Quantos campeonatos tem o Sporting?
A história dos campeonatos é simples. Até 1935, havia uma única competição principal, o Campeonato de Portugal, que funcionava por eliminatórias. Era esta competição que era a mais importante e que destacava uma equipa por ano, sendo essa a campeã, como relatavam jornais.
Por 1935, querendo atualizar o modelo competitivo, porque Portugal havia perdido em seleções contra Espanha com uma cabazada, pensou-se em aumentar o número de jogos, em sistema todos contra todos. Mas havia uma grande incerteza se as equipas tinham recursos para isto.
Avançou-se e criou-se a Liga Experimental para ver se funcionava. A primeira edição não teve grande sucesso. O FC Porto ganhou mas nem troféu teve porque continuava a ser algo experimental. O Campeonato de Portugal era ainda a competição a que se dava toda a atenção.
A Liga Experimental era uma prova subalterna do Campeonato de Portugal. Um pouco como a Taça da Liga hoje. Aliás, a participação na Liga Experimental permitia qualificar para o Campeonato de Portugal, que continuava a ser a principal competição.
A Liga Experimental foi ganhando sucesso e teve mais três edições, até 1938. Os adeptos passaram a apreciar haver confrontos mais frequentes entre os clubes e concluiu-se que afinal as viagens constantes por um país sem grandes vias de comunicação eram possíveis.
Daí que a FPF tenha reformulado o quadro competitivo em 1938, fazendo o que se impunha. Degradou o Campeonato de Portugal para ser oficialmente a segunda prova e determinou que a Liga Experimental deixava de ser Experimental, inaugurando os campeonatos como os conhecemos.
Esta decisão da FPF é central porque demonstra a necessidade de fazer da Liga Experimental a principal competição. Sem esta decisão, o Campeonato de Portugal continuava a ser a principal competição e a coroar o campeão.
Portanto, a partir de 1939 não há quaisquer dúvidas sobre quem é o campeão, que é quem ganha a Liga, e sobre o que é a Taça de Portugal, uma segunda prova no quadro competitivo, que deixa de coroar campeões.
Resta saber o que fazer às provas anteriores. Porventura, o entendimento mais correto seria só considerar que havia campeões quando o quadro competitivo estabilizou e foi considerado o sistema todos contra todos a competição principal. E só a partir de 1939 haveria campeões.
Mas tal seria injusto para a história do futebol português desde 1922, que, basta folhear jornais da época, tinha claros vencedores todos os anos, os vencedores do Campeonato de Portugal.
Não há dúvidas sobre quem foram os campeões do povo de 1922 a 1938: foram sempre os vencedores do Campeonato de Portugal. A Liga Experimental só passou a coroar o campeão a partir de 1939, por decisão da própria FPF.
Qualquer outro entendimento, que aliás não tem tração histórica, pois a Liga Experimental só passou a ser considerada prova mais importante que o Campeonato de Portugal nos últimos 20 anos, atraiçoa a memória. E sobretudo desrespeita a decisão da FPF de 1938.
*Por Pedro Almeida Cabral
Nem com a derrota inequívoca, dita pela boca dum lagarto menos imbecil do que os outros, como é o Arnaut, nem assim se calam com isto? Mas querem reescrever a história? Querem ganhar campeonatos fora de campo? Tenham vergonha... comecem mas é a mudar as inscrições patéticas no estádio, e devolvam o dinheiro aos atrasados mentais que compraram cachecóis e relógios com a inscrição mentirosa de mais 4 campeonatos, lol. É que vocês nem sequer precisavam deste triste episódio do número de títulos para andarem sempre cobertos do ridículo, mas enfim...
ResponderEliminaró viúva: que me perdoem os donos aqui do tasco, sem ofensa para os de índole mais sensível, e que tal se estudasses um pouco de História? Uhm? E que tal se deixasses de exibir esse tropismo bacoco contra quem não pensa exactamente como tu? Uhm?
Eliminaré que a cegueira -, eu sofro dela há 66 anos, tantos quanto tenho de vida -, a mim não me afecta o raciocínio! Já a ti, é o que se pode ver, ou ler, para ser mais preciso!
cura-te amigo! O teu futebol clube de carnide e missas cantadas ficaria até com, parece, mais de quarenta títulos de campeão. Só que a cegueira de espírito, o dito tapado e camuflado não te permitem aquela visão lateral que é apenas detida por quem não anda â nora!
Se percebeste o que escrevi, responde! Se não, um abraço e um queijo da serra!
O Arnaut é lampião, caso não saibas viúva.
Eliminar
EliminarAquele que acima se designa como viúva de bruno de carvalho, devia se designar como A VIÚVA DO ORELHAS LADRÃO DE CAMIÕES!
O Arnaut presidente da MAG da FPF é um lampião dos 4 costados e ele nem sabe.
Incomoda-se que venha ao de cima A VERDADE DESPORTIVA, porque sabe no caso de acontecer, o seu clubeco corrupto fica a perder.
Na época 1993/94 festejaram o 27º. como se pode ver aqui na capa da revista RECORD:
http://1.bp.blogspot.com/-YNGMD1KqJLw/U3zkR_uHlzI/AAAAAAAASk8/0ID560k5rTc/s640/27%C2%BA+T%C3%ADtulo+do+Benfica.jpg
Pergunta-se quantos é que ganharam depois, até à época actual... 7! Juntando-se estes 7 aos 27 até 1993/94, soma-se (27+7=34) mas a corja corrupta marca na sua carroça vermelha...37! kkkkkkkkkkk
Cada clube tem os adeptos que merece...e é bem certo! Quase ninguém se safa! Até teve 3 presidentes que foram presos por falcatruas de todo género!
Antes de mais gostava de agradecer ao Pedro a amabilidade de permitir a partilha do artigo. Como toda a gente percebeu para oferecer 3 títulos experimentais ao SLB a FPF não se coíbe de retirar a outros títulos ganhos com toda a legitimidade. E, não satisfeita, sacode a água do capote e envia para a AG a responsabilidade de ratificação. E quem é que na AG está habilitado para apreciar uma questão eminente jurídica? A ANTF, a associação dos massagistas, dos médicos, etc, etc?
ResponderEliminarComo indiquei no Camarote Leonino, acho que o SCP travou a batalha errada. Não deveria ter travado a batalha de querer ser coroado campeão nacional mais 4x e sim a batalha de chamar às competições aquilo que elas eram na altura.
ResponderEliminarPortanto se temos 4 Campeonatos de Portugal, somos vencedores do Campeonato de Portugal por 4 vezes não 4 vezes campeões nacionais.
E por esta lógica, as 4 Ligas Experimentais, não faziam parte do Campeonato Nacional, logo também não devem ser juntas aos títulos de campeão nacional, devem ser lidas como "Vencedor da Liga Experimental".
É muito mais séria e mais de acordo com as atas da altura.
Só no futebol é que um clube ser vencedor do Campeonato de Portugal não significa ser Campeão Nacional.
ResponderEliminarTristeza!
Quando é que decidiram atribuir o título de campeão nacional aos vencedores das ligas experimentais, quando era claro que só a partir de 38/39 o campeão nacional era decidido em diferentes moldes?
ResponderEliminar