Assembleia Geral
Tal como havia previsto na passada sexta-feira a AG foi uma fonte de desilusão para os que esperavam e desejavam que se repetissem as cenas indecorosas das registadas no nosso vizinho do outro lado da segunda circular. E talvez não fossem poucos os que desejariam em especial que as contas fossem reprovadas para que à crise de resultados se somasse uma crise institucional.
Por isso as estações de televisão mobilizaram meios claramente desproporcionados face ao que estava em causa onde a preocupação de informar foi nitidamente negligenciada. 2 exemplos, se preciso fosse, o demonstram claramente: num dos directos um repórter declarava que o pavilhão atrás dele - referindo-se ao multiusos -se iria passar a chamar "João Rocha" e noutro canal informava-se que o relatório e contas havia sido aprovado por unanimidade!!! Ignorância e falta de respeito pelo Sporting e pelos espectadores que lhes pagam, mesmo que indirectamente, os vencimentos. Esta é a confirmação, se ainda preciso fosse, que a dever de informar há muito foi substituído pela vontade quase exclusiva de vender sensacionalismo a granel.
E como interpretar os resultados da votação dos sócios na AG, em particular a aprovação de contas? Não creio que, mesmo os que votaram favoravelmente, tivessem gostado dos resultados apresentados. Talvez tenham preferido fazê-lo a fomentar um cenário de crise da qual se sabe como se entra mas cuja saída contém demasiados cenários de resultados imprevisíveis.
Os que agora lançam as mais diversas acusações sobre os sócios que aprovaram as contas deveriam percebê-lo, sobretudo os que querem ser vistos como alternativa à actual gestão. Chamar parvos aos outros é a forma mais fácil de se desresponsabilizarem e se demitirem de uma avaliação inevitável: perante o cenário actual do clube - acumulação de maus resultados desportivos e maus resultados económico-financeiros - a mensagem continua a não passar. Pretender que a culpa é apenas dos outros, ou que a verdade lhes pertence é uma arrogância e um erro que se paga caro.
A queda de Sá Pinto
Desde o final da Taça de Portugal que os resultados (não) conseguidos por Sá Pinto têm desbaratado o seu crédito junto dos adeptos. O seu grande mérito, e quando pegou numa equipa esfrangalhada, sem rumo e completamente descrente no seu treinador de então, foi a clarividência de perceber que, mais do que uma revolução, a equipa precisava de melhorar a sua auto-estima e confiança. Quase todos percebemos que aquele Sporting mais recuado e expectante era insuficiente para os desafios de um novo campeonato com ambições, mas servia quase na perfeição para apanhar os cacos de uma época decepcionante prestes a findar.
É precisamente a mesma clarividência que agora lhe parece faltar. Infelizmente, como em quase tudo na vida, o futebol não valida as boas intenções, apenas os resultados. E esses são os que se sabem. Confesso que, como quase todos, fiquei preocupado com o vi com o Estoril. E também com a conferência de Sá Pinto, quando diz que aquele não é o seu Sporting. Concordo com ele quando recrimina a falta de intensidade dos jogadores, mas o problema não se esgota aí. A forma como Estoril - sim, o Estoril... - conseguiu estar confortável no jogo na maior parte do tempo, a forma desorganizada como lhes tentamos responder, quase sempre desequilibrados, deviam-no fazer pensar no que nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. Isto é, o problema começa na falta de intensidade e vontade ou são as suas opções tácticas que não permitem melhor desempenho?
Como é evidente não há treinador que resista muito tempo à falta de resultados, mais ainda quando estes se acumulam com fracas exibições, muito aquém do que o grupo à disposição permite sonhar. Começa até a registar-se o inverso, há jogadores muito abaixo do que podem dar. E insistir em Xandão (se foi buscar o Betinho, não lhe faltará também coragem para ir buscar o Pedro Mendes, já que Nuno Reis está fora de hipótese), ou deixar Carrillo em campo num dia em que nada lhe saía bem também pouco ajuda.
