sábado, 22 de setembro de 2012

O Sporting já está a perder o jogo com o Gil Vicente

O pretenso encostar às cordas de Sá Pinto, o proliferar de declarações of the record, oficiais, para-oficiais, - do PMAG, a quem parece não chegar todo o tempo de antena, até esse modelo de sportinguista, o Fernando Mendes, faltando apenas ouvir o Emplastro... - e todo o ruído que se instalou à volta da equipa será, na próxima segunda-feira o melhor jogador do Gil Vicente e um peso nas botas dos nossos jogadores. 

Infelizmente aprende-se pouco com os erros do passado, incluindo obviamente nesse julgamento o comportamento do adeptos, que não se podem furtar à responsabilização pelos seus actos. Este era o momento de cerrar fileiras, os dentes e a boca e não de dizer a primeira coisa que vem à cabeça.

Desde o inicio do campeonato que tenho manifestado as minhas dúvidas sobre a forma como Sá Pinto vem construindo o seu modelo de jogo, pelo que me sinto completamente à vontade para afirmar que, pesados todos os prós e contras, o Sporting perderá mais com o seu despedimento imediato do que com a sua manutenção. E lamento profundamente que hoje não haja a mesma paciência para com Sá Pinto, um de nós, como a que houve no passado para com outros, mesmo após pesadas derrotas e humilhações, coisa que não aconteceu com Sá Pinto. 

Neste momento prefiro reter as palavras de João Mário: 

"O Sá Pinto, até ao momento, foi o melhor treinador que já tive. Como homem é tal e qual aquilo que demonstra, gosta de ganhar. A sua maior qualidade é a maneira como nos transmite os valores do clube. Como treinador é a forma como nos consegue motivar e mudar a nossa mentalidade". 

A importância de Sá Pinto está muito acima dos resultados (maus) obtidos até agora. Um clube sem valor e sem identidade é um clube qualquer e infelizmente, nos últimos tempos, o Sporting tem optado quase sempre em mais uma fuga para frente, sem se concentrar em perceber porque  falha tanto, mesmo quando se parece que se trabalha bem. Nesse sentido a imolação de Sá Pinto é apenas o aumentar do rol de vitimas e não um progresso para um momento melhor.

PS- Esta é uma "é o "lose-lose situation" para a direcção que se sentirá refém do que sucedeu o ano passado com Domingos, quando recebeu o voto de confiança para ser despedido no dia seguinte. Se não diz nada abstêm-se quando devia dar a cara na defesa do treinaodr, se diz está a dar o tal "voto de confiança" que significa o despedimento a curto prazo.

PPS- Nenhum clube pode estar refém de um treinador e  nenhum destes profissionais está isento do escrutinio dos resultados imediatos. Apenas não me parece que este seja o momento para se fazer a contabilidade e muito menos de nos distanciarmos do treinador, isolando-o. 

58 comentários:

  1. o sa pinto quer simplesmente colocar a equipa principal a jogar da mesma forma da equipa b( e equipas de formaçao). o problema é que as equipas de formaçao e a equipa b tem jogadores que ja jogam juntos ha anos e ja se entendem de olhos fechados neste modelod e jogo e a equipa principla demora mais tempo a fazer isso

    ResponderEliminar
  2. Neste momento a coisa é muito simples. Ao contrário do que se possa pensar a manutenção por muito mais tempo do Sá Pinto será um grande erro desta direcção. Para já a grande maioria das vozes que pede uma mudaças , apenas fala em mudar o treinado e põem em causa a sua qualidade. Com o decorrer das jornadas em com os , inevitáveis , maus resultados outras vozes se levantarão a pôr tudo em causa . Mesmo o bom trabalho feito por Carlos Freitas , será inevitávelmente colocado em causa por alguns que tenham segundas intenções.
    Eu como sportinguista apenas quero ver o meu sporting a jogar e ganhar , mas para isso acho que indispensável arranjar alguem minimamente capaz para liderar este plantel

    ResponderEliminar
  3. É tão fácil como ganhar o próximo jogo.
    Sei que haverão muitos que dirão que não será suficiente.
    Mas eu penso de maneira diferente. Ganhando nem que seja por 1-0 no ultimo minuto num penalty inexistente, faz com o Sporting cumpra com os seus objectivos. Que é ganhar!
    Não podemos pensar que resolvemos crises, com teorias e com novas abordagens pseudo-intelectuais aquilo que é o futebol.
    Só o Sá Pinto se pode salvar a si mesmo.
    Pq não podemos pensar que se o Jesus ou mesmo o Vitor Pereira tivesse um começo de época assim, não estariam também na corda da bamba.

    ResponderEliminar
  4. Não é um fenónemo exclusivo do Sporting, se temos as expectativas de ser campeões e dps começamos desta maneira, é normal que se manifeste e haja preocupação.
    Como qq outra equipa no mundo com as mesmas aspirações.

    ResponderEliminar
  5. Se a base de um treinador da equipa principal é os valores então mais valia ser o Manuel Fernandes o treinador principal não? Se a ideia era a conservação de valores e crescer com eles que sentido fez o empréstimo de Oguchi? Um profissional de mão cheia e uma figura no balneário. As palavras de João Mário passam me completamente ao lado. Bielourouz tb diz que Sá Pinto tem algo de Mourinho. E depois? Será verdade?

