quinta-feira, 2 de junho de 2011

Contratação (e mudança) de peso!

Mudança à vista na comunicação intitucional
A nova gestão do Sporting continua a dar sinais de que a casa prossegue em arrumações e estas não se limitam apenas à constituição do plantel sénior. Agora, e de forma não muito surpreendente, o Sporting acaba de tomar uma medida de gestão importante, com a contratação da agência de comunicação Cunha Vaz & Associados com o objectivo de trabalhar nas áreas de comunicação digital, assessoria mediática e consultoria estratégica. Esta é a segunda medida de fundo tomada pela direcção de Godinho Lopes na área da comunicação, após a nomeação de Irene Palma para o lugar de directora de comunicação sem o esclarecimento público a que funções ficou remetido Nuno Dias, o anterior ocupante do cargo.

Apesar da importância da decisão, da qual tomei conhecimento ontem e hoje vem publicada pelo menos num dos jornais diários, ela não foi objecto de noticia na página oficial do clube, o que no mínimo é estranho e provavelmente reveladora de algum incómodo. Isto porque, após a estranheza da primeira escolha – não está em causa a competência profissional de Irene Palma, mas é indiscutível que não é um nome de peso no meio – esta decisão mais parece um emendar de mão da decisão inicial. Há quem veja nela o resultado mais visível da dissensão no seio do CD, em particular entre Carlos Barbosa, tido como mentor da “decisão Irene Palma” e Luis Duque, dado como adepto de uma solução como a que foi agora encontrada. Esta contudo, e numa primeira análise, parece-me ajustada em particular para as áreas em questão. Não tenho dúvidas que o Sporting tem muito a fazer quer na comunicação digital e não se deve munir dos melhores na assessoria e consultadoria.

Aparentemente esta é uma área a que se dedica pouca ou nenhuma a atenção, nomeadamente por parte dos adeptos, sempre mais preocupados com quem vai ser da “next big thing” no rol de contratações futeboleiras. Mas não é demais lembrar que decisões deste tipo têm implicações muito mais “telúricas” do que à primeira vista possam parecer. Está em causa, entre muitas outras coisas, a forma com o Sporting deseja projectar a sua imagem como instituição. Não é demais lembrar que, segundo “reza a lenda”,  a nomeação de Nuno Dias por Costinha, à revelia de André Villas Boas, que pretendia ter uma palavra a dizer sobre os profissionais que se movimentariam ao seu redor, foi o principio do fim de uma ligação que nunca chegou a acontecer.

Veremos o que o futuro nos reserva, em particular como se acomodarão todos os envolvidos nas suas respectivas funções. Mas afigura-se-me difícil a co-habitação e em particular a sujeição hierárquica de um elefante como a Cunha Vaz & Associados a uma “formiguinha” mesmo que muito diligente e competente como possa ser Irene Palma.

11 comentários:

  1. Posso estar enganado, mas parece-me que a Irene Palma foi contratada para as relações com a imprensa. É uma função de mediação entre o clube e pessoas que pretendem interagir com o clube e seus funcionários.

    A contratação de uma empresa como a Cunha Vaz pressupõe algo totalmente diferente: o desenvolvimento e execução de uma estratégia de comunicação corporativa.

    Obviamente, ficam as perguntas: o trabalho da Cunha Vaz com a candidatura de Godinho Lopes pressupunha a contratação da consultora em caso de vitória? O Sporting vai pagar o suporte da Cunha Vaz ao candidato Godinho Lopes?

    ResponderEliminar
  2. Kovacevic

    a Irene Palma foi nomeada directora de comunicação do Sporting:

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv--media/irene-aposta-no-canal-do-sporting

    Quanto às perguntas que fazes cabe aos próprios responder, mas eu não faria a 2ª dessa forma, a menos que tivesse dados concretos que permitissem a suspeita.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se algum de vós é formado em Comunicação. Eu sou e trabalho actualmente numa empresa ligada à Ciência e Tecnologia.

    O que tenho visto a nível da comunicação da instituição que é o Sporting CP desde a entrada de Irene Palma é uma melhoria na comunicação com a imprensa e com os adeptos assim como, uma maior aposta nos meios digitais.

    Embora a edição dos vídeos dos comunicados do Presidente podesse ter sido bem melhor, agrada-me ver um Presidente do Sporting CP a usa o site para comunicar com os adeptos.

    Creio que a ideia será trazer finalmente o SCP para o séc. XXI a nível das tecnologias da comunicação e do contacto com os adeptos, algo que na minha experiência é mais facíl de alcançar com uma equipa jovem e com experiência na comunicação digital que creio ser o caso da Irene Palma.

