terça-feira, 4 de setembro de 2012

"Wolfswinkel vendido por 10 milhões"

A venda de Wolfswinkel não é uma noticia mas uma ficção que serve de ponto de partida para uma análise sobre o furacão que, vindo de leste, abalou ontem o futebol português.

Os elogios a Pinto da Costa
Mais importante do que eu penso sobre o presidente do FCP será com certeza o que dele pensam os seus adeptos. Mas, olhando para todos os contornos do negócio de Hulk, dificilmente me parece que se justifiquem tantos elogios. Vejamos:

1- Fica claro que PdC não vendeu porque quis, mas porque a isso foi obrigado pelo falhanço do negócio Moutinho, jogador cuja saída seria igualmente importante, mas não tão crucial como perder aquele que era o melhor jogador do campeonato. E foi obrigado por razões de ordem económico-financeira, quando os média se habituaram a fazer-nos crer que essas apenas afligem o Sporting. Num clube que ao longo dos anos tem realizado significativas mais-valias deveria ser caso para perguntar para onde tem ido tanto dinheiro, mas disso se ocuparão os sócios e adeptos portistas, já que à comunicação social o assunto não tem merecido interesse, certamente porque não lhes sobra tempo do tanto esmiuçar as finanças do Sporting.

2- Pinto da Costa perdeu o timing exacto para fazer o negócio, que se teria realizado por mais 10 milhões, como o próprio confirmou 3 dias antes:
E com isso perdeu também a oportunidade para reparar o rombo deixado com a partida de Hulk, indo ao mercado. Muito longe da sagacidade e poder de antecipação que se lhe atribuiu.

3- É bom lembrar que o Hulk que ontem foi vendido pela inegável soma astronómica de 40 milhões, ( e não 60 milhões, como se fez crer. E já agora como se chama o fundo que "arquivou" os 20 milhões remanescentes? Também é o mesmo de Moutinho?...) não é o "tal desconhecido que foi descoberto no Japão por 5 milhões". O FCP despendeu cerca de 23 milhões para ficar com 85% do seu passe o que significa uma mais valia de 17 milhões. Valor importante mas longe de um valor percentual assim tão notável.

E se fosse no Sporting?
Com o mal dos outros podemos nós bem, dirão e com razão. Mas a abordagem à transferência de Hulk serve precisamente para fazer o paralelismo com a realidade Sportinguista, daí o titulo do post. 

Como reagiriam os Sportinguistas à venda de Wolfswinkel por menos de 50% do valor da sua cláusula de rescisão? 

Diriam também que estas são meras referências sem qualquer colagem com o valor de mercado? 

Os que dizem que o jogador vale pouco não achariam um grande negócio?

E o que aconteceria se o presidente do clube tivesse recusado uma transferência, para 3 dias depois a ter que aceitar, por menos dinheiro, e ficando, ainda por cima, sem possibilidades de colmatar a saída do jogador?

Porque o Sporting não vende assim?
As razões que justificam a ausência de grandes negócios por parte do Sporting têm origem na sua história recente e no que foi a implosão do seu departamento de futebol ao tempo da demissão de Paulo Bento. Apesar de não deixar de encontrar motivos de critica à gestão feita por Ribeiro Telles à época, ( e que, quanto a mim, estiveram na origem dos dois maus anos finais da passagem do actual seleccionador nacional), sempre era melhor ter uma estratégia do que nenhuma. O que se seguiu com Pedro Barbosa (Angulo, Caicedo, p.ex.) ou com a dupla maravilha JEB/Costinha levará muitos anos a reparar. 

Não temos jogadores como Witsel e Hulk, ou sequer como Cardozo, Sálvio e por isso não fazemos vendas deste teor. Mas já demos alguns passos em frente e Patricio, Rojo, Insua, Labyad, Adrien, Jeffren, Carrillo, Rinaudo, Wolfswinkel, Elias, Capel, André Martins, Cedric, são jogadores com qualidade suficiente para nos permitir ter esperança em bons resultados desportivos, o mais importante, e também em mais-valias. Nesse sentido a gestão actual da SAD significa um importante upgrade ao que foram os anos anteriores e, sendo por isso legitimo esperar mais e melhor. Assim haja paciência e confiança. E um bocado de mais amor-próprio também não faria mal...

