domingo, 23 de outubro de 2016

Sporting 1 - Tondela 1: confirma-se, temos uma equipa "nem-nem"

Nova época e vários milhões gastos depois e o Tondela acaba a roubar-nos mais dois preciosos pontos. E consegui-o com muito mérito, defendendo sempre muito bem, e quase sempre longe da sua baliza. Invocar mais uma vez a desculpa com o anti-jogo serve apenas para nos lembrar de como fomos imaturos em Madrid, quando ganhávamos e deixamos o jogo correr.

Sem recorrer ao autocarro a maior parte do tempo, Petit subiu a defesa, e colocou dois jogadores a condicionar na nossa saída de bola. Com uma linha de quatro atrás a impedir a progressão pelo centro, eliminou a possibilidade de impor a nossa superioridade através do jogo interior. Dessa forma só Gelson revelava velocidade e mestria para fugir ao cerco dos jogadores do Tondela, ficando Dost isolado, com André totalmente incapaz de ligar o nosso jogo.

O que fez o Sporting? Saiu sempre da mesma forma. Ora mais do que cair sobre os nossos jogadores há que perceber porque o Sporting, de forma sempre muito previsível, tentou sempre sair a jogar igual? Aos sessenta minutos de jogo o guarda-redes do Tondela era ainda um confortável espectador.

Porque não se usou o jogo directo como variação, de forma a explorar o espaço nas costas da defesa do Tondela em velocidade? Ou porque não optou pela variação dos lançamentos longos, de forma a sobrevoar o bem preenchido meio-campo do Tondela, tornando-o senão inútil pelo menos menos preponderante e dessa forma procurar disputar segundas bolas, quando até tem jogadores que o podiam fazer? Ou porque só o fez no final já em desespero, sem força nem discernimento? 

Cabe a Jesus explicar, porque mais uma vez fica a sensação de o jogo ter sido mal preparado. Até porque a "desculpa Adrien" está já demasiado gasta para quem tem um plantel tão extenso à disposição. Este jogo veio confirmar uma ideia que já vinha desde o desaire com o Rio Ave: temos uma equipa "nem, nem". Nem exibições, nem pontos. Nem Liga dos Campeões, nem Liga. Cabe a Jesus mudar este estado de coisas. A época ainda não acabou, mas já queimamos muitas oportunidades. Há água que já não voltará a passar debaixo da nossa ponte e ainda temos muitos problemas por resolver.

13 comentários:

  1. Nem acredito que caímos na artimanha de ir buscar o impedi-lo do jesus ao carnide

    ResponderEliminar
  2. Para o Jesus as desculpas nunca estão demasiado gastas. Nem a da ausência do Adrien, nem a de ter jogado para a champions a meio da semana, nem a do anti-jogo do adversário, nem a do árbitro. Desde que a culpa não seja dele o resto vale tudo...
    Devaim era afzer-lhe outra vez a pergunta se acha que tem o melhor plantel em Portugal, para ver se diz outra vez que a diferença está no treinador...
    E agora só falta esperar por mais uma semana das habituais, onde Bruno de Carvalho e Saraiva se vão desdobrara a falar em vouchers, nas eleições no SLB, nos bloguers e comentadores afectos ao SLB, e em mais qualquer coisinha relacionada com o SLB. Será que ainda há quem "come" esta forma de desviar atenções?

    ResponderEliminar
  3. Para mim a conclusão é bastante evidente. JJ está demasiado refém do seu famoso 4-4-2. A verdade é que esse sistema exige um 8 muito bom, com muita disponibilidade física, e infelizmente só há um desses no nosso plantel, Adrien.

    Com Adrien lesionado, jogar em 4-4-2, é como jogar com um a menos. Espero JJ, depois destes jogos, perceba isso. De que adianta ter 2 avançados, se a bola raramente chega à última linha, ainda por cima expondo William a qualquer perda de bola?

    Reparem que todas as equipas do JJ no slb tiveram sempre um 8 com muita disponibilidade física (witsel, enzo, etc). Aliás, o slb do ano passado só começou a engrenar quando mudou para 4-4-2 e apareceu um 8 chamado Renato Sanches.