O mais importante nesta altura é perceber se ele é capaz de inverter o actual curso. A primeira condição é perceber se os jogadores continuam a acreditar no seu líder, o que, neste momento, me parece assegurado. E, como é evidente, poder contar jogadores como Elias, Schaars, Boulharouz e Pranjic, pela sua qualidade e experiência serão também um importante auxilio para o treinador. Mas continuo a pensar que Sá Pinto depende sobretudo de... si mesmo para se voltar a por de pé.
Lamentavelmente na AG passou se o mesmo o candidato derrotado apela a desunião, um discurso redondo e popularista sem apresentar uma unica alternativa credivel.
ResponderEliminarSou contra ao final de um ano e meio de mandato quererem novas eleições, quando terminar o mandato aí sim podemos avaliar e votar na actual direç4ao ou numa alternativa.
Mais lamentavel é ver socios a querer chumbar o relatorio de contas apenas para provocar eleições a meio do mandato. Quando sempre foi dito nas AG´s que apenas para o ano iriamos começar a ter resultados positivos.
Relativamente ao Sá Pinto, gde sportinguista um idolo para mim enquanto jogador mas ninguem está a cima do sporting e o leão está na bandeira do clube. Pois se analisar-mos a prestação dele desde a final da taça até ao empate no Estoril a prestação é miseravel tendo em conta a qualidade do plantel. O jogo do city para mim não é suficiente, pois jogamos fechados a tentar aproveitar o contra ataque. Vamos fazer o mesmo com o Porto jogamos fechadinhos lá atras e tentamos sair rapido, até podemos ter sorte nesse jogo. Mas o problema vai ser jogar em ataque continuado com equipas como Estoril, Rio Ave, Guimaraes etc etc.. Aí somos uma equipa completamente banal..!!!
Na minha opnião o Sá não tem competencia para por o SCP a jogar a bola.!!
Olá,
ResponderEliminarO seu ponto é bem colocado. Mas concorda comigo que não devemos e não podemos mais tolerar o Rumo que o clube levou. O Anônimo acusa o BDC de discurso populista e de falta de alternativas, por ventura o amigo não viu as medidas apresentadas por BDC no Site que por sinal ainda continua Online, aconselho o sportinguista anônimo a ler. Voltando à AG, estes dirigentes e esta linha de diretores que lá estão à 15 anos não sabem mais aquilo que sabem é isto, E isto resulta no K? em equipes medíocres e prejuízos milionários suportados pela banca, o que pergunto é até quando vamos continuar nesta Sina! Porque espero que se abra os Olhos antes de se convocar uma assembléia onde o ponto Único seja a Falência do Clube e seu encerramento! Devemos ser solidários com a Equipe, sempre mas aos nosso dirigentes temos a obrigação de exigir mais é para isso que eles lá estão. Saudaões Leoninas.
Epá, agora também não vamos andar todas as semanas a perguntar se os jogadores estão com o treinador, a julgar pelas trocas as duvidas são mais do Sá.
ResponderEliminarNas contas, infelizmente contam sempre mais os resultados desportivos. Não foram surpresa para ninguém, o mandato tem um programa que foi explicado. Tivesse o governo do país ainda a mesma legitimidade nesta altura.
Sim li o programa do candidato derrotado, e não encontro la nada que possa alterar o rumo do sporting. Nem mesmo a estrutura para o futebol composta por Van Basten sugiro verificar onde esta a treinar e com que resultados, quanto a Inacio e Venacio não precisam de apresentacoes continuam a espera de colocacao.Eduardo Barroso tbm não e preciso falar dele pois a competencia dele verifica se nos programas de televisao em que participa envergonhando o clube semana apos semana para os mais desatentos sugiro assistirem a uma AG para constatarem o que digo.
ResponderEliminarRelativamente a estarem la a 15anos e demagogia pura, pois sabemos que GL no cargo q desempenhava não tinha puderes de decisao.
Embora não tenha votado nesta lista actual temos q dar algum merito ao conselho diretivo, pois temos uma equipa mais competitiva, resistimos a venda de jogadores por valores considerados baixos e isto num clube com pouca capacidade financeira e de louvar.