    Já começamos a perder? E porque razão? Por causa da pressão? Mas a pressão joga futebol? O futebol apesar da proliferação de teóricos e comentadores é um jogo tão simples!!! Basta meter os jogadores nos sítios certos e treinar.....porque aquilo que salta a vista é que os nossos jogadores não treinam. Ou antes os treinos devem ser meiinhos com o paulinho....

    Não concordo na manutenção do treinador pela razão que referes LDA. Porque adiar o inevitável é ainda pior. Agora uma coisa concordo. Se for para mudar por mudar que fique lá o homenzinho.....

    SL

    ResponderEliminar
  6. Miguel Damas,

    Espero que não sejas daqueles que estão na bancada a assobiar os jogadores o jogo todo e que redireciones esse gosto pelo SCP para apoiar a equipa.

    ResponderEliminar
  7. O sporting tem de ganhar(e os rivais podiam perder pontos de preferência...) mas começa já a ser difícil e penso que o binomio: vitória/péssimo jogo é mais importante que derrota/excelente jogo. Força scp!
    ps: reparem nos jornais hoje teorias e mais teorias, os grandes sportinguistas com os seus comentários genais que só se lêem nos momentos mais difíceis

    ResponderEliminar
  8. Mike Portugal

    A minha postura a ver um jogo é de apoio. Se ñ gostar dou o meu desprezo mas nunca assobiando. Preocupa-te com outras coisas....

    ResponderEliminar
  9. VAMOS SER CAMPEÕES E COM SÁ PINTO.

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente, salvaguardadas as diferenças no estilo de jogo, vejo um paralelismo entre a realidade Sporting/ Sá Pinto e Liverpool/ Dalglish...

    ResponderEliminar
  11. Mas também há casos positivos....olha o At.Masdrid e Simeone?

    ResponderEliminar
  12. As palavras do João Mário podem e devem ser ouvidas mas no contexto correto. No plantel sénior, os valores do clube não têm que ser passados pelo treinador mas sim pelos colegas mais experientes, com mais anos de clube e de preferência formados no clube. Veja-se aquilo que acontecia no fcp, jogadores da casa, formados no clube ou com muitos anos de casa como Jorge Costa, F. Couto, Vítor Baía, André, João Pinto, Jaime Magalhães, etc, etc. Valores do clube devem ser transmitidos nas camadas jovens lugar de onde, provavelmente, o Sá Pinto não deveria ter saído. Não é um treinador sem experiência e novo que vai transmitir valores a jogadores com 30 ou mais anos. É preciso não confundir as coisas!

    ResponderEliminar
  13. Miguel Damas,

    As palavras dos jogadores não deveriam passar-te ao lado, pois é uma indicação de que eles gostam do treinador.

    A pressão sempre existiu no SCP, não é só de agora. O que é diferente é a exigência de resultados imediatos após uma mudança de paradigma. O Sá Pinto, em consonância com todas as outras equipas técnicas, está a uniformizar o estilo de jogo do SCP em todas as camadas.

    Funciona muito mais rapido nos miudos devido a:
    1- falta de competitividade dos escalões inferiores;
    2- a intensidade com que se joga nas ligas inferiores é muito menor;
    3- o trabalho tactico em escalões mais jovens ainda não se faz notar tanto;

    Se vires os jogos da equipa B vais perceber o que quero dizer. Todos elogiam o Oceano devido aos bons resultados da equipa, mas esquecem-se que ele está inserido noutro contexto. Viesse ele treinar a equipa principal e iria sentir os mesmos problemas que Sá Pinto sente.

    Isto demora tempo. Eu já por varias vezes escrevi isto, mas eu tenho um prazo interno (mental) para ver a equipa a carburar bem. E esse prazo está a chegar: é o final do mês de Setembro. Mas ao contrário de ti, eu estou esperançado porque vejo melhorias na organização da equipa de jogo para jogo. Só têm faltado os resultados. Mas isto é como a lei das probabilidades: não é possivel uma equipa consistentemente fazer bem as coisas e estar semmpre a ter maus resultados. Há-de chegar um momento em que eles vão aparecer, porque o que está a ser feito é bom e tem qualidade (embora haja sempre espaço para melhorar).

    ResponderEliminar
  14. Acho muito triste o que se passa no Sporting, certamente alguma fonte permitiu estas primeiras páginas.
    Nenhum treinador terá sucesso no Sporting com esta forma de estar por parte dos dirigentes.
    O Sporting precisa de tempo que não tem por causa do seu estatuto de crónico candidato ao titulo.
    Era fundamental começar o campeonato em força, o adepto do Sporting não entende muito bem uma equipa que joga na expectativa, para mim isso não é jogar a Sporting.
    Ao contrário de que muitos dizem não vejo os jogadores a deixarem a pele em campo.
    Eu quero acreditar que o Sá Pinto pode dar a volta por cima, mas também tem que parar e pensar como conseguir tirar o melhor rendimento destes jogadores.
    Como Sportinguista acredito sempre no Sporting, não podemos desistir e desmoralizarmos.

    ResponderEliminar
  15. Rapazes, agora resta apenas ganhar ao Estoril e Gil Vicente.Tão simples como isso!
    Se o Sporting não tem capacidade de ganhar a estas equipas em casa como já não teve contra o Rio Ave, eu por mais simpatia que tenha por Sá Pinto, eu não posso ser defensor da sua continuidade.

