo menos que o diferendo existe, que pode ter custos elevados e que a responsabilidade seria do executivo de Godinho Lopes por ter atrasado o processo. Na mesma noticia é dando conta que na pretérita A.G. foi discutida a possibilidade de, e cito, "criar um movimento de boicote aos serviços e produtos da empresa, certos que os cerca de três milhões de adeptos leoninos podem contribuir para uma significativa quebra de receitas da empresa".
Começando pelo final, é no mínimo muito pouco inteligente propor um boicote a uma empresa como a GALP com o objectivo de lhe provocar danos nas receitas. Quem o faz desconhece o volume de negócios do grupo e mais não faz do que querer expor ao ridículo o Sporting. Para que o boicote tivesse algum impacto a adesão tinha que ser maciça. Ora acontece que estamos a falar do fornecedor de combustíveis com maior implantação em Portugal, havendo muitos locais, sobretudo fora dos centros urbanos, em que não existe alternativa ou esta está distante. Para esses a medida teria um carácter auto-punitivo. Acresce ainda o facto de, quando se fala em três milhões de adeptos se invoca um número que se refere a um universo que se estende muito para lá das fronteiras de Portugal continental. Mas o pior de tudo é que se está a falar de um parceiro estratégico do clube que em 2014 assinou um protocolo de fornecimento de combustíveis a um preço especial para os associados do clube. Alguém pensou nisso antes de propor esta ideia peregrina?
Ora, começando pelo protocolo assinado há um ano e sete meses, será que quando a direcção do clube se sentou à mesa para negociar o referido protocolo ninguém se lembrou, quer da parte do clube quer da empresa, deste elefante no meio da sala que era um assunto desta importância e deste valor? É natural que da parte da GALP até pudesse não haver grande interesse, preferindo deixar escorrer o tempo para que o desfecho fosse exactamente este, uma vez que este vai de encontro aos seus interesses.
Sobre a responsabilidade da direcção de Godinho Lopes no atraso do processo que redundou no actual conflito não tenho que o confirmem ou contestem, pelo que admito que assim tenha sido. Lembro que Godinho Lopes demitiu-se em Fevereiro de 2013, por intervenção dos sócios, e que o diferendo com a CM de Lisboa sobre os terrenos
ficou resolvido em Maio de 2012.
A actual direcção está a entrar no seu terceiro ano de mandato pelo que já decorreu tempo suficiente para intervir e não pode alegar desconhecimento da matéria, uma vez que esta já foi abordada em AG's recentes, bem como em relatório e contas. Ou, como se diz acima, neste período até negociou com a GALP a referida parceria. Apesar da herança pesada recebida, decorrido todo este tempo começa a ficar um pouco esgotado o "argumento GL" sempre que os problemas por resolver surgem.
Caro LdA, atenção que GL demitiu-se em fevereiro de 2013. Um abraço.
ResponderEliminarMdC, foi um lapso como se depreende do texto:
Eliminar"Godinho Lopes demitiu-se em Fevereiro de 2012, por intervenção dos sócios, e que o diferendo com a CM de Lisboa sobre os terrenos ficou resolvido em Maio de 2012"
"Lembro que Godinho Lopes demitiu-se em Fevereiro de 2012" - não, Fevereiro de 2013
ResponderEliminarTiago, obrigado, a explixcação foi dada acima.
Eliminar"criar um movimento de boicote aos serviços e produtos da empresa, certos que os cerca de três milhões de adeptos leoninos podem contribuir para uma significativa quebra de receitas da empresa"
ResponderEliminarFixe... Vou já ligar ao patrão para cancelar o serviço GALP FROTA lá no meu emprego... E, como bom sportinguista que sou, passo a ser eu a pagar os combustíveis enquanto trabalho!
RIDÍCULO! É mesmo de quem não tem noção da realidade...
Godinho Lopes tem as costas largas!... O ódio instigado contra este gajo, dá sempre resultados. Já nem dos incompetentes anteriores se fala. JEB, Soares Franco, etc, etc, parece que nunca existiram... Porquê? Será porque não interessa recordar que BdC foi apoiante e votante naquela gente?... Pois é... Acordou tarde... Já por aqui se contestava há largos anos o rumop que o SCP levava ainda o Bruno apoiava o eixo do mal leonino...