Temos tbm o reaproximar dos adeptos, temos tido boas assistencias. O projeto de Odivelas vai ser um marco no Sporting, pois tem umas condicoes fora de serie para concentrar todas as modalidades, juniores e equipa B.
A nivel de restruturacao financeira mantem se no q estava planeado, os primeiro 2 anos prejuizo e o terceiro saldo positivo sem champions e vendfa de jogadores.
Como exemplo de bons trabalhos e duracao do mandato posso dar o benfica que o vieira esta a 10 anos recuperou o clube financeiramente e desportivamente embora em 10 anos ganhou 2 campeonatos os mm q os sporting. O braga temos o Salvador a alguns anos que tem consolidado o braga nos primeiros lugares.
No sporting estamos a 1ano e meio de mandato e ja queremos voltar a estaca zero, mesmo com bastantes coisas positivas q ja foram feitas, assim vai ser dificil. Ainda para mais num clube que os adeptos se deixam destabilizar pela bola e record, repararam nas capas dos jornais no dia em q foi declarada falencia tecnica e pedidos de demissao do viera, estranhamente as capas eram sobre o sporting.
Tbm acho estranho em 6milhoes de adeptos ninguem aparecer como alternativa, e os jornais a não darem voz a essas pessoas...
Sera os pasquins querem uniao no benfica e desuniao no sporting.?
"Tal como havia previsto na passada sexta-feira a AG foi uma fonte de desilusão para os que esperavam e desejavam que se repetissem as cenas indecorosas das registadas no nosso vizinho do outro lado da segunda circular. "
ResponderEliminarMas não tão graves como as que aconteceram nas eleições do Godinho, com certeza. Esta vitimização de quem se acha mesmo diferente (leia-se melhor, superior), não faz sentido nenhum.
"O seu grande mérito, e quando pegou numa equipa esfrangalhada, sem rumo e completamente descrente no seu treinador de então, foi a clarividência de perceber que, mais do que uma revolução, a equipa precisava de melhorar a sua auto-estima e confiança."
Domigos levou a equipa à Final perdida. É um facto que melhorou, a equipa, "a sua auto-estima e confiança" seja lá o que isso for, mas em termos de resultados Domingos não fica atrás de Sá, ou fica? E nem falo desta época, falo apenas da anterior, em termos de pontos feitos.
Quase que concordo com a tua opinião sobre Sá, e o que fazer com o treinador. Mas acho que o SCP teria muito mais a ganhar se contratasse um treinador com CV para um Clube da sua dimensão.
Luis,
ResponderEliminarPassando por cima do resto, de que serve um CV? Acima de tudo atesta um passado, não é garantia de nada relativamente ao futuro. O facto do treinador X ter ganho no clube Y não quer dizer que se for treinar o clube Z teria ganho. É um mero indicativo e apenas indicador de segurança em Mourinho e muitos poucos mais.
Uma lástima insistir na queda do Sá Pinto.
ResponderEliminarSomos um cemitério de presidentes, dirigentes, treinadores e jogadores.
APRENDAMOS A DAR TEMPO AO TEMPO DURANTE O TEMPO SUFICIENTE PARA CONSOLIDAR UM PROJETO. (qualquer que seja o presidente. Não conheço Godinho Lopes nem Bruno Carvalho, nem desejo conhecê-los)
PELA PRIMEIRA VEZ TUDO ESTÁ A SER BEM FEITO. OS RESULTADOS NO FUTEBOL, HÃO-DE APARECER. ALIÁS VAMOS SER CAMPEÕES ESTE ANO.
APRENDAMOS A DAR CONFIANÇA, TRANSMITIR SERENIDADE AOS JOGADORES.
Perante o contexto atual, não apregoemos que somos diferentes ou a melhor massa associativa do mundo.
SEJAMOS MESMO DIFERENTES.
SEJAMOS ENTÃO A MELHOR MASSA ASSOCIATIVA DO MUNDO.
SEJAMOS UNIDOS.
