segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Braga: rescaldo de uma vitória sofrida e feliz

Excelente o resultado que alcançamos em Braga. Um resultado conseguido nos últimos momentos de um jogo muito difícil, quando a possibilidade de um novo empate já se começava a desenhar. Uma vitória feliz, conseguida com uma percentagem superior de trabalho e transpiração do que qualidade e inspiração. Oxalá conseguíssemos que todos os jogos que acabassem assim. Sabemos que não vai ser possível, pode até haver jogos em que joguemos melhor e não sejamos tão felizes.

Merecer a sorte
Há que saber merecer a sorte e, nesse sentido pode-se dizer que, sem jogar bem, ao não desistir até aos momentos finais, a equipa mereceu-a. 

E que sorte foi essa? 

Foi não apenas sorte mas também classe. Classe e intuição de Montero, no lance em que "expulsa" Santos e em que, a tal sorte, o outro central bracarense se lesiona. É importante do ponto de vista psicológico, pelo menos num primeiro momento, mas não, quanto a mim, o momento do jogo, apesar do seu carácter decisivo.

Momento do jogo
Bem o sei, é pouco sensato eleger um momento do jogo. O resultado final é o somatório de uma sucessão de momentos. Mas ainda assim arrisco em eleger a bomba de Cédric, a sensivelmente 5 minutos do fim do jogo, quando o empate parecia uma inevitabilidade.

E porque é que, a cada segundo em que se caminhava para o final, parecia cada vez mais difícil marcar um golo, apesar das inúmeras tentativas? Porque, apesar do domínio e das inúmeras tentativas,  estas acabavam sempre, quase sempre, em jogadas mal definidas, com particular enfoque para Carrillo.

Não saber o que fazer com ou sem bola
Repetiu-se o que já havíamos visto com o Rio Ave. A vantagem fez-nos mal. Talvez seja isto que Jardim refira como necessidade de crescer. Quando Montero, em mais um lance que define a sua classe como goleador, se antecipa ao seu policia Custódio, e ainda numa fase inicial do jogo, pensei com os meus botões que tínhamos uma elevada percentagem do jogo já ganha. Imaginava o Sporting confortável cá atrás, não necessariamente de linhas muito recuadas, a esperar o Braga e sair em rápidas transições à procura da baliza de Eduardo. Ao invés, o que assistimos foi uma deficiente ocupação dos espaços, cheia de hesitações nas coberturas, nas marcações e na contenção às movimentações do Braga.

Foi claro, pelas movimentações iniciais, que o Braga não acusou o golo, revelador de maturidade competitiva  que tem em Alan e Custódio os melhores exemplos. Jesualdo pediu a Éder que se movimentasse no espaço entre os laterais e o central e ao ala para vir para dentro. E deve ter pedido para o fazerem especialmente sobre a nossa ala direita. Os nossos alas ajudavam pouco ou nada e os centrais hesitavam sobre o que fazer: esperar ou sair para cima. O nosso desconforto no jogo era evidente e ajudava pouco as consecutivas perdas de bola nas tentativas para sair para o ataque. 

O golo sofrido é demasiado mau para ser verdade. Alan recebe a bola numa zona interior, Adrien e William, ligeiramente descaidos sobre a direita, oferecem-lhe uma avenida, Salomão não compensa e Rojo hesita entre ficar e sair, acabando por ficar demasiado distante para se opor ao remate. Mal Patricio, mas foi apenas o último a falhar. O facto de a primeira parte terminar com uma percentagem de posse de bola favorável ao Braga diz tudo sobre como o nosso jogo estava ser pouco conseguido, apesar dos bracarenses terem terminado com menos um jogador.

Opções de Jardim
Chamam particular atenção os regresso de Rojo, a sentar Dier, e sobretudo o regresso de Salomão, a sentar Wilson Eduardo. Esta, quanto a mim, mal sucedida. Salomão não tem ritmo e, em termos qualitativos, não é superior a Wilson. Passou grande parte do jogo fora dele e limitou-se a correr de forma paralela à linha, o que é normalmente inofensivo. Talvez pretendesse surpreender Jesualdo, quando Vítor parecia ser a opção. Porém, olhando para as opções do treinador, é notório que ele tem de fazer milagres face às limitações do plantel e, olhando para a nossa classificação e para os adversários com que já jogamos, pode-se dizer que os tem feito.

