Foi talvez um dos melhores dérbys dos últimos tempos, muito intenso, muito disputado e com o resultado em suspenso praticamente até ao final. Do ponto de vista táctico as equipas encaixaram-se como siameses nos minutos iniciais para se separarem por iniciativa do Sporting, que começou paulatinamente a procurar assumir o jogo.
Mas é difícil superar um adversário bem preparado e simultaneamente dar a volta à sorte. O Sporting foi apenas inferior em dois pontos decisivos para o desfecho do jogo: em alguns momentos defensivos, onde acumula erros e "distracções" fatais, quase sempre a partir das laterais, e na eficácia atacante. Parece pouco mas é quase tudo.
E depois teve azar, porque Jorge Sousa deve ter faltado às consultas do Jorge Oculista. Há pelo menos dois lances passiveis de penalty, sendo o de Nelson Semedo inaceitável. Mas posso até pensar que foi um problema de visão. Mas quando o jogo chegava ao fim, nos últimos minutos, o árbitro erra praticamente todas as decisões contra nós, que anteriormente não falhou em lances idênticos, ficando a sensação de que o senhor sabia o que tinha que fazer. Conseguiu pelo menos atenuar a intensidade da nossa reacção e desestabilizar a equipa.
Mas há também responsabilidades da nossa parte. No que diz respeito ao processo defensivo o Sporting sofre o primeiro golo numa transição rápida em que Zeeglaar se deixa literalmente "comer pelas costas" por Sálvio, que ainda na parte final do lance se encontrava vários metros atrás, para ir fazer golo metros à frente do defesa. O segundo golo acontece no centro da nossa pequena área, com João Pereira a esquecer-se de Jimenez, precisamente o jogador a quem estava agarrado fracções de segundo antes. Continuamos a ser penalizados por estas debilidades que nos estão a custar resultados após resultados e não se vislumbra o fim para eles.
Depois há decisões infelizes de Jorge Jesus, que parece gostar de jogar com pelo menos um jogador em campo. Bryan Ruiz está sem estamina, não tem poder de explosão. É verdade que nunca foi o seu forte, mas o que eram inteligência, esclarecimento, definição, é agora lentidão e complicação, emperrando o jogo. Percebeu-se a diferença com entrada de Campbell, sem que se entendesse porque saiu Bruno César e não Bryan. Não satisfeito trocou um Ruiz lento por um Ruiz (Alan) parado ou invisível.
Fizemos ainda assim um grande jogo e é a isso que temos que nos agarrar, agora que voltamos ficar a cinco pontos de distância e depois de dar um trambolhão na classificação. Mas quando há qualidade como a que exibimos hoje tem de haver esperança.
Devemos também realçar que o vencedor acabou por ser premiado por uma equipa muito eficaz e que do ponto de vista dos seus interesses esteve sempre muito bem, sabendo aproveitar muito bem aqueles pontos que todos sabemos serem os nossos pontos fracos.
Realces individuais para a exibição monumental de William na segunda parte e pelo exemplo de Adrien durante todo o jogo. Patricio continua num momento fabuloso e fosse sempre por ele e estaríamos bem melhor.
Mas este jogo não deixa de lançar sérias interrogações sobre a real valia do nosso plantel, especialmente quando comparamos os jogos do ano passado com este mesmo adversário e as opções que Jesus tinha então à disposição e as que tem hoje. Vários milhões depois, e ao contrário do que pareceu na pré-temporada, a dúvida sobre a qualidade das decisões são cada vez maiores e mais justificadas.
"Não satisfeito trocou um Bryan lento por um Bryan (Alan) parado ou invisível."
ResponderEliminarcorrecção: trocou um Ruiz lento por um Ruiz (Alan) parado
Leão,
difícil falar disto. estou contigo neste post.
Farto de incompetência, farto de pequenos detalhes e farto de perder.
Até vi o jogo de forma calma, mas os últimos 5 minutos de Jorge Sousa tirou-me do sério.
É isto o nosso futebol.
Obrigado Cantinho.
EliminarLimpinho limpinho foram as 30 faltas do scp sem cartões, limpinho limpinho foi o árbitro a anular contra ataques isolados do Benfica só porque lhe apetecia, limpinhi limpinho foi a descomuncação social abafar o autogolo do franguício contra o boavista (escondendo as outras 4 cameras de angulos diferentes), limpinho limpinho foi o penalty do coates contra o boavista e hoje contra o Benfica. Limpinhi limpinho é esse triste clube de chorões na europa. Qualquer equipa de nome esquisito vos enche o saco. Limpinhi limpinho. Com árbitros estrangeiros o william nunca acaba os jogos..limpinhi limpinho. A única coisa que vos dou razão é que o RV só ganha a equipas fracas. Hoje provou isso.
ResponderEliminarLimpinho limpinho e a tua TV corrupta esconder os lances, caladinhos que nem ratos .
