domingo, 30 de setembro de 2012

Sem força nem vontade

Sem qualquer força nem vontade para fazer a crónica do jogo de ontem, que tive oportunidade de ver em Alvalade. E foi de forma algo semelhante que, na maior parte do tempo a equipa do Sporting jogou. Muito diletante, parecendo demasiado confiante de que, mais tarde ou mais cedo, acabaria por vir ao de cima a superioridade que a distancia da equipa estorilista. Mas essa superioridade ontem pouco se viu porque, colectivamente, o Estoril, ainda até mesmo já em inferioridade numérica, foi mais equipa, demonstrou mais vontade e força interior para lutar pelo jogo. 

É-me difícil ajuizar as opções de Sá Pinto sem saber se o que muito que ontem falhou não é apenas das opções tácticas ou  do treino, embora esses factores também tenham que merecer reflexão. Mas, antes disso, está a vontade de vencer os jogos que, no Sporting, não pode começar depois de disputada mais de uma hora de jogo. Porque se os jogadores tivessem partido desde o inicio do jogo com a intensidade que demonstraram nos 20 minutos finais, dificilmente estaríamos hoje a lamentar mais uma perda de pontos com equipas que lutam para permanecer na primeira divisão.

Como sabemos, é com estas que se perdem os campeonatos. Não é como diz o Rui Patricio que há muito campeonato pela frente, porque muito deste começa já a ficar para trás, alienando o maior capital que uma equipa tem juntos dos adeptos: a esperança. A menos que o muito campeonato pela frente de que fala seja o da próxima época...

Os mais de 35 mil espectadores ontem presentes mereciam muito mais do que lhes foi oferecido. 

Ficha do jogo:

32 comentários:

  1. Temos um adepto no banco em vez de um treinador. Ridículo!

    ResponderEliminar
  2. Num dia em no Terreiro do Paço valores altos se levantavam, 35 mil sócios/adeptos dentro do estádio mereciamos mais sem duvida nenhuma!! Ainda estou em choque.....
    Ponto muito positivo do jogo: foi muito bom rever-te Leão de Alvalade :)
    SL

    ResponderEliminar
  3. pois, Cris, a possibilidade de revermos os amigos é por hoje o único consolo a que nos podemos agarrar.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Ontem saí cansado de Alvalade. Cansado de promessas (não sei se eu sou que as faço na minha cabeça ou se vieram de quem dirige o Sporting).
    Cansado de à 5ª jornada já ter acabado tudo. Cansado de à 5ª jornada já se estar nos limites da confiança, crença e sem margem de erro. Cansado de não ver reflectido, no campo, metade do esforço que dedico ao Sporting.
    Cansado de não ver um jogo tranquilo. Cansado da falta de compromisso que os jogadores oferecem ao clube.
    Cansado de dar matéria-prima para os paineleiros, Venâncios, Brunos Carvalhos, Joaquins Ritas e Inácios desta vida de malharem no Sporting.
    Cansado porque, até eu, começo a pensar que eles é que estão certos (já não sei nada...).
    Cansado de acreditar que sempre que vou ver um jogo tudo vai ser diferente, melhor (mas não é, na verdade, nunca foi).
    Estou cansado das lesões que são breves mas já lá vai um mês (Boulahrouz).
    Cansado de ver o Cedric sem oposição e notar que está, claramente, em má forma, saturado (e os adversários sabem isso).
    Cansado de ver o Capel.
    Cansado de não ver o André Martins.
    Cansado de cruzamentos.
    Cansado que aquela jogada do Izmailov não se tenha repetido mais vezes.
    Cansado de, mesmo com 10, até ao golo, não se ter criado situações de superioridade numérica.

    Estou cansado que o Sporting se esteja a cagar para mim (e para os restantes 35.002 espectadores).

    Sinceramente, devo estar cansado do Sporting.

    Quem me dera que não tivesse tanta importância na minha vida.

