terça-feira, 16 de agosto de 2016

O novo Sporting é ainda "velho"

O jogo com o Marítimo deu algumas indicações interessantes cuja análise é o tema do post de hoje. Esta não se debruçará apenas a alguns aspectos do jogo mas começará nos convocados e passará pelos eleitos como primeiros titulares da época.

Não se pode dizer que a primeira selecção de convocados tenha trazido grandes surpresas. Paulo Oliveira ficou de fora e é cada vez mais claro que Jesus não conta com ele. Não surpreende, porque apesar do estilo esforçado sempre revelou limitações. Aquilani está já com os dois pés fora e Petrovic ainda não mostrou porque os tem dentro. Meli deve estar a passar pela necessária adaptação e sobretudo pela compreensão do papel que o treinador lhe exige, mas será seguramente um jogador importante esta época, mais ainda se se confirmar a saída de João Mário. Não foi propriamente uma surpresa a convocação de Paulista, é claramente um jogador do treinador, a razão pela qual o Palhinha foi até Belém. 

Já no alinhamento da equipa registaram-se algumas surpresas. A titularidade de João Pereira pode ser assim considerada mas a decisão parece-me mais do que correcta. Pese a popularidade de Schelotto, com o lateral português o nosso futebol ganha outra dimensão, por ser muito mais assertivo e consequente quer a defender ou a atacar. Já difícil de compreender é a utilização de ambos em simultâneo, como ocorreu neste jogo, quando ficaram no banco Matheus e Medeiros. Jefferson teve mais uma oportunidade e, a avaliar pela prestação, já não deve ter muitas mais. O lugar de lateral esquerdo é cada vez mais de Bruno César, por falta de comparência dos restantes. Alan Ruiz desempenhou com evidente sacrifício um papel que não lhe serve, mas deu boas indicações sempre que teve a bola nos pés.

De uma forma resumida pode-se passar de imediato às conclusões: Depois de uma pré-época com  indicações pouco claras, que aqui foram já analisadas pontualmente, pode-se concluir que a equipa está já mais próxima da qualidade e consistência exibidas na parte final da temporada. A forma como  asfixiou o adversário, os tempos de posse de bola e em jogo ofensivo, mais as oportunidades criadas dão indicação de ter recuperado os melhores princípios e da melhor forma colectiva estar já bem mais próxima do que parecia há relativamente pouco tempo. Uma equipa realmente candidata ao título. 

Mas há muito do Sporting "velho" do ano passado e que se notou aqui e ali, particularmente na primeira parte, onde a história do jogo poderia ter sido escrita de forma bem diversa. Mais uma vez após uma entrada muito forte e autoritária, algumas desconcentrações defensivas deixaram a equipa exposta à sorte e à mestria de Patrício. Poucas vezes teremos a sorte de sábado, quer em quantidade quer em qualidade.

Depois, uma equipa que constrói tantas oportunidades de golo, sobretudo na segunda parte "não pode" ficar-se por apenas um golo nesses quarenta e cinco minutos. A ausência de Slimani explica apenas parcialmente este dado. É claro que a sua presença poderia ajudar, embora me pareça igualmente claro que não falta só quem empurre com o pé ou com a cabeça a bola para dentro da baliza. Falta um número nove que não olhe apenas para a baliza, mas que seja também determinante para abrir espaços com tabelas e triangulações, permitindo a outros jogadores situações de finalização em zonas frontais, com maior possibilidade de êxito. Um nove que dê uma outra dimensão e sequência ao muito de bom que já se faz até ao último terço e muitas vezes já no seu interior.

Foi aqui - na eficácia na finalização - que se definiu o titulo anterior e, não se registando grandes alterações nos plantéis até dia trinta e um, tudo ficará como dantes. É certo que não há nem jogos iguais nem campeonatos iguais, mas parece ser este o risco maior neste momento. Veremos o que acontece até final do mês. Mas a pergunta que se coloca é se, não havendo alterações, será este plantel suficiente, quando não o conseguiu ser na época anterior.

