terça-feira, 15 de setembro de 2015

Carrillo: O Sporting na encruzillada

Muito se tem e continuará a falar de Carrillo nos próximos tempos. Isso acontecerá caso não renove o contrato e acabar por ser afastado da equipa, quer mesmo renove, uma vez que é de crer que venha a ser um dos jogadores mais importantes da equipa e mesmo do presente campeonato. 

Poderá Carrillo renovar o contrato? 

Pessoalmente continuo a acreditar que sim. Não apenas como desejo pessoal, mas por me parecer que essa possibilidade foi levada em linha de conta pela SAD quando, no recente fecho de mercado preferiu manter o jogador. 

Desvantagem numérica

Apesar de acreditar é claro para todos que o tempo mais favorável em que a renovação deveria ter ocorrido já passou há muito. O Sporting agora tem de lutar contra o tempo e em inferioridade numérica. É o Sporting contra todos. Contra a vantagem negocial do jogador e dos seus representantes. É o Sporting contra todos os outros clubes a quem o jogador pode interessar, e não serão assim tão poucos. É o Sporting com menos recursos que os seus rivais directos, que certamente já estarão em campo e cujo objectivo não se esgota na contratação do jogador, mas no interesse em dificultar ao máximo o sucesso da operação.

Que acções complicam a possibilidade de renovação?

- Manobras canhestras como a de Inácio no passado fim-de-semana num programa de televisão. Ao Sporting, como a qualquer bom negociador, importa o silêncio. O que Inácio foi fazer à televisão foi pressionar o jogador. Isso, como qualquer outra manobra que possa representar a radicalização de posições, é contrária aos interesses do Sporting. Depois, quem é Inácio para dar lições de moral, quando traiu o Sporting, especialmente João Rocha, num momento em que a confrontação com Pinto da Costa estava no seu auge? Porque não pode Carrillo, agora em final de contrato, imitá-lo?

- Negar-se a falar com a entidade ou individuo que o jogador elegeu para seu representante é muito "anos 80 do século passado". O futebol mudou muito desde então e os jogadores não só têm muito mais direitos como estão conscientes dele.

- O mesmo se pode dizer relativamente a quem detém a percentagem do seu passe. Aqui aplica-se o mesmo que acima se diz relativamente ao jogador. A melhor posição negocial há muito que passou debaixo de uma ponte qualquer.

- Ao contrário do que a imprensa tem difundido hoje, não acredito que o jogador se recuse a negociar com o presidente. Se assim for a renovação é obviamente impossível.

Que acções funcionarão a favor da renovação?

- A intervenção de JJ, como ontem foi noticiado, é uma excelente ideia. No clube o treinador é aquele que está mais próximo do jogador e o mais capaz de aliciar o jogador com algo que é muito caro a todos os futebolistas: a promessa de sucesso e do reconhecimento. Para que tal ocorra  é imprescindível o aprimoramento e a consolidação das suas qualidades.

- Revelar abertura nas negociações, sem posições dogmáticas (comissões, cláusulas de rescisão, etc, o tempo e o momento não favorecem as nossas pretensões. O Sporting tem agora a escolher entre a possibilidade de aproveitar alguma coisa e ficar sem nada.

A encruzilhada que o actual caso "renovação Carrillo" representa:

- Um clube que contrata o treinador mais caro da Liga nacional, que ainda recentemente disputou a aquisição de um jogador a quem falta ainda provar valor (Cervi) por valores próximos de cinco milhões, que contratou um jogador em condições semelhantes (Paulista) e que se ufana dos dezanove milhões de lucros no último exercício, não fica em grande vantagem para negar um bom contrato a um dos seus mais influentes jogadores. 

- O mesmo se aplica em futuras negociações com jogadores que já façam parte do plantel ou em futuras aquisições. A moeda de recuperação financeira tem este reverso incómodo: torna a missão de quem negoceia ainda mais difícil. 

- A importância de conseguir a manutenção de um jogador como Carrillo não se esgota nas questões de ordem técnica. Neste momento é já uma questão de tal importância que o seu desfecho ganhou contornos que remetem para o orgulho e amor-próprio dos adeptos.

