sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Saraivadas: o que são e para que servem?


As mensagens do novo director de comunicação começaram por ser apelidadas por “saraivadas” pelos adeptos nas redes sociais, para agora serem perfilhadas pelo próprio. A escolha do nome não é inocente, uma grande maioria das informações publicadas dirigem-se quase sempre para alguém ou instituição exterior ao clube, sendo notório um tom agressivo ou pelo hostil. Entre os alvos preferenciais têm estado os jornais e jornalistas, os empresários e particularmente o nosso eterno rival, o SLB. Ao fim e ao cabo, nada de muito substancial muda assim na comunicação do clube, muda-se apenas o protagonista. Sendo bom que o presidente do clube se resguarde, mantêm-se os potenciais danos na imagem institucional.

No que diz respeito aos órgão de comunicação e jornalistas mantém-se alguma esquizofrenia. Por um lado queixamo-nos de tratamento desigual, por outro lado hostilizamos os jornalistas e as suas entidades empregadoras. É óbvio que as diferenças de tratamento existem, há porém que considerar que os lóbis e interesses instalados não se esfumam como os anticiclones. Era altura de avaliar se esta estratégia está a produzir os resultados pretendidos, isto depois de termos visto já uma multitude de protagonistas e “responsáveis” nomeados pela actual gestão. Pois, o que parece, pelo menos à primeira vista, é que o tratamento dado não mudou, pode-se até pensar que em alguns casos até piorou.  

No que ao peso institucional diz respeito, é claro que o Sporting está há muitos anos atrás dos seus rivais. O mesmo se poderia dizer por exemplo no marketing e outros dossiers. É daí que resultam as diferenças de tratamento nos órgãos de comunicação social, o que creio ter sido agravado nos últimos tempos pela constante gritaria, insultos e rasgar de vestes de uma grande parte dos adeptos que ganharam voz com as redes sociais. Na sua sabedoria, o povo costuma dizer que não se apanham moscas com vinagre e enquanto for este o tom do discurso institucional manter-se-á ou até se agravará o dos adeptos. O risco da imagem do "clube simpático", mas pouco respeitado e ineficiente, ser substituído pela ideia de um grupo de "chatos" e muitas vezes mal educados é grande, se não sucedeu já.

Ninguém está à espera que Nuno Saraiva consiga no pouco tempo que tem na sua "cadeira de sonho" aquilo que há muito foi negligenciado pelo clube. Mas não é com bicadas ao rival, hostilização de órgãos de comunicação social e jornalistas, (seus colegas de profissão) que justificará a presença do seu nome na folha de salários mensal. O que o clube precisa - e é para isso que se contrata um director de comunicação - é que ele consiga abrir canais onde seja possível passar a ideia que o clube pretende transmitir de si mesmo e que o tirem do isolamento em que caiu, o que certamente agrada sobremaneira aos rivais.

Enquanto esses objectivos não são alcançados, porque não se refugia no "back to basics", isto é, breefings diários ou outra periocidade que se justifique, dando conta do que de relevante aconteceu no âmbito da SAD, atalhando assim as parangonas e os rumores? Até porque grande parte das suas mensagens são sobretudo dirigidas para dentro, para os adeptos, procurando a afirmação de uma imagem de autoridade, o que é praticamente indiferente no exterior, onde mais do que a retórica contam os factos.

No mesmo plano está a relação com os empresários. Faz sentido recriminar publicamente alguém com quem num par de horas mais adiante se tem que se sentar obrigatoriamente a negociar? Os negócios ficaram mais fáceis com esta linha de actuação? Se ficaram, e pelo que se vai vendo, a imagem que resulta é precisamente a oposta.

Por último, a armadilha bem montada na qual caímos que nem patinhos, que é esta atracção permanente pelo que dizem e fazem os nossos rivais, o SLB. Não faz qualquer sentido um director de comunicação rebaixar-se ao nível das marionetas que LFV colocou nas televisões. Muito menos faz dar relevo e publicitar um individuo que nem se sabe muito bem quem é. Aliás, o próprio Saraiva reconhece, na sua comunicação recente, o fraco valor dos programas de televisão onde os "megafones de LFV" pontuam, caindo depois na contradição de os desmentir. 