    Acho que Jesus tem dificuldade em mudar um sistema que tão bem lhe correu, mas o plantel actual do Sporting, infelizmente, não lhe dá as garantias que ele quase sempre teve para utilizar esse sistema. E convenhamos, é muito injusto que a competência de uma equipa recaia toda sobre um único jogador, mas é precisamente isso que Jesus está, com esta insistência, a criar sobre Adrien. E confesso que temo o resultado… Não há super homens!

    Penso, pois, que JJ tem pela frente o maior desafio da sua carreira – mudar o sistema táctico para um 4-3-3 ou 4-5-1, voltando ao 4-4-2 apenas é só quando Adrien estiver a 100%.

    Tenho quase a certeza que Elias renderá muito mais não tendo sobre si o encargo absoluto de fazer as transições ofensivas e defensivas no corredor central.

    Pelo que tenho visto dos jogadores, um sistema com William a pivot defensivo e Elias e Bruno César mais à frente como médios interiores, com Gelson numa ala e Ruiz / Markovic / Campbell noutra e Dost no centro, dará actualmente muitas mais garantias do que o modelo actual.

    Até podemos não ser tão eficazes, mas não tenho dúvidas que os cruzamentos perigosos para a área aumentariam e que a equipa deixava de estar tão exposta a contra ataques como tem estado.

    Preferem criar 6 boas oportunidades por jogo e marcar um golo ou criar o dobro e marcar na mesma um só golo? Eu prefiro a segunda, pois embora o resultado seja o mesmo em termos ofensivos, e exista mais ineficácia, significa também que a outra equipa esteve mais tempo sob pressão, restando-lhe menos tempo para acções ofensivas. Ou seja, a ténue diferença entre mais probabilidades de 1-1 VS mais probabilidades de 1-0, mas que vale muitos pontos e até campeonatos…

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Adrien jogou com o Rio Ave e qual foi o resultado?

      Achar que o problema está neste ou naquele jogador (apesar de haver alguns jogadores de qualidade muito duvidosa), é não querer ver o verdadeiro problema: a falta de um colectivo bem trabalhado que disfarça as debilidades dos jogadores. Foi isso que fez a diferença a época passada e é a única arma possível contra plantéis mais fortes que o nosso.

      Eliminar
    2. Excelente comentário, Adolfo. Mais do que crucificar jogadores é nítida a deficiência (e a falta de presença) do meio campo leonino desde a ausência de Adrien. O tal Sporting NEM NEM. Nem se ataca com eficácia, nem se defende de forma coesa.

      Só um aparte... Pode ser um pouco contraditório com o que escrevi anteriormente, mas, os laterais continuam sem me convencer minimamente. Falta ali mt capacidade e inteligência... Falta quase tudo e sem a protecção que a equipa lhes dava anteriormente as suas deficiências ficam (ainda mais) notórias.

      SL!

      Eliminar
    3. RMSCP, o ponto é mesmo esse. Também acho que o problema é mais colectivo que individual, daí sugerir a mudança de sistema táctico. Se calhar não leu bem. E em relação ao jogo com o Rio Ave, acho que Adrien não esteve a 100%, como atesta bem o 1° golo deles, em que um defesa central! passa por ele à vontade, ainda antes de passar também por Coates e fazer uma assistência fácil para golo.

      Virgílio, também acho que os nossos laterais são os mais fracos comparativamente com os rivais. Mas de certeza que com dois médios interiores melhoravam, e muito! O Schelotto, no ano passado, fez a segunda parte da época que fez, pois tinha no seu corredor um tal de João Mário (que como sabemos não é nenhum ala puro e que, invariavelmente, ocupava a posição de médio interior direito, dando muita mais segurança ao lateral para avançar, pois este sabia que existia alguém a cobrir-lhe as costas)

      SL

      Eliminar
    4. Adolfo,

      muito interessante o comentário, com o qual concordo na generalidade. Creio que JJ é um perfeccionista e acredita no seu trabalho e vejo isso como uma qualidade. Levado ao extremo pode tornar-se uma vulnerabilidade. Não creio que mude no imediato, até porque uma coisa é dizer outra aplicar a mudança, que requer tempo e treino que agora não há.

      Creio que Elias está a ser mais vitima que culpado. No sábado a presença de Adrien redundaria mais ou menos na mesma porque o que era preciso não era tanto a recuperação defensiva mas sim criatividade e velocidade para superar a barreira do Tondela.

