Queremos mais
Aproxima-se o último jogo da época, onde infelizmente já não existem objectivos a conquistar, o ambiente do estádio estará fervilhante mas em discussões eleitorais, temos o Bettencourt! Já viste o programa do Cristóvão? O Souto pirou-se! Não se esqueçam da AAS! O Dias Ferreira avança?
Aqui no A Norte de Alvalade é tempo de balanços, e em mais uma iniciativa conjunta dos seus editores aqui seguem as nossas avaliações, justificações e destaques da época, separados por 5 temas, a conclusão a retirar é simples e está no título do post.
1 - Numa nota entre 0 a 20 classifique a época do Sporting deste ano:
JVL ………………………………………………………………………………………. 12 valores
Foi uma época positiva, ainda que menos que a anterior, pois conquistámos um título, chegámos novamente à final da Taça da Liga e passámos a fase de grupos na LC. Falhámos o objectivo principal, fomos eliminados da Taça de Portugal em casa contra o fcp e tivemos uma prestação vergonhosa na eliminatória contra o Bayern. Além disso fomos "brindados" com N casos.
Virgílio Bernardino ………………………………………………………………. 12 valores
Poucos jogos bem conseguidos, reduzido espectáculo e excessiva polémica em torno de jogadores. Dos dirigentes tivemos ‘mais do mesmo’. Um 12, puxadinho derivado a algumas atenuantes.
Leão Transmontano ………………………………………….…………………… 11 valores
Cumpriram-se os objectivos mínimos.
LMGM ………………………………………………………………………………….. 10,7 valores
A minha valorização de cada competição é a seguinte, Supertaça (18 valores) e Taça da Liga (14 valores) 7,5 % na nota global, Taça de Portugal (12 valores) 15 % na nota global, Campanha europeia (10 valores, 15-5 pelos jogos vergonha) 25 % na nota global, Campeonato Nacional (8 valores) 50 % na nota global.
Leão de Alvalade ………………………………………………………….………….. 10 valores
No limiar da negativa. Ao excelente começo assistimos ao resvalar para o sofrível no resto da época.
2 - Atribua uma nota à actuação de PB.
JVL ……………………………………………………………………………………….. 11/19 valores
Aqui é difícil dissociar o papel de treinador do papel de bombeiro e defensor dos interesses do SCP. Se desportivamente é uma positiva mas baixa, "extra-treinador" é uma positiva bem alta. 11/19.
Virgílio Bernardino ……………………………………………………………….. 13 valores
A média entre capacidade técnica com tudo o que isso implica (11) e defesa do clube contra ‘inimigos exteriores’ (15), dada a ausência pura e completa de alguém da direcção/ Dep de futebol que o pudesse e quisesse fazer.
Leão Transmontano ………………………………………………………………. 12 valores
Tem que repensar uma alternativa ao actual sistema táctico ou pelo menos não ficar refém apenas do seu sistema preferido. Foi um verdadeiro leão, muitas vezes incompreendido, mas sempre a defender o Sporting Clube de Portugal com profissionalismo. Precisava de mais protecção e recato para fazer aquilo que lhe compete.
LMGM ……………………………………………………………………………………… 12 valores
É um hábito dizer que os treinadores se avaliam por resultados. Uma SuperTaça é pouco e o segundo lugar não dá jackpot. Foi eliminado mas não perdeu nas taças, defende o clube como mais ninguém e por isso a sua avaliação é ainda positiva e não desceu de um 16 para um 9.
Leão de Alvalade ……………………………………………………………………… 11 valores
Acima da nota da época pela forma como nos defendeu. Sendo o treinador devia notabilizar-se por outras razões.
3 - Atribua uma nota à actuação do plantel
JVL ……………………………………………………………………………………………. 11 valores
Como é analisado num todo, e tendo considerado uma época ainda assim positiva, atribuo 11. Passou por demasiados casos, alternou jogos de uma apatia e alheamento total com outros de grande querer. Além disso teve uma prestação em casa abaixo do exigido.
Virgílio Bernardino ……………………………………..…………………………. 12 valores
Difícil de atribuir, tal a disparidade do comportamento entre jogadores. Liedson teria 18, Veloso, Abel ou Polga, por exemplo, 9. Como os restantes elementos do plantel, por uma razão ou outra, se aproximaram mais da vulgaridade do que da excelência, a média baixa para 12.