    ResponderEliminar
  5. Não falta só força (d)e vontade. Falta arte, falta engenho, falta ligação entre sectores, falta estabilizar quer a equipa quer uma ideia de jogo. Sá Pinto parece que anda ao sabor da maré e modifica estratégia sem se perceber porquê. O SCP que vimos no inicio da época, também pouco afirmativo no ataque, deu a vez a um SCP pouco afirmativo em todos os momentos do jogo. Ou seja regrediu-se. Exemplo: o nosso flanco direito parecia uma auto-estrada para o ataque do Estoril. Agora, já nem coesão defensiva se nota. Qt à criatividade atacante, essa, ainda não se viu este ano, com excepção de uns fogachos esporádicos e individuais. E, parece-me a mim, q td isto tem um claro responsável: o treinador. Gostava de estar enganado, mas é com mt pena que a realidade começa a confirmar que a escolha de SP foi mesmo extemporânea. Subiu cedo de mais à sua cadeira de sonho. E é o nosso sonho, de sócios e adeptos que começa a desvanecer. Estamos em Setembro.

    ResponderEliminar
  6. Decididamente, Rui Patrício não é, de todo, o meu guarda redes.
    Faz, de quando em vez, algumas defesas difíceis, mas também sofre muitos golos, que muitos outros guarda redes defenderiam.
    Isso focou muito claro no 2º golo marcado pelo Estoril, em que a bola lhe passa praticamente junto ao nariz, e ele nem se mexeu.
    Já no livre ao findar do jogo com o Marítimo, marcado a alguma distância da balisa, também não se mexeu, apenas se limitou a seguir com o olhar a trajetória da bola.
    Sei que muitos outros Sportinguistas não concordam com isto, mas é o que sinceramente penso.

    DUARTE

    ResponderEliminar
  7. ou seja resumidamente, a tactica é mais uma vez começar do zero e fazermos eleiçoes e mandarmos toda a gente embora. bem se nao deixam uma direcçao durar um mandato e a "julgam" em eleiçoes, nao vale a pena serem do clube. é nas eleiçoes que se julgam as direcçoes e se nao conseguem largar os epitetos como corja, lambuças, roquetistas, carvalhistas, etc, e se unirem como sportinguistas.

    porque a questao é que quem perde as eleiçoes nao perde a oportunidade a cada resultado negativo de apontar o dedo e de exigir eleiçoes e demissoes de toda a gente.

    e sinceramente a direcçao eleita é a minha direcçao, o treinador que estiver no banco, enquanto lá estiver é sempre o meu treinador, nem que seja o ze das couves, os jogadores que vestem aquela camisola sao sempre os melhores para mim

    ResponderEliminar
  8. Deprimente. O Estoril foi a melhor equipa e não merecia ter saído de Alvalade sem a justa vitória. O Sporting beneficia do enfraquecimento da generalidade das equipas da Liga para, mantendo este estado de coisas, lutar por um lugar entre o 4º e o 6º. Não me recordo de uma tão clara manifestação de impotência ainda o mês de Setembro não se esgotou. Um desastre.
    Eram manifestamente exageradas as notícias que davam conta de ter Sá Pinto uma ideia de jogo. Se tem não a consegue colocar em práctica. Aquela que algumas vezes conseguiu mostrar – segurança defensiva como contrapartida de ineficácia atacante – era uma ideia má, desajustada da realidade da Liga portuguesa e do valor relativo dos competidores em presença. Com este jogadores é possível fazer muito melhor. Julgo que não podemos durante mais tempo ignorar uma evidência: grande parte do problema está no treinador, nas suas ideias, na sua capacidade para colocar a equipa a jogar um futebol que seja eficaz e se possível bem jogado.