      A questão do 442 / 443 também me parece uma (relativamente) falsa questão porque mais importante que a figura geométrica é a dinâmica, a ocupação dos espaços bem como a adequação dos jogadores ao que lhes é pedido pelo treinador, questões que me parecem por resolver. Neste último aspecto, embora o considere um grande jogador, é bem claro a falta de "stamina" de Ruiz, perdendo relevância que teve no ano passado e não vejo ninguém a reconhecer isso, especialmente JJ.

      Quanto aos cruzamentos para a área temos feito muitos, mas quase sempre mal direccionados, se exceptuarmos as acções do género de Gélson. Olhe-se para o que fazem os laterais dos rivais para se perceber as diferenças, que são abismais.

      Eliminar
    5. Caro LdA,

      Não querendo arranjar patinhos feios e concordando na generalidade, não posso discordar na apreciação de Elias... Elias não é vitima, porque Elias não pressiona, Elias não corre e Elias só joga para o lado... não arrisca nada e esconde-se do jogo. Basta ver ao vivo para perceber como ele nunca está disponível para dar jogo, basta ver como no jogo atacante tinhamos sempre 3 apoios do lado onde estava a bola (lateral extremo o 8 e ainda WC), agora a bola chega a Gelson /Ruiz e só tem apoio do lateral e por vzes de WC (que é um 6 e está muito recuado). Não tenham duvidas que o 8 é um grande problema... e também não percebo a necessidade da rotatividade dos laterais, JPereira e BCesar começaram tão bem a época, para quê inventar agora?

      E já agora como com Légia comoçamos com BCesar a 10 e com BDortmund com Markovic? Onde está a lógica...

      Há que rapidamente fechar um 11 e deixar-se de rotatividade... (vejamos os casos dos rivais e n vejo jogadores cansados)

      Eliminar
    6. LdA, não me parece que a questão táctica seja pouco relevante. Há jogadores que não têm perfil para certas posições. Imagina o Castaignos ou o André numa posição mais recuada quando o jogo pedir isso? Impossível! E mesmo Alan Ruiz e Markovic, embora tenham mais capacidade técnica, não têm intensidade para jogar mais a meio. Ontem, pela primeira vez esta época, vi um pouco do slb e infelizmente vi uma equipa muito mais bem organizada do que o Sporting dos últimos 3 jogos. E só jogaram com 1 avançado puro. Um claro 4-5-1, com muita dinâmica no meio, com jogadores tecnicamente muito bons e com bastante intensidade. Digo já que não vai ser fácil ganhar ao slb a jogar neste sistema. Aliás, mesmo sabendo que o Jonas é um grande jogador, acho que temos mais hipóteses se eles regressarem a um 4-4-2 com Jonas do que se jogarem em 4-5-1. Espero mesmo que JJ não apanhe o "síndrome Mourinho" e perceba que tem de mudar na sua forma de montar a equipa, pois se continuar casmurro as coisas podem correr muito mal. Ao Sporting, e a ele!

      SL

      Eliminar
  4. Começo a pensar que o Zuckerberg correu mesmo definitivamente com a dupla Bruno Saraiva do face. E com o cozinheiro queimado...

    ResponderEliminar
  5. O JJ na primeira epoca do SLBenfica jogava com o Pablito Aimar a 10 mais o Saviola e o Tacuara,com o Di Magia e o Ramires nas alas apenas com o Javi a trinco.Ele podia jogar com o WC e o Bruno Cesar no meio,Marko e Gelson nas alas e o Brian e o Bas Dost na frente.Ou em vez do Brian pode ser o Campbel ou o Castaignos.A laterais eu punha o Jefferson e o Joao com o Coates e o Paulo a centrais.E comecava tambem a olhar mais para dentro e menos no "rival".

    ResponderEliminar
  6. É o gozo total. O eterno gozo total. Nós não conhecemos outra forma de estar e viver.
    Se algo parece começar a correr bem fazemos questão de estragar tudo. Foi assim nos últimos 30 anos e não muda, independentemente da direcção. Talvez seja este o nosso, verdadeiro, ADN.

    Esta m**** cansa.

    ResponderEliminar
  7. Encostados ao Braga outra vez.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)