    ResponderEliminar
  16. Começamos a perder á muitos meses com este futebol não ganhamos a ninguém, simples.
    Se for verdade isso do insua, e outras cenas, já começo a perceber o que se está a passar, e o duque está atento, não dou mais 2 semanas para existir novidades.

    ResponderEliminar
  17. Mike Portugal

    As palavras dos jogadores passam-me ao lado. Eu tb gostava muito do meu treinador nos juniores. Era um tipo super porreiro sempre com conselhos fantásticos e aparentemente sabedor daquilo que era o seu papel. No entanto e apesar de eu não ter nada contra ele , ele encostou 4-5 jogadores com mais carisma e mudou a nossa forma de jogar sem nunca termos percebido bem aquilo que realmente era para fazer dentro de campo. Os resultados não apareciam e no jogo acabava sempre por ser ao contrario do esperado jogado aos repelões . Eu gostava muito do técnico mas ele foi despedido...

    Quanto ao uniformizar todo o futebol quer dizer que vamos ser formatados para jogar a defesa em todos os escalões? Deus nos livre desse pesadelo.

    Depois do murro no estômago que foi a final da taça , achei que deveríamos dar o beneficio de duvida ao treinador. 2 meses depois da época começar não jogamos nada de nada!! E vcs vê melhorias onde eu vejo repelões e jogadas individuais....enfim.

    SL

    ResponderEliminar
  18. Melhor massa associativa do mundo?

    Grande falácia. Quando é preciso estar unido, ajudamos a enterrar.

    Os jornais diários são a referência duma massa adepta descrente e sem capacidade de reacção.

    FAÇAM OUVIR A VOSSA VOZ NO ESTÁDIO.

    2ª FEIRA VAMOS TODOS AO ESTADIO E QUE SEJAMOS 50 000 A APOIAR! UTUPIA? QUEM É CAPAZ DE DIZER NÃO?

    ResponderEliminar
  19. A questão de substituir o treinador é sempre a mesma.Quem vem?Não temos dinheiro logo será uma esperança(como agora),um treinador com curriculo,mas em decadência,um consagrado que nunca treinou um grande(Cajuda,etc) ou que já treinou mas falhou(Manuel José,etc).E se não ganhar os 3 1ºs jogos(ficamos a 13 pontos,no mínimo).Sai de novo? Quantos treinadores?E qual o lugar no final?É assim que se gere um clube?Uma empresa?O Mourinho dava jeito.Mourinho????Não está a 8 pontos do Barcelona,em 13º??Pior que nós?Já vinha fragilizado,durava 3 jogos(o nº mágico).Só os títulos da bola e record dizem tudo.Devíamos estar sempre do lado contrário.Estamos ou não estamos?A resposta virá em breve.

    MF

    ResponderEliminar
  20. O que é engraçado e simtomático é que NINGUÉM aqui põe em causa a gestão e os lugares da "dupla das comissões" Freitas+Duque! Esses é que decidiram contratar Domingos e falharam ( tanto na sua contratação como no timing e na forma como saiu)! Depois optam por uma solução de fachada/cortina de fumo e vão buscar um Treinador que é um idolo e uma referencia leonina mas que tem pouquissima ou nenhuma experiencia ( já para não falar de curriculo)e agora preparam-se para fazer o mais fácil, ou seja, despedi-lo!

    Rua com essa dupla corrupta e demissão imediata destes orgãos sociais fraudulentos! O Sá fica como treinador interino ( ou o Manuel Fernandes, ou outro Sportinguista) e vamos já para eleições antecipadas, para não perder mais tempo e para evitar mais uma época humilhante!

    SPORTING SEMPRE!

    ResponderEliminar
  21. Luis Magalhães Pereira,

    Que experiência e curriculum tinham Mourinho ou AVB quando foram chamados a treinadores? Ou Guardiola?

    E partindo hoje para eleições e se daqui a um ano o treinador escolhido pela recém-eleita direcção também coleccionar maus resultados, trocamos outra vez de treinadores e vamos para novas eleições.

    Se sim talvez devamos completar: Sporting Sempre em vertigem!

    ResponderEliminar
  22. Que experiência tinha Mourinho e Villas Boas?!!!?!!?! Mourinho foi anos e anos adjunto de Robson e mais tarde de van gal.
    Villas Boas foi adjunto de Robson e de Mourinho....

    Sá pinto tem ....6 meses de Júniores e o tempo de equipa principal que todos sabemos. A culpa não é dele. Foi marketing para safar a direcção que nem pensou nem mediu as consequências. Teve um inicio de quase filme cor de rosa mas neste momento parece um filme serie B. O mais engraçado é ainda conseguirem descortinar melhorias. Nada tenho contra sá Pinto e gostava muito que ele tivesse sucesso porque seria o sucesso do Sporting mas com um discurso desfasado e com a falta de treino demostrada em jogo vamos arrastar este problema eternamente até ser resolvido.....

    Só espero é que o inteligente Freitas , tantas vezes elogiado pelas carradas de jogadores com bicho que trás e responsável por uma contratação milionária que ainda não demonstrou nem metade do preço pago , tenha vergonha na cara e siga com o treinador se este for despedido

    SL

    ResponderEliminar
  23. Miguel,

    O AVB nunca foi adjunto de Mourinho, mas sim observador.

    Seja como for a experiência de adjunto não e propriamente a mesma da que é responsabilidade de treinador principal.Observar é bem diferente de tomar decisões.

    Tenho sérias dúvidas que o pendura do Loeb seja tão bom condutor como ele.

