"Comunicação Sporting": "Os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca."
- Tudo começa com um post absurdo, digno no máximo de blogue de vão de escada, sobre pretensas ameaças ou pressões sobre membros de equipas de arbitragem. Um clube como o Sporting está obrigado a fazer muito melhor do que isso, sob pena de se cobrir de ridículo. A ideia de com ele se estar a lançar uma cortina de fumo para esquecer Guimarães, tal o vazio de conteúdo do post, é perfeitamente plausível;
- Seguem-se uma série de posts cuja forma insistindo num conteúdo próximo do ordinário, que nos remete para uma manifestação de taxistas. Também aqui o Sporting está obrigado a fazer muito melhor, pelo que é e por quem representa.
- Com isto a única "conquista" a assinalar foi o vexame de ver o clube tratado como um vulgar "hatter", vendo os respectivos posts apagados e a conta suspensa;
- Para completar o triste ramalhete, o CD da FPF acabaria por instaurar um processo disciplinar cujas consequências estão ainda por apurar. De pouco adianta vir invocar a Constituição ou a liberdade de expressão, uma vez que ninguém se pode iludir à responsabilização pelas opiniões emitidas quando estas podem estar a por em causa a independência e honorabilidade dos atingidos.
- No mesmo período o responsável do bilhar do Sporting seria forçado a um pedido formal de desculpas, em nome pessoal e do clube, à Associação Retiro com História, qualificado de "tasca". Não posso porém de deixar de louvar a atitude, pois o problema não está em errar mas permanecer no erro.
- Ora quando se esperava que o tempo e os eventos entretanto decorridos tivessem permitido alguma reflexão e correcção de trajectória, novo post provoca nova suspensão de conta, entretanto anunciada em vários meios de comunicação, uma vergonha perfeitamente evitável.
Há um ditado chinês que diz, a propósito do erro e da reincidência, mais ou menos isto e onde se inscreve na perfeição o que tem andado a fazer a conta de comunicação do clube:
"Os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca."
É bem claro para todos que se isto é uma guerra, como parece ser, estamos a perdê-la, batalha de comunicado, atrás de batalha de comunicado e essencialmente por não sabermos como, quando e onde a disputar.
- O tom geralmente empregue e a relevância dispensada demonstra o quanto nos estamos a importar e como eles "entraram na nossa cabeça".
- A imagem do clube é dessa forma malbaratada, ficando por apurar os danos reputacionais junto de actuais e potenciais fornecedores, parceiros e patrocinadores. Tudo isto lhes é indiferente ou obriga-os a pensar nas decisões que tomaram/tomarão?- Mais me preocupam os danos na identidade do clube. Isto porque o mercado alvo da comunicação do Sporting são (ou deveriam ser...) os Sportinguistas. Como pode um pai explicar ao filho que lê e ouve que Sporting é este e que valores representa? Como ficam os Sportinguistas colocados? Como é possível defender isto até nas vulgares discussões de café?
Usando o paralelismo com o futebol, o que tem estado a acontecer equivale a reconhecer que é preciso jogar ao ataque e de seguida desata-se a marcar golos na própria baliza. Se inicialmente olhávamos para estes disparates com alguma tolerância, paulatinamente ela vai dando lugar à estupefacção e acabará na rejeição total. Ora, salvo meia dúzia de trolls e fiéis apaniguados, todos vão percebendo que este não é o caminho. A única perplexidade que registo é pensar até quando os Sportinguistas aguentarão estas humilhações.
Creio que sobre esta matéria é necessário perceber o que pensa o presidente do Sporting pois, como é fácil perceber, todas as decisões passam por ele:
- Acredita nas "virtudes" e potenciais resultados desta estratégia, ou isto é apenas uma forma de manter os Sportinguistas entretidos, desviando a atenção do que realmente importa?
- Está satisfeito com a produção do novo director de comunicação e com a respectivas "medalhas" por ele entretanto coleccionadas?
- O trabalho do director de comunicação não passaria mais pela abertura de canais e oportunidades para veicular a mensagem do clube, e onde a presença nos diversos meios de comunicação de "opinion makers" ligados ao clube fosse maior ou é um mero redactor de comunicados que lhe são ditados?