    ResponderEliminar
  9. Claro que nao companheiro...a tatica tinha sido nao ter escolhido a "sua" direcçao logo para começar! Mas como foi escolhida, e ganhou sem polemica e tudo, para mim agora é mesmo deixa-los la estar! Porque claramente, mesmo depois de tudo o que se tem vindo a passar, ainda ha sportinguistas que consigam defender isto! E para mim isso é o mais grave no meio disto tudo! Entao se o amigo gosta disto como está...nao desejo que fique triste pela saida do "avo cantigas" que esta como presidente do sporting! É deixa-lo la estar que está muito bem!

    ResponderEliminar
  10. Bom, está visto que este 4-2-4 não resulta. A equipa não está preparada para jogar com apenas 2 jogadores no meio campo - rinaudo e izma - por mais capacidade individual que estes dois tenham. Capel e carrillo não são jogadores de meio campo. Adoro carrillo, considero-o um dos principais activos do sporting, mas é um desequilibrador e talvez não seja justo pedir-lhe para fazer jogo de posse de bola e paciência no meio.
    Com este sistema, a equipa cria raras oportunidades de golo na mesma (durante >60 minutos) e ficou muito mais desequilibrada no meio.
    Não sei se foi falta de vontade.... a mim, os jogadores pareceram-me.... perdidos! Perdidos em campo.
    Enfim. A desmotivação começa definitivamente a apoderar-se de nós. Tento olhar de forma optimista para o estado actual das coisas, mas fica difícil pois não se vislumbram melhorias.
    O que retiro de positivo de ontem resulta da recuperação depois de nos vermos a perder por 2 golos. Percebo que há qualidade individual, bastante até, para fazer muito mais. Não se percebe como é que uma equipa repleta de internacionais não consegue fazer melhor.
    Schaars, elias, rinaudo, Izmailov, pranjic, A martins, adrien, jeffren, carrillo, viola (excelentes indicações), wolfs não dão para mais?.... Impossível!
    Quando penso que elias, rinaudo e shcaars já foram considerados no ano passado, até por comentadores rivais, o melhor trio de meio campo do campeonato (naquela fase das vitorias sucessivas), mais me custa entender o que se passa.

    ResponderEliminar
  11. ola

    Sou um Sportinguista de Cabo Verde e digo vos ,tou farto de ser gozado .Aqui as pessoas já não respeitam o Sporting .
    Penso que essa falta de respeito começou quando toleramos Jebs ,Paulos Sergios ,Costinhas etc .
    Clube grande tem de pensar grande .
    Basta de mediocridade .

    ResponderEliminar
  12. Sá Pinto está a revelar inexperiência(pelo menos...).Não é normal começar a época com uma ideia de jogo,para mim errada, e mudar para o seu oposto,com a época a decorrer.O problema é que não está treinada e o que me pareceu naqueles 60` é que os jogadores não sabiam o que fazer.Não havia automatismos,não marcávamos e sofremos naturalmente 2 golos(no 1º há um erro individual de Cedric).A questão:o treinador deve sair?
    A avaliação deve ser interna.Não é só por começar mal que o treinador deve sair.Vejam-se o Liverpool,Milan,Real Madrid ,etc.Como nós(adeptos) vemos está sempre tudo mal.Por princípio,num clube organizado,não devia haver saída nesta fase a não ser em condições excepcionais.
    Alguns pontos positivos:o esforço,a capacidade de luta;os adeptos fantásticos que somos(35000).
    Até quando um clube ENORME continuará a ter um futebol médio?e porquê?

    PS:
    Não posso deixar de dizer que é dar canhonhadas nos pés pôr em causa Patrício.Como é possível???
    Em 30 anos,3 campeonatos, com múltiplas direções.Vamos deixar essa questão para as eleições?

    MF

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    Falta tudo. Ontem com o que vi no estádio, deixei de acreditar no Sá Pinto. É impressionante a falta de organização, de rigor, de treino. Até de liderança e autoridade.

    Aqueles primeiro 60 minutos são inaceitáveis.

    E não vejo qualquer luz ao fundo do túnel.