    ResponderEliminar
  24. Miguel Damas,

    "Quanto ao uniformizar todo o futebol quer dizer que vamos ser formatados para jogar a defesa em todos os escalões?"

    Não percebi se estavas a gozar ou a falar a sério? Se era a sério, é bastante grave pois significa que, para alem de não veres os jogos da equipa B, signifca que não sabes ver futebol no geral.

    ResponderEliminar
  25. Mike Portugal

    Estivesse ou não a gozar não lhe dá o direito de opinar aquilo que eu sei ou não sobre futebol apenas por uma frase. Ate porque eu li todo o seu texto com a sua opinião , muitas deles desfasadas da realidade e não entrei em julgamentos nem em juízos da sua capacidade de observação ou inteligência pois não?

    Graças a deus aquele futebolzinho que Sá Pinto impõem na 1 equipa é único e não transmissível aos restantes escalões de formação que jogam no uniformizado modelo 4-3-3 , fazem-no há anos e nem Paulo Bento conseguiu mudar isso (tentou-o) para o seu losango.

    Sá Pinto poderá vir a ser um bom treinador. Mas neste momento esta muito longe de o ser. Só num clube como o Sporting gerido por amadores e pelo Freitas é que se faz um investimento brutal em 2 anos e entrega-se o leme do barco a um inexperiente.

    LdA

    O Loeb sem o pendura se calhar tb nunca será tão bom pois não? Se calhar o clique que falta ao Sá Pinto é chamar o Dani para o Sporting pois o resto da pandilha já lá anda toda.....

    SL

    ResponderEliminar
  26. Miguel Damas,

    Não tem nada a ver com inteligência e sim com observação. Dizer que as nossas equipas jogam à defesa é que é desfasado da realidade.

    O futebol que a equipa principal pratica segue um modelo que é usado em todas as outras camadas. O meu outro comentário foi apenas a explicar o porquê desse modelo funcionar melhor e mais rapidamente nas outras equipas e demorar mais na equipa principal.

    Devo lembrar que este é o mesmo Sá Pinto que colocou os juniores a jogar como estão hoje e que o Abel quase que conseguia estragar.

    ResponderEliminar
  27. Leão de Alvalade,

    O Sporting não está só (já) a perder o jogo com o Gil Vicente. Está, prestes, a perder a época e, possilvemente, uma das últimas oportunidades de se re-erguer, modernizar, crescer e vencer.

    A História não nos ensinou nada. Quem esteve em Alvalade na 5ª feira percebeu que a cama está feita. Os jornais de ontem e de hoje só são o velório.
    2ª feira será o enterro. Até já convidaram o Paulo Sérgio para ir comentar a jornada na Sporttv (logo a seguir ao SCP - Gil).

    O pior de tudo é que foram os sócios, adeptos e afins sportinguistas que quiseram isto tudo.

    Se a fórmula certa de vencer campeonatos fosse despedir treinadores e ter novas direcções, então quem seria o clube com mais títulos nacionais e internacionais seria o Sporting e não o Porto.

    Se nós não somos fortes e inteligentes suficientes para perceber que o objectivo máximo da "corja" que mina o Futebol Português (Media, FPF, Valentins, Pintos, Vieiras, APAFs e Paineleiros) é ter 2 clubes a ganhar tudo (títulos e, acima de tudo, dinheiro), lutando contra essa fatalidade (é um dado adquirido, uma questão de tempo), então temos o que merecemos.

    Entristece-me as lutas internas que, também nós, aqui praticamos em de sermos aquilo que um dia nos tornou fortes e invejados, unidos.

    ResponderEliminar
  28. Já agora Miguel Damas,

    Explica lá essa do "gerido por amadores e pelo Freitas". É que nós nunca tivemos um plantel tão bem formado como agora. O Freitas não tem feito um bom trabalho? Os amadores que falas não têm conseguido tomar N iniciativas que lançam a marca do clube?

    ResponderEliminar
  29. O Guardiola está livre..

    Carlos

    ResponderEliminar
  30. É curioso que a experiência de Sá Pinto nao era um problema no dia a seguir à vitória sibre o City ou sobre o Athletic. Também é curioso que quando perguntado sobre a experiencia de Mourinho, AVB ou Guardiola, a única justificaçao dada seja sobre a experiencia de Mourinho ou AVB. Podíamos também falar de Frank de Boer, por exemplo.

    Mas o pano de fundo é o julgamento pelos resultados e este ciclo que mencionavas, LdA, em que o tempo para implementar ideias e vê-las dar resultados é sempre inferior ao que um grupo crescente e incentivado por vários quadrantes, desde paineleiros sportinguistas a três diários desportivos a tentar lidar diariamente contra a sua óbvia inutilidade, está disposto a dar.

    Vítimas e arífices de uma cultura futebolística de merda em que os paradigmas de êxito sao Pinto da Costa e Mourinho, andamos aqui num loop de sebastianismo em que todos sabemos o que o clube precisa e esse nunca é mais tempo a quem está mas sim ao salvador que virá.

    E já chega de tratar quem defende esta equipa técnica e estas ideias assim como mais tempo para elas como acrítico, conformista ou, pior, comprometidos com a direcçao ou com interesses ocultos. Nao basta ter gente desde esses tais quadrantes a fazerem de todos parvos e alguns ainda temos que aturar algo entre o paternalismo e a calúnia de outros consócios ou adeptos?

