terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia 1 de Abril: uma vitória contra a mentira, um lobo no meio de leõzinhos, um presidente aos saltos

Uma vitória contra a mentira
A vitória ontem alcançada em Braga pelo Sporting só hoje é verdade porque a equipa em campo conseguiu contrariar a mentira que já estava pré-cozinhada e que o Jorge de Sousa, como um dos mais destacados criados de servir do sistema, se esforçou para nos oferecer como resultado final. 

Como em muitas dezenas de jogos de há mais de 30 anos para cá o Sporting ontem teve que se vencer a si mesmo, à equipa adversária e a um inimigo. O substantivo é forte mas justifica-se plenamente: a arbitragem em Portugal é desde há muitas décadas um cozinhado de influências, emaranhado de suspeições que a coloca no mesmo plano que o doping e demais métodos a que se deita mão para vencer mais vezes que os adversários directos. 

Nesse sentido o jogo de ontem foi um bom exemplo das dificuldades acrescidas que o Sporting tem para conseguir uma simples vitória, ou para ser campeão: tem que ser melhor que os adversários e superar a batota instituída. Essas dificuldades recrudescem sempre que o campeonato entra em fase decisiva, mesmo que os objectivos a alcançar sejam um simples e  constrangedor quinto lugar.

Um lobo no meio de leõzinhos
Hoje Wolfswinkel é outra vez bom, como já foi muito mau, perna de pau até. Com sempre no meio está a virtude. O jogo de ontem tornou mais claras algumas das suas qualidades - movimentação, capacidade de finalização ao primeiro toque  - como outros houve que deixaram claras as suas dificuldades - finalização de cabeça, e superar o 1x1, por exemplo. 

Tal como disse aqui anteriormente, é um jogador que estava a ser penalizado pelo mau momento colectivo que exponenciava as suas limitações. O momento pode ser contestado, continuo a pensar que os 10 milhões (mais 2 por objectivos) foram negócio razoável quer pelas circunstâncias em que foi vendido que pelos preços de mercado. Sim, se fosse hoje valeria mais, se fosse há alguns meses atrás, quando falhou penalty´s decisivos e tinha os níveis de auto-confiança congelados.

Mas se Wolfs é um quase um espectro, contando pouco para o futuro, os regressos de André Martins (um verdadeiro mistério a sua parca utilização) e de Cédric, este com uma excelente e decisiva exibição. Do lado das sombras continuo a achar um desperdício o adiantamento de Dier. Ou a forma como continuamos a sofrer golos da posição 6. Só quem nunca jogou à bola pode considerar frangos os golos sofridos por Patrício, como alguns parecem pretender.

Um presidente aos saltos
Há quem goste do estilo, há quem prefira uma postura mais "institucional". Do ponto de vista da sua afirmação a ida para o banco é uma decisão inteligente, porque lhe dá outro foco que a tribuna não permite. Essa decisão é ainda mais pertinente quando se sabe que Bruno de Carvalho quer marcar uma diferença com os seus antecessores. A forma como festejou uma vitória que teve que ser arrancada do apito de Jorge de Sousa é importante para os adeptos porque a ligação ao clube é na sua essência emocional. Mas é apenas um pormenor de um contexto de extrema dificuldade. É que é bom lembrar que o agora caído em desgraça José Roquette também teve momentos semelhantes, como foram aquela "serenata à chuva" com os adeptos em Vila do Conde, após uma vitória preciosa no ano do fim do jejum de 18 anos...

23 comentários:

  1. "como foram aquela "serenata à chuva" com os adeptos em Vila do Conde, após uma vitória preciosa no ano do fim do jejum de 18 anos..."

    Golo de Ayew, se não estou em erro. 1-0, com o golo a ser marcado ao minuto 46 da 1ª parte, após um mau atraso de um vilacondense. Poncio Monteiro, como ilustre "paineleiro" que sempre foi, ao serviço do sistema, bem contestou aquele minuto a mais.

    Ontem foi 1 de Abril mas parecia 25 de Abril. Vitória sobre o roubo de igreja (não é a capital dos arcebispos?), grito de revolta para com aqueles que contestam Wolfs e, até, o Dias Ferreira portou-se (para mim), finalmente, como sportinguista. Ver só o vídeo da sua saída do programa é errado. O que leva aquela situação (e não está no vídeo) um levar ao colo da Comunicação Social para com o clube e direcção de Gomes da Silva.