- A continuidade de Carrillo significará também uma importante mensagem para o exterior. Assentindo a continuar, Carrillo está a dizer que acredita no sucesso da equipa e no clube como plataforma de valorização profissional. A SAD registaria assim uma importante vitória quer a nível interno como externo.

- Há uma outra frente menos óbvia, mas não menos importante: a relação da SAD com JJ. A ambição do treinador é conhecida de todos e não falta quem duvide da capacidade da SAD para a alimentar. Casos como os de Danilo, Douglas e agora Cervi (e quiçá outros que desconheçamos) não devem ter agradado ao treinador. Já todos percebemos que JJ está no Sporting de passagem. Se ele entender que está a perder tempo, essa passagem será inferior ao tempo que consta no contrato que rubricou com o Sporting.

18 comentários:

  1. Sendo um pessimista moderado, acho que o Carrillo nao vai renovar.
    Quanto aos clubes interessados, sempre disse e mantenho que nao o vejo a ir para um clube de topo europeu, pois ainda nao demonstrou nada que merecesse tal conquista. O mais provavel sera mesmo ficar por Portugal.

    De resto, as declarações do Inacio, nao fazem de facto sentido, a não ser que, pensando no pior, já se esteja a preparar o caminho para o ataque ao carácter do jogador. Algo que a reuniao com JJ parece excluir...Veremos.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente a novela Carrilho já corre há muito tempo. Já há muito devia de ser encostado e treinar sozinho. Depois se quisesse entrar no bom caminho (de quem o tem ensinado e valorizado) muito bem, se não, não brincava mais com os SÓCIOS e ADEPTOS sportinguistas. O tempo corre a seu favor e contra o Sporting. Os dirigentes não se apercebem disto? Estão à espera de quê? SL

    ResponderEliminar
  3. Pergunto? Será que o jogador em causa valerá o que pede? Não não vale (para mim).Porque não se aposta no nosso jogador Gelson? QUE SE VÁ EMBORA.

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade, subscrevo 100%. Assim se vejam satisfeitas as pretensões financeiras do jogador, tenho igualmente esperança que a intervenção de Jorge Jesus motive Carrillo a renovar, personificando Jorge Jesus um projecto desportivo de qualidade que inevitavelmente valoriza(rá) o atleta. Sobre isso não há grandes dúvidas. No caso da renovação não se concretizar os únicos responsáveis serão os dirigentes do Sporting que não quiseram ou não souberam seduzir o jogador a prolongar contrato. No pior dos cenários - não renovação, as perdas (no imediato) desportivas e (a médio prazo) financeiras assumirão proporções idênticas às de Tiago Ilori e Eric Dier: jogadores de topo que o Sporting perde sem que deles subtraia dividendos desportivos ou financeiros de relevo.

    No mais, é-me um bocadinho indiferente o destino do jogador, jogador esse que é livre como qualquer outro de assinar pelo clube que lhe ofereça o melhor contrato e a melhor perspectiva de um projecto desportivo de qualidade. Essa estima ou percepção é o jogador que a faz e nela não cabem ataques bacocos e provincianos ao seu carácter. Ainda nesta matéria, Augusto Inácio não é exactamente a pessoa mais inteligente do mundo e é portanto natural que a sua intervenção além de não oferecer qualquer benefício possa prejudicar algum espaço de manobra que reste ao Sporting, assim o jogador ou o seu empresário saibam ler nas entrelinhas (vide a principal motivação que conduziu Jorge Jesus não a assinar pelo Sporting mas a decidir não permanecer no Benfica, «eles não me querem lá»).

    Para os jogadores é exactamente a mesma coisa.

    Mas reforço que tenho ainda esperança que Jorge Jesus desequilibre os termos a favor do Sporting e seduza Carrillo a permanecer no clube enquanto ele próprio (Jesus) cá estiver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que o dier e o ilori tem feito uma carreira enorme, e sao perseguidos pelos grandes tubaroes, desde que sairam do Sporting. Principalmente este ultimo. Deve de ser tambem como o proximo ronaldo, ou melhor o Bruma, que agora ate ja pedia para voltar.

