sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Famalicão 0 - Sporting 1: estão bem à vista os problemas desta equipa do Sporting

Regressou ontem o futebol a sério, há já tanto tempo que parecia que a época estava a começar. Para acentuar essa ideia, o Sporting apresentou um onze com jogadores que, na sua larga maioria, nunca tinham jogado juntos e, alguns deles, nunca o tinham feito sequer este ano a nível oficial. Deve ser também por esta sensação de jogo de pré-época que o nosso amigo Manuel Talhante do Apito não quis penalizar o jogo duro da equipa da casa, ou até marcar um incómodo penalty, que poderia ter dado uma distância de dois golos logo numa fase inicial do jogo. 

Não se infira porém que a referência à arbitragem está aqui como calçadeira para fazer caber uma desculpa para a má exibição. Este jogo foi até mesmo muito importante para perceber aqueles que me parecem ser os principais problemas que enfrentaremos este ano, alguns dos quais são até mais evidentes à medida que os jogos vão decorrendo.

Um dos principais prende-se com o planeamento do plantel. Não abdicando da ideia que este é dos melhores plantéis de sempre do Sporting é também muito extenso, o que provoca largos hiatos sem competir a muitos jogadores. Jogadores que não jogam não só não têm ritmo para poderem executar ao seu melhor nível, como não têm grande identificação entre si, bem como com os princípios de jogo do treinador. Só por milagre se poderia esperar muito mais, daí que a severidade na apreciação ao jogo e à generalidade dos jogadores deve ser contida.

É nestas duas premissas - jogadores sem ritmo individual e identificação colectiva - que assentam os nosso principais problemas, a que somam inevitavelmente questões que se prendem com a qualidade individual de alguns elementos.

Por exemplo:

Meli e Castaignos continuam sem minutos. 

A dupla defensiva de ontem (Douglas e Paulo Oliveira) estreou-se a jogar e fazê-lo juntos, sendo particularmente notória a desarticulação entre si, nomeadamente no que diz respeito ao alinhamento defensivo.

Idem para Elias e Petrovic, sendo a inutilidade do sérvio grandemente responsável pela nossa falta de autoridade no meio-campo, ressentindo-se disso a nossa defesa. Por outro lado, a menor propensão de Elias em recuperar a bola e entregá-la jogável esteve na razão da fraca produção ofensiva, porque a bola poucas vezes chegou com qualidade à frente.

Markovic vai marcando, mas está claramente fora de ritmo e, porque não dizê-lo, sem grande confiança.

Jefferson é um pesadelo cada vez maior. Já sabíamos que defendia mal, os jogos mais recentes vêm mostrando que, ao invés de aprender, parece que esquece. Vive apenas dos rendimentos dos bons cruzamentos do pé esquerdo, o que é claramente insuficiente.

A única razão para a presença de Alan Ruiz é a teimosia de JJ, que o jogador não demonstrou até agora ser merecedor. Também ele é em larga medida responsável pela falta de ligação no sector dianteiro.

Ontem o Famalicão criou-nos bastantes dificuldades, o que só é surpresa para quem não reconhece que a diferença entre as grande parte das equipas da divisão secundária e as da ultima metade da principal é mesmo o escalão onde militam. No que o jogo de ontem foi mais obviamente explicativo para a posição aflitiva na tabela classificativa que ocupa é que uma equipa que não marca não recolhe muitos pontos. Ora a quantidade de oportunidades concedidas são, essas sim, razões para preocupação. Com outro aproveitamento  do adversário não sei se não teríamos agora mais a lamentar do que apenas uma má exibição.

JJ diagnosticou bem na conferência de imprensa os problemas, dando o foco ao principal à necessidade de por a jogar os jogadores que o têm feito com menos frequência, mas não adiantou como implementar a solução. Problemas que ganham maior expressão quando ficam indisponíveis os jogadores habitualmente titulares. Veremos um pouco disso já no próximo jogo, com a ausência de Adrien.

2 comentários:

  1. Caro Leão,

    como perguntava um amigo meu: "é este o plantel equilibrado que JJ e BdC tanto apregoam?"