9 comentários:

  1. As novidades foram realmente poucas... Quase nenhuma.

    Alan Ruiz trata bem a bola e isso foi evidente. Recebe bem, passa bem, deu sequencia ao jogo qd foi chamado a intervir. O problema é que interveio pouco. Está a integrar-se e é natural a falta de entrosamento com os restantes colegas, mais ainda adaptado numa posição que não é a que se sentirá mais à vontade.

    A outra novidade é o relvado... Está viçoso, isso está. O verde é bonito e as manchas esquisitas (ainda não)apareceram. Agora resta saber se também estará suficientemente compacto. Sinceramente pareceu-me bem melhor, mas ver o Rui Patrício ocupar-se do hobby da jardinagem sempre e quando a bola estava longe da sua área, não é lá muito aconselhável da resistência do tapete. De qualquer forma ainda é cedo para grandes conclusões: quer da equipa, quer dos "reforços" quer da relva.

    ResponderEliminar
  2. Boas Leão de Alvalade,

    Parece me que o 9 que saiba jogar com apoios e sem estar constantemente com os olhos na baliza está aí e o seu nome é Alan Ruiz já que não me parece que tenha vindo para uma ala.

    Continuo esperançoso que matheus seja emprestado para não estagnar e que iuri ocupe o seu lugar no plantel (mais que merecido diga se dps de 2 empréstimos bem sucedidos).

    Quanto ao golo vamos tê-los com Slimani e quando se for buscar uma alternativa realmente válida e se Ruiz for o 9 que eu vejo nele provavelmente teremos bastantes jogadores a faturar...

    Virgílio,

    So o facto de não vermos tufos em grande número a saltar ou a levantar como nos outros relvados é muito bom sinal digo eu que não percebo de relva.

    SL

    PS: continuo sem perceber como o Jefferson no espaço de 1 ano se transformou no grimmi...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "So o facto de não vermos tufos em grande número a saltar ou a levantar como nos outros relvados é muito bom sinal digo eu que não percebo de relva."

      RRAleixo,

      Não foram muitos, mas ainda foram alguns tufos. O RP ainda andou a colocar alguns com as mãos e a pisar outros... A fazer jardinagem qd a bola andava longe. Mas confirmo que este relvado me deixou melhor impressão que muitos dos seus antecessores. Oxalá se concretize essa minha impressão inicial. SL.

      Eliminar
  3. RRAleixo,

    Vejo o Alan Ruiz ser chamado a jogar no lugar do Teo, uma posição onde até conheceu algum sucesso na fase inicial da carreira com... Barcos a 9. O que não me surpreende nada, pelo pouco que vi este inicio de temporada era um jogador que não se incomodava nada em jogar de costas para a baliza a oferecer apoio frontal ao portador da bola. Dessa forma a possibilidade de desmontar defesas e termos uma lista de marcadores mais diversificada e menos Slimanodependencia.

    Quanto ao Iuri partilho da esperança mas ainda não vi a aposta declarada (e necessária). O ano passado por esta altura ela já era clara com o Gélson.

    Se é para o Matheus ter que ficar no banco a ver o Schelotto entrar mais vale mesmo ir jogar um ano fora. Mas com a saida de João Mário, a verificar-se, ele terá oportunidades e o facto de poder treinar com JJ fará certamente muito diferença.

    O Jefferson está num estado incompreensível de facto. Sempre denotou muita dificuldade em defender, não parece ser particularmente inteligente, mas a situação em que se encontra é deplorável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez não me explicado bem queria dizer que via o Alan como substituto perfeito do Teo como é parece ser a sua opinião , baralhei me com a numeração e disse o Alan a 9.

      Falta realmente a alternativa a Slim mas presumo que só aconteça com entrada de dinheiro da venda de JM, espero é que já esteja tudo bem definido para não se perder mais tempo.

