|
foto DN |
Só hoje tive oportunidade de ver a entrevista concedida ontem por GL à RTP. Esta acabou por estar na linha das concedidas anteriormente, deixando expressa a vontade do presidente do Sporting em mostrar serviço, do muito que é necessário para arrumar a casa, numa clara tentativa de aproximação a todas as franjas do clube, procurando demonstrar que se está a trabalhar no Sporting.
Considero a postura de GL compreensível, face às circunstâncias. Se tivesse oportunidade de lhe dirigir pessoalmente dir-lhe-ia que a mobilização dos sócios tanto se faz galvanizando-os com a promessa de uma equipa competitiva, e de um clube mais organizado no futuro próximo, mas também sem abdicar da assumpção realista das dificuldades que tem pela frente, em particular daquelas que são inerentes à difícil situação em que encontrou o clube.
Não se pode dizer que o afastamento de Couceiro do cargo de director geral possa ser considerado uma surpresa mas acabou por constituir a grande novidade da noite. O mesmo não se poderá dizer da rescisão de Stojkovic, que constitui apenas a consumação de um divórcio várias vezes anunciado, praticamente desde a sua chegada.O futebolista ainda em competição que já está contratado tanto poderá ser Santiago Árias, lateral-direito que está em Toulon com a sua selecção, Rinaudo, que luta com a sua equipa para não descer como outro, embora tudo leve crer que se trate do argentino. Sobre estas duas aquisições falarei posteriormente.
Não posso deixar de considerar que a saída de Couceiro acaba por ser uma forma lamentável para encerrar um ciclo de sacrifício pessoal e profissional e após escassos seis meses de em que o ex-director e ex-treinador foi apanhado num vortex de uma turbulência altamente destrutiva que assolou o clube, e que se espera tenha sido definitivamente interrompido.
A confirmação de que Luís Duque será o responsável da Academia Sporting acaba por ser uma não-novidade. Por inerência de funções o vice-presidente para a área do futebol tem que o ser, inevitavelmente. Fica assim por anunciar quem poderá ser o homem que no dia-a-dia e no terreno terá a missão de fazer cumprir o que o actual CD preconiza para este sector vital do clube. Isto porque não creio ser possível e muito menos desejável que esse cargo não seja preenchido, tendo em conta que Luís Duque não tem apenas a seu cargo TODO o futebol do Sporting. Acumula ainda funções executivas na C.M. de Sintra.
P.S.- Tendo em conta estes acertos será Couceiro e/ou Hermínio Loureiro o substituto de Luís Duque na lista de Seara para a FPF, de que há muito se fala ?
Boas.
ResponderEliminarInserimos o seu blog em http://reinadoleonino.blogspot.com
Agradeciamos que retribuissem com o nosso link na vossa lista.
esperamos resposta.
SL
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarTiveste oportunidade de ler a entrevista que o Octávio Machado ofereceu à AT?
MM,
ResponderEliminarLi a entrevista. O que OM diz à AdT não me surpreendeu, algumas das coisas que li já conhecia do livro que publicou.
Não concordo com a opinião dele sobre o Couceiro que já vem de longe,não é uma apreciação baseada unicamente nesta passagem pelo Sporting.
Nestes 6 meses a resolução dos casos Caneira e Izmailov bem como a obtenção do 3º lugar parece-me 1 balanço muito positivo face às circunstâncias em que foram obtidos.
Abraço
Leao de Alvalade,
ResponderEliminar(Perdao pela falta de acentuacao)
Concordo plenamente. O Jose Couceiro prestou - nesta passagem pelo Sporting - um bom servico ao Clube. A conquista do 3'o lugar tera sido mesmo a tarefa mais complicada de todas, atendendo a ponta final muito forte que o Braga fez. Lugar esse, para mais, conquistado em Braga e numa ultima jornada. Sobre o mais, fez regressar a normalidade ao discurso leonino, resolveu os casos de alguns jogadores que so o foram (casos) porque alguem quis que assim fosse, nao tendo o Jose Couceiro feito mais do que apelar ao exigivel bom-senso e, "vendeu" o Liedson. Vendeu-o, o Sporting quis vender, o Liedson quis ser vendido (disse-nos o Abel), sobre esta decisao havera quem concorde e havera quem discorde, mas sera mesmo a unica que gerara controversia.
Tudo o mais, um bom servico.
Regresso a normalidade, sobretudo, pelo menos fora-de-campo.
Dentro do campo, cumpriu. A excepcao do alguns meses no Setubal o Jose Couceiro nunca se distinguiu como treinador e desse modo pode dizer-se que nao decepcionou ninguem. Merito este que devera ser repartido em iguais partes com o plantel / equipa do Sporting, claro.