Desta forma, enquanto os rivais reservam a comunicação institucional para o que realmente interessa, que é a promoção da respectiva marca, onde nos levam muitos anos de vantagem, vemos o nosso director de comunicação admitir que tem que andar como uma barata tonta - "a comunicação do Benfica tem vários directores e aqui vejo-me numa luta desigual, pois tenho de responder a todos eles" - caindo no erro crasso de reconhecer como homólogos figuras secundárias. O natural era promover figuras iguais em programas semelhantes, se tal parecesse realmente importante. 

Este ajoelhar ao nível rasteiro dos paineleiros tem seguramente custos para a imagem do clube. Pior ainda, obriga o clube a andar a reboque da agenda benfiquista, numa atitude permanentemente reactiva, negligenciando assim a afirmação da sua própria agenda de matérias e interesses. Esta é a tal armadilha de que acima falava. Claro que é muito mais fácil ficar à frente da televisão ou atento ao próximo post no Facebook à espera que uma qualquer das referidas abéculas se pronuncie. Muito mais difícil é ter ideias e afirmá-las. Desta forma por mais que "saraive", o melhor que consegue é que tudo fique na mesma como a lesma, transformando a sua cadeira de sonho num mero assento temporário e irrelevante.

24 comentários:

  1. Quase que aposto que o facebook do Saraiva é um perfil falso só para o Azevedo lá escrever... Quase que aposto!

    De resto, como em qualquer ditadura, é preciso ter um inimigo para manter as ovelhas arregimentadas. E o alvo escolhido foi o nosso histórico "ódio de estimação". E esta politica de parolos só terá fim quando o mal for corto pela raiz ;-)

    ResponderEliminar
  2. O Saraiva páh...

    Quem o via a versar sobre politica e a cometar o "estado da nação" nas tv's e quem o vê... Realmente o futebol arasa com a racionalidade duma pessoa...

    Enfim, é o que há.

    ResponderEliminar
  3. É isto, ao terrorismo comunicacional do jornais desportivos, programas televisivos desportivos, paneleiros e avençados em geral, o Sporting deve voltar ao básico, ié, "à lá godinho".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os binários são assim, para eles só existe o zero e o um. Santa paciência.

      Eliminar
  4. Leão de Alvalade,

    A excessiva preocupação com adversários que não decidem nada no Sporting, as fantasias com inimigos internos que ao contrário de sportinguistas puros como o "joao cardoso" cometem o crime de terem mais do que duas células a trabalhar, mas sobretudo Godinho Lopes, é/são a principal fonte de alimento de Bruno de Carvalho. Já o foi no par de anos que antecedeu a sua eleição e assim permanecerá. Trata-se dum atestado ao vazio de conteúdo de Bruno de Carvalho como dirigente e consequência da preocupação exclusiva com a sua imagem, imagem que sobrevive ora da permanente comparação com o que é mau, do ataque a fantasmas que não existem mas o próprio cria e alimenta, ou da mentira. Ou de todas em simultâneo.

    Só no futebol profissional, quando Jorge Jesus sair do Sporting, desejando que saia pelo menos com um bi-campeonato (ao seu alcance se tivesse uma estrutura competente a ajudá-lo), perceber-se-á a dose de má influência que Bruno de Carvalho tem no futebol do clube. Isto num contexto que até vê o FCP descaracterizado e mais ou menos à deriva. O campeonato da última temporada já se foi, numa medida muito grande porque os jogadores e Jorge Jesus fazendo tudo para ganhá-lo viram dirigentes do Sporting (o seu presidente) fazer os possíveis e impossíveis para manter o Benfica na corrida. Hoje o Benfica tem lá o tri, leva ainda o Carrillo como bónus e evidencia com legitimidade doses enormes de confiança. Isto sem que Rui Vitória, Rui Costa ou Luís Filipe vieira emitam uma declaração ou palavra que seja sobre o Sporting.

