segunda-feira, 18 de março de 2013

Ser candidato é fácil e a "nós" se deve e impugnação das eleições em aberto?

Este fim-de-semana dediquei algum tempo à leitura das entrevistas dadas pelos 2 candidatos que, em principio, disputarão a vitória no próximo sábado. Dessa leitura retiro uma conclusão em tudo idêntica à que havia retirado da leitura dos seus programas: equivalem-se. 

Equivalem-se no seu aspecto mais importante, contribuem muito pouco para uma tomada de decisão consciente sobre o destino a dar aos meus votos. Há muito "vamos ver", muito "achismo" ou enunciação de "medidas" que mais não são do que banalidades. Fica quase tudo para depois das eleições, o que subverte um pouco o seu sentido: deveríamos estar a votar num modelo de governo do clube e não de pessoas.

Mas há algumas diferenças que merecem ser assinaladas porque a mim me dizem alguma coisa. Reparei na primeira página do jornal "O Jogo" de ontem, onde BdC acusa Couceiro de se comportar como um rufia. Rufia

Eu não sei se BdC domina bem a língua portuguesa, até porque a seguir também usa o verbo "mediocrizar", que deixa algumas dúvidas sobre a sua correcção, mas isso é um pormenor. Mas rufia é uma derivação do substantivo "rufião" que significa:

1- Indivíduo que vive à custa do que uma prostituta ganha.

2-Pessoa que se envolve frequente ou facilmente em brigas.

Com toda a naturalidade BdC queixa-se linhas abaixo do nível da campanha de Couceiro, dizendo que "os Sportinguistas não querem um discurso de quezília de truculência"! Acrescenta que "não entra em debates de carácter" apesar de saber que Couceiro "já foi empregado em vários clubes".

E como BdC se queixou também de Couceiro "em cada 10 palavras usar o seu nome em 5" dei-me ao trabalho de contabilizar, nas 2 entrevistas que tinha disponíveis, (O Jogo de ontem e o Record de sábado) e contabilizar as vezes que cada um dos candidatos se refere ao seu oponente. E além disso retirei as frases para que se consiga perceber os contextos. A entrevista de BdC tem 2 páginas e a de Couceiro tem 4.

BdC ao Jogo:
Há 2 anos apresentei uma estrutura com Inácio Virgílio e José Couceiro que ia ficar com a logística ao nivel do futebol.


Espanta-me que em cada dez palavras de Couceiro 5 tenham o meu nome. Os Sportinguistas não querem um discurso de quezilia e truculência. (Pedro Gomes no dia anterior declara que Couceiro é um perdedor nato, dias antes BdC inicia as hostilidades insinuando que Couceiro anda à procura de emprego).


E não há dúvidas que José Couceiro é o herdeiro de GL.


Já vi José Couceiro utilizar com requinte a palavra Vale referindo-se a Vale e Azevedo.


Foram à procura de alguém que na ideia deles mesmo não tendo soluções para o Sporting me pudesse vencer falo de José Couceiro.


É uma irresponsabilidade em linha com o discurso de Couceiro que diz que o clube está numa situação de sobrevivência e precisa de não sei quantos milhões. (Já em Novembro BdC dizia que “Este é o momento mais grave que o nosso Clube já atravessou nos seus 106 anos de história.  Quer a nível desportivo, quer a nível financeiro, atingimos limites que colocam em causa toda a razão de existência do Sporting Clube de Portugal.”  O que mudou agora para BdC se sentir autorizado a fazer este reparo?).


A passagem de José Couceiro pela Rússia deve tê-lo marcado fortemente.


Esse candidato (José Couceiro) entende que tudo é para arrasar.

Couceiro ao Record
O Sporting está cheio de problemas para virmos agora evocar que a mesa da AG foi eleita pela lista de BdC. Nem pensar nisso.


Já tinha sido convidado por ele (BdC) em 2011. 2 anos depois fui novamente abordado.