Isto não invalida um reparo aos valores conseguidos nas vendas de João Pereira e sobretudo Matias. O Sporting deu ao mercado uma pálida imagem da sua capacidade negocial. Também deste lado é necessário fazer melhor.

O dinheiro vai matar o futebol
Não termino sem me referir à transferência de Witsel, pelos vistos contra a vontade de LFV, mas que não deixa de ser, esse sim, um grande negócio. Pelo valor que o jogador custou há um ano (7 milhões), e até pelos valores invulgares agora pagos por um jogador que joga na posição do belga.

Já todos perceberam, menos a UEFA, claro está, que o desfasamento actual das datas de abertura e fecho do mercado é pernicioso para o futebol, e que se vem juntar ao poder ditatorial dos mais endinheirados. 

Ainda não aconteceu, mas num futuro que pode não ser assim tão longínquo, o dono do PSG ou do City pode ligar para o seu amigo do  Zenith para, já depois do mercado fechar, delapidar os seus mais fortes concorrentes, adquirindo os seus melhores jogadores. É um cenário hipotético mas, com sabemos, a ficção, nos meios onde se movimentam os dinheiros já andam à frente da realidade há algum tempo. Para reflectir.

27 comentários:

  1. Reinaldo do paradise cafe4 de setembro de 2012 às 11:49

    Caro Leão concordo com o post especialmente na questão do negócio do Benfica ser melhor do que o negócio do Porto.

    Mais, considero que é mais fácil substituir Witsel do que Hulk, pois considero o belga um jogador, mediano, com boa compleição física.

    Já o Hulk é um grande desequilibrador e muito difícil de substituir.

    Um ponto muito positivo é que porto e benfica não podem comprar ninguém até Janeiro e os jogadores disponíveis nessa altura são refugo.

    Portanto os adversários estão muito mais fracos. É altura de exigir ao SCP um pouco e que aproveite esta oportunidade para melhorar em relação aos campeonatos passados.

    Até o Braga já se percebeu que é o carrossel Peseiro bons jogos com derrotas da treta.

    Há que aproveitar.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Estas vendas até são desportivamente uma excelente noticia para o Sporting. Os seus adversários diretos, à partida, ficarºao mais fracos.

    Com o atual plantel, o Sporting tem tudo este ano para ombrear com qualquer clube português.



    ResponderEliminar
  3. Esse cenário hipotético que descreves, já eu ouvi um rumor muito interessante sobre ele.

    PC terá deixado sair Hulk por um valor inferior com a condição de os russos levarem o Witsel. Pode ter sido uma grande invenção de um maluco qq. Mas, a ser verdade, não teria sido genial? Perde o jogador que individualmente tem resolvido, ganha 40Milhoes e continua ainda mais favorito...

    ResponderEliminar
  4. PB, eu próprio também pensei nisso e foi isso que esteve na origem dos parágrafos finais. É muito rebuscado mas, como digo, nos últimos tempos a ficção tem sido ultrapassada pela realidade.

    ResponderEliminar
  5. Que o SLB fica mais fraco é indiscutivel, no entanto, mesmo assim está bem acima do actual Sporting. Já quanto ao Porto discordo, ficaria mais fraco sim se tivesse alianado os passes de Proença, Benquerença, do super dragão etc., mas por outro lado não deixariam de reforçar o plantel com jovens promessas do apito!

    cumpts

    ResponderEliminar
  6. O Sporting vender alguém por 10M com esta estrutura é completamente utópico. Começa pelo facto de se hipotecar o futuro com a constante venda de percentagens dos passes dos jogadores. Depois assentamos todas as decisões no (dont) know how de um péssimo director de futebol. Compra mal (embora este ano tenha conseguido gerir melhor as aquisições) , a maioria com bicho e sobretudo é péssimo a gerir as expectativas e objectivos dos treinadores e a escolher-los. Desde há muito que o treinador é visto como algo menor no nosso futebol e enquanto assim for não poderemos almejar a mais. Por outro lado nunca sabemos o timming para vender os jogadores e deixamos os treinadores "brincarem" com o património do clube. É suspirar por melhores dias....

