sábado, 6 de agosto de 2016

No Algarve acabaram as férias, confirmaram-se as preocupações

Acabaram os jogos de teste e a impressão que fica desta pré-temporada é que esta foi em grande parte desperdiçada. Apesar das falhas e do menor rendimento exibido hoje - que se podem aceitar pelo cansaço de mais um jogo em vinte e quatro horas - a preparação da equipa denota atraso.  Isso é notório na generalidade do seu rendimento, nos mais variados momentos do jogo: a equipa é ainda débil a defender e muito pouco eficaz no ataque, estando ainda a anos luz dos melhores princípios que a tornaram conhecida no pretérito campeonato. Isso é ainda mais claro na organização do plantel posto à disposição de Jorge Jesus.

Diversos factores concorrem para a situação actual:

- O sucesso da selecção nacional prolongou no tempo a ausência dos cinco jogadores que constituem a espinha dorsal desta equipa. A regresso à melhor forma de todos ainda vai demorar, a excepção é Patrício, hoje mais uma vez determinante para a obtenção do resultado.

- Apesar dos vários jogos, não foi possível integrar devidamente quer os reforços (Alan Ruiz, Petrovic e Meli). Ou porque estes chegaram e forma física inadequada - Ruiz - ou simplesmente porque acabou de chegar  - Meli - ou porque precisam ainda de mais tempo, por manifesta falta de assimilação do que lhe é exigido no modelo de jogo - Petrovic.

De todos os recém-chegados este é o que exibe maiores dificuldades de integração. O seu posicionamento é deficiente e a mobilidade é quase nula, sendo visto como que perdido em campo e sem qualquer capacidade de influenciar o jogo colectivo através das suas acções. Terá que subir muito de rendimento para justificar a contratação bem como o tempo de jogo em detrimento de Palhinha.

- Faltaram oportunidades com melhor enquadramento para alguns jogadores que já pertenciam aos nossos quadros, mas que não faziam parte do grupo de trabalho, e sobre os quais residem fundadas esperanças. Palhinha, Podence, Iuri e o reaparecido Bruno Paulista. Uma coisa é ser chamado a jogar numa equipa com rotinas consolidadas, outra é entrar no meio da molhada. O mesmo se pode dizer relativamente a Gélson, cujas primeiras aparições nos jogos iniciais desta época acabaram por se diluir no tempo.

Certamente não ficarão todos, a dispensa de alguns pode ser surpreendente e até dolorosa, mas o pior que pode acontecer neste momento das suas carreiras é a estagnação por falta de tempo de jogo, essencial para poderem evoluir e aprimorar qualidades que indiscutivelmente possuem. Pela posição que ocupa no terreno, Palhinha é o que tem a tarefa mais complicada, pois não é uma aposta do treinador, partindo atrás de Petrovic e até mesmo de Paulista. Talvez o mesmo se aplique a Iuri, atrás de Gélson e Podence. Quanto a mim com pena. Admito a parcialidade do meu juízo, pois gosto do jogador, a quem reconheço tanto qualidade como "aquele feitio especial", que requer por isso  tratamento especifico que, no futebol profissional, é um luxo muito caro e raro.

- Alguns dos principais problemas da equipa no ano passado transitaram para a época actual sem resolução. A falta de elementos criativos e desequilibradores mantém-se. E a ideia de excessiva dependência de Slimani, ao invés de ser resolvida ainda se acentuou. Apesar do impedimento do argelino para a primeira jornada ser por demais conhecido, não há ninguém que ocupe o lugar sem ter de recorrer ao improviso.

A afirmação de JJ que "ainda há Barcos" é, para ser simpático, surpreendente. E, ainda que chegue amanhã um ponta-de-lança, é claro que será muito difícil integrá-lo na equipa em tempo útil. Nesta equação falta ainda perceber se Slimani estará cá no dia 1 de Setembro. São demasiadas incertezas que ainda por cima não se extinguirão tão depressa quanto seria necessário.

- Um exemplo claro da forma equívoca como foi "organizada" até agora esta época é a resolução do caso do guarda-redes. Pelo menos pode-se perceber, sem outros danos que não sejam apenas os do orgulho de quem esteve no scouting e decisão de contratar Jug, que passamos um ano apenas com um único guarda-redes. Mas Beto, que estava livre, só agora se junta ao grupo, quando se perdeu mais de um mês na contratação falhada de Eduardo. Esta demora a fechar uma aquisição é um "imagem de marca" que já teve custos na época passada: Mitroglu e Cervi.

Duas notas individuais, que se justificam pela importância que os jogadores têm para a equipa. Coates está pesadão e fora de forma. Tendo em conta o seu perfil físico e o já mencionado facto da equipa jogar pela segunda vez em vinte e quatro horas parece-me uma condição natural para o inicio de época. Por isso de menor preocupação. Já a forma displicente como Bryan Ruiz continua a falhar golos cantados é desesperante e, tendo em conta o que sucedeu num passado recente, quase agoirenta.

