quarta-feira, 12 de outubro de 2016

"Comunicação Sporting": "Os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca."

A derrota em Guimarães - continuo a referir-me assim aos pontos perdidos naquele famigerado empate - inauguraria uma semana horribilis para o Sporting. Não que os resultados obtidos tenham sido muito diferentes dos habituais - sim, a derrota, já no inicio desta semana, em futsal, apesar de normal, doeu... - mas a triste saga da agora chamada "Comunicação Sporting" parece apostada em envergonhar-nos de forma permanente. 

Senão vejamos:
- Tudo começa com um post absurdo, digno no máximo de blogue de vão de escada, sobre pretensas ameaças ou pressões sobre membros de equipas de arbitragem. Um clube como o Sporting está obrigado a fazer muito melhor do que isso, sob pena de se cobrir de ridículo. A ideia de com ele se estar a lançar uma cortina de fumo para esquecer Guimarães, tal o vazio de conteúdo do post, é perfeitamente plausível;
- Seguem-se uma série de posts cuja forma insistindo num conteúdo próximo do ordinário, que nos remete para uma manifestação de taxistas. Também aqui o Sporting está obrigado a fazer muito melhor, pelo que é e por quem representa.
- Com isto a única "conquista" a assinalar foi o vexame de ver o clube tratado como um vulgar "hatter", vendo os respectivos posts apagados e a conta suspensa;

- Para completar o triste ramalhete, o CD da FPF acabaria por instaurar um processo disciplinar cujas consequências estão ainda por apurar. De pouco adianta vir invocar a Constituição ou a liberdade de expressão, uma vez que ninguém se pode iludir à responsabilização pelas opiniões emitidas quando estas podem estar a por em causa a independência e honorabilidade dos atingidos.
- No mesmo período o responsável do bilhar do Sporting seria forçado a um pedido formal de desculpas, em nome pessoal e do clube, à Associação Retiro com História, qualificado de "tasca". Não posso porém de deixar de louvar a atitude, pois o problema não está em errar mas permanecer no erro.

- Ora quando se esperava que o tempo e os eventos entretanto decorridos tivessem permitido alguma reflexão e correcção de trajectória,  novo post provoca nova suspensão de conta, entretanto anunciada em vários meios de comunicação, uma vergonha perfeitamente evitável.

Há um ditado chinês que diz, a propósito do erro e da reincidência, mais ou menos isto e onde se inscreve na perfeição o que tem andado a fazer a conta de comunicação do clube:

"Os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca."

É bem claro para todos que se isto é uma guerra, como parece ser, estamos a perdê-la, batalha de comunicado, atrás de batalha de comunicado e essencialmente por não sabermos como, quando e onde a disputar.

Vale a este propósito dizer que a estratégia da máquina de comunicação do rival está bem montada e não é de todo fácil de contrariar. A imagem institucional é preservada, enquanto os seus esbirros, habilmente escolhidos e colocados nos lugares certos, se entretêm a marcar a agenda com rumores e boatos, armadilha bem montada que não estamos a conseguir contornar. 



A recente reunião em local público da máquina benfiquista de produção de boatos e rumores é um excelente exemplo para ilustrar o seu sentimento de superioridade e impunidade. Só assim se percebe que a tenham realizado agora à vista de todos, quando poderiam manter o carácter secreto, como foram certamente todos os anteriores encontros. Pensar que "foram apanhados" e que não foi uma atitude deliberada é ser ingénuo.

Ao escolher responder oficialmente, o Sporting não apenas se coloca ao mesmo nível, enquanto promove meros peões de brega, sem atingir quem lhes segura a trela, como lhes reconhece importância. O que é mais estranho em tudo isto é o Sporting reconhecer esta articulação entre a estratégia de comunicação do SLB e paineleiros e demonstrar o quanto se sente afectado, mas sem saber muito bem como lidar com ela.

Mas é pior:
- O tom geralmente empregue e a relevância dispensada demonstra o quanto nos estamos a importar e como eles "entraram na nossa cabeça".

-  A imagem do clube é dessa forma malbaratada, ficando por apurar os danos reputacionais junto de actuais e potenciais fornecedores, parceiros e patrocinadores. Tudo isto lhes é indiferente ou obriga-os a pensar nas decisões que tomaram/tomarão?

- Mais me preocupam os danos na identidade do clube. Isto porque o mercado alvo da comunicação do Sporting são (ou deveriam ser...) os Sportinguistas. Como pode um pai explicar ao filho que lê e ouve que Sporting é este e que valores representa? Como ficam os Sportinguistas colocados? Como é possível defender isto até nas vulgares discussões de café?

