domingo, 1 de setembro de 2013

Derby, um rugido de afirmação

O ambiente em Alvalade foi próprio dos grandes jogos: bancadas repletas, incendiadas pela paixão e crença dos adeptos. Golos, incerteza no resultado a estender-se até final. 

Para o derby ser perfeito só faltou mesmo tê-lo ganho. Como, para quem viu o jogo, ficou o sentimento que tal podia ter acontecido, saí do jogo com sensação de me ter sido servido uma óptima refeição, bons vinhos, excelente companhia, mas alguém se esqueceu da sobremesa.

A vitória não aconteceu porque se no futebol tudo pode mudar num minuto, os dez minutos iniciais da segunda parte foram fatais para as nossas ambições. O Sporting não soube adaptar-se às mudanças produzidas por Jesus. Faltou sangue frio, provavelmente experiência competitiva para enfrentar um ataque instalado a toda a largura do terreno, mas que partia muito rapidamente para o centro, onde se multiplicavam as opções para finalizar as jogadas.

Faltou o sangue frio de recuar as linhas e esperar cá trás, à semelhança do que se havia feito com a Fiorentina. E faltou experiência para fazer o mesmo que o adversário fez quando nos recompusemos e voltamos a ficar por cima: faltas estratégicas nos primeiros momentos de construção do que poderiam ser mortíferas transições.

De alguma forma também me parece que o SLB teve alguma sorte que explico de forma contraditória: foram as lesões que obrigaram JJ a produzir mais cedo as alterações que proporcionaram a reviravolta na tendência que o jogo levava. O mais estranho foi perceber que o empate satisfazia o adversário, quando o receio de que não ficassem por ali, tal era a supremacia que então evidenciavam, passava por muitos rostos na bancada.



Algumas razões explicam este nosso regresso à vida, depois dos fatídicos minutos iniciais:

- As alterações de Jardim produziram os efeitos pretendidos, a que me parece a razão principal.

 -O SLB não me pareceu capaz de continuar a imprimir o mesmo ritmo durante mais tempo.

- JJ é capaz de ter sentido receio de manter tanta tracção à frente e, dessa forma, poder ser apanhado desprevenido.



Este jogo serviu para confirmar algumas impressões que já havia deixado no post de lançamento do jogo:

- Somos, neste momento, melhor equipa, mesmo partindo de uma desvantagem nítida na comparação com o valor individual. 

- Essa diferença nota-se ainda mais quando os técnicos olham para o banco e começam a equacionar as alterações.

- Estamos melhor preparados fisicamente.

- Na construção dos alicerces da presente época a decisão da contratação de Leonardo Jardim foi acertada e feliz. Será provavelmente crucial em toda a época.

- O mesmo se poderá dizer relativamente a Jefferson, no esforço que significa a continuidade de Adrien, no achamento do caminho marítimo para Seatle, onde se foi resgatar Montero.

Mas a boa prestação da equipa neste dérby, que é motivo de esperança,  não nos deve impedir de constatar as nossas próprias limitações. Mesmo sem competições europeias, o plantel é curto e sobretudo desequilibrado entre as primeiras linhas e os que se podem perfilar em caso de lesões e castigos.

As saídas de  Bruma* e Ilori, embora com importantes entradas de capital, são importantes, particularmente a do primeiro, com reprercussões no imediato. E necessitam de substituição, que não vislumbro poder ser feita por alguém que esteja na equipa B. Como a saída deles equivale a importantes entradas de dinheiro oxalá ainda haja tempo para, com o mesmo acerto e felicidade revelada nos exemplos acima, fazer a recomposição que Jardim está a provar que merece.



Dérby que é dérby tem sempre polémica associada. Não perco tempo a contestar o óbvio: a jogada do golo de Montero é precedida de fora-de-jogo. Mas é preciso ter muita lata para, quem ainda há poucos meses conseguiu fazer uma barrela a uma dos maiores esterqueiras que me foi dado assistir, ao ponto de ver tudo limpinho num ápice. Seria melhor manter algum decoro e período de nojo sobre a matéria.

*Se Bruma tiver dois neurónios e um deles estiver a funcionar deve ter sentido que o jogo de ontem era perfeito para ter brilhado. Se os dois funcionarem percebeu que esta equipa era perfeita para fazer dele uma das figuras do campeonato. 

6 comentários:

  1. Muito boa analise

    Em relação ao plantel é certo que é curto, mas temos que contar com a nossa formação e tínhamos no banco - jogadores como capel, slimani, rinaudo magrão e Dier

    Onde acho que estamos um pouco pior é nas alas - tirando os que têm jogado - temos depois salomão e possivelmente Chaby e Medeiros, que talvez até rendam mais no centro.

    Não haverá lá para Seatle um extremo bom também ?

    ResponderEliminar
  2. Se o Labyad acabar por não sair, há que muito pragmaticamente voltar a chama-lo à equipa sénior.