Cada  um que conclua o que quiser. Da minha parte o que fica é um estilo de BdC que me desagrada, que foi adoptado por grande parte dos seus apoiantes e que me remete para o pior que vi em FSF e Bettencourt, na falta de respeito por quem não perfilhe as suas ideias. Tenho feito um grande esforço para não formular a minha decisão de voto num voto contra "isto" e "estes". Mas que o esforço é grande lá isso é...

Não sei se Couceiro ou alguém da sua campanha - há acusações feitas à empresa que lhe faz a comunicação que ainda não vi concretizadas - usa de idênticos procedimentos ou linguagem. Em Couceiro estranharia, confesso. 

Mas esta questão é menos importante do que constatar que se este tem sido o foco da campanha eleitoral ou pelo menos um dos seus aspectos mais relevantes, aos sócios se pode agradecer. Não a todos, mas a um grande número, sem dúvida e no que toca à blogosfera, à sua quase generalidade.

No que à blogosfera diz respeito, a sua maioria tomou como matéria de decisão do voto o facto de se "ser ou não da continuidade", centrando por isso o debate numa questão que será, face a outras, de somenos importância no dia 24. 

Além de desviar as atenções e ser redutor, facilita a vida aos candidatos: é muito mais fácil proferir esta acusação ou fazer a demonstração do seu contrário do que demonstrar capacidade para resolver ou o pelo menos tratar a complexidade das matérias que lhe aparecerão em, calcula-se, em avalancha. 

Também ajudaria muito que as diversas sessões de esclarecimento não fossem actos de aclamação e entronização. Este é o tempo de obrigar os candidatos a apresentarem os seus planos para a redução do orçamento da SAD, quem são os investidores, se os têm, como pretendem levar a cabo a reestruturação financeira, ou enfrentar a possibilidade de termos que estar ausentes das competições europeias, por força de uma hipotética adesão ao plano de recuperação de empresas, ou simplesmente como convocar TODOS os Sportinguistas para a refundação que se adivinha. Doutra forma a crescem as hipóteses de, depois das eleições, sermos apenas confrontados com inevitabilidades.

Votos por correspondência
Pela primeira vez seria possível aos sócios que moram longe da Grande Lisboa sem terem que se deslocar a Alvalade, o que reduzia em muito o maior sacrifício que lhes é exigido para exercerem o seu sportinguismo. Não me enganei no tempo verbal, "seria" porque sobram muitas dúvidas se tal ainda será possível de acontecer em tempo útil (até sexta-feira), porque há muitos, onde me incluo, que ainda não receberam os respectivos boletins para iniciar o anacrónico processo burocrático de validação. E há quem esteja em piores circunstâncias, por estar no estrangeiro.

A menos que haja um tratamento muito cuidadoso por parte da A.G., que terá que passar por um acordo entre todas listas, ficarão sportinguistas sem a possibilidade de participarem no acto eleitoral. Impugnação a caminho de quem não se conformar com os resultados que podem ser novamente renhidos é apenas uma das muitas hipóteses em aberto...

21 comentários:

  1. Caro LdA,

    Pouco tenho a dizer sobre estas eleições, mas como sócio do Sporting a minha escolha vai claramente para BC.

    Não porque este me convença, longe disso, mas porque na minha vida, e penso que na de quase todos os outros, as decisões mais recentes se têm baseado sempre na teoria do mal menor.
    Explicando melhor, se as hipóteses de escolha que tenho são todas uito más a minha opção não é nunca feita pela positiva, mas sempre na tentativa de que os estragos finais sejam os menores possíveis.

    Aliás acho que, nunca como hoje, as propostas dos candidatos me disseram tão pouco, isto porque acima de tudo já não acredito naquilo que dizem, e porque penso que aquilo que o Sporting precisa é duma profunda mudança de atores (neste momento já não acredito que a mesma possa ser incremental). Logo tem que haver uma rutura ou revolução. Esta só pode ser causada por um outsider ao regime.

