quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Uma vez que a auditoria de gestão ainda não teve inicio

O tempo disponível tem-me impedido de comentar a actualidade do clube e, em consequência, manter o blogue actualizado. Mas ainda assim, como qualquer Sportinguista, não é a falta de tempo que me impede de sorver qualquer noticia relativa ao clube. Uma das que não me passou despercebida ao folhear o jornal "A Bola" estes dias era relativa à auditoria de gestão, uma promessa eleitoral que a direcção eleita quer cumprir. A noticia dava conta que ainda se estavam a receber propostas de diversas empresas especializadas, contrariando assim rumores postos a circular que a auditoria já estaria em curso. 

Devo dizer que, desde o primeiro momento, estranhei que estivesse já a decorrer a auditoria por não me parecer muito crível que os órgãos sociais recém-instalados tivessem tempo para a realizar. Por outro lado, e tendo em conta a importância de tal empreendimento na vida passada e futura do clube, parecia-me pouco avisado que a sua execução não fosse entregue a uma entidade independente, de forma a não contaminar as discussões sobre as conclusões do relatório.

Uma vez que a auditoria não está ainda curso, julgo ser ainda atempada a proposta que aqui hoje deixo, quanto mais não seja para o restrito âmbito dos leitores do blogue. A minha sugestão vai no sentido de se entregar a execução a da auditoria não entidades externas mas sim aos Sportinguistas. Com isso preveniam-se não apenas os gastos com inerentes, -  e que seguramente serão elevados, se atendermos à extensão do escopo temporal que se pretende analisar - como se acautelava a exibição a terceiros - não Sportinguistas, portanto - de pormenores da vida do clube que, por isso mesmo, interessam apenas a nós.

Como é bom de ver esta tarefa não podia ser entregue a qualquer um e também não é difícil de imaginar que, se o caminho fosse este o seguido, seria difícil que não houvesse sempre quem nunca ficasse satisfeito ou com a nomeação de A ou com a conclusão C. Mas há, no universo Sportinguista, pessoas que, pelo seu passado, poderiam encabeçar tal tarefa sem verem beliscada a sua independência. Abrantes Mendes é um nome, como poderia ser Jorge Sampaio, citando apenas dois. À sua volta, para constituição de uma comissão, poder-se-iam juntar, por exemplo, os candidatos ao conselho fiscal das diversas listas concorrentes às últimas eleições, que creio foram quatro, ou alguém por eles nomeados, desde que não tivessem participado em nenhum dos órgãos sociais cuja acção estivesse em análise, como é óbvio. Estes, se assim entendessem, recrutariam técnicos que os ajudassem a levar a cabo os trabalhos. 

Evitar a devassa por terceiros de quase 3 décadas da vida do clube, cujos episódios e conclusões, sejam eles quais forem, apenas dizem respeito aos Sportinguistas, e produzir resultados que promovam a justiça - separando quem prevaricou, aproveitando-se do clube, de quem foi incompetente e dos que foram dedicados  - e a pacificação do clube parecem-me bem mais importantes que qualquer outra motivação ou objectivo.

14 comentários:

  1. "Evitar a devassa por terceiros de quase 3 décadas da vida do clube, cujos episódios e conclusões, sejam eles quais forem, apenas dizem respeito aos Sportinguistas, e produzir resultados que promovam a justiça - separando quem prevaricou, aproveitando-se do clube, de quem foi incompetente e dos que foram dedicados - e a pacificação do clube parecem-me bem mais importantes que qualquer outra motivação ou objectivo."

    Nem mais! E os nomes propostos parecem-me consensuais (e haverão outros).

    Louva-se a transparência, mas já chega de tanto Sporting na comunicação social. Nunca vi clube tão "transparente" e disponível a tudo e todos.
    A vida do Sporting, ao Sporting e sportinguistas interessa, nada mais.

    ResponderEliminar
  2. Estas coisas não se tratam assim.
    Não penses que terás o mesmo nível de análise com uma comissão "amadora", do que com uma empresa perfeitamente estabelecida no mercado de Auditores.

    Eu sei que seria preferível manter tudo dentro do Sporting e dos Sportinguistas, mas estas coisas são demasiado complexas para serem tratadas como sugeres.

    SL

    ResponderEliminar
  3. José Duarte,

    as contas da SAD estão auditadas desde sempre pelas empresas mais reputadas do ramo. Isso não evitará a auditoria que agora se realiza. Se os Sportinguistas assim quiserem esta discussão nunca terá fim. Quem sabe se desta forma se encontra finalmente uma base de maior consenso para se construir o futuro noutras bases.

    ResponderEliminar
  4. LdA,

    E o jornal do Sporting já leste? estou curioso de ver um post teu sobre o que foi publicado sobre as rescisões, contratações e cortes orçamentais.