    Mas quem ouve e vê Bruno de Carvalho em guerra com o facebook do Benfica, e para os que vivem na gruta que o Bruno de Carvalho construiu para os "joao cardoso", imaginará que o tri-campeão é o Sporting ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MM,

      É a primeira vez que venho aqui a este blog, portanto deve desculpar-me alguma ignorância sobre os seus pensamentos. No entanto, e depois de já ter lido o post d´"O Leão de Alvalade", não poderia deixar de lhe fazer algumas perguntas:

      Visto que, num dos seus últimos posts, criticou Inácio por categorizar adeptos do Sporting, o que são mesmo "sportinguistas puros"? São "croquetes"? São aqueles que apoiaram os últimos presidentes?

      Bruno de Carvalho é "vazio como dirigente"? Então, e o pavilhão, e a Sporting TV, que diga-se é uma bosta, mas que não deixa de ser notável, e aquelas propostas para mudar o futebol, como o vídeo-árbitro?

      Má influência do Bruno? Mas então o Leonardo Jardim não tinha excelentes relações com o Bruno? O Marco Silva é que foi um injustiçado, embora tenha sido despedido do Olympiacos, basicamente, pela mesma razão que tivera sido no Sporting.

      Tenho que admitir, sim, que a estratégia de Bruno de Carvalho de vir comentar quase tudo ao Facebook (é que se ainda fosse ao Twitter, como o João Gabriel!...) foi muito pouco inteligente e, admito, que possa ter custado o campeonato. Todavia, terão sido só os posts do Bruno que levantaram a moral ao Benfica? Só o Bruno e JJ?

      "Carillo como bónus"? Parece-lhe um "bónus" um jogador ter-se, alegadamente, envolvido numa rixa com o Luisão, que poderá mesmo ter levado à saída dele do Benfica?

      "Sem que Rui Vitória, Rui Costa ou Luís Filipe Vieira emitam uma declaração ou palavra que seja sobre o Sporting"? O Pedro Guerra e o Rui Gomes da Silva ficam fora dessa equação de segundo grau?

      "Bruno de Carvalho em guerra com o Facebook do Benfica"? Sim, ele falou demasiado no Benfica, verdade. Mas não diretamente com o Facebook deles. Mas já não fala há alguns meses diretamente no Benfica? Não estará um pouco desatualizado?

      E muito bem, a terminar o texto da mesma maneira que começa, a chamada narrativa fechada!

      Os melhores cumprimentos

      Eliminar
    2. Antisocial-Mor,

      "Sportinguistas puros" são aqueles que a reboque do Bruno de Carvalho querem substituir um grande clube centenário por um pequenino clube de fãs, insinuando e lançando permanentemente suspeitas sobre o sportinguismo dos outros. São também os mesmos sportinguistas que gostando tanto do Sporting quiseram a dada altura refundá-lo, para que o objecto de culto do clube de fãs pudesse presidir a uma coisa qualquer ainda que não fosse o Sporting. Esses são os puros, os únicos habilitados para dizer que outros são nalguns casos maus sportinguistas, sportinguenses ou até, imagine-se, adeptos doutros clubes disfarçados de sportinguistas. Mas ninguém duvide que é tudo a bem do Sporting ...

      Bruno de Carvalho é "vazio como dirigente"? Sim.
      Má influência do Bruno? Sim.

      "Mas então o Leonardo Jardim não tinha excelentes relações com o Bruno?" O Carlos Queirós também foi treinador do Santana Lopes e apareceram em duas ocasiões juntos em programas de televisão, tal como o Robson foi treinador do Sousa Cintra, tal como o Rijkaard, o Silas e o Carlos Manuel assinaram contrato com o Jorge Gonçalves. O argumento (não falo directamente para si, AS-Mor) da boa relação de Leonardo Jardim ou de Jorge Jesus com quem os convidou para entrar e lhes paga o ordenado consegue ser tão superficial quanto o próprio Carvalho, o que é obra.