    André Martins e Cedric foram fortes, muito fortes. Rinaudo tem tudo para ser um mau jogador. Capel quando procura espaços interiores e levanta a cabeça pode ser um grande jogador. Dier tem de estar no meio-campo porque Rinaudo não sabe o que isso é. Só uma pessoa doente como o Eduardo Barroso é que acha que o 1º golo do Braga é frango.

    A expulsão do Joãozinho (olhem para os joelhos dos jogadores) só acontece ao Sporting. Pode não ser penalty, mas nunca na vida é simulação.

    Continuar a crescer, até poder.

    ResponderEliminar
  2. Queria vir cá comentar mas o que penso já está escrito no post. Destaco o paragrafo sobre o Ricky e o de André Martins e Cédric. Completamente de acordo!

    Ricky tem coisas muito positivas e algumas outras que deverá corrigir. Ontem esteve verdadeiramente impressionante!

    André Martins é o futebol. Sou mesmo fã dele! Espero que tenha agarrado definitivamente o lugar! Dá o primeiro golo e reparem como abre espaços no segundo, para Capel no meio poder optar pelo Ricky que abriu na esquerda. Cédric a provar que é jogador com bastante potencial...o miúdo é bom jogador, apostem nele sem medo!

    Pode ser que com a suspensão do Joãozinho o Rojo jogue a lateral e o Dier volte a central, que para mim também era onde devia jogar.

    PS- A explusão do joãozinho é muito forçada mas realmente hoje em dia é muito fácil expulsar um jogador do Sporting.

    PS2- Houve um miúdo que que desiquilibrou o derby entre os B's este fds. Chama-se Diogo Rosado. Lembram-se de se ter falado nele aqui num post há uns tempos?

    ResponderEliminar
  3. PM

    O Rosado jogou contra juniores(e a equipa do benfica tem muitos jogadores de 1 liga)!E foi preciso expulsar dois jogadores ainda na primeira parte para conseguirem nos ganhar!

    Da nossa equipa B saíram grande parte dos titulares para a equipa principal(de longe os melhores que por lá jogavam),eles reforçaram se em Janeiro para nos tentarem ultrapassar na classificação!

    Dar mérito ao benfica ou a algum seu jogador nessa partida,é preciso ser muito simpático!Eu fui ver o jogo com um lampião amigo e mesmo ele concorda que se não fosse a arbitragem o jogo certamente não acabaria com aquele resultado.



    Quanto á questão do presidente no banco de jogo é curioso(na verdade não,nada mesmo)que este é o único blog que parece que essa situação causou algum desconforto.

    ResponderEliminar
  4. Continuo a achar muito complicado o Sporting conseguir a classificação para a Liga Europa.
    A equipa tem graves lacunas no plano defensivo; sofendo muitos golos, e não tem a maturidade suficiente para conseguir pautar os ritmos de jogo.

    Enfim, perceberam que deviam dar uma oportunidade ao Andre Martins. Enquanto teve capacidade fisica o jogo ofensivo do Sporting foi outro. Foi pena não ter aguentado mais de 60m a alta rotação.

    O Lobo é mais um eterno injustiçado; como a maioria dos jogadores no SCP, a quem muitos sportinguistas não reconhecem o minimo valor para jogar no Sporting.
    E como eles estão enganados...
    O Lobo é um avançado com escola e para isso basta perceber a sua movimentação.
    É obvio que comete algumas falhas, fruto da sua juventude e muito mais fruto de uma equipa desiquilibrada.
    Tem uma qualidade muito apreciada em Alvalade: garra de leão.
    É um jogador que nunca vira a cara á luta e que se empenha do primeiro ao ultimo minuto no mesmo ritmo. Caracteristica que por vezes o prejudica, pois o cansaço retira-lhe algum discernimento na hora da finalização.

    Quanto ao Presidente no banco, não sei se será para continuar. Na minha perspectiva foi uma medida acertada pois transmitiu uma confiança extra aos jogadores e estes agaradecem e muito...
    Os festejos decorrem da adrenalina que proporcionou aquele fim de jogo, algo dramático.
    São estados de espirito e de alma, em que cada um extravaza de diferentes modos.

    ResponderEliminar
  5. Não vejo nenhum desconforto com a ida do presidente para o banco neste post, antes pelo contrário.

    As eleições já lá vão, os derrotados (principalmente o José Couceiro) tiveram uma postura "estadista", não é altura de acabar com essa história de "uns e os outros"?

    ResponderEliminar
  6. Schmeichel,

    obrigado. Felizmente que ainda há quem dê bom uso do que lhe ensinaram na escola.