    Ter Palhinha no Belenenses, Geraldes em Moreira de Cónegos, Wallyson sem oportunidades, Iuri enviado para o Bessa e Matheus e Esgaio a servirem de bandeiras da equipa B, assume uma dimensão drástica maior quando vemos Petrovic a "jogar", Alan Ruiz, Elias, Jefferson (santo deus, ele quis tanto que perdêssemos ontem - guardo na memória aquele remate para a bancada, já lesionado, quando tinha André isolado). E o que dizer de André? Jogou? Da vontade de Elias e os seus treinos a rematar isolado para a baliza?
    Mas quem me enche as medidas é o Petrovic (para mim é Purovic, tal a dificuldade motora que evidência), e o Alan "8M" Ruiz. Que máquinas... Vai ser bonito despachá-los no final da época, naqueles empréstimos para o Chipre (tipo Slavchev) ou Argentina com o célebre argumento: "poupámos 2M em salários, grande negócio!".

    Uma nota final para Campbell. 5 minutos na esquerda (onde não rende), e foi insuficiente para conseguir fintar um defesa-direito semi-profissional, já com 90m nas pernas e um amarelo.

    Foi muito mau. O número de bolas na nossa área com potencial de perigo é um alarme sem fim à vista. A equipa começa a defender no último terço do campo. Não pode ser.

    O plantel é equilibrado? Claro que é. Se os 11 de sempre puderem jogar sempre. Só assim. 3ª feira não me interessa. Eu quero é ver com o Arouca.

    um abraço


    ps: 8M pelo Alan Ruiz....
    ps2: até o equipamento Stromp conseguiram tornar feio. Calções verdes porquê?

    ResponderEliminar
  2. Há coisas que são incompreensíveis. Fazem-nos mesmo desacreditar em algumas pessoas que julgamos muito qualificadas para aquilo que fazem. O caso da "construção" do plantel do Sporting é uma delas. O Alan Ruiz é um caso extraordinário. Não tem qualidade para jogar num futebol muito competitivo como é, em regra o europeu. Numa equipa do meio da tabela, das que lutam muito, dificilmente jogaria.No Sporting só pode jogar porque o treinador acha que estamos perante a última maravilha das pampas. Acho que como diz o Cantinho vamos ter muitas dificuldades em despachá-lo no final da época. Ele, pelos vistos, chegou cá com outras aspirações mais elevadas. Um real Madrid ou um Barcelona. Vamos a ver que magias nos acontecem com este Ruiz, que não é o outro, o bom. Petrovic, é um jogador banal. Este jogava de caras no Moreirense, no Boavista - enganaram-se mandaram para lá o Iuri e deviam ter enviado este - e no Belenenses seria suplente do nosso Palhinha. Elias, bom, do Elias não vale a pena falar. Tem boas qualidades mas a idade não lhe está a fazer bem. Douglas era uma velha "aspiração" do nosso treinador. Pareceu pior do que o Naldo e pela parte técnica pareceu ser fraco. Lembro-me dele quando jogava no Twente e nos defrontou. Achei-o um jogador muito amigo do leão. Bom, talvez tenha sido adquirido pelo saldo positivo na operação Naldo= Douglas+ alguns milhões. Jefferson é para chorar. Os desaparecidos sem terem dado noticia são pelo menos o Melli, que parecia ser bonzinho quando chegou, mas deve desatinar com a ideia de jogo de JJ.
    O Campbell vai jogar alguns minutos ao longo da época sempre do lado esquerdo, porque o mister não é menos que o Wenger.
    São William a passo joga mais do que este monte de reforços, carotes em salários xpto. Gelson a correr, a deambular, a driblar, a passar, a chutar, joga enormidades ao pé dos Markovics e dos Campbelles. o nosso mister tem qhe aprender que o que é nacional/da academia é bom e que não vale a pena continuar a comprar latino-americamos ao contentor. A academia não é o Seixal. Faz campeões desde sempre. Antes de JJ vir para o Sporting e mesmo que ele não tivesse vindo. talvez por isso é que o Sporting resistiu até aos gestores que o foram desgovernando.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)