"Pois é... Acordou tarde..." - felizmente acordou a tempo de tentar mudar o rumo. Houvesse outros com tomates suficientes para o terem feito mais cedo.
EliminarConcordo, Tiago: é preciso ter tomates para ir contra a corrente dominante! BdC só apareceu qd a maioria dos sportinguistas se fartou do rumo! E foi preciso um sétimo lugar para isso... E o Tiago tem tomates ou ainda não acordou?
EliminarOlhe, constatemos os factos: infelizmente, têm sido os tomatudos a ter razão... veremos se a tendência continua e no que vai dar o "tentar" do BdC e o seu "rumo"...
BdC não apareceu depois do 7º lugar, quando JEB se demitiu o Sporting não ficou em 7º.
EliminarBdC não apareceu quando a maioria dos Sportinguistas se fartou do rumo. Teria ganho as eleições de 2011 se fosse esse o caso.
"criar um movimento de boicote aos serviços e produtos da empresa, certos que os cerca de três milhões de adeptos leoninos podem contribuir para uma significativa quebra de receitas da empresa".
Eliminara frase é do CM não é uma transcrição daquilo que foi dito na AG.
Alguém sabe explicar qual é o problema é que o artigo do CM é patético e contradiz-se. Se o Sporting foi prejudicado no negocio porque é que tem de pagar 5M à Galp?
A unica referencia que encontro é A revelação foi feita no decorrer da reunião do Conselho Leonino, na quinta-feira à noite, na qual foram dados a conhecer diversos aspetos da referida auditoria. Ficou ainda a saber-se que a Galp tem uma garantia bancária de cinco milhões de euros relativamente a terrenos junto ao Estádio de Alvalade que já venceu, mas que ainda não foi acionada.
Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/detalhe/meireles_recebeu_um_milhao_a_saida.html noticia de 2015
"BdC não apareceu quando a maioria dos Sportinguistas se fartou do rumo. Teria ganho as eleições de 2011 se fosse esse o caso."
EliminarTiago: Mau... Então não ganhou? E Andou o Bruno estes anos tds a dizer que sim... e que foi boicotado. Queres ver que o Bruno é aldrabão?
Enfim, vamos a factos: depois de JEB já a vasta maioria de sportinguistas era anti sistema. Mas “tomatudos' eram aqueles que eram contra o regime "croquete" no tempo de Filipe Soares Franco, por exemplo. Há alguns (raros) que foram desde o início: Abrantes Mendes sound a bell?
E não tentes refazer a história: só pq o BdC não ganhou em 2011, não significa que a maioria não fosse contra. Aliás, os resultados eleitorais provam isso mesmo. E de forma cabal!
Apraz-me saber que o LdA também tem, à sua maneira, um "Toque de Midas". Mais um fait-divers aproveitado para malhar na direcção.
ResponderEliminarTambém se não fosse assim, o Virgilio nem comentava...
SL.
Poupas
Poupas, obrigado. É bom ter fãs...
EliminarAH! E 5M€ é um fait-divers! Mas assim pró carote, não?...
Como diria o JJ, 5 M€ são "piners".
ResponderEliminarLdA, estive na AG e não ouvi ninguém falar de boicote. Falou-se, isso sim, do possível impacto na reestruturação financeira. Mas do boicote ninguém falou.
ResponderEliminarMais depressa se apanha um jornalista "mentiroso" que um jornalista coxo...
EliminarPor acaso não só se falou na AG como hoje num dos órgãos oficiosos do Bruno, a Tasca, é isso mesmo que se propõe. Esta noticia é colocada pelo CM, o tal da Cofina que agora, junto com o Record, parecem o eco do BdC
EliminarBruno, para não estar a atirar para o ar, confirmei com um dos sócios que foi comigo à AG se, por acaso, alguém (com responsabilidades, já se vê) teria sugerido o tal boicote sem que eu tivesse ouvido. Confirmou-me que ninguém falou disso. Admito que algum sócio mais exaltado possa, depois da intervenção de BC, ter lançado a ideia, mas não dei por isso também (e vale o que vale...)
EliminarEu também estive na AG e confirmo o que dizes Koba, no entanto caso de confirme o Lettigio o caminho natural acaba por ser o boicote a galp... Se faz nossa ou nao já tem haver com a adesão dos SPortinguistas.
EliminarTambém estive na AG e NUNCA se falou do boicote (falado, isso sim, nas redes sociais e bolgues). Mas, lá está, tudo serve para malhar na actual direcção.