    As minhas expetativas são tão tão baixas, que para mim se BC conseguir criar as condições para esta mudança de rutura já saio a ganhar. Mesmo assim tenho dúvidas perante alguns dos muitos cromos que o rodeiam (nomeadamente e à cabeça o Vicente Moura).

    Vamos atravessar o deserto, mas este percurso tem que ocorrer com protagonistas muito diferentes dos atuais. Esta revolução é necessária agora.

    Disse que a minha escolha era BC porque, vivendo no Algarve e não podendo ir a Lisboa no próximo sábado, não vou poder votar (e eram 9 votos). Já sei que poderia votar por correspondência, mas acho inacreditável que os nossos votos tenham que ir acompanhados por uma declaração de assinatura reconhecida (nem em eleições oficiais para o Parlamento é assim). Qual voto secreto?
    Além disso para que servem os núcleos? Porque não podemos votar nos núcleos, bastava que cada núcleo tivesse delegados de cada lista?

    Vivemos de fato na pré história, manda Lisboa e o resto é paisagem (e até sou Lisboeta)!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Segundo a informação prestada pelo Sporting, os boletins foram enviados durante a semana passada.Também espero pelo meu.

    ResponderEliminar
  3. Lá está, é a diferença de nível de cada um. Em BdC temos um LFV em potencia.

    ResponderEliminar
  4. Caro LdA,

    Creio que está a saltar a barreira que passa da tendência para o maniqueísmo. Por tudo quanto já escreveu muito atrás acho que não lhe assenta muito bem...
    Gostaria mais de o ouvir espalhar a sua verdade aos quatro ventos. Sem tibiezas.
    Queira aceitar um sorriso de malícia ao imaginá-lo, seja o consócio quem for, a escrever o seu post...

    SL

    ResponderEliminar
  5. Esta campanha tem sido marcada por uma enorme pobreza.

    Rejeito os rótulos que têm sido postos nas candidaturas e nos respectivos candidatos, rejeito e irritam-me profundamente os "sacerdotes brunianos" que gritam "excomunhão" a todos os que não colocam BdC no altar, numa lógica de quem não está connosco está contra nós.

    Não gosto da falta de concretização das propostas de ambas as candidaturas. E uma vez que por isso me vejo obrigado a olhar para as pessoas que se candidatam de um lado e de outro, considero que a equipa menos má é a liderada por JC. Além disso, reconheço a JC os conhecimentos suficientes para ser presidente. No sábado vou votar JC.

    Os "sacerdotes" podem começar a lançar os anátemas.

    ResponderEliminar
  6. ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

    ResponderEliminar
  7. O problema de haver tanto antagonismo entre quem é pró BdC e quem é pró JC deve-se ao simples fato que tanto uns como outros apenas só vêm os males dos outros nunca os dos seus logo ai qualquer tipo de discussão será infrutífera a culpa será sempre do "outro".

    Caso consiga votar (os boletins ainda não chegaram a minha casa) o BdC terá o meu singelo voto no entanto não me esqueço que dia 24 JC poderá ser o meu Presidente, e isto é algo que "todos" se esquecem.

    SL,

    ResponderEliminar
  8. Qt às candidaturas não me irei pronunciar mais. A minha decisão está tomada. Não creio em gdes surpresas nos debates televisivos e, sinceramente, menos ainda no seu efeito (alteração de preferência ou definição por parte dos indecisos...). No que acredito é que 95% dos sócios do SCP já terá tomado, igualmente, a sua decisão, independentemente do que ocorrer até sexta-feira. Dito isto, haja respeito pela opção individual de cada um... e pelo resultado das eleições.

    Relativamente ao voto por correspondência:

    É UMA VERGONHA! Cheguei agora a casa vindo do emprego e, à semelhança do que se passa à mais de uma semana, assim que entro no prédio e abro a caixa do correio fico com um gde... melão! (Aproveito para utilizar um termo agora mt em voga no nosso vocabulário).