      Sao jogadores que ao ficar no Sporting, poderiam ter evoluido muito mais, mas decidiram ir atras dos cifroes, e pelo caminho facil, que muitos outros ja seguiram e se queimaram por isso.

      Foi pena nao ter dado para renovar, tinha sido muito melhor te-lo feito. A luz do que se andava a pagar na epoca em média, e pelo o que se dizia que os jogadores pediam, concordei com a venda deles na altura.

      A luz do que se anda a pagar hoje, ja nao concordaria se calhar.
      Mas isto nao implica que concorde que se de ao carrillo 2 milhoes de euros limpos, mais premio de assinatura para ele, para o empresario, e para a cona da mae dele, so porque sim. Tendo em conta o que ganham jogadores feitos, e com anos de estabilidade como o rui patricio, nao concordo. O carrillo na minha opiniao ainda nao fez o suficiente para merecer essa distinçao dos outros. Tem 1 ano a jogar em condiçoes.

      Para mim tinha sido vendido. Era o mal menor. Devia se ter adivinhado mais cedo que o jogador podia render mais. Mais convenhamos...a 2 anos nem 1 milhao lhe dariam por epoca. Nao se conseguiu prever, falhou-se, assume se e segue se em frente.

      Acontece com todos.

      Eliminar
    2. O PedroC avalia portanto os atributos ou capacidades de um jogador não por aquilo que os seus olhos (não) conseguem ver mas pela boa ou má carreira que têm. Esta profundamente enganado embora eu ache normal que pense assim. Na óptica do PedroC, Rui Costa só se tornou num dos melhores jogadores do mundo quando foi para Milão e Ariel Ortega, Saviola ou Riquelme nunca foram jogadores para os melhores clubes da Europa. Da mesma forma que Emílio Peixe nunca foi um dos mais finos ou melhores jogadores Portugueses da sua geração por ter tido uma utilização irregular no Sporting enquanto sénior.

      É por isso que para si Bruma, Ilori e Dier vão para o mesmo saco como se fossem jogadores de valor idêntico, não percebendo que ao pé de Ilori e/ou Dier, Bruma será pouco mais do que um jogador trivial, sem desprezo por algumas qualidades que tem.

      «Não se conseguiu prever, falhou-se, assume se e segue-se em frente.
      Acontece com todos».

      Exactamente PedroC, "acontece". É esse o espírito.

      Eliminar
    3. Antes pelo contrario meu caro. Aquando a contrataçao do gauld, como agora a do bruno paulista, dei o beneficio da duvida para ver se o jogador um dia vai fazer valer, ou ate superar, o valor por que foi contratado. Avalio pelo futuro, pelo potencial, exactamente porque nao conheco o jogador. No caso do carrillo, ja se conhece o jogador. Ja se viu o mau, e ja se viu o bom. Axa que ele vale 4 milhoes de euros por epoca pelo que tem feito, tendo em conta os ordenados medios do Sporting? Eu axo que nao. Da mesma forma que axo que o jesus para fazer valer o que ganha, na realidade Sporting, tem de fazer muito mais do que ganhar o campeonato. Da mesma forma que achava que o dier, e ilori e o bruma nao podiam ganhar o que pediam na epoca em que o fizeram.

      Para mim o Carrillo tinha sido vendido, e ponto final. Acabava-se com esta palhaçada, e a partir de hoje acabavam se as desculpas de passes partilhados e etc.

      O espirito é fazer a avaliaçao mediante tudo o que se faz, seja bom ou mau, e nao so apenas pelo mau como os ressabiados fazem. Toda a gente erra, ninguem vai ser perfeito, ninguem vai estar isento de.mas decisoes. Mas enquanto a balança pender para o positivo, da-se o beneficio da duvida, principalmente devido ao exemplo de merda que fomos tendo com direccoes anteriores. A mesma direccao que nao renova agora com carrillo, consegiu faze lo com o joao mario, e por exemplo.com o william quando.ninguem sabia quase quem ele era. Mas disto ja nao interessa falar nao é?

