quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Sporting 1 - Borússia 2: Liga para campeões, não para falhas e hesitações


Há que dizê-lo sem subterfúgios: esta equipa está a dever apenas a si mesma - e , por conseguinte, aos adeptos - uma situação bem mais confortável e vantajosa do que aquela que está a ocupar na Liga dos Campeões. O mesmo se pode dizer relativamente ao campeonato. 

Sejamos também claros no que às ambições do Sporting diz respeito: em teoria, o terceiro lugar deve ser considerado uma normalidade aceitável. Na prática, e atendendo ao que vimos em campo ontem e em Madrid, somos obrigados a ambicionar mais do que derrotas épicas ou o regozijo um bocado pacóvio de "obrigar o Dortmund a fazer anti-jogo" ou assobiar o hino da Liga dos Campeões.  

A astúcia também é uma componente essencial nas grandes equipas e a nossa não a tem tido. Ou estamos na presença de falta de maturidade ou da soberba de pensar que os jogos se ganham apenas a fazer reviengas e chicuelinas para bancada aplaudir. Com astúcia ou, se preferirem, a matreirice, não teríamos perdido em Madrid ou dois pontos em Guimarães. Este é um dos muitos aspectos por onde a equipa tem que crescer. Astúcia é saber parar o jogo quando o adversário está por cima, para refrear ímpetos. Ontem na primeira parte quase não fizemos faltas

Quem viu a primeira parte do jogo facilmente foi levado a concluir que aquele não foi bem preparado ou os jogadores não cumpriram o que lhes foi pedido. Seja qual tenha sido a razão, é de todo inadmissível a prestação da equipa quando os alemães vieram fazer exactamente aquilo que se previra. Não por acaso, o golo surgiu cedo, mas a forma como ele foi pré-anunciado, sem qualquer reacção para obstar às movimentações do Dortmund, dão bem a ideia do quanto andou a equipa à deriva.

Ainda antes do golo já Zeeglaar abria a cancela ao corredor esquerdo, tornando-o mais parecido com uma autoestrada alemã sem limite de velocidade. No lance do golo, foi Semedo que ficou mal na fotografia, mas muito por culpa de William, ao perder a bola em local e momento proibidos, apanhando o defesa esquerdo em contra-pé, obrigando o central a acorrer ao lance, onde chegaria décimos de segundo atrasado. A movimentação de Aubameyang foi em tudo a precisamente a esperada.

Seguiram-se vários outros lances de perigo com cheiro de golo e este acabaria por surgir com naturalidade. A forma descansada com que a equipa saiu a jogar, um dos trunfos consabidos do seu jogo, diz tudo sobre a nossa impreparação para lhes fazer frente.

Vale a pena visualizar a prestação de Weigl neste curto vídeo [LINK]para se perceber o quão ineficazes fomos. Imagens onde é bem clara a total ausência e inutilidade de Markovic, a quem cabia o condicionamento do médio alemão na saída de bola. Ele estava sempre lá, é um facto, mas apenas com o olhar e na falta de intenção e intensidade com se opôs.

Foi assim que sofremos o segundo golo, onde William está mais uma vez envolvido no lance, mas a forma como Zeeglaar lhe endossa a bola é um convite a perdê-la. A tudo isto assistiu impávido e sereno Markovic que, ao invés de olhar para ontem, deveria ter acompanhado o movimento do médio alemão. Elias estava bem posicionado, em contenção, não se justificando as criticas aqui.

E assim oferecemos a primeira parte, onde o árbitro foi também um precioso aliado dos alemães. Não apenas nos lances capitais como o da não marcação do penalty - estava bem colocado - ou do golo anulado porque o guarda-redes chocou com o Bas Dost, mas nos pormenores que revelaram tendência.

A segunda parte aconteceu para nos lembrar duas coisas:

- A ambição de ganhar era perfeitamente justificada. A equipa alemã nesta fase estava perfeitamente ao alcance daquilo que achamos que a nossa é capaz de fazer no seu melhor.

- A este nível não se pode falhar tantas vezes. Se na primeira parte oferecemos os golos, ma segunda desperdiçámos oportunidades que, certamente, o lado contrário não o faria. Esta foi a grande diferença entre as equipas e que contribuiu para a frustração de sentir este resultado como injusto.

Creio que, a esta altura, se justificam algumas considerações:

- A conversa dos laterais está já um pouco gasta mas a cada jogo ganha sempre mais um motivo para voltar a ela. Para quem acha que eles não têm importância na equipa veja-se quanto jogo atacante se perde sem conseguirem fazer uma assistência, mesmo com jogadores bem colocados, como várias vezes aconteceu ontem com Schelotto, ou quantos buracos se abrem nas suas costas, como vimos com Zeeglaar e quanto isso nos está já a custar em apenas dois meses de competição.

- A conversa da ausência de Adrien está também estafada mas à medida que o tempo passa cada vez mais é evidente que é algo mais do que apenas a ausência de um jogador. Hoje é fácil culpar William e Elias mas gozassem William e Elias da liberdade de Weigl e demais alemães ao invés de estarem quase sempre em minoria e em esforço... E depois, convenhamos, num plantel tão extenso como o nosso não haver substitutos à altura ao ponto de nos deixar expostos só pode ser considerado mau planeamento. 

