domingo, 1 de abril de 2018

Sc Braga 1 - Sporting CP 0: Desta Páscoa já não haverá ressureição

Não foi ontem que o Sporting disse adeus ao sonho de voltar a conquistar o campeonato. Ontem foi apenas o dia em que a desilusão se fez a realidade que já se anunciava. E uma desilusão que se confirmou de forma categórica trazendo consigo uma ameaça.

As confirmações
A primeira confirmação que salta à vista é que a época esteve longe de ser bem planeada, nomeadamente na composição do plantel. Do ponto de vista estritamente financeiro a aquisição de Bruno Fernandes serve de garantia para os rotundos falhanços do ponto de vista desportivo que significam quase todos os outros. Ontem mais uma vez se confirmou que não havendo William, não acertando Gélson e sem conseguir servir Bas Dost a preceito, este Sporting 2017/18 não consegue ser mais do que banal e inofensivo.

Confirma-se que Battaglia encolhe quando aumentam as dificuldades, sem se conseguir perceber ainda muito bem qual é o seu lugar de melhor rendimento. Quando Bryan Ruiz consegue mostrar-lhe o que deveria fazer melhor está quase tudo dito. Confirma-se também como é bom Jorge Jesus a preparar os jogos mas tem imensa dificuldade em adaptar-se sempre que as circunstâncias mudam. E foi muito por aí que começou a vitória do Braga de Abel. Depois de ser dominado, saber sofrer, o treinador soube fazer os devidos ajustes e acabou a sair por cima, especialmente pelo que conseguiu fazer na segunda parte.

E foi assim que surgiu a mais inquietante das confirmações saídas do jogo de ontem: à excepção do jogo no Dragão, o Sporting foi quase sempre inferior às melhores equipas do campeonato. E além disso, ou por causa disso, tem até agora uma trajectória divergente dos seu rivais. O FC Porto pouco oscilou. O SL Benfica soube superar as dificuldades e os piores momentos para afirmar agora como um sério candidato.

A ameaça
O número de pontos perdidos nesta segunda volta não apenas demonstra a nossa impreparação como nos deixa sob a ameaça de perder o último lugar do pódio, o que é no minimo intrigante, para não dizer inconcebível. Mas ainda que tal não se venha a confirmar não deixa de ser evidente que o Sporting gasta demasiado dinheiro para os resultados que tem obtido. Pelo menos levanta sérias dúvidas sobre o que foi e como foi feito na reabertura de mercado: o Sporting não ficou melhor. Ou falhou o scouting (?...) ou Jorge Jesus do que recebeu apenas queria Rúben Ribeiro...

Desculpas & fait divers
Obviamente que o Sporting não perdeu o jogo em campo pela forma como foi derrotado fora dele nos momentos que antecederam o jogo. Mas é por isso que esta derrota ainda custa mais a engolir: o "labrego e trolha" ainda se sai a rir. Quem sabe se o Sporting se poupasse um pouco mais em desculpas e fait-divers - a verdade é que em campo não demonstrou superioridade, como acima se reconheceu - tivesse mais atenção para se organizar internamente e falhar menos na organização e no planeamento. E mesmo que o resultado fosse mais ou menos o mesmo poupava-se a sensação de perder duas vezes no mesmo jogo: antes e depois dele ter lugar.

O que falta agora?
Falta salvar a época. O que não se afigura nada fácil. A Taça de Portugal está também num plano inclinado desfavorável. Não sendo impossível tem de ser um Sporting de consistência quase inédita esta época a surgir. A ideia de que tal pode ocorrer pela vitória na Liga Europa não passa de uma miragem, pelo menos com o actual nivel de competividade que podemos oferecer. A menos que nos contentemos com a quase certa  exibição monumental de amor incondicional dos adeptos em Madrid mais uma vez esta semana. Mas, como se prova quase sempre, não é por ai que o Sporting não ganha

14 comentários:

  1. Bruno "o arrasador"1 de abril de 2018 às 11:29

    Acho que nos estamos a esquecer dum facto indesmentível: é (quase) unânime, mesmo entre adeptos de equipas adversárias, que Jesus é o melhor treinador em Portugal. Facto. Mas até quando Jesus vai aguentar que um presidente (e os seus directores de comunicação) lhe estraguem o trabalho? Jesus bem pode preparar o jogo, mas quem consegue preparar uma equipa quando o presidente passa a vida a dar motivação aos adversários? Bruno de Carvalho, o tal que pateticamente é apelidado de "arrasador" pelos jornaleiros avençados (nem depois de Bruno ter apelado ao boicote e fazer com que os jornalistas presentes nessa assembleia fossem insultados e quase agredidos os impede de publicarem todos os vómitos que o homem mete no Facebook... e sempre da mesma forma: "Bruno de carvalho arrasa Salvador", "Bruno de Carvalho arrasa Vieira"... só falta a mais importante: Bruno de Carvalho arrasa o Sporting...), além de ser o maior incendiário do desporto em Portugal, com cuspidelas a presidentes, insultos a presidentes, perseguições a árbitros no estacionamento, etc, consegue dar mais moral a todos os jogadores adversários, consegue colocar equipas adversárias a jogar com toda a raiva possível e imaginária, consegue deixar o público adversário a espumar raiva contra o SCP. Não há treinador que seja capaz de prever e jogar com isto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa é o anormal do presidente. Até porque os clubes ainda não curam anormais. Outra coisa é a "(quase) unânime, mesmo entre adeptos de equipas adversárias, que Jesus é o melhor treinador em Portugal. Nem precisamos de ir mais longe, basta olhar para o score Abel no Braga versus Jesus no Sporting. E já agora dar uma olhadela nos orçamentos.