Ed
Uma vez que aqui foi várias vezes referido o nome do Bruno de Carvalho gostava de deixar bem claro que o que acima escrevi não o tinha como destinatário particular, até porque nem sei o que disse na AG ou depois dela.
ResponderEliminarEu só gostava de perceber como é que uma sociedade que apresenta nos últimos anos défices de mais de uma centena de milhões de euros consegue logo de seguida dar lucro. Mas os gestores de topo são eles, não sou eu.
ResponderEliminarVou começar por dizer que fiz 600 kms para votar nas ultimas eleições do nosso clube, votei em BC, porque acreditava e continuo a acreditar ser necessário acabar com estes poderes instalados á imenso tempo no nosso clube! A falta de liderança está á vista de todos, o inexito desportivo num clube como o nosso e sobretudo na forma e conteúdo como está a suceder só pode ser por falta de liderança do seu presidente. Estarei sempre disponível para realizar uma asembleia extrórdinária de modo a debater-se o momento actual do clube com vista a haver a curto prazo eleições no nosso clube, isso está unicamente e exclusivamente nas nossas mãos, dos sócios, por isso espero iniciar ou não, aqui uma onda de revolta por tudo o que está a suceder ao nosso clube.
ResponderEliminarCaro anónimo das 20:41 uma SAD consegue dar lucro porque como devia saber, sobretudo para vir comentar da forma que veio, porque os relatórios e contas são anuais e não soma do do total ano após ano. Para efeito prático, e tem mesmo de ser prático tal a pouca inteligência demonstrada, darei um exemplo que não real.
ResponderEliminarEste ano prejuízo de 10M
Para o ano, com aumento de receitas,existe lucro de 20M.
No total o passivo são 120. Retira-se os 20 e fica-se cm 100 de passivo.
Compreende assim ou tem mesmo de ser mais básico e através de desenho?
Sinceramente gostava de saber para onde foi o teu sentido critico LdA. A sério. As tuas escritas são por hoje algo muito floriado mas sem qualquer conteudo critico. Limitas-te a contornar o obvio e evitando a todo o custo fazer qualquer tipo de critica. Não acredito que seja simplesmente cansaço como queres fazer crer. Olhando para este blog que tinha como referencia pelo nível elevado com que se debatia, ainda mais do que no blog onde escrevo , chego a conclusão que foste na onda. Parece que estamos bem e que o trabalho que estamos a fazer vai colher frutos. Quando aquilo que salta a vista é que o proximo presidente ou entra com muitos milhões ou vai chegar a conclusão que tem que se fechar as portas. Acho que nem nessa altura muitos de vcs vão abrir os olhos. Lamentavel
ResponderEliminarSL
Este ano prejuízo de 10M
ResponderEliminarPara o ano, com aumento de receitas,existe lucro de 20M.
No total o passivo são 120. Retira-se os 20 e fica-se cm 100 de passivo.
Compreende assim ou tem mesmo de ser mais básico e através de desenho?
Faça lá o desenho então....quero ver de onde virá o aumento de receitas....a serio...faça lá um desenho, por mais pequeno que seja para a malta perceber. Não me diga que são contas de sumir como as que o nobre guedes apresenta desde o tempo do soares cancro.....
SL
Se fores as Ag´s normalmente explicam as contas e de onde veem os lucros etc etc, mas um dos males deste clube são os adeptos principalmente os Ultras da Net que veem os jogos no sofá e veem ter diarreias mentais para a net.
ResponderEliminarAfinal não sabes desenhar.....
ResponderEliminarQuanto ao ir ou não as AGs. Ao estadio vou sempre. Ainda no sábado tive o enorme prazer de levar a minha filha de 4 anos a viver um dia bem leonino e vir toda contente porque o Sporting ganhou pk fez 2 golos. As AGs costumam ter a minha presença mas num domingo a tarde e no dia seguinte ao jogo? Não obrigado. Gosto muito do Sporting mas gosto muito mais da minha família. Ate porque este Sporting não me recompensa em vitorias o tempo , amor e atenção que lhe dou.....