Análise individual breve
Patrício -Mal batido no lance do golo, lembrando o passado em que as saídas aos cruzamentos e as bolas de meia-distância eram a sua perdição.

Cédric - foi dos que mais sofreu com as opções de Jesualdo acima descritas, mas o miúdo tem raça e já demonstrou que pode quebrar mas não vai torcer. Grande carácter que teria grande responsabilidade 3 pontos alcançados.

Rojo e Maurício 
Não são o "estado da arte" mas não têm comprometido.

Jefferson
Preocupou-me o primeiro jogo que lhe vi de verde e branco, pelas debilidades então reveladas a defender. Não será tanto por aí e a atacar é por vezes quase um extremo, com a particularidade de os centrar bolas redondas e tensas, como os avançados precisam e gostam.

William Carvalho
Mais um bom jogo para se perceber que não se justificam para já os anseios de uma rápida ascensão à titularidade da selecção ou as comparações com nomes consagrados. É muito bom a sair de zonas de pressão, revelando segurança e até a temeridade de um veterano, precisa de subir muitos degraus para exibir a solidez defensiva que precisa um 6. Tem de saber usar melhor o corpo, mais reactivo e menos contemplativo.

André Martins
Muito importante para a qualidade e quantidade da nossa posse parece sofrer agora com o melhor conhecimento dos adversários. Saiu quando me parecia estar a melhorar.
Adrien
É nitido que está uns furos abaixo do que já o vimos fazer este ano. Quando saiu exibia uma percentagem de passe na casa dos 66%, muito inferior portanto ao que precisamos e ao que é capaz, como também já demonstrou. Passam muito por aí as dificuldades do nosso jogo com o Braga e Rio Ave.

Carrilo
Esta é a terceira época que inicia connosco, o que leva muita gente a julgá-lo como um veterano, quando ainda tem apenas 22 anos acabados de completar. Erra muito, as suas "paragens cerebrais" irritam mais ainda, mas é o jogador que mais perigo cria, embora continue a finalizar e a decidir mal.

Salomão
Já disse quase tudo o que penso sobre ele e nas suas acções. Espero pouco dele, oxalá me surpreenda.

Montero
A anos luz de quase todos os outros. Não apenas pelos golos que marcou, mas pela forma inteligente como se movimenta e percebe o jogo, adequando as suas decisões aos momentos. Um achado!

Wilson Eduardo
Num bom momento e porque está pré-convocado para a selecção nacional não merecia o banco.

Slimani
Vê-lo jogar só aumenta a preocupação por qualquer impedimento de Montero, de quem parece ser a antítese. As bolas ficam quadradas e cheias de aresta ao sair dos pés. A rever.

Vitor
Parece que já cá estava há muito. Para contar com ele nos próximos tempos. Percebe o jogo, o que deve fazer em posse ou à procura da bola. Sabe quando é necessário jogar no pé ou no espaço, e que lugares ocupar. Uma mais-valia.

6 comentários:

  1. Excelente analise

    Leonardo Jardim terá sido um pouco conservador na abordagem do jogo após a expulsão, mas se abríssemos muitos espaços . alan e companhia podiam causar-nos bastantes dissabores.

    Confesso que William Carvalho ainda não me convence totalmente, mas Rinaudo sempre que entra é bastante faltoso e talvez o puto seja mesmo a melhor opção.

    Vitor vai entrar no "11" daqui a mt pouco tempo e o principal candidato ao banco é Adrien.

    Agora é ganhar ao Setubal e será praticamente certo que sairemos da 8ª jornada (depois de já termos jogado com benfica, braga e porto) em 1º ou 2º lugar.

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo com as tuas avaliações individuais.
    O problema que a equipa tem é que nem A.Martins, nem Adrien, nem Carrillo estão a conseguir desequilibrar com regularidade. Já dei esta sugestão noutro espaço, mas vou dar aqui também: acho que o A.Martins não deveria fazer parte da dupla que faz a 1ª pressão. Quem deveria fazer dupla com o Montero era Carrillo, pelo sua dificuldade em perceber o jogo e ajudar defensivamente, ao menos era útil a pressionar os centrais.

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    não estamos em sintonia, mais uma vez. Achei um jogo muito intersssante de Salomão, guardou bem a bola, entregou-a com qualidade e foi muito interventivo no jogo. No final da 1ª parte cometeu alguns erros mas estava a ser o melhor jogador em campo a seguir ao eterno Montero.
    Quanto a Slimani, ganhou muitas bolas, mesmo de cabeça e serviu os companheiros, passava de primeira para o extremo e ia para a área tentar finalizar. Deve ser por isso que Leonardo Jardim gosta dele.

