terça-feira, 14 de junho de 2011

É tempo de ter tempo.


Chamam-lhe correntemente a silly season, mas para mim o período do defeso é o mais importante para definir aquilo que vai ser a nova temporada. Tal como nas campanhas eleitorais é agora que é o tempo de os dirigentes serem decisivos e cáusticos na avaliação do trabalho desenvolvido na época anterior e corrigir os erros que se verificaram.

Após o fecho do período de contratações, independentemente dos erros que subsistiram ou das opções erradas que tenham sido tomadas, apenas resta um papel aos dirigentes até ao final da época, apoiar a equipa que construíram e criar condições para realizar os objectivos definidos durante a fase de construção do grupo.

A janela de contratações de Janeiro seria por mim ignorada excepto para suprir uma lesão prolongada de um jogador chave. O dinheiro investido nessa fase é normalmente inútil e não esqueço o quanto foram um dia fundamentais as entradas, André Cruz, César Prates e Mbo Mpenza.

Construir é agora a palavra de ordem, o primeiro passo fundamental está feito a contratação de um timoneiro. Domingos seria também a minha escolha mas não o vejo como um Midas capaz de transformar D’jálo no Hulk ou Polga em Ricardo Carvalho. Já comprovei sim a sua qualidade em transformar mantas de retalhos em equipas de futebol, é isso que eu lhe peço, que dê coerência ao futebol praticado pelo futebol seja ele bonito ou não.

Nas contratações a fazer e com o anúncio desbocado de que há milhões de euros em Alvalade seria muito mais cauteloso. Nesta fase do defeso e até ao início dos trabalhos (4 de Julho) procuraria que as principais carências da equipa fossem supridas. Na minha opinião elas são as seguintes, um central (líder), um defesa esquerdo capaz de sentar Evaldo, um extremo criativo (de preferência esquerdo), dois pontas de lança.

Há aqui um problema grande, eu não sei o que vai na cabeça de Domingos sobre aquilo que quer da equipa, nem quem são os 150 jogadores que a dupla Licá (leia-se Luis Duque e Carlos Freitas) anda a avaliar ou quais aqueles que estão incluídos numa eventual lista de vendas/dispensas. Não é grave na irresponsabilidade típica de um adepto vou em frente a construir o meu plantel.

Estando adquiridos, um central, um extremo e um ponta de lança, aguardo a chegada até ao início da época por um defesa esquerdo e outro ponta de lança. Após esse momento tudo ficaria dependente de oportunidades de mercado e da avaliação decisiva de Domingos.

Vários dos atletas que se tem referido como dispensáveis teriam obrigatoriamente de passar pelo crivo do treino para assumir a sua saída definitiva. Os atletas que eu procuraria dar um destino longe de Alvalade imediatamente seriam, Caneira, Grimi, Vukcevic, Purovic e Pongolle como vendas ou dispensas e emprestados Salomão, Saleiro e Cédric. Todos os outros nomeadamente, Polga, Maniche, Pedro Mendes e Zapater teriam oportunidade de iniciar a época (considero que foi uma asneira deixar sair NAC).

Para tudo o resto há que definir filosofias, os laterais vão ser ofensivos? Vamos ter um lado principal para conduzir o jogo? A defesa é individual ou zona? Um trinco ou dois? Extremos ou médios? Um ou dois pontas de lança? Tudo isto é importante para saber quem comprar ou se na realidade aquilo que se procura não existe já disponível nos recursos do clube sejam velhos ou novos.

Sobre guarda-redes julgo que ao Sporting pelas suas características actuais só deveria ter 2 guarda-redes. Ter Golas ou Tiago como terceiro elemento é um desperdício de recursos, Golas manteria o seu crescimento onde possa ser titular e no caso ínfimo de ser necessário um terceiro GR seria chamado o da equipa júnior.

A vaga seguinte de vendas/empréstimos, colocações/dispensas e compras só deveriam ocorrer após o regresso da pré-época e já seria cirúrgica a colmatar cada lacuna ou reforço segundo as indicações do treinador.

Por esta razão não estou excessivamente sedento de ver “estrelinhas” a poisar no aeroporto com destino à Academia Sporting, o mercado tem armadilhas e ambições que não devem ser precipitadas de forma a não empenhar oportunidades futuras. Construir um novo Leão é uma tarefa árdua e cirúrgica, não é urgente. O resultado final deve favorecer o equilíbrio dos sectores muito mais que espectáculo pontual.