    SL

    ResponderEliminar
  5. LdA, esqueci-me de citar o comunicado à CMVM
    ver http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR46830.pdf

    ResponderEliminar
  6. Mal estamos quando os resultados duma auditoria são publicamente divulgados sem o prévio consentimento daqueles que a solicitaram.

    A questão será sempre a de escolher aqueles que tenham maior competência e que não sejam influenciáveis a pressões externas ou internas.

    ResponderEliminar
  7. Mal estaríamos se as empressas auditoras revelassem publicamente os resultados das auditorias feitas sem o prévio consentimento daqueles que as solicitam.

    Espero que aqui não haja clubites!

    SL

    ResponderEliminar
  8. LdA,

    Essa seria a solução perfeita, face à nossa realidade qualquer que seja o caminho escolhido será sempre alvo de critica logo seria mais lógico optar pela solução menos onerosa e mais segura.

    SL,

    ResponderEliminar
  9. LdA,
    a ideia seria excelente se por trás dela estivessem os princípios enunciados no post. Mas enquanto não se matar a fome de sangue que uma horda pretende saciar andaremos sempre às voltas.

    Sobre a auditoria gostava de acrescentar que já tinha visto aqui neste blogue alguém por o pescoço afiançando que ela estava curso. Os níveis de propaganda desta direcção estão ao nível da crença bovina dos seus mais devotos apaniguados.

    ResponderEliminar
  10. Em primeiro lugar eu não quero sangue, quero sim que se encontre as razões que nos colocaram na posição que nos encontramos. Segundo a auditoria não vai se limitar a somar as contas anuais, ela terá de ter especialistas em várias áreas para averiguar se os valores aplicados nas negociações foram condizentes com o mercado. Quanto á ideia de a mesma ser realizada por sportinguistas, discordo, pois para esta tarefa quero total isenção, algo difícil de conseguir se for feita por alguém ligado ao clube.

    ResponderEliminar
  11. Parece que a primeira preocupação é conferir à auditoria um estatuto em tudo semelhante a um qualquer relatório de observador de arbitragem.
    A desgraça existiu, mas no final, mesmo não atingindo a distinção o resultado é sempre positivo.

    Ao contrário, espero desta auditoria a capacidade independente de conseguir demonstrar tudo o que se fez de mau e de bom na prossecução do objectivo único: O Sporting.

    Que o bom exemplo frutifique e o mau, se doloso, seja tratado no pleno âmbito que um estado de direito confere.

    Sinceramente é apenas isto que se deve esperar.
    Tanto para os da "crença bovina" como para os da "fidelidade canina"

    SL

    ResponderEliminar
  12. Se quer de facto responsabilizar os prevaricadores que têm passado pelo clube e existem indícios fortes de actividade criminosa, a entidade mais indicada é o Ministério Público.
    Os problemas que daí adviriam é que a investigação não seria orientada pelo cliente e o período abrangido incomodaria não só parceiros mas também muitos dos actuais funcionários do clube.

    Se para obviar a estes incómodos preferirem escolher uma empresa conceituada, duvido que em Portugal existam mais do que uma mão cheia de empresas que consigam efectuar uma auditoria com a complexidade técnica que esta exige e nenhuma delas garante a independência necessária pois ou trabalharam directa ou indirectamente com anteriores direcções.

    Por tudo isto mantenho a opinião que a auditoria não vai avançar pois dela nunca resultariam benefícios financeiros e em última análise o SCP acabaria por ter de pagar muito dinheiro ao Estado por via dos vários esquemas e fraudes utilizados para ludibriar o fisco, enquanto que os bens dos aldrabões estariam sempre a salvo de qualquer confisco. Mas a ameaça de auditoria já foi e vai continuar a ser muito útil pelo menos enquanto se mantiverem assuntos por resolver com parceiros e colaboradores ligados a anteriores direções.

    Dois dois nomes que indicou reconheço a Abrantes Mendes a independência, voluntarismo e genuíno Sportinguismo que o levariam a aceitar a tarefa mas tenho duvidas que conseguisse reunir uma equipa competente que acabasse o trabalho de forma graciosa. Quanto ao outro elemento não reconheo nenhuma destas três características.

    ResponderEliminar
  13. Compreendo a intenção e a intenção de poupança. Mas a independência de uma empresa creditada no mercado parece-me indiscutível, quiçá superior à dos possíveis Sportinguistas, que estão ligados emocionalmente a uns e outros. E, sobretudo, as empresa de auditoria não estão obrigadas ao mais rigoroso sigilo profissional? A divulgação das conclusões é da competência do cliente que encomenda a auditoria, não?

    ResponderEliminar
  14. Isso de os nossos problemas ficarem em nossa casa é impossível acontecer, somos demasiado grandes para isso basta ver o que aconteceu com as transferencias que saíram hoje no jornal SCP

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)