EliminarSobre este post ocorrem-me algumas ideias.
ResponderEliminarEm primeiro lugar, parece-me que o boicote aos produtos GALP é evidentemente uma ideia peregrina, não por causa do impacto que pudesse ou não ter, mas por ser obviamente uma forma muito pouco correta e muito pouco digna de fazer pressão, sobretudo se a GALP tiver razão (o que, sinceramente, desconheço).
Gosto de pensar que o Sporting age com seriedade e só por isso, acho esta uma má ideia. De qualquer forma, não estou tão seguro como o LdA de que seria uma medida ineficiente, pois bastaria a adesão de alguns milhares de pessoas para o boicote fazer mossa.
Imaginemos, por absurdo, que 5 mil pessoas - que não é absolutamente nada para o universo Sporting - deixariam de encher um único depósito por mês na GALP. Era suficiente para uma perda de receitas no valor de quase meio milhão por mês. Mesmo para uma empresa com o volume de negócios da GALP seria um rombo muitíssimo considerável.
Pode não ser uma atitude bonita, mas não acho que seja pouco inteligente.
Em segundo lugar, acho que o protocolo constitui a melhor forma de pressão que o Sporting pode usar, uma vez que a GALP (que garantiu ali uma boa fonte de receitas) tem muito mais a ganhar com ele do que o Sporting (que apenas ganha na fidelização).
Não sei até que ponto a sua celebração - com ou sem elefante na sala - não tenha sido uma boa decisão.
Em terceiro, agora para o Virgílio que, vá-se lá saber porquê, sente sempre muito na pele tudo o que se diz sobre o Godinho Lopes, uma nota: por muito largas que sejam, as costas do Godinho Lopes nunca serão suficientes grandes para albergar tudo o que de mal fez ao Sporting e, por via disso, aos sportinguistas. Podia falar de eleições duvidosas ou dos resultados desportivos chocantes, mas fico-me por um único dado: 90 milhões de prejuízos acumulados. Tanto prejuízo em meio mandato deve ser caso único em Portugal.
Nunca, como na época de Godinho, tão poucos fizeram tanto mal a tantos.
O que eu não percebo (e acho que mais ninguém) é que aparentemente para o Virgílio, o eixo do mal inclua todos os últimos presidentes menos o Godinho.
Das duas uma: estás a fazer-me ou a fazer-se de parvo?
EliminarEsclareço: estou-me a CAGAR para GL. O que me incomoda é que BdC se DESCULPE ad eternum com GL!
Percebeste ou queres que faça um desenho?
ohhh Jô "mas por ser obviamente uma forma muito pouco correta e muito pouco digna de fazer pressão" ainda não te apercebeste esta direcção esta se literalmente a borrifar se é digno ou não... dignidade é o que infelizmente não abunda por aqueles lados..
Eliminarad eternum mesmo, mas é mais na incapacidade do bruno fazer qualquer coisa certa
Eliminar
EliminarÉ bem verdade que o Virgílio "esta-se a CAGAR para o GL", aliás está e esteve-se tão a "CAGAR" que pelo que escreve até dá ideia que nem sabe o que o godinho fez ou é como se para o Virgílio, não tivesse feito nada. Outra forma de dizer isto é que a tolerância do Virgílio para com o godinho e cia. que andaram anos a destruir o Sporting, é incomparável com a que tem com o BdC. Por alguma razão há-de ser.
E neste caso o BdC não precisa de se desculpar com nada. Não foi ele que fez o negócio. O que o BdC tem que se preocupar é em defender os interesses do Sporting que é o que tem feito, ao contrario de quem fabricou aquele rombo (que se não me engano até é anterior ao godinho) no Sporting, aliás apenas mais um a juntar a uma lista extensa que foi publicada recentemente mas que para o Virgílio não deve ter interessado nada, afinal está-se a "CAGAR" para o godinho. Só não se está a "CAGAR" é para atacar o BdC por tudo e por nada. Pelo andar da coisa não deve faltar muito para atacar o BdC mesmo sem ele se mexer.
Há uma pergunta que não resisto a fazer ao Virgilio: O Virgílio se tivesse que escolher entre ter o Sporting entregue ao godinho ou ao BdC, escolhia quem? Eu acho que nem precisa de responder porque desconfio que toda a gente sabe a resposta.
