quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Finalmente uma boa noticia e uma boa pergunta

Ninguém duvida que a actual crise em que o Sporting mergulhou a pique tem a sua origem nos resultados da equipa de futebol. E esses resultados são tudo menos casuais, resultam da forma como foi preparada a época e dos erros então cometidos. 

A situação actual é produto não apenas dos erros, que só não comete quem nada faz, na preparação da época, foram hesitações e más decisões acumuladas, mas, acima de tudo, falta de conhecimento e preparação técnica para criar soluções para os problemas. Em síntese, de Sá Pinto a Vercauteren, passando por Oceano e por todas as equipas técnicas que lideraram nunca foram dadas respostas adequadas aos problemas e o afundamento da equipa era inevitável.

A chegada de Jesualdo Ferreira, acompanhado dos seus adjuntos, tenderá a impor alguma normalidade, apesar da dificuldade da tarefa ser mais ou menos equivalente a mudar um pneu em andamento. É que não haverá muito tempo para fazer o que é necessário fazer, que é praticamente tudo o que tem a ver com a construção de uma equipa de futebol e, eventualmente, até reorganização de todo o departamento de futebol. Na sua apresentação, Jesualdo deu uma demonstração de segurança e assertividade que nos poderão ser úteis a breve trecho.

Mas, como todos sabemos, o sucesso de Jesualdo não depende em exclusivo de si, dos seus adjuntos e dos jogadores à sua disposição, depende de toda uma evolvente que vai da estrutura que lhe deve dar suporte até aos adeptos. Olhar para a tabela classificativa e constatar o quão delicada é a situação em que nos encontramos deveria corresponder a uma reflexão responsável do que têm que ser, deveriam ser, as prioridades.

Infelizmente a disposição geral mais notória e, ao que tudo indica, maioritária é a de que o trabalho de Jesualdo, ou qualquer outro treinador no seu lugar, pode ser levado a cabo sem se deixar permeabilizar pelo ambiente que o circunda. Eu tenho sérias dúvidas que isso assim ocorra.

É verdade que não é a primeira vez que o Sporting terá que disputar eleições em simultâneo com a realização do campeonato. Mas é a primeira vez que, ao que tudo indica, partirá para uma AG para destituir os órgãos sociais e, em simultâneo, se envolverá numa disputa eleitoral enquanto luta para fugir para lugares mais cómodos, sem a linha de água a molhar os pés.

Serão os meus receios infundados ou falta a muito boa gente a percepção correcta dos perigos que o momento encerra?

E porque é um documento que vale a pena ouvir com atenção aqui fica o que foi dito por JF na sua apresentação:

23 comentários:

  1. Ora nem mais. Um post com objectividade! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião os teus receios são completamente infundados.

    O Sporting fica em 5º facilmente. Não sou grande adepto do Jesualdo mas ele tem qualidade suficiente para em 5 ou 6 jogos sair desta situação. Ainda vamos a Liga Europa não te preocupes, a unica coisa que ele tem de fazer é deixar de ouvir o Oceano.

    ResponderEliminar
  3. Leão,

    A conversa do Jesualdo e o teu post vão no mesmo sentido:

    - o que aí vem é pior
    - ou nós ou o caos
    - cuidado com as aventuras

    Escolhe a frase que preferires.

    Ora, neste momento, o Sporting não aguenta nem mais um dia nas mãos desta gente.

    E não é pelos resultados dentro das quatro linhas.

    É pela absoluta desorientação e ausência de estratégia desportiva e económica.

    O que está a acontecer no Sporting é gestão danosa. E é preciso acabar com isto enquanto é tempo.

    Se for necessário, começa-se nos distritais.

    Mas sem esta corja que lá está.

    ResponderEliminar
  4. Parece que Elias vai para o Flamengo em emprestimo de 1 ano. Voces ainda acham que este GL não tem de sair? Mas é que é já...ontem era tarde.

    Isto é gestão ruinosa, não ha capacidade nenhuma para fazer algum tipo de negocio.

    hoje o Flamengo tem mais dificuldades financeiras que o Sporting, esta cheio de problemas a chance dele se valorizar 'e quase 0.

    Este pesadelo tem de acabar.

    ResponderEliminar
  5. Até pelo que aí vem nos proxímos tempos, sugeria que ficasse definido alguns conceitos como:

    - Gestão danosa / criminosa

    - Aventureiros & Paraquedistas

    - "pessoas crediveis"


    ResponderEliminar
  6. kovacevic,

    Onde é que eu disse que o que aí vem é pior?