    ResponderEliminar
  7. Schmeichel

    O desconforto é grande e sempre das mesmas pessoas,se calhar a elas é que tem de explicar que as eleições já lá vão e tem de esquecer os seus ódios de estimação

    Alias,curiosamente e tristemente não só foi a presença no banco do presidente que causou muita urticaria,a vitoria do Sporting também causou muita comichão a ditos "sportinguistas"(quase tanta como causou a adeptos rivais).

    Já deviam ter o discurso preparado e escrito a apontar facas!

    ResponderEliminar
  8. Jalex,

    o único desconforto que sinto é partilhar com anormalóides como tu o gosto pelo mesmo clube.

    O texto é claro como a água, mas até podia não ter gostado ou até opor-me à presença do presidente do Sporting no banco - há vantagens e desvantagens, como em tudo na vida - sem que isso tivesse que significar ver o meu sportinguismo posto em causa.

    ResponderEliminar
  9. A sua educação esta ao nível da sua honestidade.

    ResponderEliminar
  10. Uma boa análise, atenta e equilibrada. A pouco e pouco o Sporting vai evoluindo enquanto equipa. A capacidade para no último minuto - depois de uma pressão intensa do Braga agravada pelos vinte minutos de inferioridade numérica - circular a bola a toda a largura do terreno fazendo todas as "temporizações necessárias" para permitir a chegada de quem desse continuidade ao lance - importante a participação de Adrien - mostra uma realidade que está já a anos luz do que acontecia no passado recente. Excelente final de um jogo intenso muito bem jogado de parte a parte. Concordo que o Drier deve jogar a central. Quando recuou ficámos mais fortes no centro da defesa e o Rojo se é bom nalgum lugar deve ser na lateral esquerda. O professor vai a pouco e pouco melhorando a equipa e mostra-se entusiasmado com o trabalho que tem entre mãos. Deu uma oportunidade a André Martins - para mim também um mistério a sua pouca utilização - recuou Drier, fez entrar Adrien e Jeffren, retirou Labyad, talvez o mais fraco jogador do Sporting, fez boas opções. É o treinador certo para este projecto. Sempre defendi o Wolfswinkel e tenho epna que ele saia. Mas não foi vendido a preços de saldo como outros. O problema vai ser encontrar alguém que no próximo ano nos garanta uma qualidade, no mínimo, equivalente.

    ResponderEliminar

  11. "Já deviam ter o discurso preparado e escrito a apontar facas!"

    Jalex,

    Deixe lá, há muitos que só ontem é que arrumaram o discurso preparado e as facas. É que durante 2 anos não fizeram outra coisa. Esses sim, é que (para si) são os verdadeiros (e únicos!) sportinguistas!

    Porra, que doença...

    ResponderEliminar
  12. LdA,

    Só faltou no Post falar da calinada do JF na conferencia de imprensa após o jogo.

    Palavras de Jesualdo ao falar - queria agradecer o apoio dos adeptos do seu clube FUTEBOL CLUBE huuuu SPORTING ... muito bom ainda emendou a tempo :).

    De resto acho que hoje como ontem foi é dia de festejarmos esta saborosa vitória e malhar-mos isso sim nos passarocos que teimam em que nos "cagar" em cima.

    Está na hora de erguermos as nossas "chumbeiras" contra essa corja :).

    ResponderEliminar
  13. Amigos

    Foi uma vitória cheia de classe e com muita raça. Uma primeira parte que não merecíamos chegar ao intervalo empatados. Fomos claramente superiores.
    Na segunda parte o Braga vem com outro caudal ofensivo e dispõe de diversos cantos e oportunidades. Reparei que neste jogo perdemos várias bolas pelo ar.

    Curiosamente é com 10 jogadores que o Sporting se organiza e equilibra as coisas.

    E por falar em dez, mesmo que chegue um avião carregado de petrodólares – com estes senhores do apito (aka pássaros) não vamos a lugar nenhum.

    O sr peseiro até acha que o futebol é ingrato. Pois claro que sim.

    Continuando a falar em 10 qual a razão deste pequeno mágico de nome André Martins não jogar mais vezes. Até Bielsa o destacou aquando do confronto com os bascos. Joga e faz jogar com tanta naturalidade.