EliminarSó é limpinho quando lhes interessa, quando jogaram contra o Porto nem uma palavra.. quando o patrício tira a bola dentro da baliza nem uma palavra... quando o William dá uma cotovelada para vermelho que o tirava do Derby nem uma palavra...
EliminarEstá tudo dito no post. Superioridade do Sporting sabotada por erros crassos do juíz de campo e pelas debilidades próprias. Enm primeiro lugar os dois laterais - um tema recorrente esta época - a serem "comidos" de forma amadora. Outro jogo na época passada com Téo - com Montero de reserva - e com Slimani (bem substituído pelo holandês). Os reforços que adquirimos para o lugar tão importante na estratégia de JJ de segundo avançado, todos juntos não fazem um. Foi um fracasso que nos irá custar caro. A menos que em Janeiro os devolvamos para algures e possamos adquirir um bom segundo avançado. Extraordinária supremacia do Sporting na segunda parte mesmo quando JJ resolveu passar a jogar com menos um.
ResponderEliminarDificilmente teremos hipóteses de lutar pelo título.
Já vi e ouvi futebol suficiente por hoje. Um dos treinadores mais caros da Europa para ganharmos ao Benfica por penaltis... E a um não treinador.
ResponderEliminarA minha expectativa para o derby de hoje antes do jogo. Esta época já tinha visto bons jogos de ambas as equipas. Logo estava preparado para qualquer resultado. Infelizmente para o futebol o Benfica apareceu muito encolhido hoje na Luz. Se calhar não por acaso nesta fase da época e ganhou. Talvez porque tem mais classe na finalização. Agora o Sporting querer ganhar o derby por penaltis depois dos 90' não lembra o diabo. Quando perdeu porque marcou menos golos. Como acontece aliás quase sempre quando se perde. E apesar de não ter gostado nada deste Benfica, parabéns ao adversário.
O resultado hoje na Luz só vem provar que só se deve pensar num jogo de cada vez. Mas para isso era preciso um grande treinador. Adeus Europa.
ResponderEliminarConcordo com quase tudo, mas quando se fala de milhões a mais e qualidade a menos está se a fazer mal as contas. Parece que o Sporting só contratou não aumentou a qualidade. Quando a verdade é que foram 75 milhões de euros que entraram para saírem dois dos melhores jogadores do ano passado. Até se pode criticar a política de aquisições da equipa, mas analisando bem "trocamos" um excelente jogador (Slimani) por outro bom jogador (Bas) e ganhamos 20 milhões e perdemos JM e esse ainda não conseguimos substituir, mas convenhamos que jogadores desses custam muito... Cerca de 45 milhões.
ResponderEliminarRespeito a opinião, mas incompetência é incompetência, e o que se tem visto é pura incompetência, não há outro nome para isso.
EliminarVamos por pontos:
1. Esta equipa tem um dos treinadores mais caros em todo o planeta. Ganha bem mais que os dois treinadores rivais juntos.
1.1 A massa salarial é muito maior que a do campeão em título, que também chegou aos quartos da Champions:
1º trimestre do SLB em 15/16 (16/17 não é público): 12.4 milhões.
1º trimestre do SCP em 16/17: 15 milhões.
Fonte: Relatório e Contas.
+2.6 milhões só em 3 meses, trata-se um investimento enorme.
2. O líder do clube está na sua quarta época, e sempre se apresentou como alguém que percebia imenso de futebol, gestão, enfim, alguém que domina todas as matéria ligadas ao clube, e que raramente se engana. Quantas vezes, desde que foi eleito, admitiu que erro na gestão do futebol?
Tanto que é assim que constantemente dá entrevistas e palestras onde se gaba do que fez no clube ser um exemplo para o resto da Europa.
3. Esta equipa, este plantel, é o resultado de quatro anos de trabalho com a mesma estrutura e o 2º ano com aquele que é provavelmente o treinador mais experiente em toda a história do futebol português, vai na oitava época num grande. Já competiu 6 vezes na Champions!
4. Na pré-época Bruno de Carvalho investiu mais de 30 milhões de euros em jogadores. Fonte: relatório e contas.
Portanto quando se diz que que existiam 2 jogadores importante para substituir devemos acrescentar que existiram... 30 milhões de euros para resolver esse problema.
Estamos a falar de 15 milhões de euros para cada posição.
Se isto não é suficiente, quanto é? 40 milhões? 50?
Conclusão:
Creio que tudo o que mencionei são factos objectivos, portanto a partir daqui resta esperar que a direcção mude de rumo, ou seja, passe a ser competente.
Cumprimentos.
Muito triste com o que se passou ontem, com o discurso de vitória moral e o queixume sobre a arbitragem do costume. Continua tudo igual, isto de facto custa muito.
ResponderEliminarhttps://leaopessimista.blogspot.pt/2016/12/as-coisas-que-custam-mudar-e-o-futuro.html
SL