quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Relativamente ao poder dos nossos adversários, estamos avisados

Começo desde já por saudar, sem ironia, o apuramento do FCP para a Liga dos Campeões. Somos declaradamente rivais mas no percurso europeu une-nos um interesse comum: além do prestigio do futebol português, quanto mais pontuarmos mais possibilidades temos de nos vermos incluídos no pote dos milhões. E como nunca sabemos em que lugar podemos ficar no final do campeonato.

Por coincidência seremos nós, o Sporting, a testar o novo FCP de Nuno Espírito Santo, cujas primeiras indicações deixam antever uma equipa mais competitiva do que tem conseguido ser nos últimos anos. Pelo menos ao nível da moral é de esperar um adversário mais forte do que aquele que defrontamos no ano passado. Antevejo um embate difícil, até porque os primeiros jogos deram indicação de não estarmos ainda na plenitude das nossas qualidades.

Já o nosso rival do outro lado da estrada, continuará seguramente forte dentro de campo, pelo menos assim que regresse Jonas. Para já fora dele, continua na liderança: a pressão feita após o jogo já rendeu dividendos. Ao despejar na jarra o nome de Manuel Oliveira - o mesmo se aplica ao árbitro do jogo FCP - Estoril... - o árbitro do empate ante o Setúbal, o Conselho de Arbitragem "emite um comunicado" bem claro: não há tolerância para os erros dos árbitros nos jogos com o SLB se este não ganhar. 

Nota: Como alguém lembrava hoje, o jogo Roma - FCP registou mais cartões vermelhos para os da casa do que em toda a época passada para o actual campeão nacional.

12 comentários:

  1. Não me parece que a eliminatória com a Roma seja sinónimo de um Porto avassalador. Na primeira mão jogaram 45min contra 10. Na segunda mão jogaram quase toda a segunda parte contra 9. Não tivessem sido os jogadores da Roma excessivamente impetuosos e hoje estaríamos a falar do afastamento do Porto da CL. Já no jogo para o campeonato mostraram fragilidades frente a um Estoril que está a anos luz do que fez no passado.

    Posto isto, até considero que o Porto tem alguns argumentos. Mas tenho sérias dúvidas que tenha os argumentos necessários para ir ganhar a Alvalade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno Nogueira,

      há uma diferença entre um FCP "avassalador" e um FCP com uma "equipa mais competitiva do que tem conseguido ser nos últimos anos". Independentemente do resultado que se venha a verificar, estou convicto que vai ser um jogo mais dificil que os anteriores embates.

      Eliminar
  2. Tenho sempre as minhas reservas em relação a clássicos mas ontem também vi a Roma falhar 2 golos feitos a jogar com 9.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo,

      isso até poderia acontecer com 8 jogadores, não diz nada.

      Eliminar
    2. Em termos defensivos diz, e muito. Com menos jogadores, pelos menos diz o JJ, o ataque é que fica comprometido. Segundo ele a defesa pode e deve manter-se operacional.
      Jogar com 9 e falhar golos pode querer dizer que a defesa (ainda por cima com os 11!) não funcionou bem.

      Eliminar
    3. Neste caso discordo, e muito, pelo facto de quase terem sofrido golos quando estavam a jogar à defesa com mais dois jogadores.
      O porto não quis matar o jogo, colocou-se à defesa e mesmo assim quase sofreu.

      Eliminar
  3. Resumindo, nada mudou.
    O SLB melhorou os seus argumentos dentro do campo (Carrillo, Cervi, Grimaldo e Rafa), mas é fora dele que consegue resolver as competições. Se tudo falhar dentro do campo (e é preciso falhar muito), lá resolve-se.

    O FCP tem tudo para melhorar. Uma equipa que abdica de Brahimi e Aboubakar. Que gosta de ter no banco Rúben Neves, Layun e, tantas vezes, Corona, é tudo menos fraca. Se ainda se juntar André Silva, Maxi e Otávio (e Óliver está a chegar)... é fácil constatar que o nosso plantel é, claramente, o mais franco em termos individuais.

    Já sabemos que Jesus equilibra (uma espécie de Jardel), mas será suficiente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Já sabemos que Jesus equilibra (uma espécie de Jardel), mas será suficiente?" Magnífico. Um abraço Cantinho.