    Convém acrescentar que, ou há algo que me escapa, ou nem se pode dizer, neste momento, que alguém saiba o que aí vem.

    Onde é que inferes, do que eu digo, que é o "nós" ou o caos?

    Onde falo de aventuras?

    Mas o que é neste momento caótico pode de facto ser pior e conduzir o Sporting a uma situação inimaginável.

    Julgo que a questão aqui levantada faz todo o sentido. Se as palavras de Jesualdo não te merecem consideração - já nem falo nas minhas - pergunta a qualquer treinador ou algum profissional da bola mesmo que de uma divisão secundária.

    Quanto ao começar dos distritais essa é conversa sem qualquer ponta por onde se lhe pegue.

    Como já aqui disse uma vez a propósito dessa conversa "refundacionista" quem não os tem no sitio para viver um momento como o actual e procurar, todos os dias, um ponto para que o próximo dia seja melhor ou o mais ténue recomeço não é homem/mulher para construir um clube a partir do pó dos regionais.

    No mais os "refundacionistas" têm sempre a tarefa facilitada: qualquer dia é um bom dia para começar de novo.

    Mas deixem ficar a história, as camisolas, os troféus, a Academia, a formação, as nodalidades e tudo o mais pois ela não pertence em exclusivo a ninguém, é património de todos os Sportinguistas.

    Este não é o Sporting que gostaria que fosse, é um Sporting até muito mais pequeno do que eu me habituei a gostar, mas não gostaria que fosse por mim que se tornasse em algo ridículo face ao que ainda somos hoje.

    ResponderEliminar
  7. Sempre a mesma coisa!

    Sempre a "ameaça", dos isto ou o caos! para evitar a necessária mudança!

    A época está perdida, em termos de titulo e champions, que é o que interessa a um clube como o Sporting. Da mesma maneira que estamos a 1 ponto da linha da zona de descida, estamos a apenas 4 ou 5 pontos da Europa! E para ser sincero, que se lixe esta época, o que está em jogo é muito mais importante que isso! Temos agora uma oportunidade única de nos vermos livres da dinastia que trouxe o clube para esta situação!

    Estamos perto Sportinguistas!

    Godinho Rua!
    Ricciardi Rua!
    "Nobre" guedes Rua!
    Rui Paulo Figueiredo Rua!
    João Pedro Varandas Rua!

    Vassourada! Só assim podemos começar de novo! pode não ser o suficiente para darmos a volta a situação, mas se não o for, também nada o será!

    ResponderEliminar
  8. Leão,

    Salta à vista que o Sporting está tomado por marginais, criminosos, burlões.

    Como é que podes aceitar manter o status quo?

    A estabilidade em torno da equipa é outra coisa: é necessário, claro. Mas quem é que arranjou três treinadores, mais o Oceano, em ano e meio? É isso estabilidade? Ou só as eleições é que fazem mal?

    ResponderEliminar
  9. Finalmente alguém que escreve o que eu penso, obrigado Leão de Alvalade.
    Há pessoas que ainda pensam que os jogadores não sentem a instabilidade à volta deles.
    A situação do SCP é preocupante e não vai ser resolvida com um golpe de magia nem com eleições imediatas (as quais são impossíveis, pois mesmo com AG só teriamos nova direcção lá para Maio na melhor das hipóteses).
    Acho incrível como alguém dá como adquirido que o SCP chega com o Jesualdo, ou com qualquer outro que lá estivesse, ao 5º lugar!! Sair da situação em ques estamos vai ser muito dificil e não é trabalho simples.
    Ou remamos todos para o mesmo lado ou vamos ver o SCP na 2ª divisão, não tenho duvidas. Mas há alguns iluminados que continuam a assobiar para o lado, como se tudo o que de mal acontece fosse só culpa da direcção, que tem muitas culpas obviamente, e que acham que dizer mal de tudo e de todos não prejudica o SCP, o seu rendimento desportivo e a desvalorização dos seus activos, depois queixam-se que são vendidos ao desbarato.
    No clima em que estamos, só posso agradecer, e muito, a coragem que o Jesualdo teve em aceitar o cargo de manager e agora de treinador, pois com o seu percurso não precisava disso para se por em bicos de pé (tipo Carvalhar ou PS, os quais só assim chegriam a um clube como o SCP) e põe em risco o seu futuro. Foi sem dúvida um acto de coragem que reconheço de qual estarei sempre grato.
    E quando se fala dos treinadores pode também falar-se de jogadores, pois no clíma em que o SCP está, de guerra interna constante, ninguém quer lá ficar (nem os que se dizem sportinguistas), nem ninguém quer vir, preferindo bragas e afins.
    Mas os assobiadores acham que a culpa disso é só dos outros....