Campeonato das citações - Virgílio 6 vs BdC 6. Quase que ganhava, caraças!
EliminarDe qla forma: WoW! Que resultadão! O João Pedro faz-me sentir um gajo (assim pró) importante!... :)
Sobre a ultima pergunta que me dirige: pode crer que toda a gente (que segue este blogue) sabe em quem votei qd GL e BdC (entre outros) disputaram eleições... Se quiser saber tb pode procurar no histórico do blogue.
Resta-me agradecer-lhe pela atenção que me dispensa e volte sempre! Fico a aguardar com muita expectativa as suas tão elogiosas prosas sobre a minha pessoa.
O GL saiu há dois anos (repito dois anos!) e deixou um buraco de 90 milhões. Para não falar, dentro do plano económico, dos ordenados em atraso, violações da regras do fair-play, equipa fora das competições europeias, jogadores vendidos aos fundos, etc.
EliminarOu seja, para além do buraco, GL deixou o clube com o futuro totalmente hipotecado.
Passados dois anos, durante a discussão de um negócio feito (imagine-se) pelo executivo de GL, vem o Virgílio (todo inchado, cheio de indignação) dizer que se está a "cagar" para GL e o que o incomoda é que BdC se desculpe ad eternum com GL.
Sou eu que me estou a fazer de parvo???
Sou eu que preciso de um desenho???
Isto é quase como discutir com uma criança...
Jô:
EliminarConseguiste convencer-me: és parvo. E precisas do desenho:
Criancice é apontar o dedo aos outros meninos porque eles se portaram mal.
BdC tem sistematicamente apontado ao dedo a GL, sempre e quando as coisas lhe correm mal ou não consegue resolver em tempo útil. Este caso é um desses exemplos. Todos sabemos a herança dele. Escusa de se desculpar com ela. Ele tb as conhecia e prometeu resolvê-las e não passar o tempo a queixar-se delas. Assuma as dificuldades inerentes ao cargo e deixe de ser um mero queixinhas. Aliás, nunca as heranças no SCP foram fáceis para nenhum presidente. O BdC só recebeu passivo? Então e as receitas que tem feito à custa dos jogadores que encontrou? Para o Jô, isso é mérito exclusivo dele, claro está…. As crises (desportivas, financeiras, até institucionais) no SCP sucedem-se há décadas. Repito: décadas! E não apenas desde 2013. Sousa Cintra, por exemplo, qd chegou nem a água do Estádio estava paga!... O plantel principal do SCP tinha 14 jogadores e mesmo esses com salários em atraso. Quer pior herança que esta? E olhe, não me recordo dele passar o tempo a fazer acusações a Jorge Gonçalves. Pôs mãos à obra e resolveu as situações, ao ponto de formar um plantel de luxo, à altura…
Chega de desculpas. Mais acção e menos queixinhas. Acho que não é pedir muito…
Nota final: Eh pá… Mas agora já nem posso afirmar que me estou maribando para GL? LOL! Como estou para JEB ou FSF… BdC é agora o alvo da minha atenção, como antes foram os seus antecessores. Até isto tenho que te explicar…
É isto o desenho??
EliminarO desenho é mesmo o estado clube no tempo do Sousa Cintra, quando o passivo global era de 6 milhões de contos (€30M) e o activo cobria facilmente três ou quatro vezes o passivo??
Quer comparar isso com os €442M de passivo atuais?
Tudo o que disse já eu tinha percebido.
O problema é que não concordo. E não é por repetir 20 vezes que passarei a concordar. Só isso.
Acho que quem herdou um fiat 500 todo partido para fazer concorrência a ferraris, não tem que andar calado e fazer vista grossa a quem lhe partiu o carro, sobretudo quando tem que dar explicações a terceiros (ou seja, aos sócios).
Os sócios têm o direito de saber o que se passou e, pelo menos no que me diz respeito, gosto de saber quem fez o quê no clube a que pertenço e ao qual pago quotas.
Desculpe, mas é uma questão de opinião que não mudarei com desenhos (ainda por cima de péssima qualidade) ou insultos.
"O problema é que não concordo. E não é por repetir 20 vezes que passarei a concordar. Só isso."
EliminarCaro, pode não concordar, até pq eu eu não concordo (muitas vezes) consigo! De modo que esse é um direito que nos assiste aos dois!