    Também eu estou muito cansado.

    ResponderEliminar
  15. Ao mesmo tempo tenho pena pelo Sá Pinto. Gostava que lhe tivessem dado a hipótese de crescer e aprender com um grande treinador ao lado.

    Fala-se muito do Mourinho, mas durante quantos anos teve ele junto do Robson e do Van Gaal a aprender.

    Com tanta experiência feita... se calhar já estava na hora de pensar num Treinador feito.

    ResponderEliminar
  16. fcs

    e qual é o treinador feito e com prestigio que quer vir queimar a carreira no sporting? é que qualquer um olha para o numero de treinadores que a equipa teve nos ultims anos e pensa"vou para lá fazer o que? na volta se nao ganho logo com o cv que tenho nem aqueço o lugar. nao vou lixar a minha carreira ali"

    ResponderEliminar
  17. Foda-se há limites para tudo. criticar o Rui Patricio no jogo de ontem é de uma estupidez só ao alcance de um parvalhão ressabiado e que ainda nao engoliu o melão, certamente depois de o ter criticado na sua 1ª época.

    ResponderEliminar
  18. O texto do cantinho do morais é claro...claro demais!

    ResponderEliminar
  19. Riga,

    E sabes porque?

    Porque andamos a fazer esxperiencias atras de experiencias, e assim em vez de pagarmos bem a um bom e acabamos com a experiencia andamos neste ritmo cada vez pior.

    Porque não tenhas duvidas, não há cá curriculos para ninguem, o que interessa é o dinheiro.

    esse tipo de discurso é o que sempre tivestes e no entanto quando o Paulo Bento saiu até o Juande Ramos mandou o curriculo para Alvalade. Numas eleições tivemos como alternativa um campeão espanhol e campeão europeu, e eram eleições.

    Se o Sporting quiser há muitos que gostariam de vir para cá, deixa é de lado esse teu discurso miserabilista e desculpante.

    Se o caminho que os dirigentes querem é este de treeinadores portugueses e baratos que seja, agora não me venham é com a conversa de que ninguem quer vir para cá, as eleições provaram o contrario: Rijkaard, Van Basten e Zico chega-te?

    ResponderEliminar
  20. Riga,

    De novo esse mito??

    Assim de repente os dois holandeses que poderiam ter vindo na altura das eleições. E mais haverá obviamente.

    ResponderEliminar
  21. FCS, Riga, jorge Plácido,

    o mito do de que não há treinador com experiência que queira vir treinar o Sporting é tão grande como o mito do tal "treinador com experiência" vir resolver todos os problemas e ser campeão. Exemplos de insucesso não faltam, quer no nosso clube quer por esse mundo fora.

    ResponderEliminar
  22. Lda,

    Então o que propõe?

    Não digo que o "treinador com experiência" venha resolver todos os problemas mas acredito que ajuda certamente.

    Relativamente à parte do campeão, eu nem peço isso. Agora esteja quem estiver à frente do Sporting, da minha parte quero duas coisas: Ver Futebol e no mínimo qualificar-me para a Champions.

    Já com o Domingos dizia que "só" queria ver Futebol.

    ResponderEliminar
  23. Leão de Alvalade, É como tudo há novatos que são campeões como há experientes que também são. O que interessa é qa competencia e tens de reconhecer que é isto que tem faltado a maioria das vezes.

    ResponderEliminar
  24. FCS e J Placido,

    Não há receitas mágicas e, se as houvesse, não serei eu provavelmente a conhecê-las.

    Mas do que me vou vendo há uma coisa que é incontestável e foi já assinalado quer pelo Shaars quer pelo Labyad à imprensa holandesa que é a boa qualidade do nosso campeonato. Isso passa seguramente pelo qualidade dos treinadores.

    Um treinador que chegue de fora tem pelo menos a humildade de o reconhecer para poder perceber o que é preciso fazer para criar um modelo de jogo vencedor.

