Sporting volta a ser campeão em hóquei em patins!
Cheguei agorinha de Famalicão, onde assisti ao vivo ao Famalicense-Sporting de apuramento do vencedor da 3ªDivisão Nacional de Hóquei em Patins.
Entrei no Pavilhão já com o jogo a decorrer (no preciso instante em que a FAC fez o 2-1...) depois da barriga cheia com o Futsal, que assisti com muitos adeptos do Sporting que foram para o Hóquei no Bar do FAC.
Depois do 2-1 (o FAC marcou primeiro e empatamos logo depois...) veio o 3-1, e o 4-1, com o adversário a mostrar-se muito mais maduro, ponderado, e mortífero nos contra-ataques.
Do lado do Sporting uma equipa incrivelmente jovem (para além desse fenómeno GAlves, temos mais 5 ou 6 miúdos que mais parecem uma equipa de juvenis, e um jogador, o 9, que parece o avô deles, pois aparenta pelo menos 40 anos...). Sem perceber muito da coisa, estava pouco crente.
Do intervalo regressou o que parecia ser outra equipa, e sempre liderado por GAlves, 3 golos de rajada, todos dele, ditou o empate em 5minutos... com 17min para jogar, Quim-Zé dava merecido descanso a Gonçalo, e os restantes trocavam a bola tentando segurar o empate que daria o título. Puro engano.
A FAC ganhou confiança, e apoiada por cerca de 200 pessoas (cerca de 1/3 do público presente!) fez o 5-4, e galvanizou-se. Perante um Sporting apático, e em poucos minutos chegou o 6-4, e o 7-4, com 3 bolas nos ferros pelo meio. Domínio temporário mas avassalador, que provocou vários olés da bancada.
Com 5min para jogar, e a equipa a procurar sempre Gonçalo, o desfecho parecia inevitável. A FAC falhou um livre directo a castigar 15ªfalta (já antes falhara o LD a punir a 10ªfalta, enquanto Gonçalo converteu o LI da 10ªfalta...) e pareceu que o Sporting se empertigou.
A menos de 4min do final, o SCP marcou em jogada de insistência, e a FAC começou a tremer. Disse para quem estava comigo - para ser como no futsal, precisamos de um milagre e do LI da 15ªfalta (eles já tinham cometido 14...).
E assim foi - o N7 (avançado tb promissor) marcou pela esquerda, bem em frente à claque, e passaram a restar menos de 2minutos para tentar a igualdade.
A 23segundos do fim lá se conseguiu recuperar a bola (a FAC já só trocava a bola entre os jogadores à espera da buzina...) e as ordens do treinador foram simples - bola no Gonçalo, e vai para cima deles à procura da falta. Gonçalo foi mesmo ao chão, e o árbitro não marcou. Mas Gonçalo reergueu-se, ganhou na tabela de fundo, voltou a driblar o primeiro adversário, e foi novamente derrubado. Falta. Faltam 9 segundos.
O LI causa tensão enorme. Os jogadores da FAC com as mãos na cabeça, os adeptos de respiração sustida, e nós, incrédulos, com o título no stick de Gonçalo Alves (parecia um argumento de Hitchcock).
O meu primo só me disse - se é um grande jogador, vai marcar. Os grandes vêem-se nesta decisões.
Perante centenas de adeptos em silêncio ensurdecedor, Gonçalo parte para a bola, volta a sentar o GR, e marca com a classe que espalha no ringue. 7-7.
Correu, gritou bem alto junto aos adeptos, que inclusive saltaram para dentro do recinto. 1/3 do pavilhão explodiu ali! O título estava entregue.
VITÓRIA MEMORÀVEL, que guardei em imagens e videos.
O Sporting é o nosso grande amor.
Saudações.
Gonçalo tás para o Hóquei como o Benedito está para o futsal, és um campeão !
ResponderEliminarGostava de ver os vídeos :b
ResponderEliminarExcelente descrição :) Consegui vibrar com o momento, sem sequer lá estar ;)
ResponderEliminarGrande Gonçalo e grande Sporting!
Para o ano atacaremos a subida à 1ª divisão!
Os meus parabéns tb as super miúdas que acompanharam todas as jornadas do campeonato de hoquei e ontem como sempre lá estiveram a apoiar o hoquei em vez do futsal..Tb os meus parabéns ao engenheiro Giberto que tudo faz para levar o nome do nosso clube por esse país fora..estive presente em grandola , santa cita e aqui em santiago..como muito bem diz o post tb achei que o nosso clube tém muitos jovens para competir numa segunda divisão..
ResponderEliminarAgora sim, estamos no bom caminho.
ResponderEliminarÉ caso para dizer que "Sporting está a andar sobre rodas".
Rugidos de alegria