      "Tenho que admitir, sim, que a estratégia de Bruno de Carvalho de vir comentar quase tudo ao facebook foi muito pouco inteligente e, admito, que possa ter custado o campeonato." Foi um dos contributos. Fredy Montero foi outro. A recorrente incapacidade para gerir entradas, saídas e permanências no plantel é o maior de todos. Veja os jogadores que o Sporting tinha no início de 2013/14 (L. Jardim) e aqueles com quem o Jorge Jesus trabalha, mantendo presente que Bruno de Carvalho é o director desportivo do Sporting. Uma das características dos inacapazes é não serem capazes de reconhecer a sua própria incapacidade. Bruno de Carvalho vê-se, seguramente, como um excelente director desportivo ...

      "Carillo como bónus?" Bónus diz pouco. Com Jesus no Sporting o Carrillo estaria hoje ou daqui a 8 meses a ver-se mais disputado que o João Mário. É pena, para o Sporting e para o Carrillo. Tal como foi pena para Eric Dier, ou Ilori, ou André Martins. Mas o director desportivo não vê mal, por isso não há crise. Bons bons são o Maurício, o Salim Cissé, o Hugo Sousa, o Escocês que ia dar novo Maradona ou o Búlgaro que foi emprestado não sei a quem, anteontem.

      "O Pedro Guerra e o Rui Gomes da Silva ficam fora dessa equação de segundo grau?" Sim, e da mesma forma que o Saraiva e as 30 agências de comunicação contratadas pelo Bruno não têm qualquer importância para a principal actividade do Sporting, os nomes que refere não têm qualquer importância para o Benfica. Têm importância para o director desportivo do Sporting, mas para o Benfica e para os benfiquistas nem por isso ...

      "Bruno de Carvalho em guerra com o sacebook do Benfica?" Sim. E em guerra também com o facebook de sportinguistas, imagino.

      Anti-Social Mor, aquela afirmação de superficialidade na relação Jorge Jesus / Bruno de Carvalho não foi a pensar em si. Não a leve por isso a peito. Devolvo-lhe os cumprimentos e um excelente fim-de-semana, um que nos trará, desejamos, a 2ª vitória e 6 pontos ganhos em 6 disputados antes da recepção ao FCP.

      Eliminar
    3. MM,

      Não há nada de errado em ter uma opinião contrária. Todavia, é por demais evidente que alguns sportintuis

      Eliminar
    4. MM,

      Desde já agradeço a prontidão na resposta.

      Há sportinguistas que defendem Bruno de Carvalho sem qualquer interesse monetário. E sim, há sportinguistas que criticam Bruno de Carvalho. Mas reconhecem que o mandato dele tem sido, maioritariamente, positivo.
      Existem sportinguistas que criticam o Bruno de Carvalho sem qualquer interesse monetário. Mas dizer que o Bruno de Carvalho não fez nada de bom, e que o seu mandato tem sido negativo é algo que não corresponde à realidade. A oposição a Bruno de Carvalho é desorganizada. E não me surpreenderia se Bruno de Carvalho ganhasse as eleições por margens históricas. Mas vale o que vale.

      Bruno de Carvalho, na sua opinião, não tem nenhum mérito na época anterior que o Sporting fez? Tudo defeitos?

      O Vice-Presidente do clube e o Diretor de Conteúdos da televisão do clube não têm importância? Da mesma forma sua estes dois estão alinhados com o Vieira, o Saraiva está alinhado com o Bruno. Quanto às agências, não considero isso verdade; abstenho-me de comentar.

      Bruno de Carvalho foi ineficiente no processo. Contudo, a acreditar nos 'leaks" do Football Leaks, o Sporting ofereceu um contrato milionário ao Carrillo e não aceitou. Neste processo, a culpa é repartida pelo Bruno e, principalmente, pelo Carrillo, pelo empresário dele.
      Interessante falar nesses nomes todos e não falar nas contratações acertadas. Vejo aí alguma cegueira.