O que não pode é fazer comentários, como fez neste post (e noutros...), a associar ideias a mim, que eu não tenho e que eu nunca partilhei: Afirmar, inferir a partir do que escrevi, que não considero GL responsável pela complicadíssima situação do SCP é, desculpe que lho diga, errado da sua parte. Pior, é FALSO. É é uma mentira que não permito que fique. E como não aceito, foi a partir dessa sua frase em que insinua isso, que eu o contrariei.
Quer respeito? Respeite quem manifesta opinião diferente da sua.
-----
O resto é 'piners'… Mas cá vai:
“O desenho é mesmo o estado clube no tempo do Sousa Cintra, quando o passivo global era de 6 milhões de contos (€30M) e o activo cobria facilmente três ou quatro vezes o passivo??
Quer comparar isso com os €442M de passivo atuais?”
Mais uma vez não percebeu… Não estou a comparar, estou a dar exemplos de heranças difíceis. Ou o actual passivo deve-se apenas a GL?
E não comparo esses dois tempos, pq são completamente diferentes, sem dúvida.., Principalmente pela dimensão do dinheiro disponível nos idos de 80 e 90 face ao que agora acontece (a sociedade evoluiu). Se ganhamos mais, tendencialmente passamos a gastar mais tb… Mas as dificuldades para gerir o clube, eram idênticas! Qlq pessoa percebe isto... Ou julga que Sousa Cintra tinha acesso aos montantes, créditos e às restantes “ferramentas financeiras” que hj existem em pleno Sec. XXI?
"Acho que quem herdou um fiat 500 todo partido para fazer concorrência a ferraris, não tem que andar calado e fazer vista grossa a quem lhe partiu o carro, sobretudo quando tem que dar explicações a terceiros (ou seja, aos sócios)."
Primeiro: não sei se tem que andar calado ou não, até porque o carro não é dele. Apenas o conduz temporariamente. Mas mesmo podendo falar, não deve fazer constantemente nem sempre que o carro se atasca… Se calhar às vezes pára porque esqueceu-se de lhe meter combustível… na GALP, quiças?
Segundo: se quer conduzir um carro melhorzinho não é a queixar-se de quem lhe passou um fiat 600 que o vai fazer. É a tratar de arranjar condições que lhe permita partir do tal fiat 600 e chegar ao tal Ferrari… Claro que antes disso, terá que andar noutros modelos. Isso tds nós percebemos. Não pode é dizer que não consegue comprar um fiat punto por causa do anterior ocupante lhe ter passado um fiat 600… Não foi isso que ele prometeu, pois não?…
"Acresce ainda o facto de, quando se fala em três milhões de adeptos se invoca um número que se refere a um universo que se estende muito para lá das fronteiras de Portugal continental."
ResponderEliminarO universo de 3 M de sportinguista é mesmo em Portugal e não devemos ter complexos com isto.Os do Carnide passam a vida a falar nos 6 M sem se rirem...
Aqui em http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=35558 temos uma entrevista de J Roquette ,de 2000(o tempo passa depressa) em que diz entre outras coisas:
"«SOMOS QUASE TRÊS MILHÕES»
José Roquette revelou sábado dados curiosos de uma sondagem efectuada pelo Sporting. De acordo com o dirigente, ”os sportinguistas com mais de 18 anos são cerca de 2,6 milhões. Os benfiquistas são praticamente 3,2 milhões e os portistas andam à volta dos 1,8 milhões”."
E sobre a composição social :
"Entre os sportinguistas a faixa de rendimento mais alto é maioritária...40 por cento do parque automóvel nacional pertence a sportinguistas..O número de adeptos sportinguistas na área económico-social com rendimentos superiores a 3 mil contos/ano bate benfiquistas e portistas”
Claro que há coisas claramente datadas mas penso que no essencial,o panorama se mantém.
Outra sondagem referida aqui: http://www.forumscp.com/index.php?topic=14379.0
realizada pela Eurosondagem,uma empresa especializada, refere:
Benfica - 39,1%
Sporting - 29, 3%
Porto - 19, 6%
Outros - 12%
Esta sondagem é a mais credível que eu conheço publicamente,e apoia aquela regra dos 4M-3M-2M no que se refere aos adeptos dos grandes em Portugal.
Claro que há outras sondagens mas os 3M não são um número mandado para o ar,já os 6M...