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  7. Leão de Alvalade,

    Excelente post, no qual só discordo na avaliação feita à cedência do Witsel - que por muito dinheiro que tenha sido, arrisca-se a ser muito penosa do ponto de vista desportivo, quer no curto prazo, quer no médio prazo.

    Procurei reflectir isso mesmo noutro espaço: importa também o tempo que um jogador passa no clube. Muito mais importante do que vender um jogador de €40M é ter um jogador de €40M a jogar no clube durante várias épocas - coisa que o FCPorto conseguiu com o Hulk e que o Benfica,, ainda que não tenha sido por vontade própria, não atingiu com o Witsel . Isso é que me parece decisivo no sucesso desportivo, que por sua vez é o que permite atingir as vendas de valores superiores.

    Aproveito para - porque não se faz vezes suficiente - elogiar o sentido crítico que exibe no A Norte. Haja quem defenda o Sporting porque muitos outros só estão interessados em destruí-lo.

    ResponderEliminar
  8. A acrescentar que os poucos que tinhamos para vender não querem ir para a russia.
    Foi o know how do director desportivo que fui buscar o lima e o mossoró, por exemplo, agora comprar jogadores por 8 milhões(witsel) ou 20(hulk), tem de se ter pasta, e nós não temos. Timing de venda foi a recusa pelo paulo bento de vender o moutinho ao everton por 18m, e depois ir para o porto por 11, costinha!. O caicedo foi vendido por alguns milhões pelo lokomotiv. Angulo veio a zero. Erro foi o pongole por 6m, costinha/bettencour/mendes.

    ResponderEliminar
  9. O Elias veio por 9M e nunca irá sair por mais....

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  10. Concordo que haja quem só queira destruir o Sporting. Que críticos injustos perante a grandeza da obra apresentada, a limpidez, a honestidade, a clareza e a senda vitoriosa que nos preenche o ego e faz de nós a maior potência desportiva nacional!!

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  11. Os orçamentos de Porto e Benfica são completamente insustentáveis a médio prazo. Nos próximos anos veremos os 2 clubes a voltarem à realidade. A crise chegou na época passada ao futebol (tirando claramente estes russos cujo brinquedo são alguns clubes) e veio para ficar.

    O Sporting já começou a atalhar caminho. A fórmula terá de ser formação + 2 ou 3 compras cirúrgicas.

    Posto isto, para esta época o Sporting tem um plantel bastante equilibrado. Estou curioso para ver os jogos do Benfica até Janeiro.

    PS- Mike vamos ver se não te enganas em relação ao Elias...

    João Costa

    ResponderEliminar
  12. João costa , para ser realmente equilibrado teria que haver mais um ponta de lança pois os dois existentes são manifestamente pouco. Um erro repetido após a ultima época. Em relação ao Elias , ainda não vi nada que justificasse o valor por ele despendido. Espero mesmo enganar-me e que ele jogue como um jogador de 9M e saia pelo dobro ou triplo. Infelizmente e a cada época desperdiçada em treinadores de menor cartel vamos queimando cartuxos e vendendo sempre ao desbarato...

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  13. Illuminator
    Ao sporting falta ainda a visibilidade da champions para ajudar numa melhor gestão. Força sporting campeões somos nós!!!