      Eu nao tenho memoria selectiva meu caro. Principalmente quando ainda tenho vivo na memoria, a imagem do capitao da minha equipa ser vendido para.o Porto, porque fez birra. Comparado com esses tempos, estamos.agora no paraíso no que diz a gestao.

      Arranjam melhor? Entao aparecam a dar a cara para as ideias serem avaliadas. Ja nao falta assim tanto para as eleiçoes.

      Eliminar
    4. Pedro C,

      Penso que o ponto que refere é relevante, mas eu tiro a conclusão diferente: se calhar só se renovou com o William exatamente porque não se sabia quem ele era, tal como se renovou com todos os outros da academia que não suscitavam tanto apetite do mercado.

      A verdade é que todos os que têm mercado não têm renovado quando já estão perto do final do prazo (JMário e Slimani renovaram, mas não a pouco tempo do fim do contrato). A única exceção terá sido o Matheus Pereira. Espero que deixe de ser excecional.

      Eliminar
    5. Pedro C,

      Estou de acordo com o que diz, apenas não valorizo ter-se obtido as renovações com o William e outros mais quando se vê que foram renovados todos os contratos dos jovens da equipa B que ainda não podiam contrapor outros interessados para subir as suas condições.

      A posição negocial do William 6 meses depois da sua renovação (em Dezembro de 2013, por exemplo) já teria sido mais complicada, embora, reconheço, é um juízo especulativo.

      Em suma, reconhecendo todas as dificuldades que refere, já não reconheço à SAD - e não estou a avaliar outros aspetos nem a defender que quem está tenha de sair por isso - grandes méritos no que diz respeito às renovações porque até hoje não conseguiu renovar com aqueles que, a cada momento, são os mais valiosos da formação. Ou, neste caso, do plantel.

      Mas reconheço alguma evolução: enquanto Illori foi afastado a 2 anos (!) de findar o contrato, o Carillo e o André Martins continuam no plantel, que é onde acho que devem estar, mesmo com situação contratual periclitante - mas essa já é outra discussão.

      Eliminar
    6. «O espirito é fazer a avaliaçao mediante tudo o que se faz, seja bom ou mau, e nao so apenas pelo mau como os ressabiados fazem. Toda a gente erra, ninguem vai ser perfeito, ninguem vai estar isento de.mas decisoes. Mas enquanto a balança pender para o positivo, da-se o beneficio da duvida, principalmente devido ao exemplo de merda que fomos tendo com direccoes anteriores. A mesma direccao que nao renova agora com carrillo, consegiu faze lo com o joao mario, e por exemplo.com o william quando.ninguem sabia quase quem ele era. Mas disto ja nao interessa falar nao é?

      Eu nao tenho memoria selectiva meu caro. Principalmente quando ainda tenho vivo na memoria, a imagem do capitao da minha equipa ser vendido para.o Porto, porque fez birra. Comparado com esses tempos, estamos.agora no paraíso no que diz a gestao.

      Arranjam melhor? Entao aparecam a dar a cara para as ideias serem avaliadas. Ja nao falta assim tanto para as eleiçoes».


      Comentei um tópico que discute a eventual não renovação de A. Carrillo.

      O PedroC discute o Bruno, eleições, direcções que precederam o Bruno, avaliações ou críticas ao trabalho do Bruno e que não faz mal perder Carrillo porque o Bruno renovou com William, João Mário e além disso outros antes do Bruno venderam capitães ao Porto.

      PedroC, obrigado pelo retrato daquilo que o motiva. Na próxima ocasião saberei estar a perder tempo a responder-lhe.

      Eliminar
    7. Aquilo que me motiva ou nao, so a mim me diz respeito. E digo aquilo que quero, e nao ofendo ninguem. Da proxima vez se preferir, nao responda entao.

      Agora eu é que nao vou ficar calado, se nao concordar com algo, e achar que tenho de opinar. E faço-o da forma como eu entender.