      Desejo-lhe a si, a todos os escritores deste blog um excelente fim de semana e que possa ser coroado com a vitória sobre o Paços!

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. O Anti-Social Mor,

      É claro que há coisas positivas e não é só na época anterior. Desde 2013 que o Sporting actua bem nalgumas áreas. A principal: escolha de treinadores para a equipa A, embora as escolhas em si mesmo precisem de se ver contextualizadas. Como disse há uns dias, não precisamos de ter um dos melhores do mundo (Jesus) para ficar em 2º, nem precisamos de Jesus para perder / desbaratar alguns dos nossos melhores jogadores ano após ano, por incapacidade de relacionamento aos níveis contratuais e outros. Da mesma forma que o Sporting tem pleno direito de não contar com Marco Silva, sem que se valha de chico-espertices e desonestidade. Não são coisas pequenas o que se fez a Marco Silva, e recordo que ainda no ano passado em Janeiro o presidente do Sporting com 7 pts de avanço andava pelos jornais a picar o Marco Silva que estava no Olympiacos.

      De igual modo, esta direcção estabilizou o clube no seu dia-a-dia. Isso é inegável. O Sporting ao contrário do que acontecia em 2013 funciona sem sobressaltos, sobressaltos que virão lá mais para a frente à falta de soluções e inteligência para resolver problemas estruturais, hoje.

      Mas mais do que deve e haver relativamente ao bom e ao mau, (na minha opinião) sobressaem características novas no Sporting que o apequenam, sobressai uma total incapacidade nas modalidades cujo sucesso, felizmente, os que existem, advém de gente muito boa que em cada uma delas resiste pela competência à completa desorientação e falta de estratégia, e em futebol (equipa principal) sobressai a recorrente incapacidade para identificar talento. Pode ser que Jesus chegue. Pode ser que não chegue. Deveria em todo o caso o treinador do Sporting ter uma estrutura que fizesse o seu trabalho bem feito. Esse trabalho não é bem feito, 2013, 2014, 2015 e agora em 2016. Decisões péssimas época após época que são diferentes do que se passou em 2012 e 2010 mas que ficam nalgumas parcelas aquém doutros maus trabalhos feitos antes de 2009, com resultados melhores, piores ou idênticos.

      (O comentário primeiramente publicado trocava ali uma data importante, 2011 por 2013).

      Eliminar
    7. AS-Mor,

      Não é difícil elogiar esta direcção do Sporting relativamente a 2013, mas 2013 (ou 2010) mas essas épocas não são representativas dum Sporting minimamente estável. Mas sem entrar por conversas negativas e só mesmo para finalizar, foi justamente por isso que num par de meses em 2013 eram importantes duas coisas: rejeitar até à exaustão a irresponsabilidade da AG que pretendia destituir uma direcção do Sporting, nódoa que o Carvalho só não colou ao Sporting porque o então presidente do Sporting agiu na defesa do interesse do clube, esse mérito de não deixar a vergonhosa AG que pretendiam realizar é imputável por inteiro a Godinho Lopes e a todos quanto expressaram nojo pela iniciativa. Ao mesmo tempo, ter esclarecimento para perceber que aquela direcção falhou redondamente e precisava de mudar, não para que BC ou qualquer outro realizassem desejos pessoais mas porque a acção daquela direcção castigava diariamente o Sporting, Sporting esse que estava atrofiado.

      Pronto. Obrigado pela troca de impressões AS-Mor. Lerei qualquer desenvolvimento da sua parte mas não responderei. Cumprimentos e obrigado, mais uma vez.

      Eliminar
  5. Gostava de perceber o que e que os jornalistas ou jornaleiros fazem ao SCP que nao fazem ao SLB e ao FCP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu explico. No benfica "colocam-se" jogadores ou "não se cortam as pernas" para eles saírem. Quando oa negócios falham é porque o vieira os "segura". No sporting ninguém quer ficar, já não há mesas depois de tantos murros e é só jogadores com a cabeça à roda.