      Eliminar
    2. Jorge Jesus é um desastre. Jorge Jesus pode perceber de futebol mas é um desastre na psicologia e na comunicação.
      Melhore em Portugal??? Tenho muitas dúvidas.

      Eliminar
    3. O que não faria este Abel, no Sporting...
      Óbvio que Jesus não é o melhor treinador em Portugal!
      Em 9 anos de grandes, ganho 3 títulos...
      1 contra o BRAGA!!!
      Sempre com os maiores orçamentos e melhor s equipas!!!!

      Eliminar
    4. O BdC é um azeiteiro sem emenda sem dúvida. Agora JJ o melhor treinador em Portugual? Só por piada... sem colinho é banal. Ele pode dizer que inventou o futebol moderno mas isso não quer dizer que seja verdade... os maiores investimentos da hisr do clube em vias de redundar num humilhante quarto lugar. É isto o JJ treinador

      Eliminar
    5. JJ não é o melhor treinador em Portugal nem quando estava no Benfica.
      Esse foi o engano que levou a cobiçá-lo tanto e que levou a contratá-lo e a pagarem-lhe o dobro que ganhava no Benfica.

      Eliminar
  2. Caro Leão d´ Alvalade

    Na minha opinião o Presidente Bruno de Carvalho tem que começar a ser mais reactivo, nos próximos dias falar ao balneário na presença dos atletas, equipa técnica e pessoal do departamento de futebol: dizer que ou se ganha a Taça de Portugal ou haverá uma grande varridela tanto no plantel, como na equipa técnica e se for preciso no pessoal do departamento de futebol. Não interessa que seja contra o Porto, podia ser contra o Real Madrid ou Barcelona, ou se ganha essa prova, que para mim é obrigatória, repito expressamente obrigatória ou... cabeças têm que rolar imediatamente. Se for preciso dizê-lo em público. As pessoas tem que começar a serem chamadas à responsabilidade, não se pode acabar uma época com uma Taça da Liga e um 3/4º lugar e continuar como se nada tivesse acontecido. Já o disse, o presidente está legitimado pelos sócios, mas do projecto dele o seu treinador está tudo menos legitimado. Final da época mandar Jorge Jesus embora (nenhum clube deve estar refém de treinador) e se não passar a meia final contra o Porto e não vencer a final, é saída imediata, mesmo no estádio onde se jogue. Farto de maus resultados e relevação dos mesmos andamos nós!!

    Uma Boa Páscoa para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a cabeça do presidente, também não terá de rolar?
      Ou nos fracassos (constantes) o líder máximo deixa de ser o maior responsável????

      Eliminar
    2. Como é óbvio o Presidente tem uma fatia considerável de responsabilidades, mas quanto o que me parece, procurou proporcionar os melhores reforços dentro das probabilidades existentes ao treinador, ao qual deu um voto de confiança após a miserável, desastrosa época passada onde em Janeiro já andávamos, supostamente, a preparar esta época, já que nada mais podíamos fazer que segurar o 3º posto... A questão é que não me respondeu sobre a obrigatoriedade daquilo que eu falei, ou seja conquistar a Taça. Terminar esta época em 3/4º e apenas a Taça CTT terá que implicar uma reformulação profunda do departamento de futebol do Sporting, onde o Presidente sim, terá que reflectir verdadeiramente e não estar sempre a dizer que o fará, tomar medidas concretas e firmes, algo que já devia ter sido feito no final da época transacta.

      Eliminar
  3. Sempre foi mais fácil falar da casa do vizinho que arrumar a nossa.

    ResponderEliminar
  4. Salvar a época, meu caro Leão de Alvalade, parece uma tarefa hercúlea para as possibilidades actuais do Sporting. Se dependesse dos seus associados outro galo cantaria.Mas não. Madrid será um marco importante na definição do futuro próximo.Depois tudo ficará mais claro. A Taça de Portugal parece-me a única possibilidade ainda que remota.
    Vai chegar- e umpor-se- o tempo de reflectir e tomar decisões. Mais do que salvar a época -tarefa que rapidamente será impossível - importará salvar as próximas épocas e garantir a viabilidade do clube. As dúvidas instaladas sobre o futuro da Academia são a maior ameaça que paira sobre futuro do Sporting.
    Regressemos ao primeiro dia da liderança de Bruno Carvalho e recordemos como a Academia foi a primeira bóia à qual se recorreu para tirar o clube do abismo. Hoje, se fosse necessário reagir a uma crise tamanha, iríamos descobrir que, por desleixo, incúria e ignorância, tínhamos passado os últimos anos a vazar essa bóia.
    SL

    ResponderEliminar
  5. Mais um roubo descarado ao Sporting! Ontem foi anulado um golo limpo ao Mathieu! Uma vergonha!

    ResponderEliminar
  6. O grande problema tem sido o presidente! Eu até fui dos que o apoiou quando ele apareceu, (até porque naquela altura tinha mesmo que ser ele!!), mas ele tem-se tornado o grande cancro do Sporting! Só envergonha cada vez mais os adeptos do nosso grande clube. É pena porque a nivel de gestão até tem feito um trabalho notável, mas depois borra tudo com a sua postura. Mas ele nunca vai aprender, já hoje continua de novo pelo mesmo caminho dos insultos e acusações e por isso espero nesmo que apareça um candidato digno de representar o nosso grande clube que é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, porque não aguento mais esta pouca vergonha.

    ResponderEliminar
  7. Durante muito tempo fomos o único grande em Portugal tetra-campeão. Mas rapidamente vamos passar a ser o único grande em Portugal que nunca foi penta. E afinal o maior talismã encarnado não era o Jesus. O maior talismã encarnado é mesmo o Bruninho. Eu se fosse jogador do Benfica e todos os dias pusessem o meu trabalho em causa, até os comia.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)