      Eliminar
  5. O Sporting fez 12 milhões com as vendas de Ilori e Dier. No caso do Dier ainda é mais imbecilidade vir falar disso quando seria impossível o Sporting ter renovado com ele. Então o homem tinha uma cláusula que lhe permitia sair por 5 milhões e ele ia abrir mão disso. Ele sabia que nunca o Sporting lhe poderia pagar o que praticamente qq clube da Premier League pode.
    O Carrillo é para renovar se aceitar a proposta da direcção . Aceito que se faça um esforço maior neste caso por ser o jogador que é. Mas tudo tem limites e infelizmente os limites da nossa carteira não são assim tão altos. E o facto de termos tido resultados positivos não pode ser razão para cometemos loucuras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting fez entre 12 a 13 milhões com as vendas em perda - por incapacidade de prolongar os seus contratos - de dois jogadores de topo (sim, de topo) que pouco ou nada deram à principal equipa do clube. Se você acha muito é um ignorante. Não o chamo imbecil porque não me apetece. Eric Dier não renovou com o Sporting porque o Sporting pretendeu introduzir cláusulas estúpidas que o jogador (e bem) não aceitou. No mais, tal como para Carrillo, as renovações não pretendem amarrar os jogadores ao clube por 3 ou 4 anos. Antes, assegurar-lhes que poderão no espaço de 1 a 2 anos sair para clubes pertencentes a ligas melhores do que a Portuguesa mas que nessa altura tanto jogador como clube serão recompensados pela transferência.

      Quanto à narrativa de que «Carrillo é para renovar se aceitar a proposta porque tudo tem limites e os da nossa carteira não são assim tão altos e que temos ganho mas não é razão para cometer loucuras» dispensa comentário de tão estúpida que é.

      Loucura é não renovar com um jogador como Carrillo para mais numa altura em que o Sporting tem um treinador como Jorge Jesus.

      Eliminar
  6. Ao anónimo das 16:39

    O "comentário visto na net" foi escrito por um calimero lampião como tu. O Cervi nunca foi internacional pela Argentina, nem nos escalões jovens...Deve ser um craque. Ehheeh. O Sporting só entrou na jogada para inflacionar o preço a pagar pela lampionagem. Temos melhor que Cervi. Temos Gelson, temos Mané, temos Matheus. O Mitroglu vai custar no final da época 7 Milhões, mais quase de 1,5 milhões pagos pelo empréstimo esta época e veio ganhar 2 milhões por época - o dobro do que o Sporting oferecia - segundo a CS. Um balúrdio. Para um clube que dizia que esta época era para apostar na formação, não está mal. Ehheeh. E não vale incluir o N. Semedo na formação pois este foi formado no Sintrense. Abre a pestana CALIMERO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai o Sporting só entrou na jogada do Cervi para inflaçionar? Por isso é que chegou lá primeiro. O Benfica é que só foi lá para tirar o jogador ao Jasus. E o Zahavi até esteve há pouco tempo em Alvalade. Mas foi para acertar a venda do Carrilo. Estranhamente só apareceu o Leicester e ainda mais estranhamente a forma de pagamento não dava para enganar o Zahavi. Quanto mais depressa deixarmos de nos armar em chico-espertos e começarmos a cumprir os acordos melhor. Senão o que não falta para aí são jogadores livres. E Alcochete que já é bem bom. O pior é aturar o Jasus depois.

      Eliminar
    2. A factura da Doyen nunca mais pára de engordar. Quem é que mandou o Bruno ir para a Rússia quando deram o factoring na faculdade? Eu também ia perdendo o leasing com uma gripe. E quanto mais cedo pagar o que deve melhor. Por isso juizinho com as rezas doa a quem doer. Doí sempre ao mesmo.

      Eliminar
  7. Irrita me 1 pouco o teu ultimo parágrafo, nos lamps JJ também foi de passagem e ficou 6 anos....

    No futebol nao há garantias mas nos vejo nada para escrever o que dizes que ele já está a pensar em sair.

    ResponderEliminar
  8. Começo a ficar mt ceptico com a renovação até pq ataque de carácter ao Carrillo já começou, patrocinado pela própria direcção (Inácio, a voz do dono, foi o primeiro a dar o "sinal"...). Este é um modus operandi já visto e revisto no passado, recurso utilizado pelo actual CD... Td para desculpar a incapacidade, logo incompetência, em renovar em tempo útil com o jogador.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)