- Ele foi contratado para servir o clube, respeitando a sua natureza social, cívica e importância, ou para servir um projecto pessoal de poder?
- Como é que alguém como o presidente, que invoca frequentemente o "ADN do Sporting" ignora os factos relatados acima ou a presença no canal do clube de um troglodita como o Carlos Dolbeth e onde é que é possível inscrevê-lo no dito ADN?
- Como foi possível ter permitido o estágio da WL Partners em Alvalade, antes de se passar para o outro lado da estrada, que consequências teve e de quem foi a responsabilidade, quando era do conhecimento de todos a ligação do seu responsável ao SLB?
Fui recuperar um comentário velhinho de 2011... "Para comunicar preciso antes de mais de ter algo para o fazer, de uma mensagem, aqui concordo com o PLF, a mensagem não depende do individuo que coloco na Direcção de comunicação, a mensagem faz parte de uma estratégia e é (deve ser) transversal a todo o clube.
ResponderEliminarSó depois de decidir e definir muito bem aquilo que quero comunicar é que tem interesse escolher e avaliar o trabalho de que se vai preocupar com a sua difusão e aqui concordo com o LdA esta escolha aparenta mais um assessor do que um director."
Sendo, claramente, a comunicação o enorme handicap da actual direcção julgo que a génese do problema é antiga e tão simples como, o Sporting continua a não saber o que quer comunicar. Só assim se explica a imensa colecção de directores de informação e agências de comunicação que já se contratou para descontratar passado pouco tempo.
Deve ser o lugar, neste momento, mais difícil de preencher em Alvalade junto com o de lateral esquerdo.
Pelo menos já se resolveu o problema idêntico que existia com treinadores...
LMGM,
Eliminarperfeitamente de acordo.
Realmente este blog nem para comunicar com burros serve.. Continua lá com a tua lenga lenga do Sporting para aqui e para ali, que o clube vai continuar a erguer se quer tu gostes ou não. abraço mas de longe que não te quero ver ao perto..
ResponderEliminarPara quando um post a desmascarar a campanha brutal que tem sido feita contra o Sporting não só por clubes como pela comunicação social? Depois de feita essa análise talvez fosse o momento de olhar para dentro apontar o que está errado.
ResponderEliminarparn,
EliminarLendo com atenção uma parte do que qualificas como "campanha brutal que tem sido feita contra o Sporting" é aqui falada. Provavelmente não concordamos é com a importância que lhe deve ser dada bem a forma como está a ser combatida. Creio mesmo que isso é uma parte da armadilha em que estamos a cair, saindo por isso prejudicados ao invés de defender a imagem do clube como nos compete.
LdA,
Eliminar"Importância que lhe deve ser dada"?
A importância é visível no tratamento que tem sido dado a essa agremiação corrupta, onde adeptos podem roubar, bater, matar, onde jogadores podem continuadamente corromper as leis do(s) jogo(s) consecutivamente sem serem admoestados por incumprimento, onde direcções ameaçam, corrompem e difamam
Se tudo corre bem? Não, logicamente
Agora contra ataques sem precedentes, como agir?
Ainda não deu para perceber que nos declararam guerra sem quartel? Consegues ou conseguem dar uma ideia de como agir?
É que assobiar para o lado já vimos que em nada vai ajudar...
Para quando um post objectivo sobre como estamos sob pressões ilegais e imorais?
Para quando um post a referir pontos positivos desta direcção (se achas que os há)?
Para quando cerrarmos fileiras pelo o que interessa primeiro, Sporting Clube de Portugal, e tratarmos de sucessões depois?
Da minha parte o pouco que posso fazer já faço à muito. Pago quotas, compro dentro do possível merchandising, acompanho as amadoras sempre que posso, não compro jornais desportivos ou qualquer tipo de revista dos grupos a que pertence, já há mais de 5 anos, clicar nos sites ou plataformas sociais não acontece, e discussões com gente burra tb já terminou.
Foram décadas de Sr. Dr.s que sabiam falar e deu quase no desaparecimento do clube.