Já a situação na lateral esquerda é o prenuncio do desastre eminente a cada lance. Jefferson e Zeeglaar são a promessa senão de desgostos, pelo menos de sobressalto permanente.

Apesar da preocupação, que me parece ser inteiramente justificada, acredito que, com menos carga e sem jogos até à jornada inaugural, será possível ter uma equipa capaz de levar de vencida o Marítimo. Mas é um jogo que deve ser encarado sem qualquer facilitismo. Mas é inequívoco, chegado o fim das experiências e das primeiras impressões, que o Sporting se deixou enlear numa teia de adiamentos e indefinições - das quais o futebol jogado é disso espelho - cujos possíveis custos estão ainda por avaliar.

Nota: o post foi revisto já após a sua publicação.

16 comentários:

  1. Será que a uma semana do arranque do campeonato o treinador (já não digo "sabe") tem uma ideia do plantel para a época?

    ResponderEliminar
  2. Grande resumo da pré-época (perdida).

    Quando o melhor jogador é o guarda-redes...
    Acho que ainda se vai pagar caro a escassez de férias de Adrien, William e J. Mário (podiam, perfeitamente, ter tido mais uma semana - 15 dias eram suficientes para se prepararem fisicamente para o início da Liga).
    Incrível a má qualidade dos nossos laterais.
    Incrível o número de passes falhados e a enorme distância que os jogadores jogam (quantas vezes, na 2ª parte, Gelson e/ou J. Pereira foram deixados sozinhos, com a bola, lá na frente: "resolvam!").

    A boa notícia é que Marvim já não deve ser titular. A má é que Bruno César ainda ocupa um lugar do meio-campo para a frente (naquela posição, passámos de um Nani para um Ruiz e de um Ruiz para um B. César; e, por este andar, para a próxima época é de um B. César para um Martelinho).

    Prevejo grandes dificuldades para se marcar um golo ao Marítimo. E é totalmente inaceitável como, do nada, se constroem situações de golo contra nós.

    11 para Sábado
    Patrício
    J. Pereira; Coates; Semedo; B. César
    William; Adrien
    J. Mário; B. Ruiz
    Gelson; Barcos

    é com isto que se vai atacar a época?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "para a próxima época é de um B. César para um Martelinho".

      Lol. O do Boavista?

      Eliminar
    2. Não percebo o teu 11 quando faltam 2 jogadores titulares de caras.

      E sim o nosso melhor 11 actual parece me ser um 11 de excelente qualidade o problema é termos um banco completamente medíocre e acima de tudo termos 2 ou 3 top player com vontade de sair do clube a correr...

      Eliminar
    3. Ace-XXI,

      Quem falta no 11 (disponível) para a 1ª jornada?
      Schelotto? Para mim, o João Pereira é melhor.
      Alan Ruiz? Mas jogos oficiais fazem parte do plano dietético? Isto devia ser um clube profissional, não o "Biggest loser". Pode vir a ser reforço, mas não se apresentou nem está em condições para que isso aconteça.

      Eliminar
  3. Para quem está um pouco mais por dentro da actual realidade do Sporting, sabe bem que os problemas a resolver são muitos e de grande risco não só no longo e médio prazo, mas inclusive no imediato, com os graves e constantes problemas de tesouraria.

    Logo como é fácil perceber o Sporting não tem capacidade de contratar quem quer e quando quer, mas esperar pelas melhores oportunidades para o fazer tendo em conta a realidade económico e financeira do clube; mas infelizmente como o passado recente demonstrou é assim que fomos ultrapassados na contratação de dois excelentes futebolistas que acabaram por reforçar um dos nossos rivais na discussão do titulo, e um deles até foi decisivo na conquista da época passada.

    Mas os problemas não acabam por aqui, tudo o que se tem passado na gestão dos dossiers de jogadores insatisfeitos com a sua actual situação no Sporting, como o são João Mário e Slimani, levam-me acreditar que nada de bom dai virá. E ai o grande culpado é Bruno de Carvalho que se move nestes casos como um elefante numa loja de cristais. Para mais quando ainda há umas semanas atrás falou publicamente da tal oferta de 80 milhões rejeitada e que nada o justificasse aumentasse em termos monetários o já obsceno contrato de JJ.

    JJ que como todos nós sabemos trouxe para o Sporting tudo de bom que já tinha mostrado no seu anterior clube, mas também tudo de mau; ou seja contratação de jogadores ás carradas, mas que passados uns meses já não conta com eles, mas com custos elevadíssimos para o Sporting, tendo em conta que a maioria são trintões em fim de carreira, mas com nome e salários muito acima da média que o Sporting não pode ou pelo menos não deveria pagar.

