A SIC começou ontem a difundir uma reportagem(?) sobre o SLB, que se estenderá por mais dois episódios. Aguardava com alguma curiosidade o programa depois de ter visto o seu anúncio. Então, a minha primeira reacção foi bastante favorável à iniciativa, adivinhando-lhe uma visão moderna na promoção de um clube. Essa parte dessa previsão veio-se a confirmar, mas verificando com incredulidade e estupefação que, ao invés de uma reportagem de carácter jornalístico/informativo o canal de Carnaxide embarcou na promoção quase pornográfica do actual presidente do clube da Luz, Luís Filipe Vieira. Dizer isto não significa desconsiderar que é tão grande o demérito de quem produziu e realizou a peça como é mérito de quem assim se fez promover de borla e em horário nobre.
Há nesta peça duas perspectivas que me importam. A primeira é dos accionistas da Empresa, holding que detém o canal televisivo. É a que menos me interessa, uma vez que não o sou. Como consumidor das diversas plataformas de TV que a empresa detém confesso o meu desapontamento pelo embuste. Se fosse accionista cuidaria de saber como é que se difunde pro bono matéria que deveria ser paga, uma vez que o clube em questão detém uma SAD cotada em bolsa.
Há outra perspectiva que me parece importante ter em conta, quer como observador anónimo do fenómeno futebolístico, quer mesmo como adepto rival. Aí não posso deixar de observar a profunda transformação que o clube rival sofreu com Luís Filipe Vieira. A peça, apesar do exagero promocional, não deixa de reportar um clube moderno e profissionalizado, cujos resultados se fazem sentir de forma transversal na vertente desportiva e empresarial. Os resultados alcançados este ano não são um acaso, um acaso seria, nas condições criadas, que eles não estivessem a acontecer.
Alguns exemplos, sem ser exaustivo:
Ao nível de marketing enquanto estamos encalhados há anos, eles rentabilizam quase todo o milímetro quadrado que dispõem, apoiados numa estrutura profissionalizada.
No que ao merchandising diz respeito vimos o país inundado de vermelho nas celebrações do titulo, enquanto nós, tendo vencido a segunda competição nacional, não soubemos aproveitar a ocasião.
O pormenor da recriação do balneário da casa em todos os jogos fora é todo um outro nível. Quantos pontos valeu?
Pode haver quem prefira negar estas evidências, quem sabe, deixando-se cegar pela rivalidade. Pode até ser reconfortante mas é também ilusório. Não o querer perceber é ignorar o muito que precisamos de fazer para poder lutar com iguais oportunidades. Constatar isto é ainda mais importante no preciso momento em que conseguimos ir buscar o melhor dos activos do nosso rival. É importante, mas não é tudo e há ainda um longo caminho a percorrer. Claro, podemos sempre entretermo-nos a arranjar desculpas. Pode ser reconfortante mas apenas nos condena à auto-comiseração e estagnação.
Martunis
Da gala de ontem resultaram muitos motivos de interesse e análise. Pelo destaque dado, e para não lateralizar o post em demasia, fico por Martunis. Do meu ponto de vista pessoal, não o teria eleito a "surpresa da noite",
como se pode depreender pelo destaque que lhe foi dado. Admito os mais diversos argumentos sobre o tema, que vão do interesse humanitário, ao puro oportunismo mercantilista, até à interpretação que aponta para o populismo que o uso do nome do adolescente indonésio pode suscitar.
Mas não me desvio do essencial da acção do Sporting: trazê-lo até nós não vai mudar apenas a vida de Martunis por uns tempos. Vai dar-lhe a oportunidade de crer que o futuro é possível. Isso é afinal o que a esperança nos oferece a cada um de nós. Só quem não sabe o que são as condições de vida de um país e terceiro mundo é que pode negligenciar o alcance deste acto. O Sporting pode não poder mudar o mundo, mas vai seguramente mudar o mundo de Martunis e daqueles que lhe são próximos. E isso é bom!
O pormenor do balneário é incrível, há que reconhecer. Sabemos que o slb, muito por culpa das condicionantes económicas mais favoráveis, trabalha o marketing de forma muito intensa (às vezes com coisas brilhantes, outras vezes com algumas ridículas, no meu entender).
ResponderEliminarQuanto ao martunis, nunca é fácil de delimitar a linha que o texto fala. No entanto, mentiria se dissesse que não me tocou o facto de o futebol, e para mais o scp, ajudarem um rapaz a ter uma vida melhor - estudando e vivendo na academia dos seus sonhos - e a perseguir o seu sonho. O futebol devia ser mais vezes isto, e o scp deve sempre ligar-se ao mundo desta forma.
SL
"O Sporting pode não poder mudar o mundo, mas vai seguramente mudar o mundo de Martunis e daqueles que lhe são próximos. E isso é bom!"
ResponderEliminarPerfeito.
forte abraço
"A primeira é dos accionistas da Empresa, holding que detém o canal televisivo."
ResponderEliminarTer este nível de acesso à intimidade de um clube como o SLB é ouro para um canal de televisão. Se para isso tiverem que fazer propaganda descarada pró vieira é um preço muito barato para tal produto. Acho que os accionistas estarão muito contentes. Mas sim, propaganda descarada. Típico de Vieira.
