Grandes negócios em perspectiva
1- Negócios com o Braga
Fala-se há dias da possibilidade de Nuno André Coelho se transferir para Braga ao preço da uva mijona. Ontem acresceu o nome de João Gonçalves, cujo interesse já não é novo. Sobre o defesa central é fácil perceber que a época passada não foi o “ano do coelho” mas em bom rigor o péssimo ano do leão acabou por pesar na afirmação de valor de todos os jogadores do plantel. Pessoalmente, se tivesse que escolher entre ele e Torsiglieri para dispensar escolheria o argentino, por me parecer ser o que está mais longe de poder afirmar. E João Gonçalves, não é propriamente um nome descartável, face ao final de contrato de Abel e o provável empréstimo de Cedric, cujas actuações me agradaram sobremaneira.
2- Maniche e os sete milhões
Muitos se indignavam há sensivelmente um ano quando se falava dos contratos que Costinha fazia aos “amigos”. Nunca usei a expressão porque não tenho por hábito colocar em causa a idoneidade de alguém sem provas que o justifiquem. Mas sabendo-se o que se sabe hoje é pelo menos impossível não concluir que aquando da contratação de Maniche Costinha pensou muito mais no amigo do que no clube que tanto diz gostar. E Maniche, que também dizia vir cumprir um sonho, não sairá sem nos deixar um pesadelo de pelo menos um milhão de euros, fora ordenados e outras alcavalas. A esse milhão acrescerão mais 6, ao que dizia ontem o DN, para as restantes indemnizações. Veremos o que acontece até ao inicio de época para percebermos melhor quanto nos vão custar apenas os aperitivos da próxima época…
3- Contas
4- Imparidade
Ainda relativamente às contas o que não pode passar despercebido é que o Sporting provavelmente não receberá nada do negócio efectuado com o Recreativo de Huelva pelo passe de Carlos Martins. Aqui o clube consegue o pleno: reforçou um rival directo, ao abdicar do direito de opção sobre o jogador, e ainda contribui para os cofres do clube espanhol permitindo-lhe receber valores de um jogador que ainda não tinha pago e que, face à delicada situação do clube andaluz, se afigura difícil receber qualquer valor.
Sem surpresas “descobriu-se” que o Sporting perdeu em média 10 mil espectadores em Alvalade. Algumas das razões estão explicitas aqui neste post, sobretudo nas consequências de uma péssima gestão desportiva a que acresceram mais de 5 anos de caneladas aos sócios. Mas veja-se que o nosso vizinho SLB em apenas um ano perdeu 12 mil. Apesar da relatividade dos números facilmente se conclui se os palhaços não agradam o pessoal não vai ao circo. Alguém dizia: querem espectáculo vão ao Alvaláxia. E os Sportinguistas foram e ainda por cima reservaram-se o direito soberano de escolherem o que era melhor para eles. Sim, porque a avaliar pelo que se vê pelo Alvaláxia, não seguimos o conselho à letra.
Tenho a ideia que o N.A.Coelho e J.Gonçalves servirão para pagar o que devemos do J.Pereira e Evaldo e provavelmente ainda do J.Alves.
ResponderEliminarConstatação da desilusão, bom post.
Paulo Reixa
SL
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarSobre o Maniche recomendo este artigo:
http://www.ionline.pt/conteudo/64917-maniche-nao-quero-que-me-chamem-chulo-dizia-
E pensar que fui tantas vezes atacado por considerar a gestão desportiva dos últimos dois anos uma autêntica jebardice... O antigo CD foi um dos maiores cancros da história do SCP. Contaminou td e tds: a incompetência (no mínimo) elevada ao expoente da loucura. Com repercussões imprevisíveis no futuro próximo e a médio prazo.
ResponderEliminarEu acho que entre os muitos crimes praticados no seio da juveleo, dentro e fora do estádio, um espancamento ao Maniche não ficava nada mal. E isto sim, seria uma gestão à pinto da costa.
ResponderEliminarE se não resultasse, era pôr o Costinha e o Bettencourt em tribunal. Não deveria ser o Sporting a pagar um milhão de euros por isto.
e foi hoje que desisti de ler este blog!
ResponderEliminarentão o n.coelho é melhor que o torsiglieri?????
quem diz uma barbaridade destas não merece respeito quando fala de futebol!
assim sendo...
Só queria dizer uma "barbaridade" ainda maior.
ResponderEliminar- O Nuno A. Coelho é para mim, o melhor central do actual Sporting! Tenho muita pena que o seu potencial não tenha sido melhor explorado por um técnico que foi incapaz em toda a linha.
Pronto, agora que já disse aquilo que penso,lamento que estejamos a reforçar o SC Braga com um central que não tem sangue azul de Alcochete, mas tem mais qualidade que aqueles que praticamente fizeram toda uma época muitissimo mediocre.
A candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar, que nas últimas eleições contou com 5952 votos, emitiu um comunicado no seu site (http://cfdindependente.wordpress.com/) criticando o abandono da prometida auditoria e a sua substituição por uma análise à evolução do património proposta pela direcção de Godinho Lopes. A Candidatura Independente classifica-a como insuficiente, visando omitir toda a verdade aos sócios do Sporting e exige uma auditoria que terá de ser de gestão e não puramente financeira. Só com uma auditoria de gestão poderá ser feita uma análise aos principais negócios, como a venda dos terrenos do antigo estádio, construção do estádio e da academia e venda do património não desportivo. Consideram fundamental identificar não só “o quê” mas também “o como “, “o porquê “ e “o quem “ da situação do Clube a nível financeiro, patrimonial e desportivo nos últimos 16 anos. Apenas uma verdadeira auditoria de gestão, poderá responsabilizar civil e criminalmente os anteriores dirigentes pelos danos causados ao Sporting Clube de Portugal.
ResponderEliminarIndependência. Rigor. Verdade.
Lisboa, 1 de Junho de 2011
A Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal
Segue em anexo o comunicado completo.
http://cfdindependente.wordpress.com/2011/06/01/comunicado-sobre-modelo-de-auditoria/
Maniche e Caneira se não querem saír para jogar, então ficamos com eles. É mais 1 ano de contrato e assim cumprem-no. Além de serem alternativas válidas, transmitem experiência. Se é para gastar 1 ano de salários, então gastamos mas usamos o que pagamos, esses jogadores.
ResponderEliminarNo fim do ano... adeus. Ao menos não os tratamos mal nem dispensamos.
Eles não pediram para vir para o Sporting. Nós é que lá fomos pedir para eles virem.
Grimi, Pedro Silva, Purovic, Vukcevic, Zapater e Pongole são para vender. Não há interessados? Emprestados! Não querem? Inserir como moedas de troca em negócios. Não querem?
Inserir no plantel e não contratar nenhum jogador para a posição que ocupam.
É mau? É! Mas os erros pagam-se caro. Enquanto a casa não estiver arrumada, não se compram mais móveis (neste caso "imóveis").
Para o ano já têm menos 1 ano de contrato.
Dar ordenados de borla e com possibilidade de assinarem por outro clube logo a seguir? Isso é que não!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarFala-se em tanto jogador que vai embora que até assusta. Isto não é o FM. Não basta chegar à ficha da equipa e gastar uns milhões a despedir 15 jogadores.
ResponderEliminarAqui tratamos recursos humanos e temos custos reais. Não se pode mandar 15 jogadores embora só porque nos apetece, por piores que nos pareçam.
Eu concordo com a ida de Hildebrand, Grimi, Abel, Purovic, Polga e Pedro Silva.
Não concordo com a ida de Maniche, Zapater, Pongolle, Vukcevic, Caneira nem de Pedro Mendes. Especialmente Maniche e Caneira que estão no ultimo ano de contrato, portanto ninguem lhes vai pegar e vamos pagar um balurdio para os mandarmos embora.
Acho que Domingos deveria integrar na pré-época todos estes jogadores, vê-los em ação segundo o seu esquema de jogo e depois decidir.
A 4 de Julho eis o plantel que se deveria apresentar:
Patricio
Tiago
Golas
João Pereira
João Gonçalves
Carriço
Torsiglieri
NAC (ou um novo e empresta-se o NAC, mas não se VENDE)
Rodriguez
Caneira
Nuno Reis
Pedro Mendes (o junior que esteve na Belgica)
Evaldo
(novo jogador)
Pedro Mendes
André Santos
Maniche
Zapater (talvez trocar este pelo Rinaudo...lol)
William Carvalho
André Martins
Diogo Rosado
Matias Fernandez
Valdes
Izmailov
Vukcevic
Postiga
Djaló
Pongolle
Wilson Eduardo
William Owusu
(novo avançado)
Mais os 3 jovens com margem de progressão dos quais 1 já sabemos que é o Carrillo e que em principio serão para emprestar a não ser que Domingos veja que algum é excepcional.
Assim, para ficarmos com os 23+3 que se disse, precisamos de dispensar (ou emprestar) 8 jogadores da lista, dos quais 2 ou 3 serão centrais, 1 ou 2 avançados e 3 ou 4 médios.
Adrien já se sabe que vai para a Académica e acho que o Pereirinha deveria seguir o mesmo caminho de forma a poder jogar.
"...criticando o abandono da prometida auditoria e a sua substituição por uma análise à evolução do património proposta pela direcção de Godinho Lopes."
