sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Jesus e os milagres por fazer

No que a este inicio de época diz respeito, não me parece que haja razões para alarme, mas há já vários motivos para preocupações. Pelo menos três, se o foco estiver apenas nos resultados, como é normal entre os adeptos. E essas três, como é fácil de entender, têm nome: Rio Ave, o Guimarães e Borússia de Dortmund. 

Todos estes resultados têm em comum alguma dose de surpresa, por não ser expectável tanta fragilidade numa equipa que tinha construído de si própria precisamente a imagem oposta. A preocupação é natural por se perceber que ainda está por encontrar o equilíbrio da equipa e que, caso este não surja rapidamente, a possibilidade de ficar na estação a ver partir o(s) comboio(s) acabará por se colocar.

São já várias e abundantes as análises sobre as razões particulares das derrotas com o Rio Ave e Borússia  empate com o Guimarães. Tendo estes resultados acontecido num curto espaço de tempo, creio que se justifica percebê-los não de forma isolada, mas sim enquadrados por um contexto comum de problemas que se arrastam sem serem resolvidos.

A questão dos laterais tem sido profusamente analisada, pelo que não vale a pena repisar. O mesmo para a ausência de Adrien. O jogo com o Borússia trouxe agora à ribalta, pelas piores razões, os nomes de Elias e Markovic, estendendo-se as culpas e dúvidas sobre outros jogadores.  

Sobre Elias já aqui dei conta da impressão que, tal como William, foi mais vitima que réu. Markovic também o é claramente, seja das suas próprias características, como do facto de ter andado de mochila às costas nas últimas épocas, sem estabilidade e qualidade que lhe permitissem apurar e consolidar o talento que já demonstrou e nada ter feito que recomendasse estar em condições mínimas para assumir a titularidade.

Ora, mais do que olhar para este ou aquela questão de ordem individual, parece-me inevitável que as atenções se têm que centrar nas escolhas e no trabalho de Jorge Jesus. Não tanto nas razões porque não procurou melhores jogadores, algo que poderei fazer mais tarde, mas porque, tendo ao seu dispor vários jogadores, escolhe uns em detrimento de outros, os lugares onde os põe, forma e a frequência que o fazem, etc. Aí parece-me fácil apontar aquilo que me parecem erros ou pelo menos opções questionáveis ou que não têm dado resultado. 

Por exemplo:
- A individualização de erros dos laterais ou do peso da ausência de Adrien remetem-nos para uma questão mais estrutural, directamente relacionada com articulação da equipa como um todo e entre os diversos sectores. Afinal os laterais, sendo o que são, não pareciam tão maus na época passada e Adrien é apenas um naquilo que devia ser uma equipa. 

- Parece-me pois que é a falta de solidez anteriormente exibida que expõe à evidência as fragilidades dos jogadores que de si já não são bons e que, pelas mesmas razões, impede os melhores de jogaram ao seu melhor nível. Mais do que trocar este por aquele é urgente encontrar um modelo que reequilibre a equipa nos diversos momentos de jogo e isso ainda está por acontecer.

- A aposta de Jorge Jesus em Alan Ruiz para segundo avançado não se justificou e com isso perdeu-se a oportunidade de experimentar e consequentemente preparar outros jogadores. Markovic acabou por fazer poucos minutos, Campbel nem sequer foi testado e quase não jogou ainda, Castaignos parece não contar para o totobola.

- A forma aparentemente errática, sem continuidade, com que entram e saem jogadores também não parece ser o meio de proporcionar nem segurança nem as indispensáveis rotinas.
Jesus goza da fama de fazer milagres e por isso colocou muito alta a expectativa relativamente ao que poderia fazer relativamente ao crescimento de alguns jogadores. O que agora se lhe pede é "somente" que faça o milagre - leia-se "encontre outra vez a fórmula" - de tornar uns invisíveis para que outros, os melhores, possam novamente aparecer.  E pelo meio tem ainda outro milagre por realizar: fazer parecer aos nossos olhos que os muitos milhões gastos nos novos jogadores foram um bom negócio.

8 comentários:

  1. Quando Bruno de Carvalho deu assinar um contrato ao nível de um dos melhores treinadores do mundo, não significa que contratou um dos melhores, mas somente um dos melhores treinadores Portugueses. E não é por JJ ter colocado na época passada o Sporting a jogar o futebol bonito e vistoso como é hábito ver nas equipas por onde passou, mas que acabou por ganhar somente a Taça da Liga com um plantel muito superior ao de épocas anteriores e com total apoio da direcção em geral e do Presidente em particular que faz de JJ um dos melhores do mundo; E não é por ele ter sido obscenamente recompensado com um novo contrato milionário no final da época passada e que o coloca no TOP 15 dos treinadores melhor pagos do mundo que igualmente faz de JJ um dos melhores do mundo. Marco Silva ou Jardim tendo em conta os planteis que lhes colocaram á disposição e até pelo o apoio que tiveram por parte da direcção comparados com JJ, são muito melhores. Infelizmente JJ tem sem duvida muitas qualidades como treinador, mas efémera em pouca qualidade em especial na vertente de versatilidade tática e leitura de jogo como ficou bem patente em determinadas ocasiões da sua carreira. Mas o seu maior ponto fraco é mesmo o seu EGO ser maior que um qualquer interesse superior do clube que representa como também já demonstrou aqui ao serviço do nosso Sporting. E se conversas de burro não chegam ao céu, muito menos burros velhos aprendem línguas.

    Um bem haja.
    Somente de mais um que só quer ver o seu clube a ser campeão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leão,

      De acordo com tudo. E o melhor é q o JJ também está de acordo e até o reconhece quando lhe fazem perguntas relacionadas com o jogo.

