quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Niculae e Sporting: um casamento que não foi abençoado

O verão tinha-me trocado as voltas e fui apanhado em viagem quando o Sporting se estreou a ganhar em Alvalade, tendo como adversário o FCP. Golo de Marius Nicolae, um jovem jogador romeno promissor, de estampa física impressionante, acabado de chegar e que de imediato se converteria num dos ídolos de bancada, com direito a banda sonora. Começava a escrever-se a bonita história da época 2001/02.

Os Sportinguistas conhecem bem este sentimento, seja qual for o plantel e qualquer que tenha sido o trajecto do ano anterior: ir a Alvalade ou deslocarmo-nos por esse País fora  atrás da equipa tem um carácter tão mandatório que talvez só alguns animais, impelidos às longas migrações pelo instinto de sobrevivência, nos compreendam. Esse ano a esperança de sucesso, a sustentada por um dos melhores plantéis da história recente do clube (Nélson, André Cruz, Beto, Rui Jorge, César Prates, Dimas, Paulo Bento, Quaresma, João Vieira Pinto, Nicolae e... Jardel) conferia a esse impulso telúrico um carácter de urgência.

E assim foi uma praia de ananases às couves e lá estava eu, no jogo seguinte, no Restelo, sozinho, no meio de muitos Sportinguistas, como quase sempre na altura. O jogo não podia começar melhor, com um penalty a nosso favor. O menino Nicolae lá foi tratar de casar a bola com as redes, mas o casamento ficaria por consumar. Marco Aurélio era à época um imperador na baliza pastel e o Sr. Marinho Peres acabaria a rir-se 3 vezes de um atónito Lazlo Bolóni.

Passaram 10 anos e se alguém lhe dissesse que um jogador acabado de contratar por um clube era o jogador do plantel com mais troféus ganhos com a camisola desse clube ia-lhe parecer uma brincadeira ou até uma charada. Mas é verdade, Marius Nicolae tem no seu palmarés 1 titulo de campeão nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Só por isso merece o meu respeito, que acresce à imagem que deixou no tempo em que serviu o clube e à reiterada vontade, tantas vezes expressa, de voltar a vestir a nossa camisola.

Não me sinto habilitado para me pronunciar sobre o seu valor, perdi-lhe o rasto e a forma como hoje vejo o futebol é radicalmente diferente de há 10 anos. Mas percebo-lhe a vontade, Niculae não foi feliz em Alvalade. Não porque não fosse benquisto, não porque não tivesse conhecido sucesso, mas porque repetidas lesões desde muito cedo o desviaram do destino que, de forma quase unânime, lhe era atribuído. É natural que Nicolae queira hoje verter nas páginas da história do nosso clube toda a tinta que foi forçado pelo infortúnio a conter. Lembrar o seu calvário e hoje ver o seu nome associado a mais uma embrulhada jurídica faz pensar que o jogador e clube não nasceram para serem felizes juntos.

Podia começar por dizer que o regulamento de transferências da FIFA se presta muito a estes imbróglios, pelo seu arcaísmo face à realidade - com tantas possibilidades de transferências e com datas tão díspares num mundo cada vez mais globalizado - mas sobretudo pela falta da clareza que deve presidir a este tipo de articulados.

Faz algum sentido que um jogador possa ser inscrito por 3 clubes diferentes mas só possa jogar por 2? Mas que se esse jogador for proveniente de diferente confederação ( o caso de Liedson) já pode jogar e um profissional nas mesmas condições (o caso de Niculae), mas da mesma confederação, fique impedido de exercer a sua profissão?

A única e remota possibilidade de Niculae voltar a vestir a camisola do Sporting ainda esta época em jogos oficiais reside precisamente aí, no emaranhado do regulamento que permite senão várias interpretações, pelo menos várias dúvidas. O último e ténue fio reside no que é a definição de época. O regulamento de transferências da FIFA define que "Season: the period starting with the first official match of the relevant national league championship and ending with the last offi cial match of the relevant national league championship." 