ResponderEliminarÉ fora do contexto, mas parece-me assunto demasiado sério para ficar sem opinião.
A pedido do PLF:
ResponderEliminarLeão de Alvalade,
não vejo com maus olhos a eventual transferência do NAC + João Gonçalves spara o SCBraga, de preferência se o Sporting conservasse uma percentagem do passe de ambos.
Acho, aliás, que o Sporting poderia inaugurar uma opção que o Real Madrid tem feito amiúde: vender com opção de compra. Assim, poderia vender o NAC ou (sobretudo) o João Gonçalves por um valor (contabilístico) de €1,5M e colocar uma opção de compra por €3M nos 2 anos seguintes. Isso permitir-nos-ia compensar parte do que ainda devemos ao SCBraga, proporcionar ao João Gonçalves um ambiente onde poderá valorizar-se e salvaguardar a sua valorização.
E o mesmo poderíamos fazer com o André Marques, assim houvesse vontade.
PLF
Oh João não precisas de desistir de vir ao Blog, até pq há ideias e opiniões válidas tb.
ResponderEliminarNem imaginas as "guerras" que já estive aqui ao escrever sobre os centrais do SCP...e essa do NAC ser melhor que o Torsiglieri é uma delas.
O NAC nem oferecido ao Oriental o queria...
Mas há outra "guerra", espera para leres os fãs do Polga... :D
Eu por acaso tb acho o NAC o central com mais potencial no SCP, mais até que CArriço, a quem já desistoi de ver ser sequer mediano nas bolas aéreas.
ResponderEliminarMas mais critico do que achar NAC o melhor, é achar NAC um central vulgar.
Isso é que me assusta.
Meus caros,
ResponderEliminarVocês deixaram de linkar, não sei se é assim que se escreve, A Insustentável Leveza de Liedson. Ora isso é muito mau para o nosso negócio. Se não continuamos com a "joint venture" vamos ter que fechar o tasco.
Saudações Leoninas
1- Quer NAC, quer Torsi só deviam sair por empréstimo, a serem vendidos que seja por uma verba "decente" ou seja mais de 5 milhões de euros. Lembro que NAC chegou a ser selecionado e Torsi tem mercado. Eu dispensava Polga.
ResponderEliminar2- Pelas noticias que vão correndo, a lista de jogadores a dispensar é Maniche, Grimi, Pedro Silva, Purovic, Caneira, Vukcevic, Pongolle, Pedro Mendes e NAC. Imagino (vide ponto anterior) que pelo menos, Vuk, Pongolle, NAC e Pedro Mendes tenham mercado. Sobram 5 jogadores e 7 milhões, 1 milhão é para o Maniche, sobram 6 milhões para 4 jogadores, fdp do Costinha quando os contratou. Se fizesse contratos com os outros como fez com o Maniche ainda poupavamos 2 milhões. Às vezes mais vale cair em graça (salve Vuk) do que ser engraçado.
3-Tanto quanto foi publico, os dois anos de gamebox e os passes foram dados como garantia, não foram vendidos.
4-Não entendo de que é que se está à espera para penhorar o Huelva. Já o fizeram conosco nos tempos em que o clube era feliz e bem gerido.
5-O lema do próximo ano devia ser, "O Regresso ao Futuro".
LMGM,
ResponderEliminarA receita dos próximos 2 anos das Gameboxes foi mesmo vendida ao Peter Kenyon:
http://www.ionline.pt/mobile/83559-a-excepcao-british-torna-se-regra-o-sporting-antecipar-receitas
Aliás o artigo é até muito interessante de ler, no que diz respeito à vontade dos sócios...
LdA, já li o artigo, concordo que é muito interessante, mas diz claramente "...a empresa de Peter Kenyon, além de ter as gameboxes como garantia, espera conseguir o retorno do investimento com o acréscimo de juros."
ResponderEliminarO Sporting tem que garantir que consegue liquidez para cumprir os seus compromissos, caso não o faça as garantias que deu para os mais diversos empréstimos serão ativadas, sejam receitas futuras (gamebox, contratos televisivos, etc), passes de jogadores, imóveis.
Mas não acho correto dizer que já vendi a minha casa ao banco pelo valor que ele quiser, apenas porque ela serve de garantia ao empréstimo que fiz para a comprar.
Eu prefiro sempre que se negocie jogadores, por exemplo, utilizar NAC para saldar as nossas dividas com o Sp.Braga seria um bom negócio, mesmo eu acreditando (muito) no potencial dele para se tornar o melhor central nacional, mas acredito de igual modo em Carriço, Pedro Mendes ou Nuno Reis.
O equilíbrio das contas é fundamental e ver desaparecer da lista de pagamentos o Braga pode garantir liquidez para "salvar" receitas futuras que se pretende fazer crescer.