      Eliminar
  6. Isto está tão bom que o Rui Miguel Mendonça já anda a ligar para os amigos a dizer que está farto do "circo de Alvalade".

    ResponderEliminar
  7. O problema é que mentiras repetidas constantemente, passam a ser verdade para muita gente. Estamos a falar de futebol, que envolve emoções e as pessoas não são tão objectivas e críticas, o que abundam são opiniões e defesas das camisolas.

    Pergunta se o SCP nota grandes melhorias com este tipo de comunicação... Eu devolvo-lhe a pergunta: os vários anos de postura como a que defende, também deram resultados? Ou levou o Sporting a este estado?

    Às vezes tem de haver uma pedrada no charco. Uma pequena tempestade antes da bonança.

    O Sporting é praticamente bullied pela comunicação social. E nem sempre ficar caladinho e quieto resulta com os bullies.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ângelo
      Creio que a resposta à pergunta está implícita no texto. Não perdemos influência ontem nem há três anos para cá. Foi um processo de degradação que nos trouxe aqui.
      Não me parece é que que a actual estratégia esteja a render dividendos a não ser, como muito bem explica o MM, para um grupo muito particular.
      Parece-me que se é verdade que há um tratamento desigual também há um excesso de vítimização permanente e uma atenção desmedida a questões sem qualquer relevância.

      Eliminar
  8. Esta frase do Saraiva explica tanta, mas mesmo tanta coisa: "a comunicação do Benfica tem vários directores e aqui vejo-me numa luta desigual, pois tenho de responder a todos eles". Isto é absolutamente surreal. Isto são complexos incontroláveis. Isto não é o Sporting! As "saraivadas" não são mais do que brunices, uma espécie de praga que se instala a olhos vivos no SCP. Ainda ontem ao dar uma vista de olhos pela blogosfera sportinguista, até me senti incomodado com o actual estado do sportinguismo: blogues que não dizem "amen" a tudo o que o BdC diz ou faz (ou manda dizer e fazer) são logo inundados por uma enxurrada de insultos, é logo trazer para a baila o Godinho Lopes, é logo um tom agressivo de enxovalho. Noutros blogues o que interessa é por quanto o Talisca sai, e se o Luisão sai ou não, etc. Os brunistas estão a acabar com os sportinguistas, porque os brunistas são anti-benfiquistas antes de serem sportinguistas. E isto, sendo indesmentível, é mesmo muito triste...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vicente,

      Não sei que blogs visita. De facto, há certos posts que criticam o Bruno.

      Esses blogs em que se discute o Luisão e tal não é alinhada com o Vieira? Todos os benfiquistas são apoiantes do Vieira?

      Segundo a sua lógica, existem três tipos de sportinguistas: os brunistas, os sportinguistas, os "croquetes". É isso?


      Os melhores cumprimentos

      Eliminar
    2. Segundo eles... só existem 2... os Brunistes e os croquetes... os sportinguistas ou apoiam ou são croquetes.

      Eliminar
  9. Eu não diria melhor,Jorge Vicente! Exactamente o que sinto e penso,expressou-o o meu amigo.

    ResponderEliminar
  10. "A norte de Alvalade"? Foi escolha para denominar um blog e daí nada a apontar. Incluir uma foto do estádio, em si já é ligação perigosa. Autodenominar-se sportinguista, qualquer um o pode fazer. Criticar, idem idem... Perseguir na linha de anti tudo o que hoje é o Sporting é muito pior. Lembrem-se que a minoria opinativa que daqui emana pode ser um absurdo que muitos sportinguistas não suportam. E vocês, os que aqui sempre andam a dar bicadas (qual águiazinhas), jamais merecem debate. Alimentam o ego adversário. Troquem e deixem correr. Pode ser que um dia engulam os textozinhos enfadonhos que por aqui escrevem e subscrevem. Cps. verdadeiramente leoninos!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)