    Como colega de profissão desejo-lhe as maiores felicidades e como adepto vou manter um espírito aberto em relação às suas iniciativas dando-lhe o benefício da dúvida. Afinal o Sporting CP é um clube que forma profissionais, e mal estaríamos se não fossemos capazes de dar oportunidades a jovens talentos.

    ResponderEliminar
  4. É óbvio que o SCP clube vai pagar as despesas da campanha do candidato Godinho Lopes.
    Gostava de ver publicado os valores do contrato e a duração do mesmo, e já agora, se não desse muita maçada aos senhores administradores da SAD, quais as áreas da comunicação do Clube é que ficam sob responsabilidade da Cunha Vaz.

    SL

    Ps: Gostei da analogia do Leão de Alvalade ao apelidar de elefante a Cunha Vaz, principalmente conhecendo a figurinha ;)

    ResponderEliminar
  5. Adriano Cerqueira,

    em nenhum momento pus em causa a capacidade profissional de Irene Palma. Não conhecendo o que fez no passado e não tendo até agora tido tempo suficiente para mostrar serviço isso não faria muito sentido.

    As minha dúvidas estão mais no seu peso no meio, na capacidade de influenciar, de abrir canais ou impor uma linha.

    Raf77
    Sendo tão óbvio não lhe devem faltar argumentos para me convencer.

    Concordo que, pelo menos ao nível interno e no sentido de evitar os problemas, as áreas de actuação devam ficar bem delimitadas.

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade:

    A sua análise é perfeita mas termina de forma dramaticamente errada. Acha então o meu caro Leão de Alvalade que o papel de Irene Palma não está articulado com esta nomeação? Claro que está. Faz parte dela!

    E se lhe disser que a Cunha e Vaz está dentro do Sporting MUITO ANTES de a Irene Palma sonhar sequer com o convite que lhe foi feito?

    Descanse meu caro: as coisas são feitas com sentido. Não há aqui nenhuma incompatibilidade.

    E já agora, se a presença de Cunha e Vaz dentro do Sporting se faz pela consumação do papel do assessor que tem acompanhado o Presidente desde os tempos da campanha, então o Sporting não está apenas entregue a um grande profissional, está também entregue a um grande Sportinguista.

    ResponderEliminar
  7. Raf77:

    Descanse. As contas do Sporting são mais públicas e transparentes que nunca. Godinho Lopes suportou do seu bolso todas as despesas com a campanha e até muito para lá dela. O Sporting não pagará um tostão.

    E já agora duas coisas importantes que o meu caro não percebeu:

    a) Cunha e Vaz: não aparece. É alguém muito distante que não dá intervém e está muito longe das operações. Duvido que algum dia tenha entrado (ou venha a entrar) em Alvalade;

    b) Esta contratação não é para a SAD. É para a comunicação institucional de TODO o grupo.

    ResponderEliminar
  8. Falta o fundamental: O Canal Sporting.

    Estudos recentes apontam para um investimento anual de 2,5m e por isso ficou em banho maria.

    Como é possível tamanha falta de visão, na minha modesta opinião!

    Esse é um preço dum jogador mediano, que não faz a diferença. Mas o Canal Sporting sibem m.

    Exemplos:
    A nível financeiro (além das receitas de publicidade) promovendo os jogos, aumenta-se as assitências, fazem-se novos sócios;
    A nível de imagem, leva o sporting a todo o mundo, pode transmitir todo o tipo de jogos de qualquer modalidade, passar a nossa história, etc,
    A nível de motivação, maiores assistências, mais motivação da equipa potenciando vitórias, consequentemente títulos
    A nível comunicacional pode servir decontraditório permanente a uma comunicação social cada vez mais adversa e menos isenta.

    O Canal Sporting por 2,5 ano pode fazer a diferença? Claro que pode.

    ResponderEliminar
  9. Leão justiceiro,

    Agradeço desde logo os seus esclarecimentos.
    Deixe-me referir que assim fico muito mais descansado por saber que o SCP não pagará nem um tostão da Campanha do Godinho Lopes...
    Permita-me que lhe faça apenas uma pequena pergunta: ainda acredita no Pai Natal?

    Sl



    SL

    ResponderEliminar
  10. Raf77:

    As vezes a verdade está mesmo à nossa frente e nós não conseguimos vê-la.

    ResponderEliminar
  11. Leão Justiceiro,

    Por falar em verdade, porque é que alguém haverá de acreditar naquilo que diz, ainda que o faça dando a entender que está próximo desta Direcção ou de alguns dos seus membros?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)