      SL

      Eliminar
  4. Boa análise. O Sporting melhorou ao longo da pré-época na justa medida em que se aproximou do "velho Sporting". Isso diz muito sobre a preparação da época e as suas contingências e sobre as fixações do treinador. Paulista fez um passe a colocar a bola no ala do lado oposto e isso foi suficiente para que JJ se lhe referisse de forma elogiosa na conferência de imprensa. Infelizmente não parece que Iuri, ou Matheus Pereira mereçam uma tão incondicional adesão de JJ. Pode ser que não seja assim. Sobretudo Iuri acho que pode acrescentar muito ao velho Sporting. Alan Ruiz tem pormenores técnicos deliciosos, mas é impressão minha ou foi evidente a sua falta de velocidade que o limitam significativamente? JJ não contará com Paulo Oliveira e pedirá um outro central. O Douglas que parece uma fixação antiga. Eu não concordo com o Leão de Alvalade na análise do Paulo Oliveira. Acho que é um bom central com o handicap de uma menor qualidade de passe. Fala-se numa troca com o Bueno do Porto. Não sei se seria um bom negócio para nós. Para o Porto seria um bom reforço para o centro da defesa.

    ResponderEliminar
  5. JG,

    O Paulo Oliveira é um excelente profissional e um central de qualidade confiável mas as suas limitações ficam mais visiveis sempre que a dificuldade aumenta. Acresce que JJ gosta de centrais cim mais uns dedos de altura. Quanto ao Bueno creio que estamos bem servidos com o Alan Ruiz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Oliveira não é central de equipa grande, pelo menos agora.
      Bueno é bom mas não sabemos como está de lesões. E se foi o FCP que propôs a troca...
      Preferia o Aboubakar ou o Josué + Paciência (visto que o Josué só tem mais 1 ano de contrato, logo teríamos de receber algo mais).

      Muita preocupação relativamente ao futuro de Iuri e Matheus. Não gostei da entrada de Schelotto para ala, no entanto, no estádio percebeu-se logo que era isso que ia acontecer. Talvez o jogo não estivesse "tão seguro" (Adrien, Ruiz(es), William e J. Pereira estavam esgotados).

      Eliminar
    2. Cantinho concordo com qualquer troca que inclua o Paciência. As preocupações com o futuro do Matheus e do Iuri -sobretudo deste que tem uma má "imprensa" na blogosfera sportinguista - compartilho-as. Parece-me estranha a dificuldade que profissionais altamente qualificados, como é o caso do nosso treinador, manifestam na avaliação de jogadores como Iuri. Julgo que isso se deve a uma obsessão com "perfis" e outras banalidades. JJ pode até - injustamente, porque são muitos os seus méritos- ficar conhecido como alguém desesperadamente à procura de um perfil de defesa esquerdo ideal, que só existe na sua cabeça. sendo JJ um adepto confesso de Cruiff, recordo-me da critica que este fazia - partindo da sua experiência pessoal - á hipervalorização de um determinado perfil de jogador ,avaliado por centimetros, kilos e outras irrelevâncias. Ele dava o seu exemplo pessoal que com 15 anos não tinha força para chutar uma bola a vinte metros. Um incapaz segundo os padrões actuais.

      Leão de Alvalade. Muito bem quanto à avaliação do Paulo Oliveira. Gostaria, no entanto, para confirmar a tese das dificuldades crescentes perante adversários de nível superior, de fazer a análise dos golos sofridos nos embates em que o Sporting defrontou o Benfica e o Porto, tendo uma dupla de centrais integrada pelo Paulo Oliveira. JJ gostará de centrais mais altos. Mas Coates -que esteve muito bem na época passada - tem uma limitação que impediu a sua afirmação em Liverpol: é lento, muitas vezes assustadoramente lento. Acresce uma propensão para as lesões. Dito isto e apesar do mau inicio de época de Coates, acho que foi um reforço importante. Não concordo é com o "banimento" - foi isso que me pareceu - do Paulo Oliveira.
      Talvez tudo não passe de falta de informação e JJ esteja mesmo determinado a apostar em Iuri, Matheus e não vá abdicar de Paulo Oliveira.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (7) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)