As transferências de Palhinha & Matheus Nunes
Palhinha & Matheus Nunes parece ser um bom nome para uma banda sertaneja mas são, para já, uma das melhores duplas de centro campistas que tivemos nos últimos tempos. Provavelmente já tivemos nomes mais sonantes mas esta ficará para sempre gravada nos alicerces do titulo de 2020/21.
Quanto vale Palhinha?
Foi a discussão que se instalou quando começaram os zunzuns de uma possível transferência. O nome do pretendente também veio à baila (Wolverhampton), bem como o do empresário Jorge Mendes. As últimas noticias afinal parecem dar como iminente a ida para o Fulham, do nosso conhecido Marco Silva, clube que acaba de regressar à Premier League. Os valores envolvidos, porém, mantém-se mais ou menos dentro do mesmo nível - 20 milhões - muito longe dos 30 ou até 50 de que se falou no ano passado.
Para um adepto como eu o valor de Palhinha é muito superior aos 20 que parecem estar em causa. É um jogador da casa, um dos capitães, de carácter e comportamento irrepreensíveis. Um modelo, se atendermos ao percurso pleno de humildade e abnegação, que o levou a "imigrar" para novas paragens até surgir como a muralha quase inexpugnável em que se tornou, e um dos pilares do título 2020/21. Mas o mercado não se faz de afectos, é regra geral implacável, como parece ser com esta aparente desvalorização de um dos jogadores fundamentais para Rúben Amorim.
Duvido que o Sporting tenha tido uma proposta de 50 milhões ou de até de 30, a não ser pelos jornais. Regra geral o que serve de mote para uma transferência a este nível são muito mais as ofertas aos jogadores do que aos clubes. 50 milhões dificilmente não teriam sido aceites por Zenha, faltando saber o que representariam para Varandas, uma vez que as contas de Rúben Amorim são feitas com outros números nas parcelas: os do rendimento da equipa acima dos €'s. Mas se houvesse interesse real de um clube este teria feito chegar aos ouvidos números suficientemente desestabilizadores para não o fazer vacilar e provavelmente teria ido então.
Veremos se se confirma a saída e que valores estarão envolvidos. O valor é feito pelo mercado e na posição, com a idade e estatuto de Palhinha não se fazem muitas transferências acima destes valores.
Que clube
Se eu pudesse escolher um clube, dentro do leque dos falados nos jornais, seria o Atlético de Madrid. Continuava a lutar por títulos com um treinador onde o seu jogo seria objecto de maior exposição. E até pela idade, manter-se-ia ao mais alto nível mais tempo.
Quando sairá Matheus Nunes?
Guardiola retirou-o do anonimato e a sua saída do Sporting acontecerá em breve, nesta ou na época seguinte. A profecia de pagar Rúben Amorim, tida inicialmente como megalómana, acabará por revelar-se modesta. Se os valores de que se fala forem reais - 40/50 milhões - dificilmente a transferência não se fará de imediato. Ao se lê a hesitação estará do lado do jogador, que pretende um clube de alguns patamares acima do Wolverhampton. Ao que parece o Sporting aceita aqueles valores.
Compreendo a ambição de Matheus Nunes mas o que pode ter sucedido com Palhinha de um ano para outro devia fazer reflectir o jogador: há águas que não passam duas vez por baixo da mesma ponte. Apesar de denotar confiança no seu valor, Matheus Nunes não tem presente que a possibilidade de jogar com regularidade num clube como o City, Liverpool ou Chelsea afigura-se remota no imediato. Como me dizia alguém que percebe mais do que eu disto, jogar no Wolves, com um treinador que o parece querer para o imediato, oferece-lhe a possibilidade um estágio altamente remunerado e o potencial que já demonstra dar-lhe-ia muito em breve o passaporte que deseja para um dos Big5.
Mantendo-se o Sporting agradece. O reforço real das equipas acontece, em regra, mantendo os titulares. Mas sabemos o quão difícil é de fechar os olhos e as portas do cofre a tanto dinheiro.
*foto jornal Record
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.