    E como não poderia deixar de ser em todas as pré-épocas há o zumzum do Quaresma. Perigo...

    ResponderEliminar
  3. Para além do aqui já foi dito, quero destacar algo que me parece importante:
    O chamado maior clube do mundo, depois de ter contratado este ano mais 312 jogadores, para jogar conosco teve que recorrer a dois casos de indisciplina: Cardozo por aquilo que se viu na final da taça e Luisao no jogo anterior, além dos gestos que dirigiu aos seus adeptos ainda lhes chamou filhos da puta! Como se não bastasse, não se mostrou arrependido!
    Jorge Jesus disse que não se passou nada!
    A um clube que gere estes casos de indisciplina, premiando os prevaricadores não se augura nada de bom no futuro. E por esta razão será merecido.
    Sporting Sempre!

    ResponderEliminar
  4. Boa análise.

    Achei perfeita a leitura de jogo de Leonardo Jardim, ao colocar o Dier a central e Rojo na esquerda (que pena ter-se agora lesionado), adiantando o Jefferson que já não tinha forças para fazer todo o corredor. O Golo deles, foi fruto da inexpriência - um encostozinho naquele sérvio (e respectivo amarelo) e hoje o nosso júbilo seria ainda maior. Um senão: A entrada de Capel parecu-me tardia. O Carrillo quando desencarrilha, raramente volta a encarrilar e devia ter saído mais cedo - incrivel como parou o jogo em duas jogadas de contra-ataque, permitindo a recuperação da equipa de "estrelas sem luz" à sua defesa, perdendo assim escelentes oportunidades. Um preto com "brancas" é a morte do artista!

    Notas + :Rui Patricio, Jefferson, Mauricio, William Carvalho, Montero

    Notas - : Carrilho e Wilson Eduardo (o 1° derby pesou sobre ele)

    SL

    SL

    ResponderEliminar
  5. Tanta coisa em acordo e bem escrita que é complicado comentar (tudo).

    O jogo foi nosso, e nisso não podem existir dúvidas. O Benfica jogou 15 a 20 minutos. Nesse período o Rojo ofereceu uma oportunidade de golo ao Markovic e o William ofereceu-lhes o golo (o sérvio tinha de cair), após uma falta inexistente de Carrillo sobre Cortez.

    O resto foi Sporting. E foi muito Sporting. Um Sporting jovem, renovado, de formação e português. 6 jogadores portugueses, 7 da formação, contra 1 português (forçado) do Benfica e Zero da formação. A FPF agradece.

    A equipa cresce e isto só fará sentido com uma vitória em Olhão e outra em casa com o Rio Ave. E esta exigência que, agora, me imponho (e que não tinha há 3 semanas atrás) pode ser perigosa. E o perigo é ainda maior quando essa exigência não é só minha. Quem foi a Alvalade, mais que falta da sobremesa na boca, saiu com a sensação que pode-se (já, agora) exigir mais que um 4º ou 5º lugar.

    E isso será mesmo verdade? Ou ilusão? É para isso que se trabalha? Quais os objectivos para esta época?

    O banco é limitado. À excepção de Dier (de Slimani conheço pouco para comentar), no nosso banco, no sábado, não existia ninguém de eleição. Capel é útil mas nem sequer é melhor que Bruma. Rinaudo é esforçado mas é limitado na compreensão de um jogo de futebol (a sua profissão). Então quem é que substitui os que são, agora titulares e os futuros castigados e lesionados?
    Ainda mais a equipa é jovem e passará por fases de menor clarividência psicológica (Carrillo, Rojo, Carvalho, à cabeça). Repare-se que até já se diz que Wilson tremeu no 1º teste a sério (o que eu não concordo)!

    Tudo dependerá daquilo que, internamente, se propuseram a alcançar nesta época.

    Bruma encaixaria perfeitamente nesta equipa. Ilori seria um dos 3 centrais.
    Vão embora. São da formação e portugueses. Nunca mostraram interesse em ficar. É triste.

    Perde o Sporting, como sempre. Eles ganham (dinheiro, até ver).

    Os negócios só serão bons se eles nunca voltarem a Portugal, onde poderão ser felizes. A aposta será, quem volta 1º? O que foi para um clube que nada ganha há anos e com mais 5 centrais no plantel, ou que foi para um país em instabilidade constante, com clubes cativos de milionários de ocasião e onde tudo se altera a qualquer momento (onde anda o Besiktas e veja-se o que aconteceu ao Fernebahce).

    Parece-me novos demais para algo tão inseguro. Mas eu não sou pai deles, nem sequer tutor, advogado, empresário ou proxeneta.

    Só quero o Sporting salvaguardado e a crescer, sempre.
    Mas isso converge

    ResponderEliminar
  6. Alguém tem uma cópia do jogo que possa disponibilizar? É que lá no trabalho há um c#$%€ de um lampião que só viu o fora de jogo(?) no nosso golo e o agarrão ao Cardozo...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)