    Com o moreirense gostava de ver o Dier ao lado do Ilory com o Rojo na esquerda.

    força SPORTING - vamos encher Alvalade

    ResponderEliminar
  14. Por vezes é dificil despir a pele que vestimos durante 2 anos. Parece que há sportinguistas que continuam arrogantes e intolerantes.
    Deve ser assim que vão promover a união dentro do Sporting...
    Ou será que querem um Sporting só para eles?

    ResponderEliminar
  15. Verde CDV,

    Coerência meu caro, está a fazer o mesmo papel daqueles que acusa.

    SL,

    ResponderEliminar
  16. É curioso que uma das perguntas que fizeram a Couceiro na sessão de esclarecimento que o Núcleo Sportinguista de CB organizou aquando da campanha eleitoral, foi se ele iria para o banco caso fosse eleito presidente do SCP.

    O JC afirmou que não iria e acrescentou que, em Portugal, nos jogos fora, o local mais protegido e menos exposto para o presidente do clube forasteiro se sentar é, precisamente, o... banco da sua equipa!...

    :)

    As principais vantagens que vejo na proximidade do presidente junto da equipa (e não apenas no banco), são:

    Se bem realizada, essa proximidade possibilita transmitir em cima do momento a sua confiança nos jogadores.

    Motivar os jogadores, principalmente nos momentos mais complicados. Não durante o encontro, tarefa que deverá ser realizada pela equipa técnica, mas antes e depois dos jogos ou mesmo durante a semana de trabalho que medeia entre jogos. O mesmo se aplica à equipa técnica contratada.

    E quais as eventuais desvantagens:

    Tem de existir mt tacto, não impor a sua presença no grupo e integrando-se de forma adequada e equilibrada, isto é, de uma forma faseada, até que possa exercer a sua liderança de uma forma natural. O respeito de um grupo de trabalho conquista-se arduamente, com um sentido elevado de empatia, humildade e sim, tb mt companheirismo. Se assim não for, está td estragado…

    A forma como se íntegra pode ajudar mt um presidente a elevar-se ao nível dos seus jogadores, treinadores e restantes membros da equipa (equipa médica, logística etc...). Do ponto de vista dos jogadores, a inclusão repentina de um elemento estranho ao grupo, ainda por cima com a importância que representa sempre um novo líder cuja personalidade é desconhecida do grupo poderá, inicialmente, provocar alguma instabilidade e uma natural estranheza. Por outro lado têm ali ao lado o máximo responsável pelo clube, pronto e disponível para ser questionado sempre que tenham dúvidas e / ou dificuldades. É justo realçar que é tb preciso mt coragem do presidente para se aproximar e expor-se a um grupo altamente profissionalizado como é uma equipa de futebol de alto nível hoje em dia. A responsabilidade é maior e caso haja alguma falha nos compromissos assumidos do clube para com a equipa, o risco de pode perder a cara e a equipa é mt mais elevada... Ora, perante isto, e dada a mt difícil conjuntura que BdC veio encontrar, esta atitude pode indiciar um nível de confiança próprio mt grande no cumprimento integral do clube para com aquela equipa. Ou isso, ou uma total loucura e desconhecimento de como funciona uma equipa de futebol profissional, o que eu não quero sequer acreditar… Virgílio Lopes e Augusto Inácio, podem ter defeitos, mas julgo que saberão bem os riscos de uma proximidade como aquela que o BdC parece querer abraçar…

    SL

    ResponderEliminar

  17. Escuso de adjectivar o André Martins. Qd praticamente apenas o via na selecção nacional já eu escrevia maravilhas dele. O q mais me agrada nele é a sua capacidade de pensar e agir colectivamente. As suas acções beneficiam qs sp a equipa. É um futebolistas da cabeça (mt inteligente) aos pés (virtuoso tecnicamente).

    Relativamente à venda de Wolfs, sobre a qual ainda não me tinha pronunciado: o timing foi, para mim, completamente errado e injustificado. GL, pura e simplesmente, não tinha q vender o jogador em vésperas de ser substituído na presidência do Clube. No mínimo teria que confidenciar e dar conhecimento do negócio com os candidatos à presidência e pelos vistos não o fez… Já sobre os valores do negócio propriamente dito, não me pareceu mau, tendo em atenção a valorização que se conseguiu com o holandês Tomara ao SCP conseguir realizar mais valia financeira com tds os jogadores em que investiu, conforme aconteceu com o holandês. A regra, aliás, tem sido qs sp o oposto. Investir e raramente conseguir recuperar o investimento, qt mais gerar lucros com a passagem dos jogadores pelo seu plantel. O complicado será a sua substituição. Com 24 anos e com a qualidade do Wofs? Não vai ser fácil…