    ResponderEliminar
  4. Só ontem à noite consegui ver o jogo e mesmo assim comecei às 19.50 e só terminei pelas 00.30 H. A emoção do momento já tinha sido vivida, no sábado, entre actualizações nervosas do telemóvel e a chegada de SMS dos amigos que estavam a ver o jogo.

    Talvez por ter visto o jogo já sem emoção tenha pequenas divergências em relação à tuas análises individuais, assim:

    Patrício - Não acho que Patricio tenha sido mal batido no lance do golo, fiquei com a sensação que não vê a bola partir muito por mérito de Alan que faz a bola "rodar" o central tapando a visibilidade ao guarda-redes. O Patricio anda com algumas paragens cerebrais, mas neste lance eu não o culpo.

    Cédric - Parece o João Pereira mas sem ser parvo ou violento. Está a regressar o Cédric que vi em Coimbra. Como dizes bem. Grande carácter que teria grande responsabilidade 3 pontos alcançados.

    Rojo e Maurício - São os grandes beneficiários do enorme upgrade do nosso meio campo.

    Jefferson - É lateral de equipa grande, leia-se, de equipa que joga para ganhar. Se o jogo for pensado desta forma brilha se o põem a pensar pequeno desaparece. Não gosto de ver os defesas esquerdos a marcar os cantos do lado contrário, ainda estou traumatizado com uma lição que Fernando Santos nos deu a explorar esse facto.

    William Carvalho - Estou apaixonado! Concordo com todos os pontos que identificas mas como dou uma importância extraordinária à posição 6 no futebol moderno, ver a calma com que sai ou resolve problemas complicados... Se ele é assim verde imagino quando for maduro. O melhor adjectivo que encontro para o caracterizar é - simples - parece tudo simples, natural. Mas tens toda a razão, falta-lhe ainda muito para crescer e tem de se gerir muito bem o deslumbramento.

    André Martins e Vitor - Que bom problema para gerir.

    Adrien - Já não é deste jogo que a equipa tem momentos onde perde a bola com demasiada facilidade e velocidade, muito por culpa de passes errados, alguns por dificuldade mas também muitos por displicência, não é só Adrien que é o culpado mas agora que já vimos o Adrien que conheci na Académica a exigência aumentou.

    Carrilo - Estou com o Mike e sou ainda mais radical, por mim deixava o Slimani crescer durante um ano e este seria o nosso segundo ponta de lança. Para lá de todos os pontos que referes tem de deixar de fazer faltas parvas quando perde a bola.

    Salomão - Enorme surpresa (e sim Wilson não merecia), Capel faz muita falta a esta equipa e Salomão nunca o irá substituir em termos de vivacidade e "estatuto", trabalhou bem mas não é fácil substituir Wilson que é extremamente inteligente a jogar.

    Montero - Matador!

    Wilson Eduardo - Puto, se Carrillo tivesse metade da tua noção do jogo... eramos campeões.

    Slimani - Será neste primeiro ano o nosso "Vinha", entra quando faltam 10 minutos e pode ser que a bola lhe ressalte na cabeça ou nos pés. Com este treinador pode uma boa surpresa no próximo ano.

    ResponderEliminar
  5. Optima análise LdA. Fico muito contente pela exibição do Cédric, jogador que sempre defendi (lembro-me de energúmenos na época passada, no estádio, apuparem e dizerem o pior possível deste jogador) e que de quem prevejo que se torne um lateral direito muito completo!

    Montero é um jogador fabuloso, que pezinhos! A jogada em que expulsa Aderlan é o momento crucial do jogo.Tenho a mesma opinião do Slimani...parece-me um bocado tosco.

    E do Carrillo...espero sempre uma jogada que decida o jogo. Acho que tem um potencial fantástico mas tem de crescer ainda bastante ao nível da decisão. Vejo como um Quaresma (num dia bom passa por quem quiser). Tenho pena que esteja a ser tão inscontante.

    ResponderEliminar
  6. Em relação ao André Martins também estranhei a sua substituição mas já me disseram que ele tinha feito uma falta a roçar a agressão e que o Leonardo o tirou de imediato antes que o árbitro o sancionasse numa outra jogada.
    Viram essa situação?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (2) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (1) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)