    No momento actual não me parece que pudéssemos lucrar com a saída do treinador. Tentarei falar sobre isso amanhã.

    ResponderEliminar
  25. Parece que vamos continuar com o Sá Pinto.

    Não chegam 5 pontos de diferença. Não percebo como é que entre Sá Pinto e Manuel José, só para dar um exemplo, preferimos Sá Pinto. Não percebo o critério. É porque o Sá é sportinguista? Ora, também eu o sou e os demais que aqui comentam e nunca isso foi suficiente para treinar o Sporting. Parece que o SCP quer ser uma escola de formação de treinadores às custas do futebol profissional.

    JRamos

    ResponderEliminar
  26. JRamos,

    Pois, o Manuel José o Scolari, são todos muito bons até chegarem lá.

    ResponderEliminar
  27. Leão,

    Julgo que é justo dizer que o SCP tem o melhor plantel dos últimos anos e no entanto não jogamos nada. Esta é que é a verdade do nosso futebol nesta temporada até agora. Não jogamos nada. Demorámos 75 minutos contra o Estoril para marcar um golo sendo que, nesse entretanto, o Estoril já tinha marcado dois - e não esqueçamos que houve um penalty não assinalado ao Estoril e uma expulsão que se fosse connosco ia dar um escândalo do caraças.

    Se Manuel José, por exemplo, tivesse feito resultados semelhantes aos de Sá Pinto ao menos poderíamos criticar a sua falta de cumprimento de expectativas justamente depositadas num treinador com a sua experiência, com Sá Pinto nem isso - não tem história nem experiência de treinador para que possamos chegar a exigir-lhe grandes expectativas. O que é que Sá Pinto já mostrou como treinador para que cheguemos a ficar desiludidos?

    JRamos.

    ResponderEliminar
  28. O meu desânimo ontem era tão grande que só me apercebi que o Estoril tinha jogado com 10 boa parte da 2ª parte quando cheguei a casa...a partir de uma certa altura acho que desliguei completamente do que se estava a passar lá em baixo no relvado a bem da minha sanidade mental.Mas não fui a única a não se aperceber e isso diz muito da forma como estávamos ali...
    LdA será que nos cruzámos? Talvez...

    ResponderEliminar
  29. Dina

    Percebo porque à minha volta também houve quem não se apercebesse. Confesso que também me tentei alhear do que ia vendo à minha volta mas sobretudo no relvado.

    Não sei se nos cruzamos, andei pela zona da loja verde e escadaria.

    ResponderEliminar
  30. Já agora não sei porque depois do jogo contra o Estoril SP diz que não é o Sporting dele quando em face de outros maus resultados dizia nessa altura que estamos fortes - é que, comparando, diria que continuamos fortes...

    JRamos

    ResponderEliminar
  31. Fico preocupado quando leio que temos um grande plantel ou como já li em alguns blogues o melhor plantel dos últimos anos.
    Depois de ver vários jogos destes rapazes, pergunto-me como é possível o Izmailov todo roto, cheio de lesões e operações ao joelho consegue ser o único jogador de classe que está equipa tem, o único capaz de criar desequilíbrios, de saber controlar a bola, de a conservar e de a passar em condições.
    Por pior treinador que seja o Sá Pinto estes rapazes também não ajudam.
    E garanto que não há nenhum treinador consagrado que pegue nesta equipa e que transforme estes jogadores numa coisa que não são.
    E aí acompanho os que se encontram sem esperança, porque os jogadores podem ter pouca qualidade, mas se houver vontade e organização muito pode ser feito e melhorado, mas não vejo essa vontade, a maior parte deles estão mais interessados em fazer números de circo com a bola.

    ResponderEliminar
  32. E depois os outros é que são os inimigos...

    Para quem foi ver o Gil ao estádio não pode ficar surpreso com este resultado.

    Quanto ao Sá Pinto já disse o que tinha a dizer.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)