    Desculpa o desabafo e a impaciência.

    Saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  31. Impressionante como não há ninguém da estrutura a dar a cara.

    Nem estou a falar de "votos de confiança", há muitas maneiras de o fazer.

    Mas assim é melhor, tudo caladinho, longe das câmaras a ver senão se molham.

    ResponderEliminar
  32. Está a perder com este tipo de adeptos, para o qual tudo está bem APENAS quando se ganha!!!!!!!!!!!!!!!

    Neste momento há muita coisa bem. APENAS FALTA GANHAR. E vamos conseguir isso muitas vezes.

    ResponderEliminar
  33. Esta confusão que se vive no Sporting com muita gente a falar,as críticas,é tudo normal quando não se ganha num clube da nossa dimensa~oa.Lembram-se quando o benfica arrancou em falso a seguir a vencer o campeonato?
    Até o PMAG do benfica veio publicamente falar.Nunca mais o ouvi.O Jesus tinha que sair enfim ,o costume.Nestes caso a direção tem que manter a cabeça fria.
    O que me procupa realmente é a situação económica do clube.È assim tão má?Vêm ou não os investidores.Claro que o sucesso desportivo era muito importante,mas também não chegaria.Se alguma coisa me tirasse realmente o sono era isto.

    MF

    ResponderEliminar
  34. Mike Portugal

    Freitas esse iluminado jogador de FM capaz de dar 7M por Tello e agora 9M por Elias esse fantástico jogador que nos leva as costas. Se conseguires me dizer um jogador, um jogador que seja que Freitas tenha contratado e nos tenha dado uma mais valia...já não falando daqueles que ele corre do clube pelo simples facto de não terem sido comprados por ele....vide João Pereira e Matias Fernandez vendidos por uma pipa de massa....

    Sem querer diminuir Sá Pinto qualquer um que pegue nos nossos juniores arrisca-se a ser campeão. Lima foi campeão e até um professor o foi há 2-3 épocas por isso não vá por aí....

    Em relação ao presidente que anda por esse mundo há 2 anos á procura de investidores mentindo com todos os dentes em relação as promessas eleitorais nem me pronuncio. Os prejuízos estão a vista e a incapacidade para fazer mais valias também.

    Por ultimo seja o Sá Pinto seja um Carvalhal ou um Paulo Sérgio marco sempre presença no estádio e claramente não sou da trupe dos assobios. Embora haja muita Malta que o faça e aqui tenha postura diferente....

    SL

    ResponderEliminar
  35. Por ultimo e quando colocas em causa o facto de eu dizer que o sistema de jogo é defensivo pergunto-te por oposto qual é o caudal ofensivo do Sporting (que chega a atacar com 1 jogador) e porque razão que tem no seu médio defensivo o jogador com maior bitola exibiconal?

    SL

    ResponderEliminar
  36. FCS,

    o que é dar a cara? A quem? Ao Sá Pinto, ao público em geral, aos jornais?

    Lembra-se da reunião de emergência do Conselho Leonino para a marcação de eleições antecipadas? Tudo mentira. Veio alguém desmentir? O Sporting tem de andar a reboque dos jornais?

    E quem pretende passar entre os pingos de chuva? Não renderia bem mais dividendos a um Duque ou a um Carlos Freitas fazer as tradicionais declarações das "reuniões à 2ª-feira" para saber o que se passa, ou a dizer que se está atento e afins? O Duque, o Freitas ou o Godinho Lopes ganham ou perdem com este silêncio? Pergunto porque, pela pergunta, parece que ficam a ganhar e a mim parece-me o contrário.

    Também estou ansioso com este estado de coisas. Mas se é verdade que o Sporting muitas vezes se põe a jeito - já tivemos estas experiências antes - também parece ser verdade que o que mais "vende" no Sporting é esta vontade de dividir.

    Miguel Damas,

    O "iluminado" do Freitas, nos últimos ano e meio, já realizou várias mais-valias sobre os jogadores contratados (Carrillo, Insua, Labyad, etc.). Isto porque "mais-valia" significa uma diferença entre o preço de compra e o preço de venda - ainda que a venda seja parcial. O "problema" destas mais-valias - para quem o queira ver como um problema - é que os jogadores continuam a jogar pelo Sporting.

    Já com o Elias realizou-se uma menos-valia, ainda que o dinheiro "perdido" não seja muito (cerca de €500.000), quando se efectuou essa alienação parcial

    Eu sei que consigo não vale a pena tentar esgrimir estes argumentos, mas como esse ponto aparece muitas vezes repetido e entra na cabeça de muitas pessoas que não estão dispostas a pensar pela própria cabeça, queria deixá-lo claro, e é o seguinte.

    Escolham. Ou o Sporting pagou €9M pelo Elias e é muito OU tem o futuro hipotecado por ter vendido partes de passes de jogadores. Se preferirem a 2ª afirmação, não digam que o Elias custou €9M, ou o Ricky custou €5,5, digam que custaram o que na realidade custaram: €5M e €2,75M.

    É que quando o argumento quantitativo cai pela metade, parece-me que perde um bocado da sua força persuasiva...

    ResponderEliminar
  37. PLF,

    Com muitas coisas más e não querendo de forma alguma importar tudo o que se vê noutros lados (lá em cima) mas o que fez o PC quando o seu treinador andou na corda bamba? Não veio a público dar a cara, mostrar-se ao lado do seu treinador? Obviamente que não veio com frases idiotas estilo forever mas em momento algum houve a sensação de abandono.