Mas sobre a entrevista do Octavio a AT, o que mais me chamou a atencao nao foi tanto isso, ate porque a justificacao que o Octavio avanca para "nunca trabalhar com o Couceiro" e bastante mal encontrada: compreende-se (a luz da pessoa do Octavio) mas nao nos diz muito. O Octavio e mesmo assim. Nao esta certo nem errado, condiz com a sua pessoa.
Preocupante - a par de outros relatos oferecidos por gente que serviu o Sporting - sao as questoes que ele aborda sobre a Formacao do clube. Poder-se-a dizer que o discurso tem nuances de "terrorismo", mas nem julgo ter sido esse o combustivel do discurso. E digo isto por um motivo: ja ouvi o mesmo, dito por outros. Dito por alguem que apesar de nao ser especialmente bem informado sobre assuntos do Sporting (apesar de Sportinguista), e alguem que priva com esse universo da Formacao do Sporting. A palavra nao sera tanto privar, mas mais, ter-lhe acesso. Falo de um amigo de longuissima data com quem estudei durante alguns - poucos - anos, mas cuja amizade permaneceu muito para la da divergencia de percursos. E a ultima vez que estive com ele disse-me justamente algumas coisas parecidas com aquelas que o Octavio diz na entrevista. Conclusoes nao achadas pelo proprio - esse meu amigo - mas sim por outrem, que com o seu sobrinho partilhou. Nao sei se devia ou nao dizer isto mas vou dizer: o Aurelio Pereira, coisas ditas pelo Aurelio Pereira. Isto foi em Outubro do ano passado. Dizia ele que o tio estava muito desiludido com o Sporting porque "ja nao era a mesma coisa". Os bons foram todos saindo, e foram os seus lugares ocupados por gente que ninguem conhecia de lado algum. Muita gente jovem, com habilitacoes, mas gente pouco sabedora do que estava a fazer, pelo menos em comparacao com outros que durante muitos anos foram servindo a estrutura formativa do clube.
E foi isso que o Octavio a dada altura tambem disse, nao estando sequer a referir-se em exclusivo ao "seu tempo".
Enfim, isto nao e nada claro. Mas ao mesmo tempo e. Esse meu amigo nao e alguem que esteja ou seja bem informado, sobre o Sporting ou sobre qualquer outra coisa mas, tambem tenho a certeza que nao inventou aquilo. Nao e algo que se invente ou se diga do nada, para mais dito por alguem que nem se interessa muito por futebol.
ResponderEliminarE o proprio entrevistador. Julgo que ninguem pora em duvida o conhecimento que o ACF tem do Sporting, conhecimento esse que percebe-se a milhas pelo simples exercicio de se ler o que ele escreve. E recordo perfeitamente em muitos comentarios na Bancada Nova o ACF manifestar preocupacoes ou a dizer que isto, aquilo e acoloutro andava / anda a ser muito mal orientado.
Nao sei, nao e um tema sobre o qual procure andar bem informado. Embora devesse(mos), claro. Nos, adeptos, mais nao seja para conhecermos minimamente as equipas de formacao do clube e aquilo que fazem. Mas esse que eu aqui disse nao e ressabiamento, nao e invencao, nao e espirito vingativo, nem foi dito por alguem que se despediu ou que foi despedido pelo Sporting, porque na altura em que o Bento Valente deu a entrevista a AT muita gente disse ou sugeriu que havia dito o que disse porque estava magoado com o Sporting. Duvido que seja verdade, porque isso sao coisas que se percebem quando se olha para a pessoa que fala. Nao obstante, mesmo que se acreditasse em ressabiamento como motivo, nao e este o caso. Coisa a mim dita por alguem que tem acesso ao meio, nem se interessa muito pelo fenomeno de futebol, mas tem familia.
E fala com ela, claro, e fala sobre o Sporting, imagino.
Um abraco Leao de Alvalade.
"E o proprio entrevistador. Julgo que ninguem pora em duvida o conhecimento que o ACF tem do Sporting, conhecimento esse que percebe-se a milhas pelo simples exercicio de se ler o que ele escreve. E recordo perfeitamente em muitos comentarios na Bancada Nova o ACF manifestar preocupacoes ou a dizer que isto, aquilo e acoloutro andava / anda a ser muito mal orientado."
ResponderEliminarObrigado.
MM, já há algum tempo que acompanho com preocupação o que se vem dizendo sobre a Academia nos mais diversos locais, sobretudo no AdT.
ResponderEliminarMas talvez não fosse preciso acompanhar nada do que se escreve, basta ver o que sucedeu recentemente com o castigo de Ponde e a descida aos regionais de uma equipa do Sporting por falta de comparência...
Abraço