32 comentários:

  1. De facto a "janela" de Janeiro não faz nem fará campeões, mas a preparação de uma época, avaliando correctamente a anterior, definindo estratégias e pondo em prática as ideias que se querem e que têm obrigatóriamente se ser claras e despojadas de qualquer tipo de dúvida relativo áquilo que se vai atacar, serão meio caminho andado para a competência de uma equipa.

    De facto este é o tempo de fazer bem as coisas, mas a saída de NAC foi um valente passo atrás na construção de um plantel, que me faz querer que sendo a nossa equipa muito carenciada de qualidade no eixo da defesa, voltamos praticamente à estaca zero no enriquecimento desse sector e julgo que, considerando que as equipas se constroem de trás para a frente, voltamos a ter de centrar e a dar prioridade a esse sector sob pena de ruir toda uma boa ideia de plantel e equipa traída pela mediocridade/mediania da defesa.

    A ver vamos, mas parece-me que seria importante arrancar com o plantel o mais definido possível, porque tal como diz o post - é nesta altura que se fazem os campeões.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. LMGM, bom post que, por falta de tempo, só mais logo poderei comentar como deve ser.

    De momento acrescentaria apenas que não faz sentido nenhum o nervoso miudinho que se parece ter apossado dos Sportinguistas. Temos o mesmo tempo que os outros para constituir o plantel, isto é, até ao mercado fechar.

    Neste momento estou muito mais preocupado com os compromissos que já tem que cumprir com os atletas que fazem parte do plantel e com os quais não conta para a próxima época.

    ResponderEliminar
  3. Pedro O., eu compreenderia o empréstimo de Torsi ao Braga melhor do que a cedência (venda?) de NAC, no fundo eles têm um buraco no lado esquerdo dos centrais e o Torsi teria uma boa possibilidade de jogar regularmente numa equipa sólida mas sem as responsabilidades e pressão do Sporting.

    A saída de NAC aumenta os nossos problemas de duas maneiras, tem de vir mais um central para a direita (mais investimento e risco de flop) e temos excesso de elementos na esquerda (Polga, Rodriguez e Torsi). Se bem que eu veria com bons olhos a colocação de Torsi como concorrente de Evaldo, reeditando um modelo de defesa com três centrais "falsos" (César Prates, Beto, André Cruz e Phill Babb). No fundo libertava César Prates para atacar (ou em posse como se diz agora) e mantinha uma linha de 4 em defesa.

    ResponderEliminar
  4. PB, apesar de aparentemente o Sporting ter voltado a ficar rico a minha lista de saídas imediata visa também realizar algum dinheiro principalmente com Grimi, Vuk e Pongolle jogadores que representaram investimentos avultados e ainda terão valor em vários mercados. A ter de abdicar de alguém para realizar dinheiro escolho Vuk primeiro que qualquer outro.

    ResponderEliminar
  5. O Torsi nao vale nada!! É um desastre de jogador.

    ResponderEliminar
  6. Caro LMGM, quando falas em contratações, não podes entender o Carrillo como o extremo criativo que faltava. E para mim, esta é a posição mais carenciada, tanto do ponto de vista psicológico como desportivo, alguém que levante a bancada, que assuma o 1x1, que finte, cruze, e deixe os defesas em linha. Algo que não temos desde o Nani... E não será o carrillo, pelo menos para já... espero bem que o seja um dia. Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  7. Pedro, o Maicon e o Sidnei também!!! E não é por isso que os clubes a quem eles pertencem os desvalorizam por sua iniciativa!

    ResponderEliminar
  8. GT, bem observado, confesso que foi uma das dúvidas que tive a escrever o post. Concordo que o criativo para actuar nas alas com que todos nós sonhamos é mais parecido com Quaresma do que com Carrillo.

    Aliás tenho dificuldade de diferenciar Carrillo de Salomão em termos de potencial, mas optei por incluir por reconhecer que essa função está identificada como uma das carências do grupo e já com uma contratação definitiva feita que também espero não ser a única.

    ResponderEliminar
  9. Só espero é que o Domingos não ande a pedir Paulões.

    ResponderEliminar
  10. Pedro S, é uma boa opção, mas já devia ter vindo ... na vez de Postiga, assentava como uma luva no plantel daquela altura.