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    Concordo com o post, e sobretudo com a questão das diferentes interpretações que se fazem dos números. Em relação à questão "Por que é que o Sporting não vende assim", julgo que é basicamente por dois motivos: porque os jogadores ganham poucos títulos no Sporting (e o cv de um jogador também conta); e porque além disso temos jogado um futebol pouco atractivo, pouco espectacular, pouco empolgante, ao contrário do que por vezes acontece com rivais nossos, que, mesmo ganhando pouco, dão mais nas vistas. Julgo que isso se verificou neste ano passado, em que, mesmo com uma boa participação europeia, claramente acima da média para os nossos standards, não parece termos despertado grandes cobiças.

    Por fim, também concordo com o facto de que há no plantel alguns jogadores com capacidade de terem grande rendimento desportivo e de trazerem retorno financeiro. Entre estes, incluo aquele que vejo como verdadeiramente talentoso e com potencial para se tornar excepcional, que é o Carrillo.

    ResponderEliminar
  15. Mike,

    Se Viola for bom jogador penso que não teremos problemas (temos Rubio e Betinho a crescer na B). Claro que sei que não deixa de ser uma opção de risco! Podiamos ter contratado mais um avançado? Podiamos...mas sinceramente para ter Pongolles, Sebas, Motas, Buenos, Kutozov's, Nalitzis...prefiro não ter nada.

    O Porto tem Jackson e Kleber, Chelsea tem "só" Torres, Real tem Benzema e Huiguain (não estou a comparar qualidade, estou a comparar quantidade), Atlético de Madrid se Falcao se lesiona desaparece 50% do potencial da equipa.

    O Elias foi caro e tenho dúvidas se daqui para a frente tenhamos dinheiro para comprar mais "Elias". Mas acho que é um excelente médio e faremos lucro com ele.

    João Costa

    ResponderEliminar
  16. Grande post Leão de Alvalade.

    Haja memória não selectiva e rigor na análise da história.

    Fique bem.

    PS: Apesar de se encontrar de rastos financeiramente e de não ter dispendido um euro, para mim o Sporting foi o grande vencedor deste "Boxing Day". Haja sapiência para aproveitar este intervalo que se inicia.

    ResponderEliminar
  17. Mike Blitz,

    O Elias veio por €9M e vai sair por mais.

    ResponderEliminar
  18. Os clubes portugueses vivem da alienação de direitos desportivos de jogadores. O mercado futebolístico nacional (quotas, TV, bilheteira e publicidade), não sustentam nem metade dos orçamentos actuais.

    A venda a fundos é similar ao recurso ao crédito, com a banca também ela falida é uma solução para ultrapassar problemas de tesouraria e ir vivendo.

    Esta equipa do Sporting é jovem, tem potencial de qualidade e contractos de longa duração é natural que ao terceiro ano se façam vendas significativas, este ainda é só o segundo, mas é obrigatório no terceiro ano estar na montra da Champions, vai ser o ano decisivo em termos do projecto de Godinho Lopes.

    Elias sofre do mesmo mal de Moutinho, para ser um fruto apetecido tem de marcar mais golos tem de ser mais decisivo no resultado final, não basta ser decisivo na mecânica da equipa (o mesmo vale para, Schaars, Adrien, AMarques, Labyad, etc.).

    Neste contexto o "produto" que temos que aparenta ter mais golos nos pés (fora Ricky) é Carrillo, se tiver um crescimento similar a DiMaria ou até Hulk, temos ali um bom depósito a prazo.

    Adrien marcou um número de golos razoável no ano passado, vamos ver se aumenta a contagem. Labyad está a iniciar a caminhada e André Marques é um Moutinho (muito jogo poucos golos).

    "Qualquer" Nani, Quaresma ou Cristiano que apareça é logo "comido" pelos tubarões enquanto está barato. A aposta tem de ser cada vez em mercados mais desconhecidos (se é que isso ainda existe) e contractos de longa duração (5 anos), foi isso que foi feito.

    ResponderEliminar
  19. VERGONHA

    A nossa Comunização social atingiu o limite da falta de isenção.

    O exemplo destas ultimas vendas e % associadas é bem evidente.

