segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ínsua por Joãozinho e outros negócios

O esperado está a acontecer. Face ao fracasso desportivo da presente época, cujas consequências ainda não se conhecem na totalidade - o acesso às provas europeias está longe de estar garantido - era inevitável o adequar das despesas ao que podem ser as futuras receitas. Por isso vimos já partir Elias, Gélson Fernandes, Izmailov e, ao que tudo indica, Ínsua e Pranjic.

Elias foi um alívio e não apenas na folha salarial. Pranjic, que gostei de ver numa fase inicial da época, também não justificará muitas lágrimas e Gélson era demasiado caro para aquilo que podia dar, embora me tivesse parecido tratar-se de uma boa pessoa e bom profissional.

Izmailov já marca golos no dragão o que não pode surpreender ninguém. É ainda cedo, com o pouco tempo de residência, para aquilatar qual era realmente o(s) problema(s) de que padecia o russo. Mas para a ferida supurar ainda mais e tornar ainda mais incompreensível o negócio, foi-nos posto diante dos olhos, nesta jornada, a inevitável comparação de categoria entre os jogadores trocados. O russo inventa um golo no meio de uma floresta de pernas e o lateral-direito inventa um penalty no final de um jogo atribulado, depois de ter andado muitas vezes muito longe do exigido a um internacional. Melhores dias terão que vir para justificar a opção de interromper a afirmação de Cedric e até de Árias.

Ínsua ao que tudo indica estará também de saída. E embora não se conheçam ainda em definitivo todos os pormenores, os primeiros indícios revelam que, nas actuais circunstâncias, o negócio que se adivinha é dos melhores dos últimos tempos. Detendo o Sporting apenas 35% do passe vendê-lo por uma verba aproximada de 3 milhões - que remete para um valor total do passe para perto de 9 milhões - está longe de ser mau. Se o parâmetro for as últimas vendas (Matias e João Pereira) é até óptimo. É inevitável perceber, que, com mais ou menos habilidade negocial, o Sporting não fará os negócios do FCP ou SLB sem subir o seu nível futebolístico e a entrar no mercado com um letreiro na testa: "desesperado para vender".

Joãozinho será o seu substituto e não parece que percamos muito com a troca, apesar da grande diferença de estatuto a  separar os jogadores. Mas o estatuto não joga e Ínsua não tem cumprido o que muito prometeu o ano passado. Joãozinho é um jogador interessante, é o máximo que consigo dizer. Por que me lembro de o ano passado a sua actuação me ter chamado atenção, para tentar perceber porque não jogava Thuran no Beira-Mar. 

Para que não haja equívocos, Ínsua tem muitas características para fazer dele um lateral-esquerdo de referência, ainda mais do que a sorte de fazer parte do lote de internacionais de uma selecção como a Argentina. E, se estivesse inserido num projecto estável, poderia não só ter aprimorado essas características como apresentado alguma evolução, o que não sucedeu. A haver culpas, estará longe de ser o principal responsável. Nesse sentido só lhe apontaria a falta de cuidado com que se apresentou depois das férias, nitidamente fora de peso. A perda é muito maior, parece-me, do lado emocional, por ser um jogador querido dos adeptos, do que pelo valor que verte para o colectivo.

Talvez só no final do período de transferências se possa fazer uma avaliação dos movimentos de entrada e saída de jogadores do plantel, tentando perceber se o aliviar dos compromissos salariais mensais vão equivaler a uma perda significativa de valor. É bem provável, mas não é uma inevitabilidade, como me parece ser o exemplo da troca Ínsua / Joãozinho. 

Se houver inteligência e sensatez o Sporting pode perfeitamente reduzir os seus custos sem reduzir salários, não significando isso a perda de competitividade que lhe reduza a ambição. O que o Sporting não pode é gastar tanto dinheiro para ficar abaixo do terceiro lugar pelo segundo ano consecutivo. 

10 comentários:

  1. Pois para mim é uma grande perda... da qual nos vamos arrepender grandemente... conforme foi dito só justificada por uma completa falta de estrutura em termos de clube que não permite aos jogadores afirmarem-se... mas não permite a este... nem a nenhum... portanto as... inevitabilidades, às vezes, são pouco transparentes...!!! no entanto o valor de que se fala (fazendo as contas...!!!) não se pode dizer que seja desonesto...)

    Porém... visto por outro prisma e esquecendo simplesmente que Ínsua existe... só posso perceber a decisão se Rojo passar a DE e se promovermos o Dier a central... sendo então necessário mais um central... para dar concorrência... sendo que Joãzinho o fará a Rojo (titular da 3ª selecção do ranking da FIFA - não é do carcavelinhos...)

    Qto ao russo... não opino mais... espero que o tempo - e as cruzes - nos dêem razão... não lhe guardo gratas recordações... por via do seu mau profissionalismo...

    Elias... nunca me pareceu comprometido nem com o clube nem com o seu estatuto... é uma estrela ou pode ser uma estrela... mas como muitos que por cá passaram irritam-me profundamente - trabalhar... não é a praia dele... por isso tb não lhe vou sentir saudades...

    Gelson e Pranjic concordo com o exposto sendo que o primeiro teria uma margem de progressão bem maior...