Creio que todos compreendemos a necessidade de responder ao chorrilho de rumores, boatos e aleivosias que o rival consegue colocar de forma massiva e permanente. Mas de forma profissional e eficiente e cada qual com o devido tratamento, dependendo sempre da representatividade de quem o emite. Umas vezes simplesmente ignorando, outras usando de humor e inteligência, outras com dureza, indo até às últimas consequências, como já aconteceu, mas nunca dando o flanco como vem sucedendo.

Usando o paralelismo com o futebol, o que tem estado a acontecer equivale a reconhecer que é preciso jogar ao ataque e de seguida desata-se a marcar golos na própria baliza. Se inicialmente olhávamos para estes disparates com alguma tolerância, paulatinamente ela vai dando lugar à estupefacção e acabará na rejeição total. Ora, salvo meia dúzia de trolls e fiéis apaniguados, todos vão percebendo que este não é o caminho. A única perplexidade que registo é pensar até quando os Sportinguistas aguentarão estas humilhações.

Creio que sobre esta matéria é necessário  perceber o que pensa o presidente do Sporting pois, como é fácil perceber, todas as decisões passam por ele:

- Acredita nas "virtudes" e potenciais resultados desta estratégia, ou isto é apenas uma forma de manter os Sportinguistas entretidos, desviando a atenção do que realmente importa?

- Está satisfeito com a produção do novo director de comunicação e com a respectivas "medalhas" por ele entretanto coleccionadas?

- O trabalho do director de comunicação não passaria mais pela abertura de canais e oportunidades para veicular a mensagem do clube, e onde a presença nos diversos meios de comunicação de "opinion makers" ligados ao clube fosse maior ou é um mero redactor de comunicados que lhe são ditados?

- Ele foi contratado para servir o clube, respeitando a sua natureza social, cívica e importância, ou para servir um projecto pessoal de poder?

- Como é que alguém como o presidente, que invoca frequentemente o "ADN do Sporting" ignora os factos relatados acima ou a presença no canal do clube de um troglodita como o Carlos Dolbeth e onde é que é possível inscrevê-lo no dito ADN?

- Como foi possível ter permitido o estágio da WL Partners em Alvalade, antes de se passar para o outro lado da estrada, que consequências teve e de quem foi a responsabilidade, quando era do conhecimento de todos a ligação do seu responsável ao SLB?

10 comentários:

  1. Fui recuperar um comentário velhinho de 2011... "Para comunicar preciso antes de mais de ter algo para o fazer, de uma mensagem, aqui concordo com o PLF, a mensagem não depende do individuo que coloco na Direcção de comunicação, a mensagem faz parte de uma estratégia e é (deve ser) transversal a todo o clube.

    Só depois de decidir e definir muito bem aquilo que quero comunicar é que tem interesse escolher e avaliar o trabalho de que se vai preocupar com a sua difusão e aqui concordo com o LdA esta escolha aparenta mais um assessor do que um director."

    Sendo, claramente, a comunicação o enorme handicap da actual direcção julgo que a génese do problema é antiga e tão simples como, o Sporting continua a não saber o que quer comunicar. Só assim se explica a imensa colecção de directores de informação e agências de comunicação que já se contratou para descontratar passado pouco tempo.

    Deve ser o lugar, neste momento, mais difícil de preencher em Alvalade junto com o de lateral esquerdo.

    Pelo menos já se resolveu o problema idêntico que existia com treinadores...

    ResponderEliminar
  2. Realmente este blog nem para comunicar com burros serve.. Continua lá com a tua lenga lenga do Sporting para aqui e para ali, que o clube vai continuar a erguer se quer tu gostes ou não. abraço mas de longe que não te quero ver ao perto..

    ResponderEliminar
  3. Para quando um post a desmascarar a campanha brutal que tem sido feita contra o Sporting não só por clubes como pela comunicação social? Depois de feita essa análise talvez fosse o momento de olhar para dentro apontar o que está errado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. parn,

      Lendo com atenção uma parte do que qualificas como "campanha brutal que tem sido feita contra o Sporting" é aqui falada. Provavelmente não concordamos é com a importância que lhe deve ser dada bem a forma como está a ser combatida. Creio mesmo que isso é uma parte da armadilha em que estamos a cair, saindo por isso prejudicados ao invés de defender a imagem do clube como nos compete.

      Eliminar
    2. LdA,
      "Importância que lhe deve ser dada"?
      A importância é visível no tratamento que tem sido dado a essa agremiação corrupta, onde adeptos podem roubar, bater, matar, onde jogadores podem continuadamente corromper as leis do(s) jogo(s) consecutivamente sem serem admoestados por incumprimento, onde direcções ameaçam, corrompem e difamam

      Se tudo corre bem? Não, logicamente

      Agora contra ataques sem precedentes, como agir?
      Ainda não deu para perceber que nos declararam guerra sem quartel? Consegues ou conseguem dar uma ideia de como agir?
      É que assobiar para o lado já vimos que em nada vai ajudar...