Se calhar precisamos é mesmo de alguém que dê murros nas mesas e chame os bois pelos nomes
Remar primeiro numa direcção e depois se não se gostar do destino mudar de timoneiro.
SL
Das melhores publicações que tenho lido por toda a blogosfera sportinguista. Impossível desmentir tudo o que aqui é dito. Mas mesmo assim, em 5 comentários (no momento em que escrevo), um desses comentários aparenta que ou não percebeu nada do que foi escrito ou não quer perceber, dizendo que o Sporting vai continuar a erguer (só não explica erguer o quê), e outro comentário é a conversa dos coitadinhos a falar em campanha brutal contra o Sporting. Mas qual campanha? Do que estará a falar? Que tal desistirem de lutar contra a própria sombra?!?
ResponderEliminarA comunicação do SCP resume-se a atacar o SLB. Ponto final. E este ataque (que no fundo não leva a lado nenhum) é feito duma forma patética, apontando o dedo a paineleiros, comentadeiros e (imagine-se) bloguers do SLB. Eu pergunto, o que interessa ao SCP e aos sportinguistas o que é escrito ou dito por esta gente? Custa assim tanto ignorar esta gente em vez de lhes darem valor? É assim tão impossível comunicar sobre o Sporting Clube de Portugal e apenas para os sportinguistas?!? Já que não conseguem eliminar os complexos que sentem em relação ao rival, pelo menos podiam tentar disfarçar...
"Como pode um pai explicar ao filho que lê e ouve que Sporting é este e que valores representa? Como ficam os Sportinguistas colocados? Como é possível defender isto até nas vulgares discussões de café?" - perguntas mais do que pertinentes. E gostava que quem defende esta direção e esta forma de não-comunicação respondesse a estas questões. Dá a ideia que hoje em dia um pai sportinguista ensina em primeiro lugar ao filho o ódio (e respetivos complexos) em relação ao SLB do que o amor ao Sporting.
Antes de mais, os meus Parabens ao LdA. Este blog voltou 'a (enorme) qualidade a que nos habituou.
ResponderEliminarDepois, relativamente ao post: nao poderia estar mais de acordo. Reconhecendo que nos tem sido movida uma guerra sem quartel (e quem nao o reconhecer comete um erro historico), cabe a cada um de nos, com os meios que temos ao nosso dispor, travar essas batalhas. A comunicacao do clube deve ser institucional e nunca descer ao mesmo nivel dos guerras, silvas, venturas, etc.
A comunicacao do clube, qual General, devera estar resguardada e nunca nas trincheiras.
Peco desculpa pela linguagem algo belica mas, estamos realmente em guerra. Ha quanto tempo nada ouvem do outro lado da 2a circular dirigido ao ex-inimigo la de cima?
A nos adeptos, socios e'-nos permitido falar de outrem...'a comunicacao institucional do clube e' exigido que comunique sobre nos, para nos e para fora, elevando o nosso nome, os nossos valores e nunca por nunca nos rebaixando ao nivel de quem nao os tem.
SL
Caro Leão,
ResponderEliminargrande lucidez e sistematização acerca desta tema tão importante e tão mal trabalhado por parte do Sporting Clube de Portugal.
O que está escrito deveria ser motivo de reflexão (e preocupação). Infelizmente, também teve o efeito contrário, como se a culpa fosse de quem pensou e escreveu este texto.
um abraço e continuação de um bom trabalho.
Enorme post,como é habitual. Que nada irá alterar, como é hábito. Pq quem teima em arrastar o nome do SCP pela lama, dando importância a uns paineleiros merdosos e aldrabões que qlq sportinguista minimamente inteligente apenas desprezaria,entende que está a agir bem... E ainda há quem os apoie e pouco se interesse pela matriz e pelo bom nome do Sporting.
ResponderEliminarEste ano, com comunicação deplorável ou decente, BdC não tem desculpas e das duas uma; ou vence a Liga ou ganha o campeonato. A estratégia de comunicação seguida até ao momento é em tudo semelhante à da época transacta. E todos sabemos para onde voou o titulo...
Abç e SL, Lda.