SL
Miguel,
ResponderEliminarLamento que o facto de não concordares com o que escrevo e como escrevo te leve a proferir as acusações que proferes.
Ausência de sentido critico quando afirmo que há "acumulação de maus resultados desportivos e maus resultados económico-financeiros"?
A riqueza dos debates neste blogue faz-se por mérito dos textos de quem escreve mas não menos pelos comentários dos leitores.
Nesse sentido não me parece que a ofensa pessoal gratuita ("deixaste-te ir na onda", como se de um ganapo se tratasse) ou a arrogância de ser dono da verdade ou mais avisado ("Acho que nem nessa altura muitos de vcs vão abrir os olhos") seja o mote adequado para a elevação do debate.
Como deves ter reparado, para lá do que destaquei acima, não fiz mais juízos de valor sobre o R&C apresentado sobretudo porque não o conheço em pormenor, não podendo por isso dissertar sobre ele, para lá do que fiz.
Limitei-me a fazer uma análise do que me parecia ter sido o sentido de voto de dos sócios que votaram.
Tal como eu, não deve ter havido quem gostasse de saber que os prejuízos se continuam a acumular, mas ao votar favoravelmente os sócios que o fizeram deixaram claro que não queriam ainda mais instabilidade do que a que se regista.
Certamente foi essa a percepção dos sócios: isto não é bom, mas a ideia de uma crise institucional associada à crise de resultados pode ser pior.
Tenho consciência muito clara da difícil situação em que nos encontramos, da fina linha que nos separa entre poder dar ligeiros passos em frente ou nos estatelarmos estrondosamente.
O conteúdo e a forma como escrevo é agora, como julgo que foi no passado, o meu melhor contributo para ajudar o clube a ultrapassar a situação em que vivemos.
Se, para quem escreve como eu quase todos dias na blogosfera, a prioridade fosse surfar ondas, certamente que encontraria formas mais populares de escrever. Dormir de bem com a minha consciência é-me mais importante.
"Faça lá o desenho então....quero ver de onde virá o aumento de receitas....a serio...faça lá um desenho, por mais pequeno que seja para a malta perceber."
ResponderEliminarMeu caro é mesmo por isso que os habituais R&C apresentados aos sócios em AG têm gráficos, muito até em elevado detalhe.
Sugeria que na próxima se deslocasse a participasse ao invés de ser passivo. Não conhecer o R&C ao pormenor, duvidar da possibilidade de apresentar lucro ( esquecendo por exemplo, embora essa não seja uma das possibilidades apontadas pela direcção, que se pode vender 2/3 jogadores e dar esse lucro) e mesmo assim vir insultar para o blog, dizendo que o SCP não recompensa em vitórias..realmente o exigir e pouco contribuir é algo que afecta muita gente neste país.
O SCP compensa sempre o meu tempo, seja com vitórias ou derrotas. Está no meu ADN. É um clube ecléctico e com dezenas de modalidades que me deixam entusiasmado em saber que existem e, que proporcionam um contacto com um desporto a milhares de pessoas. É um clube que todos os anos engrandece o seu palmarés com vitórias nas mais diversas modalidades e que vive para lá do futebol. Felizmente a mim o Sporting Clube de Portugal recompensa-me o tempo que lhe dou, simplesmente pelo facto de existir.
SL
Já estou a ver 4 milhões a sair a rua para festejar ténis de mesa , snoker ou mesmo chinquilho.....porque modalidades e futebol profissional.....nem cheirar.
ResponderEliminarPortanto. A ver se eu entendo. Como os gráficos e a gente deste presidente diz que vamos ter lucro vamos todos acreditar e bater palminhas. Fazendo um rewind mental lembro-me perfeitamente da 3 restruturação financeira. A 3 mãe de todas as restruturações. Aquela que nos levava os dedinhos que nos restavam (edifício sede ou restante dele e sede) e faziam do Sporting um clube viável. Já nem falando do alvalaxia ou por exemplo a ninharia fantástica feita com as percentagens dos jogadores. Um rol de mentiras de 16 anos mas vamos acreditar nos gráficos e no seu discurso bacoco e mentiroso. Eu a si e a todos os dirigentes que destruíram financeiramente o Sporting privando-o do futuro apenas quero ver onde se vão meter quando isto der o estouro.....