- Onde andam os reforços de que tanto se esperava? Para lá de Dost, jogamos praticamente sempre com os mesmos do ano passado mas sem João Mário e Slimani, quem muita falta estão a fazer, embora à primeira vista não pareça. Markovic está com a natural falta de confiança mas estará onde quer? Quem é veio para o lugar de João Mário, um jogador determinante no equilíbrio da equipa? Ruiz, um grande jogador, vai jogar sempre, mesmo passando ao lado dos jogos?

- É impossível não reagir com frustração ao resultado de ontem, bem como de alguns que o antecederam. É o sentimento natural de quem acredita que esta equipa pode fazer muito mais. É ela e o treinador que têm agora a palavra para que as razões de crença não passem afinal apenas de sonhos de um adepto. Mas o tempo não espera e essa resposta terá que surgir imediatamente, sob pena de vermos a esperança de uma época de sonho transformar-se num enorme pesadelo.

4 comentários:

  1. Quantas vezes já vimos exactamente o mesmo tipo de desequilíbrio nas equipas de JJ? E há quantos anos também anda a queimar putos da formação pelas vedetas que contrata pela televisão?

    ResponderEliminar
  2. Não vou fazer grandes análises porque não vi o jogo inteiro, vi apenas 20 min da primeira parte e depois resumos, crónicas e troca de SMS com malta que foi ao estádio.

    Numa opinião geral do que tem sido esta equipa até agora parece-me que a 1 de Setembro ficamos órfãos de coração. Esta equipa vendeu o coração ao mercado e ainda não apareceu quem o substitua.

    A ver o inicio do jogo e alguns ressumos da nossa reacção na 2ª parte, ontem com o buraco negro de futebol em que se transformou Markovic - cada saída de jogo terminava ou numa falta ou em perda de bola - lembrei-me de Derlei, seria tecnicamente muito menos evoluído do que Markovic, mas ninguém tinha sossego à sua volta quer em condução, quer em recuperação.

    Quantas vezes não é este coração que alguns jogadores possuem que galvaniza toda uma equipa a transcender-se. Adrien faz falta pelo futebol mas também por esta razão, é ele o único que demonstra emoção, coração. Elias, Markovic, etc., parecem mercenários, correu bem muito bem, correu mal acontece... A reacção emotiva à adversidade desapareceu com Slimani (valeu uma Taça de Portugal p.ex.).

    Tenho percebido alguma soberba, não nestes jogos de penacho, mas contra os da nossa liga, mais uma vez serviços mínimos, 1-3 em Guimarães está resolvido, vamos agora só passear, jogadores como Derlei, Slimani, Sá Pinto, João Pereira, etc., não admitiam aquilo e transmitiam isso aos seus colegas pelo exemplo, e aposto que também no balneário. Gostava de ser mosca para ter visto o balneário ontem ao final do jogo, e principalmente no sábado antes do jogo com o Tondela.

    Vamos reagir ou continuar a pensar que somos os maiores da nossa rua sem o demonstrar em campo? É pelo que se faz naquele rectângulo verde que isto se torna verdade, não é pelo salário nem pela camisola.

    ResponderEliminar
  3. Leão e LMGM,

    tenho tantos pontos em comum com estes vossos posts.
    Temo que o pesadelo ainda esteja por começar. A reacção já deveria ter surgido há muito e até para isso o tempo já urge.
    Quem viu o jogo percebia que jamais ganharíamos. Os (maus) sinais estavam todos lá.
    O lance do Dost, a ser o 2-2, seria brutal. Mas nem sei se chegaria para empatar o jogo, tal era a facilidade com que eles chegavam ao nosso último terço.

    Tem de existir a humildade em reconhecer que desaproveitámos uma pré-época e abordámos mal o mercado.
    Não é de hoje que Schelotto não é jogador de futebol, ou até mesmo o Marvim (que é um Sarr, mas a def.esquerdo). Tal como não será por ter menos 10kg (será?) que A. Ruiz sirva para jogar na Europa (ou justifique os 8M). E mesmo no dia que Petrovic tire os pesos dos tornozelos, não será por aí que seja algo que sirva.

    No final da época o Sporting tinha um bom 11. Perdeu 3 titulares. Tinha de os substituir. Não o fez. Depois, tinha jogadores a evoluir na B e emprestados que vieram de grandes épocas e que, além de qualidade, podiam trazer Emoção e Orgulho de jogar no Sporting (algo que as contratações não demonstram, excepto Dost; e que Elias nunca demonstrou...). O que se fez a esses jovens? Adeus ou volta para a B!

    O desequilíbrio é enorme. William olha para o lado e vê um Elias (que deve ganhar mais que ele). Gelson deve ser o jogador mais mal pago da linha da frente. Isto não pode estar bem.

    um abraço

    ResponderEliminar
  4. Tal como em Vila do Conde, demos a primeira parte de avanço. E depois quando acordamos já fomos tarde. Um Dortmund sem algumas das suas principais peças e que durante o jogo ficou sem outras tantas, acabando o mesmo com várias adaptações. Mas para "arrumar" o Jesus é suficiente. E por falar em Jesus, se ele está castigado porque raio fala antes e depois do jogo? Não podia ter passado essa função ao adjunto? Sim, é pertinente falar dos reforços que até ver não o são, mas o que dizer de Semedo e William? Péssimos! Perdidos, cheios de erros, inseguros.
    Mas aquilo que todos devemos pensar é termos um presidente que no dia deste jogo anda a dar conferências de imprensa para comentar um comunicado do SLB. Mas querem milagres?!?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)