    ResponderEliminar
  11. Peyroteo, pelos dados que temos aparentemente o central que Domingos terá pedido de um seu clube anterior foi Rodriguez. Eu juntava o Berger da Académica que ele agarrou como dispensado e transformou em titular.

    ResponderEliminar
  12. Ler aqui que a saída de um CEPO como o NAC aumenta os nossos problemas funciona como uma catarse...

    ResponderEliminar
  13. Angelo, já conhece o jogador que o vai substituir?

    Sabe que as bestas todas que o Sporting teve no ano passado na defesa, de Patricio a Cédric, foram a 2ª melhor defesa nacional?

    O cepo com meia dúzia de jogos no ano passado chegou à selecção nacional mas gostos não se discutem, eu prefiro NAC a Rolando ou Jardel, mas de certeza que vamos adquirir muito melhor!...

    ResponderEliminar
  14. LMGM..não delire, quer defender o cepo NAC tudo bem, é um direito que lhe assiste, mas não use a Selecção como premissa positiva...pois a mesma Selecção tb convocou P.Madeiras,Secretários,P.Ferreira,Edinhos,Duda,e por aí fora...
    NAC não tem qualidade para jogar num SCP que se quer vencedor.

    ResponderEliminar
  15. Boas! LMGM:

    Concordo no geral com o post, faria outras opções qd se analisa, caso a caso, quais dos actuais jogadores deixariam da fazer parte do próximo plantel. É natural que assim seja.

    Uma ressalva apenas sobre o factor "tempo". É certo que não gosto de pressas, mas tb não aprecio mt os vagares... principalmente qd são excessivos. Isto por uma razão: é que se deixamos o mercado 'avançar' muito, qd (finalmente)'entrarmos em jogo' corremos o risco de restarem... as sobras... A sensação com que fico, relativamente às contratações, é de que existe alguma dificuldade em assegurarmos os alvos que realmente pretendemos por dificuldades financeiras...

    Já as dispensas, nomeadamente aquelas que implicam eventuais indemnizações, julgo que se está a trabalhar no sentido de salvaguardar os interesses do clube ao máximo. É que independentemente da situação financeira do clube, há que tentar sp alcançar as melhores soluções nas dispensas dos atletas que não interessa manter. Também há a questão técnica, mas julgo que, nesta altura, o treinador tb já terá manifestado a sua opinião, até pq o Domingos conhece a gde maioria dos jogadores leoninos. Compreendo melhor que, por razões financeiras, estas decisões relativas às dispensas, estejam a demorar mais.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Angelo, delirar era um dia ter recebido por Miguel Garcia, aquilo que foi pago por Secretário e Paulo Ferreira. A arte de vender cepos no momento certo não é para todos, mas todos eles foram valorizados por terem chegado à selecção nacional. Já percebi que é imune a esse argumento mas parece que há muito dirigente cepo por essa europa fora que não é.

    ResponderEliminar
  17. Virgilio, tenho urgência num defesa esquerdo e num ponta de lança até 4 de Julho, os restantes será ao ritmo que for possível (ou que o mercado ditar), se também até essa data melhor.

    Penso que vai depender também de como forem sendo fechados acordos de saída ou eventuais vendas.

    ResponderEliminar
  18. Angelo, só para completar, considero a discussão sobre o NAC encerrada. Já não é nosso jogador e eu não tenho por hábito vir referir "eu bem avisei" ou pior "que saudades". Como dizia o dono da Coca-Cola, não confio em ninguém que nunca tenha tomado uma opção desastrosa.

    Foi que faça boa carreira que a nós já não nos serve de proveito (ainda dá 25%...).

    ResponderEliminar
  19. LMGM:

    Tenho as mesmas urgências que tú. Uma delas é especialmente dolorosa: a de lateral esquerdo. É que os cromos que o SCP vem coleccionando nessa posição é qlq coisa de surreal... :S

    A ver se é desta que se acerta... (eh lá... esta frase parece um spot radiofónico patrocinado pela coca-cola... hehehe)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Ainda bem,até pq NAC nem merecia tantas linhas...

    ResponderEliminar
  21. Angelo,

    Veremos daqui a 3 meses quem delirava.

    ResponderEliminar
  22. LMGM, complementando o meu comentário inicial:

    "Estando adquiridos, um central, um extremo e um ponta de lança"

    Só vejo como reforço real o Rodriguez porque significa um upgrade em relação ao que tínhamos à disposição.