    Por fim, mas será que determinados apoiantes do BdC algum dia se darão por satisfeitos? Ganharam as eleições, têm o presidente que tanto queriam e em que depositam tantas esperanças, o q eu é que querem mais? Isso, não lhes chega? Veneração? Não, desculpem mas isso nem à N. Sr.ª de Fátima, com a licença dos crentes daquela Santa, já que não pretendo ofender ng. O BdC terá que nos converter a tds (e não apenas a quem nele não votou) com base no trabalho, na competência e nos resultados e não nas promessas mais ou menos exequíveis que realizou durante a campanha. Cada um de nós cá estará para, à sua maneira, o ajudar. Mas há dúvidas disso? O passado deste blogue e dos membros que o constituem, fala por si. Um blogue que já tanto criticou e elogiou os OS do clube, de certeza que não esteve sp certo ou correcto. Contra mim falo, que já errei mts vezes. Da minha parte já firmei: quero o sucesso do BdC, pq eu quero vibrar com vitórias do SCP, conforme aconteceu ontem. E conhecendo o LdA como conheço, tenho a certeza de que ele quer o mesmo que eu, por isso digo: deixemo-nos de merdas que temos aí mt coquicha nojenta para abater…

    SL.

    ResponderEliminar
  18. Boa Tarde, será que podiam adicionar o meu blog á vossa lista? O vosso já está no meu.

    http://miticoverdebranco.blogspot.pt/

    SL

    ResponderEliminar
  19. Confesso que também a mim me faz confusão o longo eclipsar de André Martins...Espero que tenha acabado ontem.

    ResponderEliminar
  20. Concordo com quase tudo no post, mas em relação ao Rui Patrício considero que é mal batido nos 2 golos, no primeiro posso dar o benefício da dúvida, agora o segundo a bola passa-lhe pelo meio das mãos como se vé nas imagens por trás da balisa. Mais uma grande exibição do Cedric, muito bom o André Martins. Agora sinceramente não percebo as críticas ao Rinaldo que fez 18 recuperações de bola e teve 72% de passes completos. Falo com conhecimento de quem jogou futebol nessa posição durante 10anos e mais 10 como veterano. alguem refere que sofremos muitos golos da posição 6, o que não é bem verdade e neste jogo os golos foram apontados pelo defesa esquerdo e o 2º claramente na zona do ponta de lança.

    ResponderEliminar
  21. Creio que continua uma perigosa separação entre apoiantes da A ou de B. Ela é constantemente referida nos comentários. É uma demanda que tem que terminar sob pena do ressabiamento toldar o sportinguismo. E isto tem uma validade transversal. Só há uma situação que me parece distinta: o direito à indignação. E aqui se as culpas morrerem solteiras e varrermos o passado para debaixo do tapete (como parece que muitos pretendem), das duas uma: ou não aprendemos nada com as últimas décadas ou mais tarde ou mais cedo os esqueletos sairão do armário.

    SL

    ResponderEliminar
  22. Sobre um presidente aos saltos >>> http://3levador.blogspot.pt/2013/04/o-presidente-carica.html

    ResponderEliminar
  23. Ser do Sporting é diferente de ser de A ou B. Há muita gente que mesmo depois das eleições é incapaz de admitir derrota e continua como ruído de fundo. Não quero com isto atacar ou identificar comentários anteriores. Reportando-me aos ultimos 10 anos votei sempre em candidatos derrotados (excepto este ultimo) e nunca virei costas ao clube ou fiquei demasiado chateado. A unica coisa que me preocupa é o estado do Sporting. Tal aconteceria se tivesse ganho José Couceiro ou como não meto num pedestal o novo presidente. Terá que mostrar as valências que "vendeu" em campanha. Mas falando do post. Concordo praticamente tudo e ressalvo a opinião sobre Dier que vai de encontro aquilo que eu penso. Sobre Wolf acrescentaria tb aos seus pontos fracos a (in)capacidade de jogar de costas e segurar a bola(foge sempre para a frente na zona central quando se pede que venha de encontro a bola para puxar os centrais). Cedric e A.Martins estiveram muito bem. Com o segundo a estourar cedo demais e o primeiro a fazer (para mim) a melhor exibição a seguir a Wolf.
    Quanto aquilo que discordo, a critica indirecta ao presidente por ir para o banco e tudo aquilo que acarreta. Se for para a equipa ganhar até pode jogar no lugar do Rinaudo (o 6) que continua a falhar continuamente.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)