    Eles também não têm e não andam a reboque de ninguém mas o facto é que não permitem que haja esta sensação de vazio.

    Gostava de ter visto alguém da "estrutura" vir a público e simplesmente ridicularizar os pasquins do costume e atendendo às últimas capas não seria muito difícil. A par disso quero Ganhar, sem desculpas ou explicações.

    E enquanto não ganhar, chega do discurso do "merecíamos e da infelicidade"

    Este discurso só contribuiu para acelerar o desgaste de todos e obviamente com o Sá Pinto à cabeça.

    Porque não admitir simplesmente que as coisas não estão bem, que todos têm que melhorar (maior responsabilização de todos) mas que se acredita no trabalho que está a ser feito.

    ResponderEliminar
  38. LdA,

    "Que experiência e curriculum tinham Mourinho ou AVB quando foram chamados a treinadores? Ou Guardiola?"

    Quereres comparar as estruturas de clubes com o FCP e CFB com a do Sporting é no míninmo para rir..

    Já agora, Mourinho antes de chegar ao FCP tinha já no curriculum, aprendizagens com Bobby Robson e Van Gaal e experiência como treinador do Leiria e Benfica.

    Sobre AVB, é mais um dos muitos que serão campeões no FCP, não por qualidades excepcionais enqunato treinador, mas sim pela estrutura à sua volta (vejam-se igualmente os casos de Jesualdo Ferreira ou Vítor Pereira).

    Sobre o CFB, Guardiola ou agora VilaNova t~em super equipas e fantásticas estruturas a apoiá-lo.
    Ser campeão espanhol é algo natural, a única coisa que se lhes exige a mais é serem campeões europeus.

    Em nenhum dos casos há comparação com o Sporting actual e de há muitos anos a esta parte

    ResponderEliminar
  39. Plf

    Fantástico essa das pequenas mais valias e das menos valias. Realmente digno de um monthy pithon!!! Realmente se calhar sou apenas eu que vejo que esse iluminado do Freitas é medíocre. Diga-me lá. Vendeu-se percentagens , as tais mais valias que o senhor entende como um trabalho fantástico. Investiu-se onde? Em comprar mais e melhores jogadores? Não !!! Claro que não!!! Foi para pagar ordenados e comissões. Alias foram tão mais valias que os 50M de prejuízo do ultimo balancete são tb invenção minha não é?

    Já entendi que o senhor gosta , adora toda esta panóplia de gente mediocre que gere o Sporting . Quando abrir os olhos cá estarei para ver. Infelizmente se calhar já será tarde para o Sporting e nessa altura toda esta gente que vc tanto aqui defende toma o mesmo caminho que Santana Lopes , Roquette, Soares franco e jeb (o tal que vc tinha como o paladino leonino) e só não incluo aqui nesta lista de aventesmas que sonegaram o Sporting o nome de dias da Cunha porque continua a ser o único a dar a cara e aparecer nas AG's se bem que faça o mesmo papel que Cavaco Silva , esquece-se que contribuiu para o enterro....

    Apesar do meu feitio bélico na defesa intransigente e por vezes teimosa daquilo que acho para o Sporting o senhor PLF não é nenhuma sumidade para eu aceitar por verdade aquilo que por aqui diz. Porque no meu mundo uma mentira será sempre uma mentira e não passa a verdade apenas e só porque o senhor PLF quer. E olhe que eu tenho o cuidado de ouvir bastante gente. Algumas das vezes coisas que nem sequer posso usar como argumento de tão graves serem. Espero o ver numa próxima AG para discutir consigo aquilo que aqui descamba sempre.

    SL

    ResponderEliminar
  40. Sporting até morrer

    Não quero comparar nada tu é que estás a comparar coisas que nem abordei. Apenas rebati a importância da experiência e do curriculum.

    ResponderEliminar
  41. Mike Portugal:
    "É que nós nunca tivemos um plantel tão bem formado como agora. O Freitas não tem feito um bom trabalho?

    Não temos um plantel equilibrado.
    Falta-nos um 10 que era Matias e foi vendido por meia dúzia de tostões
    Falta-nos alguém para jogar ao lado ou no lugar de RWW, pois querer ser candidato ao título com um úinico avnaçado é de loucos.

    Se o freitas tem feito um bom trabalho?
    na minha análise tem sido medíocre face ao valor investido e ao número de jogadores que t~em vingado no plantel.
    por outro lado, as saídas são por valores baixíssimos.

    Falhanços:
    - Rodriguez, Onyewu, Luis Aguiar, Bojinov, Jeffren, Ribas


    Razoáveis contratações:
    - Xandão, Elias (pelo valor/rendimento), Boulahrouz, Pranjic, Gelson

    Boas contratações:
    - Schaars, Rinaudo, RWW, Carrillo, Capel, Rojo

    Dúvidas:
    - Turan, Arias, Rubio, Viola, Labyad

    Em 22 jogadores contratados, apenas 6 justificaram a sua contratação e outros (muitos), ainda se espera que mostrem o seu valor...

    ResponderEliminar
  42. Desculpa lá, mas foste buscar dois exemplos de clubes que em nada se comparam com a organização do Sporting neste últimos anos.