    O Wolfsvinkel é uma incógnita, depende da adaptação e como quase todos os jogadores na sua posição o seu sucesso depende muito do jogo colectivo.

    Quanto a dispensas as definitivas seriam Caneira, Grimi, Vukcevic, Purovic, Zapater, Maniche, caso se encontrem saídas a contento das partes.

    Pedro Mendes é indiscutívelmente 1 jogador de categoria cuja continuidade deveria ser avaliada em função da possibilidade de ser útil em campo ou na enfermaria.

    Quanto ao resto concordo na questão das filosofias. Depois do último post interrogava-me sobre as características de Rinaudo. A ideia de Domingos pode ser precisamente a de um 6 que acima de tudo dê segurança defensiva naquela zona do terreno e não se importe de condescender nas qualidades da construção do jogo.

    ResponderEliminar
  23. Leão de Alvalade

    Quanto a dispensas juntava Polga,Postiga e Saleiro a esses...

    Como uma selecção rigorosa(pois só com rigor e qualidade acima da media ou mediocridade como preferir...)é que podemos ambicionar ser campeões.

    E já nem vou falar de emprestados como o Pedro Silva e outros(recordem me lá quem foi o génio que mandou renovar o contrato a este tipo?).

    Quanto ao Pedro Mendes se for para repetir uma época igual a que passou(em duas épocas quantos jogos realizou?) não sei se rende muito estar lhe a pagar aquele salário astronómico.

    E o problema acaba por ser mesmo a questão salarial,os que mais ganham são aqueles que o seus contributo é o mais mediocre.

    Ps : Quanto ao Nuno Coelho(raio de mania de não chamarem o homem pelo seu nome),apesar de tudo gosto mais do Torsi,é um jogador em "crescimento",que pode vir se a tornar um bom valor na sua posição(penso que o empréstimo lhe será benéfico...veremos é se depois volta...).

    ResponderEliminar
  24. Já disse noutro lado que o que me preocupa mesmo é o defesa esquerdo. É que nem sequer vejo na imprensa mandarem bitaites sobre essa posição. Imagino que estejam a pensar mandar embora o Grimi e ficar com o Evaldo. Espero que da lista de 150 estejam lá uns bons defesas esquerdos.

    ResponderEliminar
  25. SAKANAGEM CADA VÊZ MAIS COLORIDA!

    www.sakanagem69.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Sim,pq o NAC em 3 meses aprende o que é um bola...
    Estou na profissão errada...

    ResponderEliminar
  27. Rui, também não acredito que NAC seja capaz disso o Varela talvez ...

    ResponderEliminar
  28. Escreves como o Varela fosse um jogador acima da média...
    Os sportinguistas acostumaram-se à mediocridade.

    ResponderEliminar
  29. Respondes como se alguém tivesse dito que NAC era o futuro Ricardo Carvalho. O sucesso dos clubes com meios reduzidos faz-se com a capacidade de rentabilizar os jogadores como Varela ou Tonel ou Miguel Garcia ou Beto ou ...

    Para os dar a quem trabalha melhor que nós não é preciso grande esforço, qualquer um de nós nesta caixa de comentários é capaz de o fazer.

    Os Sportinguistas gostam é de Piqués e Ferdinands, bom gosto sem dúvida.

    ResponderEliminar
  30. Mais três idiotas que pensam que ser chamado à seleção valoriza jogadores:

    http://www.ojogo.pt/27-167/artigo932427.asp

    Nunca devem ter trabalhado em futebol!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (1) adeptos (98) Adrien (19) AdT (1) adversários (85) AFLisboa (2) AG (24) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (38) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (6) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) arbitragem (97) Associação de Basquetebol (7) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (2) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (3) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) castigo máximo (1) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (10) clássico 19/20 (1) clássicos (9) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (45) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (66) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (10) Fedal (3) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (29) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (94) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (28) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (3) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (10) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (2) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (4) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Luiz Phellype (2) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (46) Meszaros (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (30) modelo (3) modlidades (2) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (5) Nuno Mendes (2) Nuno Santos (4) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (4) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (1) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) Plata (2) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (2) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (13) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (5) Rúben Amorim (2) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) sustentabilidade financeira (46) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (94) treino (5) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (2) Varandas (17) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Vietto (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (2) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)