Foi sem duvida uma grande jogada por parte do Benfica e da Sic, e a jogada principal é que deu logo a seguir à peça da apresentação do Jesus.. Aposto que os Benfiquistas que estavam em casa ao verem uma peça daquelas pensaram logo que se lixe o Jesus pois temos uma mega estrutura, rematando para longe de uma vez por todas a questão Jesus. Temos de admitir que foi sem duvida uma excelente jogada e bastidores!!!
ResponderEliminarSó não concordo com a parte do texto que diz que o que põem no balneário do adversário seja razão para terem feito mais pontos, cheira me a medidas de um motivacional que no Brasil já dizem cobras e lagartos dos seu trabalho, hoje o futebol é profissionalismo, é organização e não crenças motivacionais.
ResponderEliminarQuero dizer que este blog e fantastico,Parabens.Quanto a reportagem tens o mesmo pesamento que muitos benfiquistas teem mas para mim e apenas a realidade,LFV transformou o clube de uma maneira que de nada ganhar passamod hoje a ganhar em todas as modalidades(exepto no Andebol),o que prova que os titulos no futebol sao fruto de trabalho e nao de arbitros como os nossos rivais dizem.
ResponderEliminarClaro. Então a desorientação e azia que se observou nos dirigentes lampiões quando se aperceberam que iam perder a nomeação dos árbitros foi pura coincidência...
EliminarUma azia que só ficou atrás do que pudemos constatar quando perderam o treinador para o Sporting, quando arrogantemente afirmavam que tal era impossível.
"Ao nível de marketing enquanto estamos encalhados há anos, eles rentabilizam quase todo o milímetro quadrado que dispõem, apoiados numa estrutura profissionalizada."
ResponderEliminarTens a noção do atraso que o Sporting tem em relação aos rivais, não tens? Não quer dizer que demore 10 anos para o Sporting pôr-se a par com as melhores práticas, mas o clube tem praticamente tudo por fazer nesta área, e não o consegue fazer propriamente num dia.
As direcções do GL e do JEB foram direcções praticamente sempre em crise, mas o José Roquette, o Dias da Cunha e o Soares Franco, que tiveram mandatos relativamente longos, não fizeram NADA neste âmbito!!
E ainda há quem queira que o Bruno de Carvalho vá para eleições antecipadas. Andamos sempre em eleições e depois queixamo-nos que estamos "encalhados há anos".
O BdC está muito mais preocupado com a sua própria imagem, que com a do Sporting!
ResponderEliminarToda a sua atenção desde que chegou à presidência, tem sido virada para a sua promoção, conforme se nota na mudança constante de assessores que põe ao seu serviço e de estar quase permanentemente com a "boca no trombone", logo que lhe apresentam uma câmara de TV ou um microfone.
Este estado de coisas não irão mudar, porque o sujeito está em promoção constante, desde que tomou conta do poder, com vista às próximas eleições e até nisso é igualzinho aos políticos corruptos da nossa praça.Aliás, nada será de estranhar, se verificarmos que está rodeado deles!...
É capaz de ter razão. O homem publicita todos os sucessos do clube como tendo tido dedo neles.
EliminarJá as direcções anteriores fazem um enorme esforço por não serem responsabilizados pelos flopes e desfalques durante a sua direcção, como nos mostra a auditoria...
A única área em que o Benfica verdadeiramente está a anos-luz de nós é no marketing. Souberam aproveitar ao máximo a ilusão dos 6 milhões e dos 280 mil sócios e neste momento até tampos de sanita com a cara do Eusébio seriam capazes de impingir. Mas todo esse trabalho deriva de uma sucessão de bons resultados desportivos conseguidos por Jesus. Ou a estrutura antes de Jesus era alguma coisa?
ResponderEliminarPara o Sporting se catapultar para aquele nível, precisa de resultados desportivos (ou pelo menos, lutar por títulos!). E por isso esta aposta em Jesus.
Tudo o resto, propaganda à parte, é algo que acontece em qualquer clube com uma estrutura minimamente competente. E quem investe quase 30 milhões na "estrutura", algum retorno tem de tirar. E também é importante não esquecer que a "estrutura" custou ao Benfica cerca de 200 milhões de euros em passivo desde que LFV é presidente (excluo destas contas o passivo do Estádio que entrou para a SAD). É preciso ver que todo o investimento ainda está longe de gerar um retorno que compense os 20 milhões euros/ano que se gasta em juros.
Isto para concluir que o Sporting tem de seguir o seu caminho olhando para os bons exemplos dos rivais (marketing e merchandising do caso do Benfica) mas não descurando os maus (como o sobrendividamento, estruturas sobredimensionados como nos casos também de Benfica e Porto).
O retorno já compensou claramente o investimento, daí que em 13/14 e 14/15 vá existir um lucro a rondar os 30M€, algo inédito na história do desporto português, algo que nos primeiros 9 meses de 14/15 já permitiu baixar o passivo em 40M€ (!).
ResponderEliminar