    O Luís Magalhães Pereira focou e bem o facto de a Direcção ter recorrido a Sá Pinto para salvar a face no momento de descartar o Domingos.
    Sá Pinto é querido de quase todos os sócios e isso a Direcção sabia-o bem, promovendo alguém que não tinha curriculum para treinar o clube mas que na minha opinião nem fez um mau trabalho.

    O facto é que é está a demonstrar ser mais uma aposta falhada desta Direcção.
    Impunha-se na altura e impõe-se agora ir buscar alguém que seja treinador e não mais um aposta no escuro como temos feito tantas nos últimos anos.
    A nossa estrutura não apoia um treinador jovem e a nossa estrutura não se compara com Porto ou Barcelona.

    ResponderEliminar
  43. Sporting até morrer

    Falei em treinadores em exclusivo e não de clubes, a propósito do que foi dito pelo Miguel e o que disse nada tem a ver com o que disse o Luís Magalhães Pereira. Não misturemos alhos com bugalhos.

    ResponderEliminar
  44. Sporting até morrer,

    Por curiosidade e para desmontar um bocadinho os clichés: que características deve ter a estrutura do Sporting que neste momento nao em e que por exemplo o Barcelona tem (nao falemos do Porto senao teríamos que falar de crimes e era uma chatice)?

    Saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  45. De uma coisa podem ter a certeza não há nem direções nem treinadores miraculosos.
    Há muito que o Sporting no futebol já não acompanha o Porto e o Benfica.
    Ao contrário do que muitos dizem as diferenças não começaram com "Roquetes" e outros que lhe sucederem, mas ainda nos anos 80 e no tempo do João Rocha quando deixou escapar o Futre para O Porto.
    Há sportinguistas que parecem estar apenas animados quando algo não corre bem.
    Aquilo que quero amanhã é que entrem 11 guerreiros em campo e que todos os Sportinguistas que estejam no estádio ou casa puxem por eles a 100%.

    ResponderEliminar
  46. Sporting até morrer

    não percebes nada de futebol. Cala-te. É um favor que fazes ao Sporting.

    Ed

    ResponderEliminar
  47. Ja se percebeu que o Sa Pinto nao tem mais margem de manobra. Nao se percebe quando uma equipa como o Sporting entra em TODOS os jogos para nao perder, a espera da pontinha de sorte para ganhar os jogos...Nao ter sorte numa equipa que joga para ser campea deveria significar sofrer um golo mas mesmo assim ganhar por dois ou tres...Dizer que empatamos porque jogamos com o campeao Suico? mas que discurso de perdedor e este, que falta de introspeccao e de ambicao e esta? Ja chega! E quanto a mim, estando de fora, parece tao facil. Basta por os melhores a jogar dentro de um sistema que os favoreca...ter o Pranij e o Insua no mesmo flanco, jogar com o Cedric e alguem na direita (Capel, Jefren, Carrilo?), um medio defensivo e Izmailov no centro e dois pontas de lanca (cansa ver o desgracado do Wolf a correr atras da bola como um tolinho, a lutar sozinho contra dois / defesas). Se queremos ganhar todos os jogos e preciso comecar os jogos para ganhar, com uma equipa construida para atacar e dominar os jogos...Infelizmente, a mim me parece que o Sa Pinto ja nao consegue!

    ResponderEliminar
  48. Ed,

    Talvez me estejas a cofundir com alguém que tem um blogue com o mesmo nome que assino mas com quem nada tenho a ver.

    Esperemos que seja isso que te leva a fazer uma tirada limitada como essa....

    SL
    José

    ResponderEliminar
  49. Disse.

    Os resultados de uma e outra estrutura falam por si.
    Episódios como os de PPC, Barbosa, Domingos e agora Sá Pinto não me recordo de ver nesses clubes.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  50. O objectivo principal do Sporting deve ser ir á liga dos campeões para o ano.Nesse sentido, devemos ter,no campeonato como 1º objectivo ficar à frente do braga(o que nos daria,teoricamente o 3º lugar),mas logo a seguir ficar à frente de porto ou benfica(o 2º lugar).A partir daqui podíamos ser campeões.Logo o empate do benfica e as vitórias dos outros fazem deste um jogo decisivo.TEMOS DE GANHAR.Espero que tudo o que se tem dito de Sá Pinto seja mentira.Se não,começaria a duvidar seriamente desta direção.Se quisessem despedir SP despediam-no antes do jogo.Está criado o pior ambiente pssível,mas para bem do nosso clube temos de apoiar SP e a equipa e se ganharmos,apoiá-los até ao fim.Mas que se está a fazer o possível para não ganharmos...

    MF

    ResponderEliminar
  51. Sporting até morrer,

    Afinal nao tem nada a ver com a estrutura mas sim com os resultados. Assim é fácil elogiar a estrutura: basta olhar para a tabela e dizer que a dos outros é boa e a do Sporting é má. Também poupas contribuir com aspectos a melhorar, que era justamente o que perguntava.

    Nao sei se sabias mas o Director Geral do Barcelona mandou, em 2009, uma agência de detectives espiar mais de metade dos membros da direcçao do clube, fora a o que nao se sabe. Gastou mais de 50 mil euros nisso. Tens aí um paralelismo com o PPC. A diferença? Aconteceu em plena época Guardiola, numa dinâmica de sucesso histórica.