    A questão que coloco é: não existe um pingo de brio dentro do SCP? Mas será possível que um clube centenário e de prestígio como o SCP não consiga organizar um processo eleitoral com um mínimo de condições? Qual será a desculpa para esta situação? Já em 2011, foi o que se viu... Este acto eleitoral está a 5 dias de se concretizar e já colocou os nervos em franja em gde parte do eleitorado! É nestes pequenos 'pormaiores' que se começam a perder campeonatos...

    Só mais uma info de carácter pessoal: liguei para a linha de apoio durante a semana passada (já não sei precisar o dia) e a informação prestada telefonicamente era a de que os votos já tinham saído e que não seria preciso reconhecer assinatura na declaração que acompanha os boletins de voto... Não sei se os correios resolveram boicotar o SCP, mas, relativamente à segunda parte da informação que me foi prestada, já se sabe que é falsa... E é isto... o SCP, hoje. O caso é mesmo para berrar de forma desesperante: "Abram os olhos" e deixem de gozar connosco, PORRA!!!

    ResponderEliminar
  9. P.S. -. Não sei precisar o dia, mais foi seguramente na segunda ou terça-feira da semana passada, pelo que calculo que já terá passado tempo suficiente para que ma carta saída de Lx num desses dias tivesse chagado a CB... A não ser que quem traga a correspondência ainda seja um daqueles gajos que percorrem o País a cavalo empunhando uma corneta...

    ResponderEliminar
  10. Os boletins a mim não me farão falta. Já decidi, está decidido. No entanto votar é diferente de não votar. Mesmo que de votos brancos se trate, Este processo eleitoral de facto não lembra nada. Já não há pachorra, de facto.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Essa do gajo a cavalo com a corneta...LOL!!!!
    Ahahahahaah!

    ResponderEliminar
  12. Recebi este mail do SCP no dia 14-03-2013 acerca da possibilidade de reconhecer os boletins de voto no Solar do Norte.

    "Informamos que a Delegação Solar do Norte do Sporting Clube de Portugal, disponibiliza a todos os Sócios do Sporting Clube de Portugal um advogado para o obrigatório reconhecimento presencial da assinatura exigido no Voto por correspondência, a um valor mais baixo que o habitualmente cobrado por este serviço.

    Condições do serviço:

    Dias: Sábado (dia 16) e Segunda (dia 18)

    Horário: Sábado das 14h30 às 17h30 e Segunda das 18h30 às 20h00

    Morada: Rua do Bonfim 518, 4300-067 Porto (mais info em: www.solardonorte.org/contactos)

    Valor: 10€

    Os boletins de voto contendo todas as listas admitidas a sufrágio e toda a documentação necessária deverão chegar à morada que tem registada na Base de Dados de Sócios até final da semana corrente."

    Este último paragrafo dá a indicação que os boletins chegariam até 6ª passada o que bateria certo com os horários em que estaria presente um advogado no Solar de forma a reconhecer os boletins.

    No entanto hoje após ligar para linha de apoio sócios foi me dito que afinal chegariam até o dia de amanha e que os mesmo teriam de estar em Alvalade até às 20:00 de 6ª feira dia 22-03-2013.

    Ou seja eu se não tivesse trabalho familia compromissos a coisa correr bem lá teria os votos enviados e reconhecidos 6ª feira mas acontece que felizmente tenho tudo o que pelos vistos não seria suposto ter.

    SL,


    ResponderEliminar
  13. Veiga Trigo
    Preocupa-se em demasia com o que eu digo e pouco com que devia dizer o seu candidato e também com o que não devia dizer como ficou aqui registado.

    ResponderEliminar
  14. Aparentemente a MAG só teve pressa para marcar a Assembleia Geral Extraordinária. Lamentável a instrumentalização de um órgão que devia ser o expoente máximo da legalidade e do civismo.

    ResponderEliminar
  15. Caro Lda,

    Boa análise.