Lda
ResponderEliminarFicas ofendido com muito pouco. Ser ou não ser detentor da verdade é me indiferente. Infelizmente ano após ano as criticas que vou fazendo e os erros que aponto são cometidos ciclicamente. Faz de mim o detentor da razão? Claro que não mas recuso-me a baixar a cabeça ou meter-la na areia. Os sócios votaram 60 por cento para evitar mais instabilidade? Ou seram os mesmos sócios que com mais de 20 votos continuam a alimentar este monstro grotesco que consome ano após ano o Sporting? Desculpa se te ofendi mas julgo que dormir de consciência descansada não é isto. Isto é ser conivente e evitar um compromisso por um Sporting melhor. Não peço revoluções nem sequer eleições antecipadas mas sei que para lá caminha e por culpa desta gentinha que salta de mandato em mandato para poder viver a custa do Sporting. Enquanto a incompetência for serventia da casa .....eis o Sporting......
Caro Miguel Damas
ResponderEliminarIremos ficar por aqui....
Mas o seu sportinguismo anda mesmo por baixo não anda? Ao ponto de não saber que foi com esta direcção que as modalidades voltaram a ganhar ( futsal bicampeão, andebol vence troféus oficiais, atletismo continua a ganhar troféus e não falemos do hóquei que é independente)
Já agora onde andou nestes últimos 16 anos? e nos 18 anteriores?
Quase que sou capaz de jurar que o auditório Artur Agostinho em noites eleitorais sentiu alguns dos seus saltos.
Felizmente no meu blog não tenho leitores assim...
LdA
O que interessa é o trabalho que fazes e o que escreves com amor e uma vivência sportinguista. O resto é como diz o ditado: "Os cães ladram e a caravana passa.."
Rg
ResponderEliminarNão me conheces para poder opinar sobre o meu Sportinguismo. E fico-me por aqui.
SL
Por ultimo e como se apanha mais depressa um mentiroso que um coxo , o futsal depois de ser bicampeão perdeu o título com esta direcção....
ResponderEliminarO atletismo perdeu o campeonato nacional com esta direcção. Apenas o andebol realmente venceu a taça de Portugal. Se calhar faltaram-lhe os gráficos ou então o desatento será o RG....
SL
Não votei nas listas de GL ou BdC por isso estou á vontade.Não participámos na liga dos campeões(LC).Com o investimento feito no início da época passada,sem vendas significativas de jogadores,o resultado só podia ser este.O que me surpreende é o resultado dos nossos rivais.O benfica ,no seu relatório anual,assinala um prejuízo de 11,7 ME.O porto,no 3º trimestre de 2011/2012(ainda não apresentou contas anuais) teve um prejuízo de 22,1ME(Fonte:CMVM).E tiveram transferências(Falcão,Coentrão,Roberto,etc)) e LC.
ResponderEliminarOs passivos das SAD(nºs redondos):
Sporting:220ME
Benfica:426ME
Porto:212ME(note-se:relatório trimestral)
Os nºs falam por si.Nenhum está bem,mas o benfica está pior.
Este ano não fizemos o mesmo investimento inicial.Como serão as vendas no final(por este andar...)?
O Sporting está muito dependente do apoio dos seus adeptos para ajudar a equilibrar as suas contas.Portanto,eleitoralismos à parte vamos apoiar e nas próximas eleições escolhemos o presidente.
MF
Meu caro Miguel Damas...com esta direcção o SCP venceu o seu 2º titulo em futsal, sendo assim bicampeão. Com esta direcção a equipa de andebol venceu novamente um troféu nacional, com esta direcção o atletismo reestruturou a equipa sénior ( aposta mais em jovens) e continuou a ser campeão nacional feminino. Com esta direcção voltou o basquetebol.....
ResponderEliminarSe calhar ficamos-nos por aqui não? Se pretender posso por isto em gráficos e postar
SL