    De qualquer forma a minha fé é a de sempre.

    João Salgado

    ResponderEliminar
  4. Eh!

    Lá estás tu a "criticar por criticar". Está tudo bem, não tens é "paciência nenhuma".

    "Quem lá está sabe o que anda a fazer".

    O exemplo da "evolução" da extrema esquerda feita pelo Cantinho é mesmo paradigmática do "reforço" da equipa neste defeso. Silly season é o termo, para caracterizar o que se tem passado com o SCP neste defeso.

    Siga!

    ResponderEliminar
  5. Ah! Essa justificação do JJ com o Barcos até parece uma boca foleira ao BdC... É que se não é a gozar com quem tem a função de contratar alternativas para o ataque, parece.

    ResponderEliminar
  6. Não tendo visto o jogo é impossível comentá-lo mas sobre a pré-época e gestão dos plantéis que vai sendo feita, chamo atenção para o que aqui é dito:

    http://diadoclube.blogs.sapo.pt/mais-numeros-89445

    ResponderEliminar
  7. A meu ver houve pouca capacidade pro-activa e uma acção reactiva muito pouco eficiente,isto para quem tanto apregoava o rigor e a transparência na sua actuação.

    ResponderEliminar
  8. Fantástico . Passamos de uma equipa que todos admiravam há dois três meses , que ganhou os últimos nove jogos do campeonato, para uma equipa que tem imensos problemas....assim de repente no onze titular do teo foi embora e não me parece que Ruiz seja assim tão mau. Encarar o primeiro jogo sem slimani ou alguém que o substitua e ter soluções e função de JJ para isso é que o fomos buscar e lhe pagamos o que pagamos. Aqui está sempre a arranjar se problemas , nunca nada está bem. Ainda não perceberam que não temos dinheiro para ir buscar jogadores da qualidade de João Mário adrien william ou slimani ? Qual é a parte que não entendem ? Ir buscar entulho por entulho mais vale ter calma e ser paciente. Para ir buscar um avançado , um lateral e um defesa central que não ofereçam dúvidas é preciso vender próximo da cláusula de rescisão ou william ou adrien ou João Mário. Sem dinheiro não há milagres. Falar só scouting é muito bonito , mas scouting com dinheiro é muito mais fácil . Se quiserem que venham kmets e outros tantos eles aparecem de certeza. Não é fácil aparecerem slimanis e jogadores da formação com a qualidade de adrien João Mário ou william. JJ tem a palavra será ele o responsável de com menos dinheiro fazer mais do que os outros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ir buscar entulho por entulho mais vale ter calma e ser paciente."

      afinal o RJP999 até está a fazer uma crítica à péssima preparação desta temporada (em seguimento da anterior), ao nível de contratações.
      Entulho - Marvim, Aquilani, Teo, Barcos, Petrovic, Paulista

      "Sem dinheiro não há milagres."
      Pois, e, pelos vistos, quando há é para estourar e hipotecar muitas hipóteses de vencer.

      Eliminar
  9. Oh RJP999, o Kmet é aquele que custaria 5.4 milhões de euros só em salários, como o Teo e o Barcos?

    O Kmet foi contratado em 1998. Vale a pena salientar este facto porque daqui a 2 aninhos a efeméride faz 20 anos! Não sei se esse evento lhe marcou a infância, se os seus amigos gozavam consigo na escola, se tinha muitas esperanças no Kmet, etc. Mas foi há 18 anos. Tente lembrar-se de um exemplo assim mais recente. Não faltam contratações com o mesmo valor nesta presidência, as anteriores também foram prolixas. Mas deixe lá estar o Kmet em paz porque qualquer pessoa que tenha nascido antes de (vá) 1985 nem se lembra de quem foi esse meco. Se não ainda vamos falar do Maside, do Eskilsson, do Careca ou do Marlon Brandão. Ou então de quando o João Rocha deixou o Jaime Pacheco e o Sousa voltar para o Porto ou deixou o Futre ir para lá.

    ResponderEliminar
  10. Exemplos mais recentes? Labyad bolo de arroz jeffren rinaudo schaars....quer mais ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rinaudo e o Schaars?!

      Estou a ver que "geração croquette" lhe deve ter roubado @ namorad@.

      De qualquer forma, muito bem! Pelo menos não foi há 18 anos.

      Eliminar
  11. Bojinov Elias mesmo capel tudo jogadores que vingaram com Godinho lopes no poder. Aliás estes todos muito mal pagos até coitados mas ainda quer mais ???? Xandao pranij onde anda mesmo esta gente ?! Ah o Elias é titular da selecção brasileira e anda meio mundo atrás dele....

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)