      "São jogadores que ainda não conhecem muito bem o processo defensivo da equipa. O que é verdade é que estamos com algumas dificuldades na nossa primeira linha em termos aquela intensidade defensiva do ano passado. O Slimani, o Adrien que está de fora, o João Mário, o Teo… Com o tempo o Bas vai melhorar muito isso, assim como o jogador que jogar ao lado", explicou o técnico. De qualquer maneira, Jesus frisou que a equipa vai melhorar nesta área: "Vamos para a oitava jornada e é uma questão de tempo. Vamos apanhar as mesmas ideias e características do ano passado na pressão alta".

      É frequente dizer-se que as equipas se constroem pela defesa. No caso das equipas de JJ acho que não erro se disser que se constroem pela forma como a equipa defende, em organização e em transição, e que isso começa pela actuação dos avançados. Ou seja, é a primeira linha que nos está a falhar na hora de defender. E os laterais, por exemplo, são apenas o elo mais fraco porque estão a ser confrontados com situações de mais dificuldade (e para as quais não têm capacidade de resolver sozinhos) do que as que estavam habituados anteriormente. Resolvida a forma de defender, tudo o resto se começa a encaixar: bola recuperada mais à frente ou com adversário mais desequilibrado e as oportunidades de golo surgem com mais facilidade.

      Em circunstâncias normais, diria que não estaríamos sequer preocupados. Acontece que o campeonato português se vai decidir novamente nos 80 pontos e não há muito tempo para acertar o passo. Depois, há outros aspectos que só servem para criar confusão fora de campo mas que influenciam a performance desportiva: as expectativas criadas no fecho do mercado e o ruído à volta da personalidade do JJ (como se vê pelo comentário acima) geram pressão e impaciência. Sobre estes, espera-se que - aqui também a minha cobrança - o presidente, a estrutura e o treinador sejam fortes e estejam à altura das afirmações que fazem e do nível de bazófia a que nos têm habituado.

      Abraço,
      João Barata

      Eliminar
    2. Taça da Liga?

      Eliminar
  2. Embora nao goste do Jorge Jesus,desde a celebre frase do limpinho,limpinho nao tenho duvida alguma de que o mesmo e o melhor treinador a actuar actualmnente em Portugal e tambem nao tenho duvida alguma que o seu Valor se vai fazer sentir no Sporting mais Cedo ou mais tarde.Vamos pois dar tempo ao tempo e como diz o velho ditado:O ultimo a rir e o que ri melhor.Sporting ate morrer,a ganhar e a perder.....

    ResponderEliminar
  3. "E pelo meio tem ainda outro milagre por realizar: fazer parecer aos nossos olhos que os muitos milhões gastos nos novos jogadores foram um bom negócio."

    Então vou comentar só JJ a nível financeiro, onde nem do dinheiro dele consegue tomar conta. E no Sporting parece que ainda ontem explicou que passámos das contratações cirúrgicas do Bruninho para os novos jogadores que nem têm que ser reforços e muito menos titulares. Para o circo ser completo só falta o regresso do palhaço do cozinheiro às lides dos outros interesses. Para já parece que anda apertado.

    ResponderEliminar
  4. EU apenas acho que o Jesus, com o investimento feito no plantel e com o que recebe de ordenado, não ganhar é que é um milagre. Um milagre inaceitável, como é lógico.
    Que todos se preparem que mesmo com a quantidade absurda de jogadores que entraram no início desta temporada (em detrimento de jogadores da formação com tanto ou mais valor), na reabertura de mercado haverá nova pequena revolução! Veremos os custos da mesma. Para já no rácio troféus/salário do treinador estamos com uma supertaça por 8 milhões ao ano... parece-me carote...

    ResponderEliminar
  5. Primeiro fomos precipitados na aquisicao de alguns jogadores (Petrovic, A. Ruiz) a cabeca, porque desde a epoca passada sabiamos que os laterais eram SABUAS autenticas e em vez de resolver primeiro isso JJ, preferi primeiro contratar as pressas e apenas para a frente, isso foi dos maiores erros da direccao e de JJ.
    O ego e outra coisa que lhe faz nunca ser melhor do que poderia ser, gastou-se tanto dinheiro emA Ruiz que muito sinceramente espero que val apena o esforco porque isso ja irrita muito. Reforcamos o banco mais o 11 nao, insistir em Markovic e so para mostrar ao mundo que ele consegue recuperar jogadores e isso nao lhe levara a lado nenhum.
    O afastamento do Matheus Pereira so da vontade de rir para nao chorar, e dos melhores do plantel e ja demostrou isso inumeras vezes, mas por causa de todo mundo saber que Matheus e craque ele tenta procurar sempre os menos vistosos, gracas a sua teimosia e a boa cabeca de Gelson deu resultado mas JJ, e teimoso e para o mal.
    Durante o jogo vi ai muitos momentos em Markovic que se fosse Matheus com certeza faria melhor, ate quando entrou Andre so levei as maos a cabeca com tamanho disparate de analise dos seus colaboradores que parece que fazem tudo mecanicamente, porque quem pensa por si tiraria Markovic ainda na primeira parte ou mesmo ao intervalo.
    Outra coisa que JJ faz muito e dar 65/70 a um 11 e so depois mudar mesmo que a equipa esteja uma lastima nunca reenventa as suas escolhas sao quase programadas antes dos jogos.
    Para mim continuar com Marco Silva seria sempre melhor e so desejo que quando JJ for embora que contratemos Paulo Fonseca porque nao acredito muito que Jardim tal como M Silva voltem.

    ResponderEliminar
  6. Com o Dortmund foi para o Sporting aprender. Com o Tondela o Sporting teve um jogo difícil, porque vinha de um jogo com muita intensidade frente ao Dortmund. Alguém viu por aqui o treinador do Sporting?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)