    Nao sei o que te referes quando dizes episódio Barbosa ou episódio Domingos ou episódio Sá Pinto, mas pensar que nunca houve crises institucionais, saídas de vice-presidentes ou chicotadas psicológicas "nesses clubes" é absurdo. Sobre o Sá Pinto, o paralelismo é claro: a contestaçao ao Guardiola nos primeiros jogos foi parecida em argumentos à que sofre hoje em dia o Sá Pinto.

    Se me permites, quando dizes que "nao te recordas de ver estes episódios noutros clubes", ou é uma questao de memória ou o que querias dizer é "nao me recordo de ver esses clubes com os resultados que o Sporting tem tido ultimamente". O que seria bem diferente e pelo menos nao teria pretensao de ter a panaceia nem de fórmula mágica para os problemas do clube.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  52. "E quanto a mim, estando de fora, parece tao facil."

    Resume tudo.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  53. Miguel,

    Chamar mentiroso a outras pessoas é feio. Quase tão feio quanto apelidar outro de paladino do JEB (ainda que feio, fez-me soltar uma boa gargalhada).

    Reporto-me apenas a factos, que até admito serem mentira, que foram comunicados pelo Sporting à CMVM.

    Vou dar uns exemplos rápidos porque a minha vida não é isto.

    O Elias foi contratado por €8.850.000:

    http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR35335.pdf

    15 dias depois foi vendida uma parte do seu passe (50%) por €3.850.000

    http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR35572.pdf

    Ora. €8.850.000 - €3.850.000 = €5.000.000

    Ou o que disse sobre o Ricky, compra por 5.075.000 e venda de 50% por € 2.537.500 o que dá... € 2.537.500 de preço para o Sporting...

    Já nas mais-valias de que falava, dois exemplos:

    Capel custou €3.500.000 e foi vendido 20% por €950.000 (o que corresponde a uma avaliação dos 100% a €4.750.000).

    Jeffren custou €3.750.000 e foi vendido 25% por €1.375.000 (o que corresponde a uma avaliação dos 100% a €5.500.000).

    Pode ver ambas aqui:

    http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR35622.pdf

    E destas há bastante mais.

    Pode dizer o que lhe apetece. Por mim, até pode dizer que o Sporting o Freitas gastou €9M no Elias, embora isso seja errado. Também pode dizer que os prejuízos acumulados são uma má estratégia de gestão (esse ponto é fortemente debatível... olhe, antes de ter verificado em que jogadores vieram era capaz de ter uma opinião mais próxima da sua), embora ache que quem faz esse tipo de críticas tenha a obrigação de propor alguma coisa em alternativa.

    Porque - como diz o Tiago um pouco mais abaixo - fica a parecer que todas as estratégias que não ganharam/resultaram estavam erradas. Ora, isso é a negação da estratégia. Falar do passado é fácil. Projectar o futuro é que é bem menos.

    ResponderEliminar
  54. Nem vou puxar muito pela cabeça para saber o que escrever...

    Eu vou lá estar logo e como habitualmente...

    Para apoiar a equipa...!!!

    O que me põe doente...
    É ouvir assobios...e escutar palavrões de pessoas que depois afirmam que...

    O Sporting é o seu grande amor...

    Uma ova é que é...!!

    Viva o Sporting...!!

    PS...: E tenho as quotas em dia...!!

    ResponderEliminar
  55. Porque hoje é dia de bola, aqui fica o meu 11:

    Rui Patrício
    Cédric, Carriço, Rojo, Insúa
    André Martins, Adrien, Pranjić
    Izmailov, Ricky, Carrillo

    ResponderEliminar
  56. há pessoas que não são sportinguistas mas apenas brunistas e só querem eleições.
    o SCP não ganha, vamos a eleições!
    um jogador não joga o que eles acham que devia, vamos a eleições!
    um treinador falhou, vamos a eleições!
    Porra para as eleições e para esses ditos sportinguistas.
    não percebem que isso não resolve nada?
    querem o bruno, esse D. Sebastião, a todo o custo? é isso que vai mudar? tudo?
    já se esqueceram quem eram os jogadores e treinador que ele queria contratar (esse sim, com muita expperiencia? e de sucesso)
    é por essas e por outras, nomeadamente pelo personagem em causa, que com o meu voto, quando houver as famigeradas eleições, as quais só devem ocorrer noo final do mandato, NUNCA vai contar.

    ResponderEliminar
  57. PLF

    Eu entendo aquilo que queres dizer. Tu reportas-te apenas a número e que estão registados e que elucidaram-me daquilo que pretendias dizer. Posso discordar do método? É que para mim andar a vender parcelas , sobretudo sem mais valia. A ver se eu me explico. Para mim o futebol é ou devia ser simples. A evolução de uma equipa passa por compra-potênciar-vender-mais valia-comprar-potênciar-vender....etc....um loop do qual o Sporting se afastou. É certo que o Sporting fez essas mais valias que tu dizes. Dinheiro esse que foi usado em tesouraria. Quando os jogadores forem vendidos as percentagens são tão diminutas que o retorno será mínimo para poder reinvestir na equipa!! Será que agora já me expliquei?

    ResponderEliminar
  58. Mais do mesmo...já não aguento isto e ainda agora a época começou.
    Com tantos problemas que este país tem...e nem o futebol serve para descomprimir.
    Falham golos e mais golos...o que é isto?
    De que serve ter sido o melhor jogo desta época até ao intervalo se estão a perder desde os 7'?
    Estou desanimada...e hoje não acredito que consigam dar a volta...oxalá me engane.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)