Leão Transmontano ………………………………………………………………… 11 valores
Os golos de Liedson, a explosão de Carriço e a vontade de Pereirinha, contribuíram significativamente para não atribuir um valor negativo em função dos consecutivos e diversos problemas que surgiram, principais responsáveis pelo insucesso desportivo.
LMGM ……………………………………………………………………………………… 11 valores
Na feira de vontades e vaidades que se transformou o balneário da Academia Sporting, salvam-se Liedson, Derlei, Carriço e por aqui me fico, relembro palavras de Paulo Bento “O Nós é mais importante que o Eu”, o LMGM concorda...
Leão de Alvalade ……………………………………………………………………… 7 valores
Nota subida pela rectificação do rumo no final da época. Vimos de tudo, do capitão, a Derlei, passando por Veloso e D’jaló. O medo que demonstraram perante os grandes da Europa nada tem a ver com a camisola que vestem.
4- Atribua uma nota ao Dep. de Futebol
JVL …………………………………………………………………………………………… 0 valores
Péssimo. A ideia que transparece é que após as contratações e sorteios "fecharam a loja". Não evitaram o desgaste do treinador, não reagiram em situações que deveriam nem com a veemência que deviam e não blindarem o plantel. E aqui incluo também a Direcção.
Virgílio Bernardino ………………………………………………..……………….. 8 valores
Muito negativo: ficam com uma bicicleta (8). Defesa do grupo e consequentemente do Sporting, merecem ZERO. O que é que P. Barbosa e MRT andaram a fazer durante toda a época? Bom, como apesar de tudo há outras funções ‘invisíveis’, a nega sobe mais um bocadinho. Mas chumbam.
Leão Transmontano …………………………………………………….…………….. 1 valor
Volte Senhor Manolo Vidal. Volta Manuel Fernandes, Xavier e companhia. Com os actuais protagonistas o Sporting não precisa de imprensa inimiga e demais adversários.
LMGM ……………………………………………………………………………………… 8 valores
Não fez o seu trabalho. Nunca foi capaz de blindar o balneário. Nem assumiu responsabilidades nos desmoronamentos do grupo, o seu trabalho deve ser silencioso não invisível.
Leão de Alvalade …………………………………………………………………… s/ avaliação
Este Dep. não esteve encerrado para obras? Não dou nota por falta de comparência.
5 - Destaque o melhor momento da época.
JVL - Esta época não teve muitos momentos marcantes se é que os teve. Quando a qualidade do futebol foi de um modo geral fraca, destacaria jogos em que a garra e a atitude estiveram bem presentes. Sendo assim, as vitórias contra o slb e o Guimarães (fora) para o campeonato terão sido os melhores momentos desta campanha. Destacaria a vitória na Supertaça se não fosse logo no início de época.
Virgílio Bernardino - Como o Sporting vive de e para a conquista de títulos, destaco a (Re)conquista da Supertaça contra o FCPorto, logo no primeiro jogo oficial. Depois disso, o jogo em Alvalade contra o Benfica, a que assisti ao vivo.
Leão Transmontano - A vitória na Supertaça, porque deixou antever uma época auspiciosa e porque na verdade foi o único troféu conquistado.
LMGM - Atribuído por KO ao voo da medalha da Taça da Liga.
Leão de Alvalade - Sem dúvida a conquista categórica da Supertaça, a dupla vitória sobre o Shaktar, tão desvalorizada por nós e pela comunicação social, cujo verdadeiro valor é agora evidente.
6 - Destaque o pior momento da época.
JVL - Eliminatória com o Bayern de Munique. Desde a estratégia de poupar jogadores nesta fase, o resultado de cada um dos jogos e respectivo recorde, até à desculpabilização e ausência de exigência por parte da Direcção, foi tudo vergonhoso. É inclusive, o pior momento de PB no SCP.
Virgílio Bernardino – Ainda se pergunta? A catástrofe da Baviera, depois da vergonha de Alvalade nos oitavos-de-final da CL. Três recordes negativos numa semana negra. Uma nódoa que vai levar muito tempo a esconder, porque jamais se apagará!
Leão Transmontano - A tragédia de Munique.
LMGM - Todos os cantos marcados pelo Miguel Veloso incluindo os de Munique.
Leão de Alvalade - A derrota de Munique. A realidade pode ser mais cruel que os piores pesadelos.
P.S. – Ainda durante esta semana iniciamos a publicação de entrevistas com as listas candidatas a eleições, a primeira é com a AAS a ler com atenção, o Sporting está vivo e recomenda-se.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.