Isto é, contaria apenas para Niculae os jogos feitos pelo Vaslui, uma vez que o do Dínamo foi no âmbito da Supertaça da Roménia. Argumento que é contrariado porque também se fala de jogos oficiais: Official matches: matches played within the framework of organised football, such as national league championships, national cups and international championships for clubs, but not including friendly and trial matches.

Sim, podia começar por aí. Mas inevitavelmente haveria de acabar de concluir o óbvio: alguém no Sporting tinha que saber isto e se o sabia ontem (como diz o comunicado) porque foi hoje anunciada a contratação do jogador sem fazer referência ao facto? Pode estar eminente mais uma nova entrada para o anedotário nacional e ver o nome do Sporting envolvido é de uma tristeza e incredulidade indefinível.

Há coisas que só parecem ser possíveis no Sporting. Na época em curso então os exemplos não faltam. A contratação de um avançado é uma terrível ilustração entre o que pode ser a conjunção do azar e da incompetência, que se juntam, como urubus, à extrema necessidade e turbulência. Razões que explicam muito do insucesso do clube nos últimos tempos. Azar ao jogo é inevitável, a incompetência é "opcional".

Paulo Henrique, que parecia ser um jogador interessante, não veio porque, quando o negócio estava perto do seu desfecho, a equipa muda de treinador. Poder-se-á dizer que se podia realizar mais cedo, creio que tal não aconteceu porque estava dependente da confirmação do alivio da folha salarial. Terá sido com a saída de Ínsua que o negócio ficou viabilizado.

Aceito que não se pudesse prever a chicotada psicológica no Trabzonsport, que contribuiu para o desfecho. É aí que entra - ou devia entrar... - Nicolae. Como se chega a ele sem se perceber a granada que ia despoletar é que parece indesculpável. Veremos agora quem se atirará para cima dela se ela deflagrar com todo o estrondo...

8 comentários:

  1. Só faltava mesmo esta bronca, mas por acaso acho que o entendimento do clube é o correcto (o que não invalida que tenha sido uma grande trapalhada!).

    Vejamos, de forma simples:

    "Players may be registered with a maximum of three clubs during one SEASON. During this period (SEASON), the player is only eligible to play official matches for two clubs."

    No mesmo documento:

    Season: the period starting with the first official match of the relevant national league championship and ending with the last official match of the relevant national league championship.

    O que está em causa não é um simples "official match" mas sim o "first official match of the relevant national league championship"

    E que jogo foi este?

    Repare-se que este jogo nunca pode ser o da supertaça, uma vez que o próprio artigo diferencia os dois tipos de jogos:

    "Official matches: matches played within the framework of organised football, such as NATIONAL LEAGUE CHAMPIONSHIPS, NATIONAL CUPS and
    international championships for clubs, but not including friendly and trial matches.

    Ou seja, é evidente que quando se fala do "first official match of the RELEVANT national league championship" está-se a falar do PRIMEIRO JOGO OFICIAL DO PRINCIPAL CAMPEONATO NACIONAL, neste caso o romeno.

    Que jogo foi este, e quando?

    Aparentemente foi o seguinte:

    Pandurii 6-2 Univ. Cluj, no dia 20/07/2012, às 16:30.

    Ora segundo consta o Niculae jogou pelo Din. Bucaresti pela última vez no dia 14/07/2012 pelas 19:00.

    Ou seja, se as palavras ainda valerem alguma coisa, Niculae pode ser inscrito ainda esta época pelo Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Ups... Parece que a FIFA tem uma coisa chamada "interpretação dos regulamentos", que apesar de contrariar o texto original dos próprios regulamentos vale mais do que os mesmos regulamentos...

    Parece confuso mas é mesmo assim, tal como as célebres "interpretações às leis do jogo"...

    Enfim, errei na minha análise, admito.

    Será que os nossos dirigentes também vão admitir? Ou será que isto foi só uma manobra de diversão para contratar o kleber? Espera aí... Agora temos manager!

    ResponderEliminar
  3. As últimas 24 horas foram degradantes.

    Como é que este Sporting ainda pode existir?