    A Bola e o Record compõem as noticias à maneira do Benfica. O Jogo a favor do Porto.

    ResponderEliminar
  20. LMGM

    Concordo completamente com o teu primeiro parágrafo. Acredito que o Sporting entrou nessa espiral de onde não consegue sair e que o faz repetir os erros ano após ano. Pior é que se hipoteca sempre um pouco mais do nosso futuro. Teríamos que ser campeões 3-4 anos seguidos com boas CL para inverter a tendência. Fazer uma triagem e contratar com mais rigor como este ano. Não deixa de ser sintomático que Freitas consiga muito melhor num ano em que gasta apenas 10M do que num ano onde gasta 40M... É urgente conseguir "sacar" da Academia mais melhores jogadores e que a necessidade para ir ao mercado seja apenas para comprar jogadores de grande qualidade. Quanto a Elias , caso não tenhamos um bom desempenho desportivo vai acabar por sair por menos do que foi comprado e por necessidade. Achei na altura da sua compra que o Sporting pelo dinheiro que tinha gasto com a sua aquisição podia ter ido buscar 2 jogadores de qualidade. São visões diferentes e uma perspectiva diferente de olhar para o futuro analisando o presente mas sobretudo os erros do passado infelizmente tantas vezes repetidos. A minha analise sobre o assunto é reflectida sobre os dois maus negócios Matias e JP, tendo até medo que deixem chegar ao ultimo ano de contrato (como tem sido apanágio) e percam margem de manobra.

    SL

    Miguel Damas

    (SL - saudações leoninas)

    ResponderEliminar
  21. Não acho JP e Matias maus negócios.
    Podia-se ter conseguido mais uns milhões talvez por cada um, mas após as saidas destes 2, o clube apostou em Cédric e em Adrien/A.Martins.
    Ora é um apostar nos jogadores da Academia valorizando-os, pondo-os a jogar na equipa principal e ao mesmo tempo conseguir algum encaixe com os que ocupavam essa posição e os tavam a tapar.

    ResponderEliminar
  22. Mike, não foi o Sporting que entrou, foram todos os principais clubes. O Sporting ainda tentou resistir fazendo uma aposta quase absoluta na formação, mas esse mérito que hoje nos dá uma selecção nacional de elite, não rendeu suficiente ao clube nem financeira nem desportivamente.

    Neste momento estamos a jogar com as armas da nossa concorrência, se será suficiente para um dia voltar a ser independente não sei, mas iremos voltar a vencer titulos e perante isso poucos se importarão se o clube está hipotecado a fundos ou a empresários da bola.

    ResponderEliminar
  23. Extraordinarias noticias.
    Melhor, mais importante e com um impacto maior que ter vendido algum jogador por 40 milhoes.

    http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubecomunicaçao_040912_98396.asp

    ResponderEliminar
  24. LdA:

    Sem tempo para mais, apenas para registar o enorme post.

    Gd Abç.

    ResponderEliminar
  25. LMGM e Mike

    Os fundos não significam apenas alienação de percentagens dos passes dos jogadores, significam também uma partilha do esforço e do risco que os clubes fazem na aquisição de jogadores.

    O Sporting o ano passado comprou 19 jogadores. Dificilmente todos eles significarão o retorno do que foi investido. Ao alienar parte desses passes o clube não só não empata tanto capital como partilha com investidores o risco de perder ou ganhar dinheiro com todos eles.

    ResponderEliminar
  26. MIKE BLITZ, OS QUE DIZEM QUE O ELIAS CUSTOU 9 MILHOES ESQUECEM-SE QUE JA RENDEU MAIS DE 4 POR METADE DO PASSE... POR ISSO, O SPORTING GASTOU MENOS DE 5 MILHOES COM ELE (PARCERIAS À PARTE). PARA O JOGADOR QUE É, O ESCANDALO E O MESMO QUE O DO PONGOLLE OU DO CRISTIAN RODRIGUEZ? NAO E........

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)