    Aguardamos agora dissertação sobre o termo "continuidade" utilizado por Couceiro para definir a candidatura de BdC.

    SL

    ResponderEliminar
  16. vais perder, vais perder, vais perder virgilio, vais perder e mudar de nome para "estou desnorteado porque os meus amigos croquetes não acabaram com o resto do clube porque os SPORTINGUISTAS não deixaram" temos pena! mas ao contrário do que tu pensas o SPORTING vai-se reerguer e não é graças a ti, felizmente, não será graças a um graxista como tu felizmente, nem graças aos teus "amigos" lambuças, temos muita pena!

    ResponderEliminar
  17. Caro LdA

    Insiste em atribuir-me um candidato.

    Segundo o LdA eu tenho um candidato. Ponto. Tenho um candidato, o meu, porque todos nós temos que ter. Qualquer sócio do Sporting TEM que ter um candidato.

    Não LdA, não votarei em nenhum candidato. Não escolho males menores.
    A desilusão é tanta que ninguém me faz acreditar.
    Inclusivamente você, consócio, que ao ter o dom da escrita deveria ter a capacidade para se manter elevado.

    Não deixa de ser mais um que inviesadamente sempre foi construindo a sua campanha pela negativa.

    Passe bem e SL

    ResponderEliminar
  18. A culpa não é da MAG,quem trata disto são os serviços do Sporting.Obviamente não é o Barroso e o Sampaio que andam a enviar cartas para casa das pessoas...embora parece me que há pessoas que acreditam nisso...

    O problema são as condições que muitos dos funcionários do Sporting trabalham há largos meses,quando assim é a vontade de trabalhar não é a maior.

    Muita gente anda preocupada com aqueles mercenários da equipa,mas há casos realmente dramáticos que infelizmente quase ninguém dá voz.

    Agradeçam ao Godinho e seus camaradas.

    ResponderEliminar
  19. Os sócios que residam nos concelhos da área metropolitana de Lisboa (Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira) e estejam comprovadamente impedidos de se deslocarem à sede do Sporting Clube de Portugal na data designada para o acto eleitoral, poderão requerer à Mesa da Assembleia Geral até dia 8(oito) de Março o envio dos boletins de voto por forma a poderem exercer o seu voto por correspondência, com os seguintes fundamentos:


    Ora isto é o que diz o Regulamento da Mesa da Assembleia Geral em conformidade com os Estatutos do SCP.

    Ora eu tive conhecimento que existem sócios que estão a receber estes boletins de votos para votarem por correspondencia, sem os solicitarem sequer. Porque apesar de poderem solicitar , não o vão fazer porque vão a Alvalade votar.

    Em ultima analise estes sócios poderiam votar 2 vezes. Poderiam votar até dia 22 por correspondencia e colocar nos CTT até dia 22 e chegavam a Alvalade dia 25. E poderiam depois ir votar dia 23 presencialmente.
    Acho que isto não vai acontecer, mas em teoria poderia acontecer e até este sócio poderia votar em 2 candidatos diferentes.
    A ser assim qual dos votos poderia contar o que foi por correspondencia e data de 22 de Março ou o de 23 que é feito presencialmente. E ainda poderiamos ter votos em candidatos diferentes.

    Mais um imbroglio desta MAG:

    ResponderEliminar
  20. Digo eu que... mais esta farsa... mais esta pedra na engrenagem... mais esta maléfica estratégia... para evitar o ressurgimento do grande SPORTING... não vai dar resultado...

    VOTO MASSIVO EM BdC para não dar azo a questões ou "suponhamuuusss...."

    p*** c** p****...!!!!!

    ResponderEliminar
  21. Verde CDV, não fale do que não sabe.Os votos por correspondência chegam com identificação do sócio e são depois introduzidos na urna para manter o anonimato.Ninguém pode votar 2 vezes.Se já votou presencialmente, o voto por correspondencia é eliminado.Não sabe, cala se!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)