    ResponderEliminar
  4. Começou no Urruti, que me pareceu um bom jogador pelos vídeos disponíveis, passou pelo Paulo Henriques um bom jogador, possante, com boa técnica e capacidade de remate com os pés e com a cabeça. Passou depois pelo Nicolae - assiti a esse jogo de estreia com o Porto - que parece ter-se libertado das lesões e voltou a marcar muitos golos, com a trapalhada de não terem visto que o jogador não poderia jogar esta época. Acabou no Kléber a recusar vir para Lisboa exigindo mais dinheiro do que o que estava previsto. Nunca, nos tempos mais recentes, tantos avançados avançaram para Alvalade. O que se comprara mais com o que se tem passado foi o facto de, no final, nenhum ter chegado a vir. O costume. Continuamos mal servidos e esperemos todos que o holandês não se lesione.

    ResponderEliminar
  5. LdA,

    Não me interessa focar Niculae. Interessa sim afirmar com toda a clareza que a direcção piorou a situação. Parecia difícil mas...

    Falhar a contratação de um avançado acontece. Falhar a contratação de 3 e depois não conseguir nenhum é que é estranho. É incompetência. É a hora dos amadores!

    Não me interessa associar isto à AG. Interessa apenas dizer que com ou sem AG, neste Janeiro fomos humilhados por uma má prestação da direcção.

    SL

    PS: O case de Niculae é inacreditável.

    ResponderEliminar
  6. DEGRADANTE...!!! É o mínimo que se pode dizer destes gajos que ENVERGONHAM o clube...!!!

    Eu, que em prol de alguma estabilidade desportiva, já defendi a permanência destes energúmenos até ao fim da época... estou FURIOSO (com RAIVA mesmo)

    F****** cada minuto que passa com este m***** no poleiro é um minuto perdido...

    RUA COM ESTES PALHAÇOS JÁÁÁÁÁ...!!!

    A história dos avançados é INACREDITÁVEL...!!! Como é possível tanta INCOMPETÊNCIA...!!! tanto AMADORISMO...!!! e SUBSERVIÊNCIA... deixar """fugir""" 3 (três) contratações... mesmo contabilizado o dos azuis... (que era mais que previsível - gozam-nos na cara com requintes de malvadez hilariante...) e ao mesmo tempo tanta ARROGÂNCIA e PREPOTÊNCIA (remetendo para a AG, designadamente, com a ""contratação"" de jagunços de palmo e meio e de fraca condição humana para desestabilizarem uma reunião, numa das mais inqualificáveis cenas anti-democráticas que este país já viu em democracia)

    sinto-me MAL... sinto-me HUMILHADO... sinto-me PEQUENO...

    Afinal tudo se resume a isto...

    SOMOS CADA VEZ MAIS... PEQUENOS...!!!

    ResponderEliminar
  7. De facto os acontecimentos dos ultimos 2-3 dias foram tristes e anedóticos... O SCP não desceu ao fundo do poço.

    Desde a impugnação de uma AG, o processo Paulo Henrique, o processo Marius Niculae (vergonhoso), o processo Kleber e ainda os acontecimentos de ontém com os membros da AG...

    De facto, não sei o que é que tem de acontecer mais... Não sei como é que ainda há gente que consegue defender esta direcção em nome de estabilidade ou seja daquilo que for... São uma série de acontecimentos demasiado graves.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Degradante é mesmo a palavra certa...

    Não se aproveita nada... Desde o CD à MAG, passando pelos lamentáveis episódios que se sucedem de parte a parte. Nada que me surpreenda, no entanto... E ainda vai piorar!!!! E não me lixem, volto a afirmar que todos têm (temos)culpa. E não excluo disto os sócios e adeptos do SCP... Esta guerra suja não se disputa entre 'anjos' e 'diabos'... Mt poucos (raros), têm conseguido manter a dignidade. De todas as facções em compita.

    ELEIÇÕES ANTECIPADAS é o único cenário possível. Podia o processo decorrer de outra forma? Poder podia, mas não era a mesma coisa... Afinal somos o...Sporting.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)