      Para quando um post objectivo sobre como estamos sob pressões ilegais e imorais?
      Para quando um post a referir pontos positivos desta direcção (se achas que os há)?
      Para quando cerrarmos fileiras pelo o que interessa primeiro, Sporting Clube de Portugal, e tratarmos de sucessões depois?

      Da minha parte o pouco que posso fazer já faço à muito. Pago quotas, compro dentro do possível merchandising, acompanho as amadoras sempre que posso, não compro jornais desportivos ou qualquer tipo de revista dos grupos a que pertence, já há mais de 5 anos, clicar nos sites ou plataformas sociais não acontece, e discussões com gente burra tb já terminou.

      Foram décadas de Sr. Dr.s que sabiam falar e deu quase no desaparecimento do clube.
      Se calhar precisamos é mesmo de alguém que dê murros nas mesas e chame os bois pelos nomes
      Remar primeiro numa direcção e depois se não se gostar do destino mudar de timoneiro.

      SL

      Eliminar
  4. Das melhores publicações que tenho lido por toda a blogosfera sportinguista. Impossível desmentir tudo o que aqui é dito. Mas mesmo assim, em 5 comentários (no momento em que escrevo), um desses comentários aparenta que ou não percebeu nada do que foi escrito ou não quer perceber, dizendo que o Sporting vai continuar a erguer (só não explica erguer o quê), e outro comentário é a conversa dos coitadinhos a falar em campanha brutal contra o Sporting. Mas qual campanha? Do que estará a falar? Que tal desistirem de lutar contra a própria sombra?!?
    A comunicação do SCP resume-se a atacar o SLB. Ponto final. E este ataque (que no fundo não leva a lado nenhum) é feito duma forma patética, apontando o dedo a paineleiros, comentadeiros e (imagine-se) bloguers do SLB. Eu pergunto, o que interessa ao SCP e aos sportinguistas o que é escrito ou dito por esta gente? Custa assim tanto ignorar esta gente em vez de lhes darem valor? É assim tão impossível comunicar sobre o Sporting Clube de Portugal e apenas para os sportinguistas?!? Já que não conseguem eliminar os complexos que sentem em relação ao rival, pelo menos podiam tentar disfarçar...
    "Como pode um pai explicar ao filho que lê e ouve que Sporting é este e que valores representa? Como ficam os Sportinguistas colocados? Como é possível defender isto até nas vulgares discussões de café?" - perguntas mais do que pertinentes. E gostava que quem defende esta direção e esta forma de não-comunicação respondesse a estas questões. Dá a ideia que hoje em dia um pai sportinguista ensina em primeiro lugar ao filho o ódio (e respetivos complexos) em relação ao SLB do que o amor ao Sporting.

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais, os meus Parabens ao LdA. Este blog voltou 'a (enorme) qualidade a que nos habituou.
    Depois, relativamente ao post: nao poderia estar mais de acordo. Reconhecendo que nos tem sido movida uma guerra sem quartel (e quem nao o reconhecer comete um erro historico), cabe a cada um de nos, com os meios que temos ao nosso dispor, travar essas batalhas. A comunicacao do clube deve ser institucional e nunca descer ao mesmo nivel dos guerras, silvas, venturas, etc.
    A comunicacao do clube, qual General, devera estar resguardada e nunca nas trincheiras.
    Peco desculpa pela linguagem algo belica mas, estamos realmente em guerra. Ha quanto tempo nada ouvem do outro lado da 2a circular dirigido ao ex-inimigo la de cima?
    A nos adeptos, socios e'-nos permitido falar de outrem...'a comunicacao institucional do clube e' exigido que comunique sobre nos, para nos e para fora, elevando o nosso nome, os nossos valores e nunca por nunca nos rebaixando ao nivel de quem nao os tem.
    SL

    ResponderEliminar
  6. Caro Leão,

    grande lucidez e sistematização acerca desta tema tão importante e tão mal trabalhado por parte do Sporting Clube de Portugal.
    O que está escrito deveria ser motivo de reflexão (e preocupação). Infelizmente, também teve o efeito contrário, como se a culpa fosse de quem pensou e escreveu este texto.

    um abraço e continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Enorme post,como é habitual. Que nada irá alterar, como é hábito. Pq quem teima em arrastar o nome do SCP pela lama, dando importância a uns paineleiros merdosos e aldrabões que qlq sportinguista minimamente inteligente apenas desprezaria,entende que está a agir bem... E ainda há quem os apoie e pouco se interesse pela matriz e pelo bom nome do Sporting.

    Este ano, com comunicação deplorável ou decente, BdC não tem desculpas e das duas uma; ou vence a Liga ou ganha o campeonato. A estratégia de comunicação seguida até ao momento é em tudo semelhante à da época transacta. E todos sabemos para onde voou o titulo...

    Abç e SL, Lda.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (7) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)