    Miguel Lopes está, muito, longe de ser do meu agrado... mas não se pode estar a pôr o homem no cepo só porque fez um penalti... que na maior parte dos casos, leia-se "a outros clubes", não é marcado (apesar de eu achar que é claramente penalti) para isso criticaria muito mais como o "volks" falhou o dele (e eu sou um fã do holandês... acho é que o sistema de jogo não está de acordo com as características dele... - o rapaz é um striker ... não lhe peçam para fazer grandes habilidades com mais que um/dois toques ainda para mais vindo constantemente ao meio campo buscar/fazer jogo)

    Enfim...!!! agora que 3 vitórias se tornaram num "great achievement" é preciso não desmontar muito a coisa... mas confiemos no JF... não necessariamente como treinador que isso é mais ou menos redutor... mas para uma equipa/estrutura como o Sporting um verdadeiro chefe/comandante de balneário é que é importante... e deixem-me dizer-vos à quanto tempo não via um treinador do Sporting pôr em sentido os enviados dos pasquins às conferências de imprensa... só a dentuça já intimida os meninos... qdo arregala a pestana então... os gajos até devem abanar!!!

    Assim a estrutura superior o acompanhe...!!!

    ResponderEliminar
  2. A venda de Ínsua, pelos valores referidos, é, como se diz no post, o melhor negócio dos últimos dois anos. Mas, mostra de forma clara como saí caríssimo o recurso aos fundos. O Sporting vendeu 65% do passe por um valor semelhante ao que agora recebe por 35%. Mas, do ponto de vista desportivo o Sporting fica a perder. Ínsua era um dos melhores jogadores do plantel e, apesar da época menos boa, um dos que mais rapidamente poderia elevar o seu nível e arrastar consigo a equipa. Julgo que isso estava já a acontecer. Joãozinho devia ter vindo para Alvalade no ínicio da época. Seria a alternativa a Ínsua e poder-se-ia ter adapatado ao clube prevenindo uma venda futura do lateral argentino. Julgo que é um bom jogador,capaz de jogar no Sporting e com um preço adequado. O que não se passa com Miguel Lopes que é caro e cuja qualidade é, no mínimo, duvidosa. Fez um jogo péssimo contra o Beira-Mar e tem que jogar muito mais para justificar o ocaso das três alternativas de que o Sporting dispõe. A troca de Izmailov - que eu recusaria sempre, tratando-se do Porto ou Benfica - teria que ser feita por um jogador como Kléber ou Walter, menos que isso foi fazer um grande favor ao Porto. Não há Ventura que salve este péssimo negócio.
    As vendas justificam-se por razões económicas mas envolvem um outro custo. Podem ou não hipotecar o acesso à LIga Europa? Julgo que podem. Julgo mesmo que se o Sporting não reforçar o ataque dificilmente lá chegará e irá perder e empatar muitos jogos em casa, se for só em casa.

    ResponderEliminar
  3. Jc,
    Acho que 50 do passe do homem pertencia ao Liverpool, portanto, acho difícil o Sporting ter vendido 65por cento do passe

    ResponderEliminar
  4. JC,

    O Sporting não vendeu 65% do passe. O Sporting comprou 50% do passe do jogador por uma verba não quantificada e que terá ficado saldada, creio, com a ida do João Carlos para o Liverpool.

    O negócio é bom, parece-me e nas contas totais tem que entrar os 525 mil já antecipados pelos fundos.

    ResponderEliminar
  5. A pergunta que me faço para saber se é um bom negócio é, quanto dinheiro vai o Sporting gastar para encontrar um substituto com a mesma valia do Insua.

    ResponderEliminar
  6. As referências que fui lendo na imprensa desportiva foram as seguintes: o Sporting terá adquirido o passe do jogador por uma verba da ordem dos 4,5 milhões de euros. Cedeu depois 50% dos seus direitos a um fundo por 2,25 milhões de euros. Mais tarde cedeu mais 15% do valor por um milhão. Cedeu por isso 65% dos direitos que detinha. Ficou com 35%. Terão sido esses 35% que agora cedeu por 3 milhões. Daí eu ter pretendido chamar a atenção para o facto de os 65% anteriormente cedidos por 3,25 milhões se revelarem um mau negócio face ao valor desta transacção.
    Mas, já duvido que a informação que li seja rigorosa.

    ResponderEliminar
  7. 50% por um valor não revelado, pagos com o passe do menino joão carlos. depois 15% por 525 mil. Agora falta saber o valor da venda ao grémio. Boa opção pelo joãozinho. Excelente despacho do pranjic, nunca devia ter vindo.
    Para lutar polo 5.º lugar não é necessário tantas despesas e acho que a equipa vai ficar melhor. As pseudovedetas nunca fizeram uma equipa.

    ResponderEliminar
  8. Aconselho a leitura da entrevista feita a Abrantes Mendes pelo CM.

    Parece que passou despercebida para muita gente...

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/desporto/imagem-do-sporting-esta-muito-manchada

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Contratem mas é o GHILAS!! Que grande jogador! Forte, possante, cabeceia bem, é rápido, tem 11 golos esta época em todas as competições! Hoje apesar da derrota do Moreirense contra o Benfica fez mais um excelente jogo, atirou ao poste nos minutos iniciais e sozinho foi uma dor de cabeça para os defesas do Benfica!!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (6) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (3) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (22) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)