    ResponderEliminar
  10. Kovacevic,

    Não há nada mais desestabilizador para qualquer clube que a falta de resultados.

    A situação actualmente é caótica, sem dúvida, mas resulta, no essencial, disso mesmo. Como chegamos aqui ficou resumido nos parágrafos iniciais e em muitos posts em que aqui critiquei as decisões tomadas e as que ficaram por tomar.

    O que eu procuro trazer aqui à reflexão neste momento é que vivemos uma situação nova para todos nós, nunca vivida em crises anteriores.

    Podemos estar a somar à falta de resultados, à falta de uma equipa, a desresponsabilização,a falta de pagamento de salários (não apenas dos jogadores, que o ganham bem mas até do mais humilde funcionário) com as consequências que daí podiam advir.

    Nunca me manifestei contra eleições - acho a AG uma inutilidade e um desperdício de energia - contra sequer uma AG, antes sim contra o momento e a forma.

    Por isso disse aqui no outro dia que GL, percebendo que a AG vai ser inevitável, tem a obrigação antecipar os danos que ela possa causar demitindo-se, procurando que as eleições se disputem num momento mais oportuno.

    Com isso protege os interesses do clube permitindo a formação de listas de forma mais ponderada como esvazia um pouco a pressão do momento e que os jogadores por certo também sentem.

    ResponderEliminar
  11. Gostava que o iluminado que aqui me disse (deitando-me abaixo) que o Sporting iria fazer muito dinheiro com o Elias se chegasse a frente. É só demagogias mas falham sempre nas previsões. Quanto a GL, cada dia que passa na presidencia é um dia a mas que teremos de recuperar no futuro.
    GL é nesta altura um louco no seu bunker....

    SL

    ResponderEliminar
  12. SEMPRE A MESMA COISA, É DEVIDO A ACREDITAREM NESTES DIRIGENTES QUE O CLUBE VAI-SE AFUNDANDO! POR FAVOR A CULPA É DE QUEM? O JESUALDO E OUTROS NUNCA TERÃO SUCESSO ENQUANTO NÃO HOUVER ORGANIZAÇÃO DO CLUBE POR PESSOAS QUE PERCEBAM REALMENTE DE FUTEBOL E DIRIGISMO DESPORTIVO! NÃO SÃO AS ELEIÇÕES QUE TÊM CULPA! ACTUALMENTE ANDA TUDO AO DESNORTE!

    ResponderEliminar
  13. Marinho neves dixit:

    " Estou triste com o que está a acontecer com o Sporting. Trabalhei 6 anos no clube de Alvalade com o sentido de ajudar a limpar e abrir novos caminhos. Foi o período mais vitorioso dos últimos 20 anos. Não tenho de me queixar porque fui pago para isso. Mas se o Sporting quiser encontrar o seu caminho, a primeira coisa que tem a fazer, é libertar-se da aliança e espiões que tem a Norte. Que lhe sirva de exemplo o que aconteceu ao Salgueiros e Boavista quando optaram pela mesma aliança." in:facebook

    ResponderEliminar
  14. a pessoa que disse não sabe se vai para o porto ou Atlético de madrid

    ResponderEliminar
  15. Quando disse aqui há coisa de mês e meio, que era imperioso impedir que GL continuasse a decidir, fui trucidado!

    ResponderEliminar
  16. Também se fala em nova troca, desta vez envolvendo o Cédric.

    ResponderEliminar
  17. FCS,

    O Carlos Severino que foi assessor de imprensa no tempo do Dias da Cunha diz que lhe disseram ao ouvido que os 12 milhões que apareceram em dezembro para pagar os atrasos foi adiantamento dqa venda do Patricio para o porto, mas que tambem pode ir para o atletico, ele acredita na hipotese porto, por isso vem o Ventura.

    ResponderEliminar
  18. Bastou uma vitória num jogo a feijões...

    Querem dar mais tempo a quê? Instabilidade? Instabilidade é ter um demente a comandar os destinos do clube, que nem no próprio balneário é respeitado.

    Enfim...mansos

    ResponderEliminar
  19. Leão de Alvalade,

    a questão é simples: Preferes o sucesso do clube a médio e longo prazo ou uma paz "podre" a curto prazo que permita dar a sensação, a algumas mentes, que já está tudo nos eixos ?

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)