      Eliminar
  4. Leão de Alvalade, subscrevo por inteiro os parabéns ao FC Porto pelo resultado que obteve. Brilhante e acrescentando já agora, como diria o meu amigo Miguel e como dirão tantos outros ilustres Invictus, da Invicta ou doutras partes do país, uma vitória "à Porto". Subscrevo igualmente a forma como pões o clássico sugerindo um Porto melhor mas sempre com reservas, "uma equipa mais competitiva do que tem conseguido ser nos últimos anos". Será suficiente para corrigir os resultados obtidos nos confrontos com o Sporting de Jesus mas mais importante, nos confrontos com todas as outras equipas da liga com quem o FCP se habituou nos últimos anos a perder pontos? Ninguém sabe. Porventura nem o FCP o saberá neste momento já que ainda procura a "identidade Nuno", restando-nos perceber se é / será uma boa identidade.

    E isto até entronca na expressão lá de cima. Apesar do 0-3, esse FCP "à Porto" acabou. Não existe. Os portistas sabem-no e os que ainda não o sabem interiorizá-lo-ão com o tempo. Desde que V. Pereira deixou o Dragão o dragão pura e simplesmente deixou de cuspir fogo. Não sei se voa mas no melhor das hipóteses mais não terá do que dentes e garras. O fogo apagou-se. O império, tal como o conhecíamos, tal como qualquer império carregado de períodos hegemónicos (no caso do FCP, imensos) extinguiu-se. O FCP está um bocadinho como nós, "à procura", mas mais atrás do que nós. Com tudo o que de arriscado tem, em termos de campeonato, a ordem será para já na minha opinião a seguinte: SLB, Sporting, FCP. Claro tudo isto pode mudar: no ano passado o Sporting fez muito mais do que os objectivos primeiramente anunciados e teve 7 pontos de avanço - é muito ponto. Quem sabe se este ano não acontecerá o mesmo desejando claro está que a vantagem não se perca uma vez alcançada, se o for. Mas temos de ser realistas. Como disse o LMGM há umas semanas: é preciso ganhar com frequência para que se instale uma cultura de vitória. Andar neste momento a apregoar favoritismos para o Sporting é, na minha opinião, um erro. Sequer estratégico - é erro, ponto.

    E é isso Leão de Alvalade. Ah, não é só isso: apesar do SLB ser tri-campeão e ter um plantel cheio de qualidade, o Benfica não está numa posição hegemónica. Estaria com Jesus. Aí sim deveríamos temer que o SLB se transformasse nalguma coisa parecida com o melhor Porto, o tal "à Porto". O SLB está forte mas não está aí, na minha opinião.

    Eu tinha muito mais medo do SLB de Jesus que perdeu 2 campeonatos para o dracónico, dragonista, dragolão, filho do Dragão cuspidor de fogo Vitor Pereira, do que medo deste SLB que apesar de tri-campeão nem mete muito medo.

    Tenho mais medo do Sporting, pelo Sporting, que dos adversários do Sporting. Um abraço e viva a inalienável liberdade de sermos livres, passe o pleonasmo. Da dialéctica advirá o progresso - não existe outra forma. E espero muito bem que 3 ou 4 leitores tenham o bom senso de não repetir posturas cansativas procurando conflitos desnecessários. Garanto-vos que não sairei a perder. Sairemos todos.

    Um abraço Leão de Alvalade.

    ResponderEliminar
  5. O próximo jogo será de tripla fosse qual fosse o contexto em que o jogávamos, mas confesso que prefiro o adversário com a barriga cheia do que a curar uma azia, coisas de Leões, ninguém gosta de se cruzar com um Leão de barriga vazia...

    Gosto de continuar a ver o nosso adversário a reforçar-se onde já é mais forte (ataque) e continuar a descurar a defesa (que já era má e não tem evidentes melhorias).

    Há lições que gosto sempre de aprender, principalmente com quem me vence, PC ensinou-me uma faz muito tempo, se a memória não me falha tínhamos acabado de comprar o Sá Pinto e perguntaram ao PC se estava preocupado com quantidade de qualidade no meio campo do Sporting, resposta pronta "O Sporting só vai jogar com 11 não é? Então não há problema."

    Ora para entrar Oliver sai Otávio (digo eu), então não há problema, continuem a perder tempo a gerir as expectativas dos atletas que ficam no banco. Se fosse o Jackson ou o Falcão a regressar era um problema.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (71) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)